André Falcão
Colunista
Compartilhar
Direita 11/Mar/2015 às 12:43
16
Comentários

Por quem as panelas dobram?

panelaço manifestação dilma direita panelas conservadores

André Falcão*

Impossível não comentar o famoso panelaço realizado por setores de classe média e alta de algumas cidades do sul, sudeste e centro-oeste do país, durante o pronunciamento da presidenta da república, realizado domingo último em rede nacional.

Porém, para quem testemunhou — felizmente não de corpo presente, com receio de ser com eles confundido — a Presidenta Dilma ser mandada tomar no c… e vaiada por um público maciçamente de classe média e alta durante a abertura dos jogos da Copa de 2014, deixando o mundo inteiro boquiaberto, para dizer o mínimo — sim, aquela Copa que não iria acontecer, onde haveria quebra-quebra, os ônibus, metrôs e trens não funcionariam, os aeroportos não ficariam prontos, etc. —, depois o hino chileno ser vaiado durante a solenidade que precedeu ao jogo disputado pelo Chile com o Brasil (que vergonha!), confesso que não vi nada demais no panelaço ou nas vaias. Claro que o som das vaias e panelas não lhes satisfazem, e o xingamento machista execrável haveria de vir: vaca!, bradaram os covardes.

Mas como dizia, o panelaço e as vaias são próprios da democracia. O que me deixa intrigado, tentando considerá-los resultantes de uma construção mental racional, é contra o quê, exatamente, batiam.

Seria porque em apenas dois meses de governo Dilma há maior transferência de renda do que a soma dos oito anos de mandado do governo FHC? Seria porque a empregada doméstica de alguns teria passado no ENEM e a filha dos patrões, não? Seria, ainda, porque mais de quarenta milhões de brasileiros teriam ingressado na classe média, a viajar de avião até para o estrangeiro, sentados na poltrona ao lado da irresignada paneleira? Ou simplesmente seria porque a corrupção, ao ser combatida como jamais o foi antes do governo Lula, ao atingir servidores subalternos e altas autoridades do país atingem, também, os que lhes fornecem o combustível à sua existência, a propina milionária, o financiamento empresarial de campanha?

Leia aqui todos os textos de André Falcão

Há alguns anos atrás tentaram mudar o nome da Petrobras para Petrobrax, reduziram o seu papel e pretendiam entregá-la, completamente, ao capital privado. As denúncias de corrupção não iam à frente. Veio o governo Lula e a Petrobras tornou-se umas das maiores empresas petrolíferas do mundo.

Agora, o maior vício de que padece boa parte dos brasileiros, a corrupção, está sendo de lá extirpada, espera-se com a amplitude necessária.

Afinal, por quem dobram, então, as panelas gourmet?

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Vicente Postado em 11/Mar/2015 às 13:05

    O protesto dos paneleiros fica intrigante porque eles simplesmente não podem dizer que é exatamente pelo que o artigo aqui fala que eles protestam. Eles não podem admitir os reais motivos, então ficam disfarçando, falando em corrupção, em inflação. Inflação sempre houve. A de agora é passageira e fruto de conjunturas do momento. Corrupção nunca foi tão combatida. Terão a dignida de gritar o que pensam? Gritarão: "queremos menos igualdade de direitos e mais privilégios"?

    • Félix Postado em 12/Mar/2015 às 16:06

      Ninguém tira 36 milhões de pessoas da miséria impunemente. É um absurdo!

  2. José Ferreira Postado em 11/Mar/2015 às 13:08

    Mais um com a velha desculpa que os protestos contra o governo são da "zelite".

  3. jarau Postado em 11/Mar/2015 às 14:22

    PO caralho não estraga meus negócios, quero que o dólar suba amais e mais e mais, trabalho com exportação.

  4. José Ferreira Postado em 11/Mar/2015 às 14:44

    Concordo. Também vi a entrevista, e podemos ver que ainda existe a esquerda pensadora e não-fanática.

  5. Thiago Postado em 11/Mar/2015 às 15:16

    Até quando o PT vai insistir nessa retórica fajuta? Fez barbeiragem na economia? A culpa é da elite branca, que odeia ver pobre pegando avião. Envolveu-se em mega esquemas de corrupção? É a elite branca classe alta, que odeia ver os negros finalmente frequentando boas faculdades. Quem cai numa retórica ridícula dessa? Nunca vi um governo que consiga manipular tão bem uma parte da população como O PT faz. Por mais q eu deteste o partido, não posso deixar de admirar como há 12 anos ele sobrevive com o mesmo discurso, resistindo a todos os escândalos. Os políticos do mundo todo tem muito oq aprender com o PT em termos de cinismo.

