Nicolas Chernavsky
Colaborador(a)
Compartilhar
Justiça 23/Feb/2015 às 10:25
41
Comentários

Novas acusações a Dirceu revelam farsa do “mensalão”

Em 2005, a tática conservadora foi acusar sem provas José Dirceu e deixar o preconceito contra o PT fazer o resto; agora, em 2015, a tática é parecida, mas o jornalismo brasileiro – com a força da Internet – está diferente, e o progressismo está mais consciente de que o ataque ao PT é uma estratégia central do conservadorismo

José Dirceu mensalão justiça pt julgamento

Nicolas Chernavsky*

Recentemente, em meio às acusações sobre corrupção na Petrobras, surgiu uma acusação contra José Dirceu. A princípio, essa acusação poderia prejudicar o PT, ao ligar as atuais denúncias ao caso conhecido por muitos como “mensalão”. Mas será que prejudica mesmo? Ou é ao contrário? Se essas novas denúncias sobre José Dirceu não forem comprovadas, as pessoas não vão se perguntar se de fato foram comprovadas as denúncias no “mensalão”?

E por que essa questão é importante para o PT? Porque é no tal “mensalão” que se concentra parte considerável do preconceito contra o PT – o antipetismo. Nessas últimas eleições presidenciais, inúmeras conversas entre quem apoiava Dilma e quem apoiava Aécio se desenrolavam com a argumentação, por parte de quem apoiava Dilma, da redução drástica da fome, da miséria e da pobreza, com Minha Casa Minha Vida, ProUni, Bolsa-Família, aumento no salário mínimo, etc. Muitas vezes, após todos esses argumentos, quem apoiava Aécio citava palavras como “mensalão”, “José Dirceu” e “Genoino” e considerava que estes “argumentos” sobrepujavam qualquer melhora da qualidade de vida do povo que tivesse ocorrido durante os governo de Lula e Dilma.

Até a crise política de 2005, que originou o termo “mensalão”, o PT vinha crescendo numericamente de forma consistente no parlamento nacional, eleição após eleição, tanto na Câmara de Deputados quanto no Senado. Quanto aos deputados federais, por exemplo, tinham sido eleitos 49 em 1994, 58 em 1998 e 91 em 2002. Após a crise política de 2005, o desempenho do PT nas eleições para o parlamento nunca mais alcançou o de 2002 (83 eleitos em 2006 e 88 em 2010), sendo que nessas eleições de 2014 o partido elegeu seu menor número de deputados federais desde as eleições de 1998, com 70 deputados. Nisso, teve influência também um outro fato bastante fomentado pelo “mensalão”, que foi a saída de vários parlamentares do PT rumo ao PSOL e outros partidos. Ou seja, o “mensalão” vem tendo considerável influência na atividade política do PT nos últimos anos.

Leia aqui todos os textos de Nicolas Chernavsky

E quanto à figura de José Dirceu? Por que seu nome especificamente está “na ponta da língua” de quem quer acusar o PT de qualquer coisa? E por que justo ele agora retorna como acusado nas denúncias sobre a Petrobras? É notório que ele atrai mais antipatia dos setores antipetistas que Genoino ou João Paulo Cunha, por exemplo, também citados no “mensalão”. Ou seja, além do fato de Dirceu ter sido 8 anos presidente do PT e de ser provavelmente o principal acusado do “mensalão”, parece haver outro fator que atrai para ele esse sentimento. Creio que aí se incluem alguns fatores da personalidade de Dirceu, sua forma de se relacionar com os meios de comunicação mais conservadores e sua relação com o público em geral. Mas isso não quer dizer que alguém acusado sem provas seja considerado automaticamente culpado. Isso seria preconceito não somente com José Dirceu, nem somente com o PT; simboliza o preconceito que acompanha a visão do conservadorismo sobre o progressismo na história do Brasil, passando pelo abolicionismo, a revolução de 1930, o suicídio de Vargas, o golpe de 1964, as eleições de 1989, a farsa do “mensalão” e mais outros episódios que virão, na trajetória do Brasil rumo ao futuro.

*Nicolas Chernavsky é jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), editor do Cultura Política e colaborador do Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Félix Postado em 23/Feb/2015 às 13:35

    Rosa Weber ao condenar Dirceu: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite” Gilmar Mendes: “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”

    • poliana Postado em 23/Feb/2015 às 13:46

      de lascar felix! e tais pensamentos vieram de juristas...agora imagine na mente do leigo povo brasileiro. realmente, trágico!

