Lucien de Campos
Colaborador(a)
Compartilhar
Desigualdade Social 14/Feb/2015 às 08:02
155
Comentários

Ditador de Guiné Equatorial doa R$ 10 milhões à Beija-Flor de Nilópolis

Muitos brasileiros vão comemorar o carnaval e o desfile da Beija-Flor com entusiasmo e alegria, porém sem ter conhecimento de que a maioria do povo da Guiné Equatorial sobrevive com menos de 1 dólar por dia

carnaval beija flor brasil guiné equatorial ditador desigualdade
Beija-Flor de Nilópolis recebe doação do atual presidente da Guiné Equatorial (Imagem: Pragmatismo Político)

Lucien de Campos*

A Beija-Flor desfila na próxima segunda-feira financiada pelo ditador considerado o mais sanguinário do mundo.

Fui acometido de um péssimo sentimento ao saber que Teodoro Obiang, o ditador mais cruel da África, doou R$ 10 milhões para a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Frequentadores do carnaval carioca, Obiang e seu filho decidiram patrocinar o enredo da escola. É o maior patrocínio à uma escola de samba em toda a historia do carnaval carioca. Segundo a revista Forbes, Obiang é o oitavo governante mais rico do mundo, ao mesmo tempo em que seu povo vive na miséria.

A Guiné Equatorial presencia há mais de 30 anos uma das mais cruéis ditaduras do mundo, sendo um dos países mais pobres do continente africano. Obiang faz o que quer e governa por decreto. Ano passado, aqui mesmo, já escrevi sobre Obiang e a entrada de Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na ocasião destaquei os motivos que fizeram com que um país onde não há democracia, fora aceito numa comunidade onde seu estatuto consta que seus respectivos membros devem exercer a democracia e a boa-governação. Porém, Obiang e sua família detém a terceira maior produção de petróleo em África. Foi, de fato, praticada a “Diplomacia do Petróleo”, onde permitam-me dizer que, como mestrando em diplomacia, considero uma “pratica diplomática” muito suja que objetiva o dinheiro e os interesses privados, predominando diante dos princípios democráticos.

Leia aqui todos os textos de Lucien de Campos

Apesar de ser gaúcho, sou um apaixonado por samba. Considero Neguinho da Beija-Flor o melhor intérprete da Sapucaí e até hoje me emociono com o samba enredo de 2005, na qual a escola sagrou-se campeã ao fazer a homenagem aos Sete Povos das Missões. Mas não posso deixar de enfatizar que a própria Beija-Flor já exaltou em seus enredos dos anos 70 as realizações da ditadura militar no Brasil. Neste ano exalta a tirania e o totalitarismo de Teodoro Obiang.

Por mais que os carnavalescos da escola tentam explorar as belezas e lendas africanas, em determinadas partes do samba enredo notam-se as palavras “liberdade” e “igualdade“. São, de fato, palavras que não se encaixam na realidade de Guiné Equatorial. Este pequeno país africano tem uma considerável concentração de capital numa exígua parcela da sociedade, enquanto a grande parte do povo vive na pobreza, sendo que este próprio povo é impedido de expressar suas opiniões e exercer seus direitos.

Muitos brasileiros vão comemorar o carnaval e o desfile da Beija-Flor com entusiasmo e alegria, porém sem ter conhecimento de que a maioria do povo da Guiné Equatorial sobrevive com menos de 1 dólar por dia. O luxo da Beija-Flor neste ano poderia ser investido em políticas sociais para este povo sofredor. Simplesmente, como fazemos com muitas mazelas no próprio Brasil, também fechamos os olhos para o que ocorre na África e aceitamos o dinheiro proveniente de regimes ditatoriais e da indústria petrolífera.

*Lucien de Campos é mestrando em Diplomacia e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e colaborador em Pragmatismo Político

Referência:

http://www.carnavalesco.com.br/noticia/beija-flor-recebeu-r-10-milhes-da-guin-equatorial-segundo-jornal/11329

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 14/Feb/2015 às 08:39

    Já estive em Cabo Verde e Senegal, e digo que selecionaram uma foto que nada tem haver com miséria. Reparem que são vendedores de rua, eles utilizam estes baldes, comprados nas lojinhas chinesas tipo 1,99 aqui no Brasil, colocam suas mercadorias e deixam um pacotinho pronto. E reparem no tecido das roupas, são tecidos argelinos, caros até para a realidade deles, geralmente cheio de bolsos, onde guardam os trocados. Para um Brasileiro isso é fome, miséria, nada a ver. Voltando ao assunto, acho nada de mais essa doação, não é porque ele mora na "África" que não possa patrocinar uma escola de samba, o dinheiro é dele. Se fosse um sheik, um fazendeiro do MATO GROSSO, um empresário branco da Europa, não haveria esse estardalhaço todo. Ou negrões não podem ter dinheiro e ostentá-lo?

