Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 23/Feb/2015 às 19:00
27
Comentários

Globo sonega nome de Aécio em caso Agripino Maia

O caso Agripino Maia (DEM) não foi o primeiro em que o Fantástico sonegou o nome de Aécio Neves (PSDB) — e não será o último

agripino maia aécio neves
José Agripino Maia, fiel aliado e coordenador de campanha de Aécio Neves em 2014 (divulgação)

Kiko Nogueira, DCM

O empresário potiguar George Olímpio deu uma longa entrevista ao Fantástico relatando ter pagado propina para aprovar uma lei que o beneficiava no Detran do Rio Grande do Norte.

Contou que deu dinheiro ao ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), ao filho da ex-governadora Wilma Faria (PSB), Lauro Maia, e ao senador José Agripino Maia (DEM-RN), presidente nacional do DEM.

Olímpio declarou ter desembolsado 1 milhão de reais a Agripino a pedido dele. Agripino teria feito uma chantagem, dizendo saber que o interlocutor contribuiu com 5 milhões para a campanha de Iberê de Souza (já morto).

De Miami, Agripino se defendeu: “Eu nunca pedi nenhum dinheiro, nenhum valor a George Olímpio. E conforme ele próprio declarou em cartório, não me deu R$ 1 milhão coisíssima nenhuma.”

Agripino é mais um paladino da moral que engana trouxas com um discurso atacando a corrupção. É também ex-coordenador da campanha de Aécio Neves à presidência, informação que o Fantástico sonegou aos telespectadores na matéria de 7 minutos e 40 segundos. Isso não é um detalhe de sua biografia, evidentemente.

O histórico de Aécio no Fantástico é de blindagem. Em 2012, o programa foi a Cláudio — que ficaria famosa mais tarde por causa de seu aeroporto — para falar de um esquema de venda de habeas corpus para libertar traficantes de drogas.

A polícia apreendera 60 quilos de pasta base de cocaína, parte encontrada numa camionete. O motorista foi preso com um traficante. Foram libertados por decisão de um desembargador chamado Hélcio Valentim de Andrade Filho.

Em frente à cachaçaria Mingote, o repórter falou que a sentença para libertar os homens foi negociada ali, com a presença do juiz e de Tancredo Tolentino, o Quedo.

O nome de Aécio, naquela ocasião, também não foi mencionado — nem para dizer que ele é primo de Quedo, nem para lembrar que a cachaçaria lhe pertencia e nem para esclarecer que foi ele quem nomeou Hélcio Valentim.

“Aécio tem o espírito de homem público, íntegro e, além disso, um homem que trará muita sorte para o país”, disse Agripino sobre seu candidato no ano passado. É o show da vida.

Pragmatismo Político publicou no início de 2012 reportagem que tratava do esquema criminoso envolvendo o nome de José Agripino Maia, líder do DEM. Relembre aqui.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 23/Feb/2015 às 19:56

    Ridícula a reportagem, só para constar ou encher linguiça. Apenas para dizer: "Olha, não somos parciais". Noticiar não significa nada se não houver repercussão. E se o político beneficiado fosse o Jaques Vagner? Depois do Fantástico a CBN iria varar a noite no assunto, como está fazendo com a Operação Lava Jato, rodei 500 Km com o assunto Petrobras incessante nos meus ouvidos.

    • Carlos Correa Postado em 23/Feb/2015 às 20:47

      Não precisamos da imprensa oficial, pois temos a Internet livre para nos informar. A grande mídia vai morrer de podre com suas mentiras.

      • José Ferreira Postado em 23/Feb/2015 às 23:20

        Já querem jogar na conta da oposição. O PT fez barbaridades do DF e não vemos nada nesse sítio. Seria importante sairmos desse discurso obsoleto de "velha mídia" e fazermos uma reflexão sobre a corrupção do Brasil. Com Globo ou sem Globo a corrupção continua.