  6. Roberto Pedroso Postado em 12/Mar/2015 às 09:41

    Negar que o país está dividido entre pela velha e antiga luta de classes é negar os fatos e a realidade sócio cultural de nosso país! basta andar pelas ruas de qualquer grande centro,verificar o comportamento de membros da elite branca em suas redes sociais destilando todo seu rancor e ojeriza aos pobres que conseguiram uma melhoria de sua renda e com isso uma ascensão (tímida é verdade) de sua condição social o ódio a presidente recém eleita, o ódio conclamado por muitos logo após as eleições contra os estados do nordeste onde a atual presidente obteve votação maciça,negar que nossa sociedade é historicamente dividida pela luta de classes é negar a realidade clara e patente dos fatos por ignorância ou hipocrisia.Mas devemos reconhecer que é fato e direito de cada um protestar mas o que vemos em manifestações como o panelacinho e a marcha marcada para domingo próximo é que ambas pecam pela simplificação dos fatos, centram fogo sobre o poder executivo e não apresentam nem mesmo uma referencia a reforma politica que se faz tão urgente quanto necessária para o refinamento das instâncias democráticas,mas para os indignados de redes sociais é mais fácil simplificar centralizar o fogo de suas baterias contra a presidente democraticamente eleita com a maioria do voto popular e assim não propor nenhum tipo de reforma política profunda,nada dizem a respeito dos quarenta e tantos parlamentares envolvidos no escândalo recente da Lava Jato,não se preocupam em se indispor com tétricos absurdos como os benefícios pagos a parlamentares na forma de auxilio paletó e verbas de gabinete acintosas,auxilio moradia entre tantas outras prerrogativas tão obscenas quanto revoltantes, ensejadas pelo expediente da reeleição ao legislativo que permite a criação da figura do politico profissional tão lesivo a nossa republica; ao não se indispor contra tudo isso e acreditar que a corrupção no Brasil é oriunda de apenas um partido politico que hoje ocupa o cargo mais elevado do executivo é se submeter de forma parva e melancólica ao papel de simples massa de manobra,em tempo e já virou noticia: quites para as manifestações contra Dilma começam a ser vendidos pela bagatela de 175 reais em São Paulo,vejamos o caráter simbólico da venda de uma camiseta(abadá!?!?)para participantes da passeata é o retrato claro de uma campanha/passeata que nada tem a ver com indignação sóbria, assertiva e objetiva,talvez seja apenas mais uma manifestação de (2 minutos de )ódio incentivada e patrocinada por uma parcela da população que não está acostumada a perder e que ao pedir a renúncia da presidente eleita revelam ter pouco apreço pelas instituições democráticas.

  7. Luis Postado em 12/Mar/2015 às 11:02

    DE NOVO...mais um texto sobre esse assunto cujos argumentos resumem-se a " O PT é odiado por elitistas que não gostam de pobres". Mesmo que eu não me interessasse por política eu já antipatizaria com este site só pela fraqueza da argumentação e pelo repeteco teórico...

  8. eu daqui Postado em 12/Mar/2015 às 13:23

    Aqui onde moro teve panelaço de pobre, sim. E ricos e remediados devem protestar também. Afinal, se quer democracia ou ditadura do nazipobrismo?

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 12/Mar/2015 às 15:10

    Perfeito. Negar que o panelaço-gourmet foi uma manifestação elitista, classista, predominantemente burguesa, conduzida por gente que está puta porque "está tão caro botar gasolina na SUV nova" ou "agora só dá pra ir pra Disney 2x por ano", é brigar com fatos. Foi a manifestação mais patética, ridícula, inefavelmente digna de pena de que a humanidade já tomou conhecimento. E falar que "é mais um texto que diz que SOMENTE a elite está contra Dilma/PT" é assinar atestado de imbecilidade. E ser burro com força. É ser tão burro que já me dá o direito de suspeitar que não é meramente burrice.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/Mar/2015 às 17:25

      Não, estes atos em si não são imorais. Por que seriam? Interpretação de texto nota zero, menino. E eu morro de inveja desse pessoal diferenciado, que espancou a panela importada na varanda gourmet e tirou foto pra "mostrar indignação contra tudo que está aí no Face", que encara Miami como se fosse o quintal da própria casa, um pessoal tão distinto, tão bacana, tão solidário, verdadeiros patriotas zelosos com os verdadeiros problemas da sociedade brasileira....é, é inveja sim.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 13/Mar/2015 às 17:28

      Eu humildemente me recuso a desenhar. É um texto tão curto, tão adequado a geração "twiter/só leio se tiver meia dúzia de caracteres". Vai lá, eu sei que você consegue. Eu entendo que você não queira perder uns 5 minutos pra reler e perceber o óbvio, porque isso iria atrapalhar seus preparativos para a micareta de domingo. Mas vai lá. Pra te ajudar, posso te adiantar que não há interpretação, você está querendo interpretar algo não-interpretativo, menino-coxa. Há apenas a leitura literal e denotativa do que escrevi. Não tem mistério. Seu ódio está distorcendo sua capacidade cognitiva. A ponto de você ter visto, delirantemente, imoralidade onde não tem. E não a viu onde ela realmente está.

  10. Gustavo Postado em 12/Mar/2015 às 16:12

    Já fez as conta (Salário Mínimo)/(Litro de Gasolina) ? Se tivesse feito teria derrubado FHC. Ao invés disso lhe arrumaram um segundo mandato. Todo o resto que citou também era pior do que hoje. As panelas vazias daquela ocasião teriam feito muito barulho!

  11. Luiz Souza Postado em 13/Mar/2015 às 03:43

    Não ouvi um mísero tuctuc. Sorry.

  12. Luiz Souza Postado em 13/Mar/2015 às 03:44

    Não ouvi um mísero tuctuc. Sorry...

  13. eu daqui Postado em 13/Mar/2015 às 10:21

    Em terra de cego quem tem um olho nem é elite nem comunistada, é democrata.