    • Gabriel Postado em 14/Feb/2015 às 14:17

      Thiago e seu coxismo atacam novamente... A ONU mente, os documentários mentem, as fotos e matérias jornalísticas mentem, na verdade tudo não passa de um truque illuminati da esquerda comunista que quer implantar o comunismo em países ricos e produtivos como o Senegal e Cabo Verde. As imagens a seguir são falsas! Montagens feitas por comunistas que querem implantar o comunismo nos EUA através do Barack Obama!!! https://farm6.staticflickr.com/5577/14941369640_f623c3eb64_z.jpg http://www.sswm.info/sites/default/files/toolbox/TRATSCHIN%202010%20Cleaning%20in%20Semiformal%20Settlement%20Kaolack.JPG http://www.unhcr.org/thumb1/4aafa6cb6.jpg http://www.africa21online.com/artigo.php?a=2877&e=Pol%C3%ADtica

    • Solrac Postado em 17/Feb/2015 às 01:16

      Você, com toda certeza não sabe o que esta dizendo. O dinheiro não é dele (do ditador) como vc acha e sim do povo da Guiné Equatorial que vive na miséria. Enquanto ele patrocina Exxcola de Samba e se hospeda em hotel de luxo, seu povo morre de fome!

    • Diego Postado em 17/Feb/2015 às 12:42

      Meu amigo te garanto que se fosse governo brasileiro que fizesse uma gratidão de doar essa grana para uma festa de outro País....vc estaria criticando td isso. E outra ele usou dinheiro do povo.....e não dinheiro de empresário ou fazendeiro como vc disse.

    • adriana Postado em 17/Feb/2015 às 19:16

      O dinheiro é dele? Ele é um ditador! O dinheiro não é dele! O dinheiro é das milhares de pessoas exploradas pelo seu governo opressor, além disso o carnaval já recebe dinheiro público, nosso dinheiro.

    • Diego Postado em 18/Feb/2015 às 05:07

      Isso não muda em nada o fato de que o dinheiro veio de um regime totalitário em um país rico em petróleo e de população pobre, muito pobre.

    • Renato Souza Postado em 18/Feb/2015 às 09:55

      Fazendeiro do Mato Grosso ≠ Ditador que enquanto deixa seu país na probreza doa 10 milhões de reais para uma escola de samba. Sua comparação foi xula. O cara não é um negro qualquer, ele governa um país, diferente de um banqueiro. Se fosse um governante nosso iam dizer a MESMA coisa.

    • Joel Postado em 18/Feb/2015 às 13:26

      Verdade Thiago, o Heike Batista patrocinava as gargantilhas da Luma de Oliveira e outras peripércias no carnaval,mas era branco, "empresário" com o dinheiro publico, e tudo era carnaval, quanto a observação da foto, muito bem feita, desconfio dessas matérias bem intencionadas que pegam qualquer foto de negros na Africa e tudo é desgraça e miséria ,na visão branca e européia deles.

    • Alcemar Postado em 18/Feb/2015 às 15:47

      A questão não tem nada a ver com a cor ou lugar de onde vem mas sim com quem. O dinheiro proveniente foi usado para exaltar um governo cruel e totalitário.

    • Alex Postado em 18/Feb/2015 às 18:17

      Negrões podem ter dinheiro e ostentá-lo desde que não seja enxarcado de sangue como o desse cruel ditador.

    • mayara Postado em 18/Feb/2015 às 18:30

      vc leu o texto? o dinheiro que ele doou, foi roubado do povo da guiné, povo esse que passa fome.

    • emilio sangiorgi Postado em 18/Feb/2015 às 18:47

      A questão é: de quem é esse dinheiro? Quem trabalhou pra tê-lo? É muito fácil doar 10 milhões sendo um ditador, mas será que todos os outros moradores no país teriam condição de doar ao menos 1% do que foi doado?

    • marcos Postado em 18/Feb/2015 às 18:53

      Claro que pode, qualquer um da o que tem e pode, no caso de dinheiro seria ótimo se fosse dinheiro honesto.Doar grana roubada e desviada dos outros é mole, até voce doaria.

    • Jefferson Postado em 18/Feb/2015 às 18:57

      Thiago Teixeira...excelentes palavras :D Resumiria em uma só frase.. O dinheiro é dele e ele faz o que quiser! Em vez da mídia falar do dinheiro e da miséria de outro país, por que não realça o nosso?! Parabéns por sua colocação!

    • Claudio Postado em 18/Feb/2015 às 19:00

      Meu amigo, um ditador sanguinario deveria estar preso, e não sendo ajudado pelo "povo" brasileiro a ter auto promoção. Mas isto retrata bem o lugar que vivemos: sem moral, corrupto, sem educação nem mesmo primária, e com valores morais frágeis. Observando a sua defesa, me faz ver o Brasil como um acampamento e não como um país. E um acampamento desorganizado. Lamentável.

    • Rod Salles Postado em 18/Feb/2015 às 19:10

      A indignação é com a utilização do dinheiro e não com quem esta usando ou não....

    • Marcia Buturi Postado em 18/Feb/2015 às 19:14

      THIAGO TEIXEIRA, VC FOI EM CABO VERDE ... NÃO VIU MISÉRIA NA AFRICA ? O DINHEIRO É DELE ? ELE É UM DITADOR !!! É O MESMO QUE VC ME DIZER, QUE O DINHEIRO ROUBADO DA PETROBRAS, ERA DO PT E NÃO DO POVO ...VOU ENVIAR UMAS IMAGENS DA GUINÉ, PRA VC VER MELHOR A MISÉRIA ,,,

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:13

        Não vi miséria em Cabo Verde como vi na favela do Coliseu no meio da Vila Olímpia em São Paulo.