    • Israel Postado em 23/Feb/2015 às 19:00

      Contexto da fala de Mendes: "O tipo penal não exige exclusividade, ou seja, que a quadrilha seja o próprio meio de vida do indivíduo. A atividade criminosa não necessita ser o único objetivo da associação, nem seu objetivo último ou final. Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos. A associação pode existir sem ter praticado nenhum delito e, mesmo assim, ter configurado quadrilha ou bando.".

  2. Fabiano Postado em 23/Feb/2015 às 13:46

    Então não tivemos o mensalão, assim como não há corrupção na Petrobrás?

    • Arnaldo Postado em 23/Feb/2015 às 14:01

      Tá com dificuldade de entender, cumpade? Pede que desenhem :)

    • Guilhermo Postado em 23/Feb/2015 às 14:23

      Não houve holocausto nazista e também nunca existiram dinossauros. Aliás, o universo não existe.

    • Gustavo Postado em 23/Feb/2015 às 14:24

      Você foi muito longe. Nesta mesma época morriam 290 crianças por dia no Brasil. Vítimas de desnutrição ou inanição se você preferir. Você não existe mesmo! Ou existe apenas na Coréia do Norte de onde deve estar postando agora.

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Feb/2015 às 19:37

      Então não tivemos parcialidade nos julgamentos e sensacionalismo da grande mídia?

    • Walky Postado em 23/Feb/2015 às 20:31

      Parece que vc não entendeu o que leu. Mas não se preocupe com isso. Ninguém espera que vc entenda alguma coisa. Apenas que rumine qualquer coisa. E vc está indo muito bem...

    • luizcarlosfernandes Postado em 23/Feb/2015 às 22:45

      Pobre do povo que aplaude os erros judiciais seja contra quem for; só pra contribuir, o professor de direito da USP Claudio Lembo adversário politico do PT foi um dos críticos das perseguições juridicamente politizadas contra os acusados.

    • Norcy Postado em 24/Feb/2015 às 09:57

      Eleitor tucano é igual corno manso, não adianta mostrar provas. Videos, fotos, estatísticas, etc, ele continua dizendo q é mentira

    • jose justino de souza net Postado em 24/Feb/2015 às 10:35

      Em primeiro lugar, "mensalão" como mensalidades pagas a deputados e senadores para favorecer o governo popular ou o PT não houve. NADA foi provado a respeito de mensalidades. Mas houve sim pagamentos a deputados para reeleger o FHC (há depoimentos dos próprios e reportagens feitas a respeito inclusive com nomes dos que receberam). A AP470 -o processo do tal "mensalão"- esteve coberto de infâmias e ingerências externas (principalmente e explicitamente da Rede Globo). Os casos de falta de compostura e condenações pré-julgamente feitas por notórios ministros de direita e serviçais do desgoverno tucano foram mostrados para todos em todas a mídias. Mas, a AP2474, aquela em que figura o filho do tal Barbosa nos recebimentos de recuros do Marcos Valério, foi colocada sob sigilo porque demonstra também a fraude relacionada com a VISANET. As provas materiais que não houve recursos públicos envolvidos no caso -auditoria do Banco e relatório de um policial federal- foram TOTALMENTE ignoradas. Quem pergunta agora sou eu: e sobre o MENSALÃO TUCANO que envolveu recursos públicos, o que o Fabiano tem a dizer?

  3. Jônathas Arruda Postado em 23/Feb/2015 às 14:25

    Os leitores da Veja migraram para portais de esquerda?

    • Ludymila Postado em 23/Feb/2015 às 18:39

      Tá parecendo, tá difícil

    • Deisi Postado em 24/Feb/2015 às 07:38

      Infelizmente Jônathas e faz tempo, um bando de leitores da Veja, UOL, telespectadores da Globo e Band. Vem aqui só para encher o saco! Mas a mim não afetam, pulo todos comentários dos reaças.

  4. Pereira Postado em 23/Feb/2015 às 14:31

    Chega dar até pena ! contratem esse safado por 20 mil reais e levem para casa. culpa do FHC que inventou a corrupção. hehehehe ja é chacota.

    • Silva Postado em 24/Feb/2015 às 07:39

      Você pereira que é digno de pena!

  5. Gustavo Postado em 23/Feb/2015 às 14:32

    Ladrão que rouba ladrão, se for do PSDB tem 100 anos de perdão! Se roubar a Petrobrás, Metrô de SP, saúde em Minas gerais, etc, etc também!