      • Gustavo Postado em 24/Feb/2015 às 08:35

        É Ferreira? Nós vamos fazer uma reflexão sobre a corrupção? Onde, quando, quem? Vamos nos pautar pelo PIG ou pela imprensa chapa branca como vocês gostam de falar? A verdade é que a oposição está tão perdida quanto o governo. Não encontram ninguém para empunhar a bandeira da moralidade(mesmo falsa moralidade). FHC, Aécio, Agripino são os incitadores do golpe. São os nossos Chapolins Colorados. "Sigam-lhe os bons!!!" e "Não criem cânico!!!"

    • Oscar Paz Postado em 23/Feb/2015 às 21:49

      E tu ainda acredita na imparcialidade da imprensa? É um inocente.

    • Antonio Postado em 24/Feb/2015 às 01:02

      É verdade. Nao é só publicar ou nao, é ficar em cima. O grande problema é que existe um monopolio, e se esse monopolio ignora um assunto, ele é mais facilmente esquecido e as pessoas envolvidas tem mais chances de sairem impunes. Já se perguntou porque que o julgamento do mensalao petista foi ao vivo pra globonews e o julgamento do mensalao tucano nao? Estranho..

  2. Cesar Ivanildo da Silva Postado em 23/Feb/2015 às 22:22

    Sugiro a vocês do Praguimatismo, procurarem um vídeo da campanha eleitoral de 1986, no qual o hoje senador Agripino Maia, aparece orientando correlegionários, "a não deixarem rabo de palha", em ações para prejudicar adversários políticos.

  3. Di Pierro Postado em 24/Feb/2015 às 01:40

    Acho que a podridão faz parte do currículo dos políticos brasileiros! Infelismente não existem punições exemplares, pois o nosso judiciário não tem coragem de aplicar qualquer punição que seja! Parece que não existe constituição para polícos, somente para o trabalhadores!

    • Roger Leão Postado em 24/Feb/2015 às 13:22

      Concordo, nesse sentido... mas, fico observando a partir dessa troca de ideias; o sistema, seja qualquer que seja, organiza tudo de maneira tão perfeita que nós outros, nos tornamos apenas espectadores de um grande espetáculo, e, se discutimos entre nós, não conseguimos entrar numa linha de entendimento, e perguntar: - O que poderemos fazer p ajudar o nosso País a tornar-se uma Verdadeira Nação, fazendo valer a Constituição Cidadã?!

  4. Fernando Postado em 24/Feb/2015 às 06:30

    A notícia foi dada no fantástico, programa de alta audiência, acho q toda a denúncia de corrupção tem q ser levada a público...

    • Luciana Coelho Postado em 24/Feb/2015 às 15:21

      Haham. E se, ao invés do Agripino, fosse o coordenador de campanha da Dilma?

  5. abelardo Postado em 24/Feb/2015 às 08:45

    Fantástico é um programa falido, com nenhuma reportagem construtiva. A lei de imprensa deve ser mais atuante e gerar multas para esse tipo de programa. Precisamos de uma imprensa neutra e construtiva.

    • santana Postado em 24/Feb/2015 às 10:53

      O que dizer então do lixo do BBB?

  6. Marcos Postado em 24/Feb/2015 às 09:06

    Corrupção, desvios, roubalheiras, desmandos, juros altos, inflação, insegurança, saúde no CTI... aécio, fhc, dilma, lula (caixa baixa msm) são só pilantragem e sacanagem. A partir do erro de português em 22 de abril de 1500 que estamos à deriva. Até quando isso vai continuar??? E os babacas preocupados com o cara gozando no BBB, com piedade da bandida que morreu por amor, da escola de samba que ganhou o desfile que foi patrocinada com riqueza em cima da pobreza. É f... De que adiantou o "gigante adormecido" ter acordado? Pra nada.