    • vilmar Postado em 18/Feb/2015 às 19:14

      Thiago Teixeira. falou a verdade amigo! o cara postou isso porque na musica da escola de samba fala dos invasores brancos atras de riquezas na africa e escravidão, como a verdade dói: ele procura qualquer coisa pra cutucar e contra-atacar.

    • Geraldo Postado em 18/Feb/2015 às 19:15

      A questão, não é ser da Africa ou não!!! É dinheiro sujo!!! Vc leu e compreendeu a matéria???

    • Lila Postado em 18/Feb/2015 às 19:15

      Podem sim, desde que não seja as custas da miseria e crueldade de seu povo, vc não leu a materia? O cara é um facínora !!!!

    • Anonimo Postado em 18/Feb/2015 às 19:19

      É meu amigo interessante receber dinheiro e homenagear um dos ditadores mais sanguinários da atualidade. Pela sua lógica receber dinheiro do Estado Islâmico e fazer um belo desfile com grandes homenagens tbm não haverá problema nenhum. E depois?Vamos fazer desfile sobre a ditadura militar?

    • Camila Postado em 18/Feb/2015 às 19:27

      Thiago, tá certo... A única coisa que me espanta é uma escola de samba usar 10 milhões em um desfile, é muita grana...

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:16

        Ai sim, também concordo. Mas o que me irrita é essa vigilância sobre os ricos ou que seja ditadores dos países pobres, parece que na filosofia do brasileiro só rico ariano e com sobrenome europeu pode ostentar.

    • DOMENICO Postado em 18/Feb/2015 às 19:51

      SERIO QUE TU PENSAS ISSO? NAO, ACHO QUE TU NOS GOZANDO. TU SABES QUE ELE E UM DITADOR QUE GOVERNA A 40 ANOS SEM ELEIÇOES? VAI TOMAR NO TEU CU SEU ALIENADO DE MERDA.

      • Neah Postado em 19/Feb/2015 às 07:14

        Mandou Mr, Domenico

      • Thiago Teixeira Postado em 19/Feb/2015 às 07:42

        Ofender na internet é fácil, quero ver dizer isso na minha frente, caso tenha plano odontológico.

      • josete Postado em 19/Feb/2015 às 16:09

        Perfeito Domenico!!! Faço minhas as tuas palavras!!! Povo alienado!!!

      • Rogério Maestri Postado em 20/Feb/2015 às 14:58

        Boa Tiago. Tem que reagir assim contra estes desbocados, se querem dizer algum desaforo, que sejam machos, coloquem o nome e o sobrenome, não só um Domenico que podem ser somente uns 10.000.

    • Gustavo Postado em 18/Feb/2015 às 20:25

      Thiago Teixeira, a questão nao é que o dinheiro é dele: o dinheiro que ele doou é fruto de uma ditadura de mais de 30 anos e uma desigualdade incrivel que passa na Guiné Equatorial. Cara, desculpa, mas nada a ver seu comentário. Vc não desejaria viver num país assim né? Acho que ninguém quer... E "tecidos argelinos" que estas pessoas estão vestindo??? Tu trabalhou numa grife pra saber as marcas de roupas dos habitantes de Guiné Equatorial??? Ah, bem menos né. Por fim, é de uma imoralidade sem tamanho uma escola de samba ser patrocinada por um ditador. Enfim, é minha opinião.

      • indignada Postado em 18/Feb/2015 às 23:10

        Gustavo tá coberto de razão.

      • Ilze Postado em 19/Feb/2015 às 13:08

        Gustavo, nosso povo tem mesmo os Governos que merecem por sua falta de caráter, ética e moral. Nossos mal Governantes são a expressão mais verdadeira de nosso povo brasileiro. A Beija Flor até enalteceu feitos da famigerada Ditadura Militar. Olha, estou envergonhada.

      • Rogério Maestri Postado em 20/Feb/2015 às 15:07

        Gustavo, tens que ver que o samba e todo o enredo falam da África e não do ditador. A promoção de um país está dentro das diretrizes mais democráticas da diplomacia internacional, a do princípio da não intervenção dos povos e deixar que o próprio povo que tome as mãos da sua política. O governo da Guiné Equatorial é mantido pelas grandes empresas de petróleo a medida que é um dos maiores exportadores per capita de petróleo, leia o seguinte site http://corporate.exxonmobil.com/en/company/worldwide-operations/locations/equatorial-guinea/about/overview e verás que não é a Beija-Flor que sustenta o governo do país.

    • Ivan Postado em 18/Feb/2015 às 20:31

      Deixa eu ver se entendi... Cotas pra dinheiro de negrão, é isso?? Então ele também tem cota pra ser ditador, mandar matar, cota pra "lavar dinheiro". Sabe como ele chegou ao poder?? Francisco Macías foi o ex ditador e Obiang o ajudava a governar (vice ditador). Em 1979, Obiang mandou matar Francisco e assumiu o poder sangrento.