  6. Pereira Postado em 23/Feb/2015 às 14:33

    Por isso que existe esse maldito relativismo. Tudo é relativo, esses caras mentem na cara dura e quando são pegos com a boca na butija dizem que "é relativo" ! Tudo é relativo ! Ora vão plantar batatas.

  7. Pereira Postado em 23/Feb/2015 às 14:34

    Sites chapa branca como esses já sõa motivo de piada nas rees sociais.

    • Silva Postado em 24/Feb/2015 às 07:42

      O que faz aqui pereira escroto? Lá no UOL encontra tudo que te satisfaz, fora reaça escroto!

    • Rita Candeu Postado em 24/Feb/2015 às 10:15

      legal é o blog da Veja né? vai pra lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • dario Postado em 24/Feb/2015 às 10:25

      o babaca seu coxinha de uma figa, vcs já eram, devagarzinho a verdade vai aparecendo e vcs são cegos, o maior cego ´e aquele q não quer enxergar, seu inútil manipulado pela elite global.

  8. Pereira Postado em 23/Feb/2015 às 14:35

    8 dos 11 ministros do STF foram indicados pelo PT, e eles insistem em dizer que foi julgamento político.

  9. Pereira Postado em 23/Feb/2015 às 14:37

    "da redução drástica da fome, da miséria e da pobreza, com Minha Casa Minha Vida, ProUni, Bolsa-Família, aumento no salário mínimo". Tá faltando grana no pronatec já. No MCMV já tem milícia achacando moradores.

  10. fernando fernandes Postado em 23/Feb/2015 às 14:41

    Filmaram a jacqueline roriz recebendo dinheiro de propina e ela nao foi condenada devido falta de provas. Pegaram 500kg de drogas num helicoptero na fazenda do deputado e nao o prenderam por falta de provas.... Quer mais??

  11. Riaj Postado em 23/Feb/2015 às 14:55

    Tá faltando o argumento mor do Fiux para condenar o Zé Dirceu: " a verdade é uma quimera". Alguns leitores do detrito sólido da maré baixa estacionaram aqui. Sugiro aos inocentes que acreditam no tal mentirão a leitura do livro de Paulo Moreira Leite: A Outra História do Mensalão. Lá se encontra na medida certa o ritual do golpe. Pereira vá chafurdar na lama dos rola bosta da InVeja.

    • Marcelo Postado em 24/Feb/2015 às 11:43

      Barbosa tem várias acusações contra ele, desde não devolver o imóvel residencial que utilizava em Brasília, ter problemas com a OAB, articular para manter no cargo seus funcionários comissionados no STF (fato não usual), filho trabalhando na Globo que pode não significar nada, mas deixa forte cheiro no ar, apartamento suspeito nos EUA, encontro nos EUA com criminoso, julgamentos truculentos gerados por ele, entre outros. Quem diz que ele foi indicado pelo PT está em parte equivocado, porque se ele assumiu o "reinado" na era PT, não foi por indicação. O PT não tem indicado ninguém, a escolha obedece outros critérios onde o PT não interfere, mas confirma as escolhas somente, por fazer parte do processo, assinar o documento final, mantendo a democracia limpa como forma de governabilidade. Indico também a fala de vários especialistas, estudiosos deste assunto: https://www.youtube.com/watch?v=Pkru7ukZYac outro (cont.) http://www.youtube.com/watch?v=rSKtgvSvuA8 outro (cont.) http://www.youtube.com/watch?v=-2DJweieYns outro https://www.youtube.com/watch?v=a_w_9tqajW8

  12. Felipe Peters Berchielli Postado em 23/Feb/2015 às 15:03

    Parem por favor...defesa do PT e principalmente do Dircéu não da,o site ser enviesado a esquerda ok,normla,mas petista é demais. Parem de defender essa corja,o PT é nefasto e associar esse partido a esquerda é prejudicial.

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Feb/2015 às 19:35

      Foi "esse partido" que tirou milhões de brasileiros da fome, exclusão social e miséria.

  13. Paulo Postado em 23/Feb/2015 às 15:11

    Senhor Felipe, por que não pedes ao senhor barbosão os motivos que o levaram ocultar da ap 470 o inquerito 2424 e o laudo 2828 com provas que inocentavam zé dirceu e outros? Os malfadados 74 milhões alardeados pela mídia são os valores dos BVs destinados a plim plim sonegadora.

  14. Carlos Rocha Postado em 23/Feb/2015 às 19:17

    A certeza absoluta que permeia a mente dos leitores da Veja e dos telespectadores do jornal Nacional, me lembra uma certa "teoria do conhecimento dos fato", que surpreendentemente estreou no direito pátrio, justamente no julgamento do pseudo mensalão.