  7. MARIA Postado em 24/Feb/2015 às 09:12

    QUERIDINHO DA GLOBO! 2018, VEREMOS QUEM É MAIS FORTE? - GLOBO: " COM GALÃ DE NOVELA DAS 8 " X INTERNET: " MAPEAMENTO DOS CANDIDATOS " FAÇAM SUAS APOSTAS! ( Só para lembrar! o boa noite aqui, pode não ser com uma voz tão gostosa como o do " IMPARCIAL JN ".)

  8. Alexandre Postado em 24/Feb/2015 às 09:41

    Acho lindo todo mundo brigando por seus respectivos "lados" enquanto estes "lados" estão cagando para todo mundo....

    • poliana Postado em 24/Feb/2015 às 12:40

      até concordo alexandre, mas infelizmente, temos uma histórica e terrível polarização no nosso cenário político nacional. polarização esta q já dura 20 anos. vc quer o q? q anulemos o nosso voto? isso eu n faço de forma alguma. então diante do q temos, precisamos escolher um lado. eu já escolhi o meu há tempos...infelizmente, é o q temos.

      • Luciana Coelho Postado em 24/Feb/2015 às 15:26

        Eu escolhi o lado de quem pela primeira vez em mais de 500 anos focou em quem precisava. Agora tenta o golpe de tudo quanto é jeito. A ultima é financiar caminhoneiros para gerar desabastecimento.

      • poliana Postado em 24/Feb/2015 às 16:18

        luciana, no q depender de mim, PSDB, JAMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Armando Postado em 24/Feb/2015 às 10:18

    Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão.... Se gritar pega ladrão não fica um!

    • Luciana Coelho Postado em 24/Feb/2015 às 15:27

      Você não acha que se tivessem alguma prova contra Dilma e Lula estes dois já não estariam na cadeia?

  10. xerxes Postado em 24/Feb/2015 às 10:21

    Enquanto isso continuamos como covardes brigando atrás de um pc...enquanto o povo não sair e tomar o país, que lhe pertence, nada mudará.

    • Luciana Coelho Postado em 24/Feb/2015 às 15:29

      O povo vai tomar as ruas se todas as tentativas de golpe orquestradas pela mídia e os tetra-perdedores derem certo.

  11. Ruth Vieira Postado em 24/Feb/2015 às 10:24

    A globo sonega o nome de FHC nos casos de corrupção. Sonega o nome de aécio, no caso agripino maia. Sonega imposto de mais de 600 milhões de reais. Sonega verdades em prol de inverdades que podem arrebanhar prosaicos para a sua rede global. Sonega o tempo de resposta da Presidenta Dilma nas entrevistas de campanhas eleitorais. Sonega... sonega....Sonega. Eu sonego a ela audiência. Só isto!

    • Deisi Postado em 24/Feb/2015 às 20:01

      Concordo plenamente com você Ruth, eu também sonego essa rede bobo!

  12. santana Postado em 24/Feb/2015 às 10:50

    Malandro! 1 político honesto morreu no ventre da mãe. " Se o político agisse com dignidade, poderia até não consertar o mundo, mas de uma coisa fique certo, haveria na terra canalhas a menos" A carapuça é o chapéu do reconhecimento. Use-a ou não. Prove!

  13. MARIA Postado em 24/Feb/2015 às 17:10

    POR FAVOR, NÃO ME DIGAM QUE ELES QUEREM COLOCAR O PSDB A FRENTE DE TUDO! SE ISSO FOR VERDADE E O GOLPE FOR DADO A CHAPA VAI ESQUENTAR PARA NÓS POBRES, CLASSE MÉDIA, CLASSE MÉDIA ALTA, COM CLASSE, DESCLASSIFICADOS ,CLASSIFICANDO... EM 64 FORAM TODOS ENGANADOS !AGORA AS INFORMAÇÕES ESTÃO AQUI NA INTERNET ! NÃO ACEITAREMOS DE FORMA ALGUMA O GOLPE.