    • Alex Postado em 18/Feb/2015 às 22:07

      Em 2012, se não me engano, a mangueira homenageou Cuiabá, Mato Grosso. É claro que a homenagem não saiu de graça, a folia foi custeada pela prefeitura de Cuiabá, leia-se pelos cidadãos cuiabanos. Fosse um fazendeiro que, com seu dinheiro, resolvesse bancar a festa ninguém se oporia, mas o contribuinte, mesmo gostando de samba, não quer ver o dinheiro de seus impostos escoarem para a festa alheia, ou seja, a esmagadora maioria dos cuiabanos reprovou a atitude do então prefeito. Algo muito pior acontece quando um DITADOR resolve patrocinar uma escola de samba: podes crer que o dinheiro não saiu do bolso dele, então não confunda as coisas.

    • Lao Fragoso Postado em 18/Feb/2015 às 22:24

      OK! A Beija Flor recebeu essa bufunfa toda de um país miserável e porque ela não falou de algo do interesse do povo brasileiro? Temos tantos temas importantes a serem abordados. Qual o interesse do povo brasileiro saber sobre uma Deusa de Guiné Equatorial e seus problemas raciais? A origem da negritude no Brasil já foi mais do que abordada na avenida, vamos deixar de hipocrisia, ainda existem brasileiros que não são idiotas.

    • souza Postado em 18/Feb/2015 às 23:15

      Gostei, excelente ponto de vista!

    • Lázaro Pacheco Postado em 18/Feb/2015 às 23:21

      Thiago Teixeira, você parece que perdeu seu cérebro em algum lugar do universo: 1 - Ninguém selecionou foto para dizer sobre "miséria" e sim sobre "África". 2 - Você não sabe nada nem sobre a África nem sobre tecidos (coisa de turista, pensa que sabe tudo em uns dias de uma possível estadia em terras africanas), pois estes aí mostrados na foto não são "argelinos", são comuns em toda África, com cores e traços distintos porém de mesma qualidade: é coisa de pobre mesmo, é o único pano que eles têm para comprar e pôr no corpo! Palavra de missionário que viveu e conviveu com africanos... 3 - Para você tudo é simples, porém o detalhe do "dinheiro é dele" [sic] é que o dinheiro veio parar no bolso dos ditadores graças a muitas mortes, miséria, exploração, desigualdades sociais, analfabetismo, etc. O DINHEIRO DESTES AFRICANOS DITADORES NÃO VEM DO SALÁRIO CONVENCIONADO POR POLÍTICOS ELEITOS PELO PODER POPULAR!!! 4 - Se o doador fosse qualquer pessoa que tivesse arrumado dinheiro na forma semelhante - dirigentes árabes têm muito dinheiro de petróleo às custas da miséria do povo deles - também essa doação seria considerada maldita por qualquer um com cérebro, ou seja, exceto por você... 5 - Todo mundo pode ter dinheiro, porém não às custas de um país inteiro; sabe-se que dinheiro nas mãos de gente-bicho gera um louco, e a ostentação é a primeira manifestação da loucura e demência de ricos e, neste caso, de ditadores sanguinários. 6 - A conclusão que lhe serve como uma luva em assuntos de economia, política e África é simples: SABE DE NADA, INOCENTE!!!

      • Felipe Salgado Postado em 19/Feb/2015 às 01:07

        Lázaro, muito obrigado pela sua reposta! Foi perfeita!

      • Marcia Postado em 19/Feb/2015 às 03:27

        Bravo! Morei a Italia e frenquentei uma igreja evangelica cujo pastor e de Gana, e 90% dos membros sao imigrantes de varios paises da Africa... historias, historias e historias... muita dor, tristeza, desigualdade, fome, miseria p todo lado... uma dor na alma sem precedentes... povo flagelado em nome do poder...

      • Thiago Teixeira Postado em 19/Feb/2015 às 07:40

        Não sei nada, nunca estie na África, meus familiares não são de lá e minha mãe mora no Siri Lanka, muito menos pesquisei sobre a origem dos tecidos. E também trouxe para o Brasil mais de 10 tecidos comprados diretamente de uma loja Argelina no Dakar (ou era uma loja da Mongólia, posso ter me enganado). Aliás, eu estava sonhando. Você sim, é um home inteligente, missionário, religioso provavelmente e a pessoa mais culta que já conheci. SABE DE TUDO, FODÃO!!!!!!!

      • Gabriel Astrogildo Dutra Postado em 19/Feb/2015 às 08:16

        Esse tal de Thiago Teixeira só escreve merda, apoiando um ditador africano que vive as custas do povo onde já se viu?

      • Eric Thomas Postado em 19/Feb/2015 às 09:38

        Sri Lanka Em Dakar

      • Ilze Postado em 19/Feb/2015 às 13:10

        Parabéns, Lázaro Pacheco, resumiu tudo.

    • Neah Postado em 19/Feb/2015 às 06:51

      ahhh presta atenção....cumpadre...

    • Ricardo Ribeiro Obel Bank Postado em 19/Feb/2015 às 06:58

      Fico impressionado... como a maioria dos comentários é tão vazio e idiota, do linguajar e conteúdo até erros de ortografia e falta de sensibilidade e raciocínio. Maiores idiotas boçais: Vilmar: acéfalo que só da gás a comentários estúpidos de pessoas acéfalas como ele! Jonas Schlesinger - racista que provavelmente gosta de um negão por trás Thiago Teixeira - turista idiota que comprou uma passagem de avião, deu um rolé e acha que já viajou o mundo. Sai da caixa galera e voltem a estudar, não os livros mais suas próprias vidas! Talvez assim aprendam alguma coisa! IDIOTAS

      • Jonas Schlesinger Postado em 20/Feb/2015 às 17:53

        Faço das palavras do Thiago, minhas. Ofender alguém em específico na internet é fácil. Se fosse na minha frente, meu cumpade, voava em cima.