  15. joão Postado em 23/Feb/2015 às 22:05

    É impossível não se irritar ao ler os comentários. Qualquer pessoa que não acredite na honestidade desse e de outros tantos envolvidos nos inúmeros escândalos, logo é tachado de coxinha, leitor da veja, elitista, hur dur, blá, blá. Faço um pedido: Pensem apenas um pouquinho. Acham mesmo que essa é a única explicação? Agindo assim vocês apenas se igualam a eles, quando dizem "petralha, comunista, etc.". Fico envergonhado de me dizer de esquerda justamente pela atitude percebida na maioria aqui; que, quando falta argumento, simplesmente ataca a posição do interlocutor ao invés de agir de forma eficaz.

    • fernando silveira Postado em 23/Feb/2015 às 22:58

      Concordo João, não me considero mais de esquerda, mas nunca votei no PSDB antes do segundo turno destas ultimas eleicoes presidenciais, mas devido ao meu repudio as praticas adotadas sistematicamente pelo PT associado a um discurso hipocrita e vazio, me faz lutar diariamente para cocientizar as pessoas a minha volta e, na ausência de contra-argumentos lógicos, sou agredido por termos pejorativos, é triste que alguns encarem o futuro do nosso país como um jogo de futebol onde o fanatismo (as vezes mal intencionado mesmo) se sobrepõe aos fatos e ao raciocinio lógico.

      • joão Postado em 24/Feb/2015 às 00:07

        É exatamente isso. Encaram como rivalidade futebolística: "O meu ganhou. Não chora, perdedor!" Simplesmente ridículo. Agem como adolescentes.

  16. luis Postado em 24/Feb/2015 às 09:55

    Mas será que vocês ainda não perceberam que foi o FHC que criou e articulou o mensalão e o petrolão para dinamitar o PT? Seus coxinhas!

  17. Dantas Postado em 24/Feb/2015 às 10:13

    Só vamos ter um debate equilibrado no momento em que esquecermos os nossos sentimentos por fulano, beltrano ou partido, neste caso a verdade precisa ser maior que o sentimento, se não, não avançamos, e pra isso precisamos entender, o que levou a tudo isso? e a resposta está no próprio povo desde que o País foi descoberto... no meu ponto de vista a uma contribuição de todos pra corrupção, pras desgraças e pros avanços...

  18. jose justino de souza net Postado em 24/Feb/2015 às 10:43

    Configura-se um padrão nas redes sociais esse argumenozinho merreca de tentar blindar o privateiro entreguista e traidor chamado FHC. Estão tentando blindar o bandido porque o envolvimento dele com a corrupção na Petrobrás é muito grave. Que venha a CPI e que seja mostrado em que governo foram canceladas as licitações que deram origem ao caso e quando o principal acusado ascendeu na empresa e iniciou o processo de propinas. Aliás, quando o primeiro governo popular tentou reverter a situação, um certo ministro do STF -responsável por livrar banqueiros opportunistas e corruptos, além de estupradores- não permitiu que fosse feito. Aliás, novamente, é o mesmo que está segurando na gaveta (tucanamente clássico este comportamento) o processo que pretende o fim do financiamento privado em campanhas.

  19. Ronaldo Postado em 24/Feb/2015 às 18:10

    Incompetência administrativa não é motivo para impeachment. Consulte a lei 1 079/50. Vale lembrar que Dilma Rousseff só poderia ser cassada por um eventual crime cometido no mandato atual, ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2015. Mesmo denúncias de quando ela foi ministra ou no mandato de 2010 a 2014 não serviriam como base para o impeachment. Além disso, jurisprudência consolidada do STJ sobre improbidade afirma que:"Considera indispensável, para a caracterização de improbidade, que a conduta do agente seja dolosa, para a tipificação das condutas descritas nos artigos 9o. e 11 da Lei 8.429/92, ou pelo menos eivada de culpa grave, nas do artigo 10 (AIA 30/AM, 2010/0157996-6)." Ou seja, não basta caracterizar culpa (omissão por exemplo). É preciso evidenciar o dolo (intenção).

  20. Nicolau Postado em 27/Jun/2015 às 20:34

    PT, PSOL, PSB, PCB, PCdoB, PSDB, PMDB, todos canalhas comunistas!

  21. Nicolau Postado em 27/Jun/2015 às 20:35

    PT,PSB,PSOL,PCB,PCdoB,PSDB,PMDB, todos são canalhas comunistas!