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:20

        Você nem conhece as pessoas para tirar conclusões. Turista idiota? Minha família é de Cabo Verde, seu filho da puta, e quando vou pra lá fico mais de 3 meses trabalhando. E quando tenho um tempo viajo sim para outros países Africanos para conhecer outras culturas, diferente de você que conhece a África por fotos do Uol ou reportagens da Gloria Maria. Morfético.

    • Nil Carvalho Postado em 19/Feb/2015 às 07:55

      O dinheiro "não é dele". É roubado o povo, que vive em condição de miséria. Tal qual como num país chamado Brasil. Por isso vc acha normal, né?

    • Lucas Postado em 19/Feb/2015 às 09:50

      Não vejo outra explicação se não burrice para um comentário tão infeliz igual a este, Obiang está a 34 anos no poder sem nenhuma eleição, é corrupto, assassino e genocida. O dinheiro que ele usa para viver de forma extremamente luxuosa, assim como o dinheiro que ele usou para patrocinar a escola de samba não é dele, é do pais que ele rouba, é do povo que está morrendo de fome e doenças. É difícil crer que em pleno século XXI, com todo o acesso a informação que temos, ainda existam alienados iguais a você, lixo da sociedade, procure informações em locais mais confiáveis que o Jornal Nacional.

    • Marcio Postado em 19/Feb/2015 às 10:21

      Esses povos da Africa, foram escravizados, marcados pela violência, intolerância racial, em fim, passaram o pão que o diabo amassou! Ao final, quando descobriram o maldito petróleo, insurgem esses "lideres" que formam uma minoria completamente despreparada para exercer a responsabilidade de cuidar de um povo! Estes primeiro cuidam dos seus, sua família, e só! Em contra partida temos o povo brasileiro, que em sua maioria apenas quer uma vantagem, que venha em forma de dinheiro, não interessando a origem. Nossa falta de consciência não fica diferente de um ditador Africano, basta olharmos para as comunidades que gastam milhões no carnaval, mas seus habitantes são um bando de miseráveis, não muito diferentes dos irmãos africanos.

    • Hélcio J. Tagliolatto Postado em 19/Feb/2015 às 13:21

      Thiago, repare que a análise dele é APENAS sobre o fato de um tirano riquíssimo governar um povo miserável e oprimido. Nada a ver com o fato de ser negro. Na verdade, os negros do Brasil deveriam ser os primeiros a não aceitar a doação, considerando que aquele ditador oprime, mata e condena à miséria um país inteiro de população negra, sem necessidade, pois habita sobre uma reserva de petróleo. O. problema do politicamente correto é procurar pelo em ovo.

    • Adelaide Postado em 19/Feb/2015 às 14:02

      Que lamentável é o seu comentário. Sou africana, moro na África e o meu emprego me obriga a viajar por vários países africanos então, conheço muito bem a realidade africana. É desumana a atitude deste presidente e terrívelmente triste o seu parecer sobre essa doação.

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:31

        Lamentável é uma "africana" alimentar a ignorância de telespectadores do Fantástico em relação a África, um continente tão magnífico onde me sinto muito bem, aliás, me sinto em casa quando estou lá pois as pessoas se parecem comigo e não tenho receio de entrar num restaurante ou me hospedar num hotel de luxo (pois aqui no Brasil todos ficam me olhando quando entro num ambiente desses), ser espelhado apenas nas misérias e guerras civis, algo que ocorre em todo mundo. Paris, Madri, NY também tem favela, mendigos, pobres, miseráveis, mas não chegam estas imagens aqui.

    • Jonas A. da Silva Postado em 19/Feb/2015 às 16:23

      O dinheiro dele é roubado do povo por meio de uma ditadura que dura mais de 30 anos. É a mesma coisa que dizer "tudo bem o Kim Jong-un patrocinar a escola de samba XXXX, o dinheiro é dele mesmo". Cada maluco que aparece nessa internet...

    • Ana Carolina Gomes Postado em 19/Feb/2015 às 18:07

      Isso aí. As pessoas já estão apelando nos argumentos contra a escola de samba. Estão precisando de uma aula de interpretação de texto. Pois ninguém está exaltando o tal ditador e sim fazendo uma homenagem ao país. O que tem isso?

    • Ana Carolina Gomes Postado em 19/Feb/2015 às 18:15

      Thiago Teixeira concordo com tudo o que falou. As pessoas estão enfatizando o dinheiro doado. Pq o dinheiro doado tem que ser o do país ? Não entendi! O dinheiro não pode ser dele? Aa me poupe gente! A escola estava linda, teve um desfile impecável como todos os anos. Voltando as raízes e fazendo uma homenagem ao país e não ao ditador. Suas cores em harmonia e todos seus componentes dando jus a todo o trabalho feito o ano todo. Título muito merecido! Não entendo que tanta perseguição e essa com a escola!

    • Inaldo Carneiro Postado em 19/Feb/2015 às 19:27

      Temos o péssimo hábito de ficar apontando a miséria alheia, enquanto fechamos os olhos para os bolções de pobreza que estão arraigados pelo pais afora, mormente na região nordeste (vide os estados do Piauí, Maranhão e Alagoas). Além disso, se a preocupação for mesmo com a pobreza, o que são R$ 10 milhões doados a uma agremiação carnavalesca se comparados com os bilhões de dólares que foram desviados somente da Petrobras, se desconsiderar o que foi desviado do metrô de São Paulo, numa nação mergulhada em tantos problemas sociais. Não nos esqueçamos também que o Brasil já fez generosas doações a países africanos, que não foi para clubes carnavalescos, mas que certamente não foram para erradicar a pobreza daqueles povos.

    • Lili almeida Postado em 19/Feb/2015 às 19:49

      O problema realmente é que ele é um ditador , o povo la nao tem direito de escolha, viven na miseria e pronto..isso nao e legal e nem humano..agora doar todo esse dinheiro enquanto seu povo vive con 1 dolar ao dia e achar normal...

    • cely teixeira malheiros Postado em 20/Feb/2015 às 14:28

      discordo de você pois você mesmo se coloca na posição de racismo contra si,e o que se esta questionando é sim o valor em dinheiro desperdiçado em uma festa profana e que se sustenta de tráfico e dinheiro sujo de bicheiros e você sabe disso ,deveria se envergonhar de defender esse louco ditador que deixa seu povo na miséria para satisfazer seu ego e sua futilidade,olhe ao seu redor e verá quantas pessoas passamfome agora neste instante enquanto muitos jogam dinheiro no lixo patrocinando escolas de samba que nenhum beneficio traz ao ser humano essa é minha opinião,abra seus olhos e deixe de ser egoista olhando apenas para aquilo que lhe interessa,Thiago Teixeira!

    • Alcemar Postado em 24/Feb/2015 às 18:23

      Thiago Teixeira então se fosse um ditador branco ele poderia ostentar ou seria errado nesse caso?

  2. Pedro Postado em 14/Feb/2015 às 09:25

    Em 2012 e 2013 a Presidenta Dilma manteve negociações com a Guiné Equatorial, inclusive defendendo que a ditadura fizesse parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Até mesmo Lula já advocou por eles. Então, se o PT é a favor da ditadura deles, por que então se preocupar?

    • GG.Nashville Postado em 14/Feb/2015 às 14:21

      A China e a Europa estão aumentando seus negócios com a África, porque o Brasil deveria ficar pra trás? Então "fazer alianças" é o mesmo que ser a favor da ditadura? Você é demente? Ainda me pergunto o que vocês coxinhas fazem tanto em sites de esquerda.

    • Ivan Postado em 18/Feb/2015 às 20:46

      Exatamente por ser um país ditador e matador, diferente do Brasil?? Não! Como vc falou, Dilma defende a ditadura de Guiné Equatorial e no final do mandato Lula também tentou através de um decreto permanecer no poder, coincidência?? Quem sabe se o dinheiro foi desviado do Brasil para Guiné Equatorial e agora "investido" na Beija flor?? Como já dizia Tim Maia - Vale tudo, vale o que vier, vale o que quiser!!!

    • LEO cAMPOS Postado em 18/Feb/2015 às 22:57

      Análise da decisão do governo de perdoar quase US$ 900 milhões em dívida externa de países africanos A presidente Dilma Rousseff justificou o perdão da dívida “o engajamento com a África tem um sentido estratégico”. De quem é a dívida que o Brasil está perdoando? Teodoro Obiang, ditador da Guiné Equatorial é o mais longevo ditador africano e está há 34 anos no poder sendo acusado de crimes de tortura e lavagem de dinheiro. Tem uma frota de 32 carros de luxo e uma cobertura de R$ 80 milhões na Avenida Vieira Souto no Rio de Janeiro, comprada em 2012, na maior transação imobiliária da história da cidade. Mas não tem US$ 12 milhões para pagar o Brasil. Outro é Omar Al-Bashir , presidente do Sudão há 24 anos que teve a prisão pedida pela Corte Internacional por crimes de guerra e contra a humanidade – todos referentes ao massacre de Darfur, em que quase 300.000 pessoas morreram. Desviou dos cofres do governo, pelo menos US$ 9 bilhões , para paraísos fiscais. Mas não tem US$ 43 milhões para pagar o Brasil . Porque essas dívidas foram perdoadas? Empreiteiras, mineradoras e produtoras agrícolas brasileiras querem atuar nesses países com financiamento do BNDES, mas a legislação brasileira impede a concessão de benefícios a nações com dívidas junto ao Brasil. Ao abrir mão das dívidas , medida que precisa ainda ser aprovada pelo Congresso, o governo pretende remover essa barreira e deixar o caminho livre para as empresas amigas. Empresas agrícolas como a Amaggi, do senador Blairo Maggi (PR-MT), foram chamadas por Al-Bashir , para plantar soja no Sudão, que tem relevo e clima semelhantes aos do cerrado brasileiro. A Amaggi contribuiu para a campanha de Dilma com R$ 620.000,00

    • Lourdes Gerk Postado em 19/Feb/2015 às 06:23

      Porque é apocalíptico e estarrecedor pra que bolsas? Deixa então o povo morrer na merda e viver como eles co um dolar por dia depois vão para suas igrejas bater nos peitos!

    • joyce Postado em 20/Feb/2015 às 12:47

      Meu filho fez xixi na cama. A CULPA É DA DILMA......

  3. Neuro Postado em 14/Feb/2015 às 10:25

    Thiago Teixeira usufruindo da democracia e liberdade de expressão.

  4. poliana Postado em 14/Feb/2015 às 13:28

    lucien, as escolas de samba do rio de janeiro, desde sempre foram e são patrocinadas por bicheiros e traficantes...o q vc acha disso?

    • Diego Postado em 18/Feb/2015 às 05:09

      É mesmo? Como sabe? De onde provém as tuas fontes, querida investigadora, para tirar conclusões tão assertivamente?

      • poliana Postado em 20/Feb/2015 às 21:22

        o próprio neguinho da beija flor declarou isso em entrevista seu tonto! acorda pra vida hipócrita!

      • poliana Postado em 20/Feb/2015 às 21:25

        http://www.msn.com/pt-br/entretenimento/carnaval/se-hoje-temos-o-maior-espet%C3%A1culo-agrade%C3%A7a-%C3%A0-contraven%C3%A7%C3%A3o-diz-neguinho-da-beija-flor/ar-BBhLgAZ

  5. Eduardo Postado em 14/Feb/2015 às 18:40

    entendi o teor de onde está a indignação do autor, eu também acho que é simplesmente um absurdo essa de rico, milionário, bilionário, onde o povo passa fome e vive na miséria, é uma discrepância, mas enquanto vivermos neste mundo iremos ver isto.... ele e a família dele, assim como milhares de outros ricos, só o são não pela pura sorte, mas quase sem exceções, são pelo exploração e opressão do povo pobre... só existe rico se existir pobre e vice versa ... esta afirmação é a única regra no mundo que não tem exceção..... mas o pior é que existem ricos em dinheiro e pobres em consciência.... A Beija Flor vai mostrar na avenida como um dia mostrou de LIXO AO LUXO, agora vai mostrar a OPULÊNCIA DE ALGUNS A MISÉRIA DE TODO UM PAÍS..... é para isto que existe o carnaval, fazer a gente ser feliz mesmo vendo tristeza.

    • Mário Dd Santos Postado em 17/Feb/2015 às 15:02

      Eduardo, descrição rápida, inteligente e objetiva a sua! Uma sagaz explicação e concentrada com brilho filosófico!

      • Lourdes Gerk Postado em 19/Feb/2015 às 06:25

        Parabéns amigo comungo com seu pensamento

    • Lila Postado em 18/Feb/2015 às 19:19

      Pelo seu raciocínio valeria até dinheiro do Hitler então ! Ta valendo tudo, até dinheiro de sequestro, latrocínio, tráfico, tudo em nome do carnaval ! Podre isto ! A origem desta grana é imunda, as custas de opressão e sangue.

    • Ivan Postado em 18/Feb/2015 às 20:41

      Parabéns pelo texto!!

    • Ritinha Postado em 19/Feb/2015 às 21:08

      Desculpe, respeito sua opinião, mas a Beija Flor não mostrou a opulência, até pque não poderia fazer isso...

  6. Antonio Satu. Postado em 14/Feb/2015 às 21:18

    Senhora Lucilene, a senhora já foi no Nordeste do nosso País? ??? A pobreza e miséria lá reina juntos com os milionários políticos. Agora te pergunto se fosse outra agremiação qualquer do Rio de Janeiro que fosse patrocinada pelo então país em questão teria toda essa repercussão??

  7. Lúcya Lima Postado em 15/Feb/2015 às 00:05

    Perceptível que, enquanto existirem pessoas ( conforme comentários acima) tecendo apologia à "festa popular" que idiotiza seres fáceis de persuasão, ao "indiretamente " achar normal exploração de outrem, tamanha a ignorância, que lamento a existência, de seres c/deformidade cultural como vcs ,idolatrando 1 Criminoso de mais baixa estirpe. Vcs que acima comentaram abonando tal fato e conduta tão suja qtº lama , são aberrações do animal da espécie humana.

  8. Jonas Schlesinger Postado em 15/Feb/2015 às 00:16

    O dinheiro é dele, ele faz o que quiser. E o autor se preocupa demais com o quintal dos outros. Vamos aproveitar o brasil. Aqui tem muito ladrão, começando no congresso, mas é bom morar aqui. Tomara que a Beija flor ganhe esse ano, tá fazendo falta mais um título.

    • Diego Postado em 18/Feb/2015 às 05:11

      Uma ova que o dinheiro é dele! Em uma ditadura como essa é você diz que o dinheiro é dele? Tá zoando?

    • thamara Postado em 18/Feb/2015 às 18:45

      Que pensamento mais mesquinho...

    • Caroline Postado em 18/Feb/2015 às 23:13

      Ele rouba do povo numa ditadura de 30 anos. Nossos políticos são corruptos, mas eles podem ser investigados e cobrados. Esse ditador, como diz a própria designação, não responde a ninguém, deixou de investir 10 milhões no seu povo faminto e subjugado, pra investir em um desfile de uma hora. Ganhou, mas a vergonha deveria ficar marcada nesse título.

  9. nadja rocha Postado em 15/Feb/2015 às 01:42

    Deveríamos no mínimo nos indignar

  10. Wesley Coll Postado em 15/Feb/2015 às 19:15

    Que interessante que a doação do ditador africano tenha sido para a Beija Flor, que uma vez deslumbrou o Carnaval nas mãos de Joãozinho Trinta, que quase imediatamente colocou os pés pelas mãos e declarou que 'pobre gosta de luxo e quem gosta de lixo é rico.' A despeito da perspicácia politicamente incorreta de sua declaração, a coisa toda tem uma certa simetria que não seria estranhada numa crônica do Franz Kafka, se este tivesse vivido para conhecer o Carnaval, os brasileiros, e a absurda lógica da realidade. Será pedir demais que Beija Flor dê o exemplo e doe este dinheirão todo de volta ao povo guinéu?

  11. rogerio Postado em 15/Feb/2015 às 19:16

    Fui surpreendido com esse texto pois não é do feitio desse site criticar qualquer coisa vindo da áfrica ou de amigos do PT. Mas a reação dos leitores me fez perceber que estou no lugar certo. Vamos fechar os olhos pra esse detalhe. Vamos falar da inglesa que xingou um negro no metro que é mais importante.

    • Marcio Postado em 19/Feb/2015 às 10:26

      Bem lembrado Rogerio, mas no contexto tudo é importante!

  12. jarau Postado em 15/Feb/2015 às 21:41

    P Q P PQP PQP Puta que pariu, tudo é culpa do PT ou DILMA E LULA, oque que tem haver com o dinheiro que foi para a BEIJA FLOR, vinda de um ditador ou de que é que seja, estes que estão de plantão para falar mal do pt, quanto vocês seus merdas estão ganhando dos coxinhas de maiami e a turma do Aécio ( cheira tudo que é branco), estes covardes de coxinhas quando estão frente a frente são uns covardes, ficam calados.LULA O MAIOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL ultima pesquisa do data folha (pesquisa oficial dos coxias).

    • alberto ramos Postado em 17/Feb/2015 às 10:34

      Jarau, você é uma pessoa lúcida e racional, não se exalte com esse monte de merdinhas que falam somente quando estão camuflados pela internet. Não vale a pena.

    • Marcio Postado em 19/Feb/2015 às 10:35

      Como tanto dinheiro entra no País ???!!! As escolas de Samba deveriam ser tratadas como os partidos políticos, teriam que planilhar o custo de produção, assim como, a origem das verbas com a relação dos patrocinadores. Além de rastrearmos as origens do dinheiro (bicheiros, políticos, traficantes, ditadores etc), pois se for de traficantes, seria um crime; se for de políticos, seria um crime; se for vindo de outro país sem ser declarado, também seria um crime antes de tudo. Cadê a Receita Federal? Cadê a Policia Federal?

  13. Eduardo Postado em 16/Feb/2015 às 01:58

    JARAU, depois são os petistas que são obcecados, esses perdedores que não sabem votar, não se cansam de tentar tirar a gente do caminho.... tipo a história do macaco.... senta em cima do rabo e mete o ferro no rabo dos outros.... é assim que agem, esquecem que a maiores cagadas deste país foram a turma deles que defecaram.....

  14. marcia Postado em 16/Feb/2015 às 14:35

    Quem aceita este dinheiro que vem de tanta dor e sofrimento, so merece uma coisa: desprezo!

  15. Claudinei Moreira Postado em 16/Feb/2015 às 15:24

    De fato o dinheiro é dele e ele faz o que quiser. O cara é realmente um grande fdp que não deve nada a seus colegas africanos Idi Amin, Muamar Kadaffi, Pierre Buyoya, Isaias Aflewerk e outros malucos que para desgraça de seus povos galgaram o poder, mas se ele quer doar dinheiro em uma transação legal o que se pode fazer? A realidade é: Ou ele não é tão sanguinário como diz a imprensa (O tio dele era pior, como presidente esteve no comando do movimento 'Juventude em marcha com Macías' que matou quase tanto quanto o diluvio) ou o povo da Guiné é muito frouxo para tomar uma atitude e derrubar ele do poder. Seja qual for a questão, é apenas uma fanfarronice de um homem que segue á risca a cartilha do ditador maluco e nada mais. Serviu apenas para fazer o brasileiro esquecer por um dia os escândalos da Petrobras, a crise hídrica a violência e outros problemas que temos em nosso quintal. E sejamos francos: 10 milhões para uma unica pessoa é muito dinheiro mas na economia de um país não faz a menor diferença.

  16. Quan_Chi Postado em 17/Feb/2015 às 11:33

    Grande coisa. O Sarkozy recebeu dinheiro do Kaddafi em 2007. Pelo visto vocês acham que coisas desse tipo só tem no Brasil.

  17. malu Postado em 17/Feb/2015 às 12:23

    Um absurdo, mesmo! Enquanto o povo dele morre de fome e doenças próprias da pobreza, ele doa milhões , que na verdade não são dele, para uma escola de samba. Triste este mundo.

  18. Francisco de Assis dos Sa Postado em 17/Feb/2015 às 17:39

    A africa é um continente complicado, muito rico e mal administrados pelos cabeças pensantes daqueles países. O samba agradece as doações, mas automaticamente ele doou um dinheiro dele que automaticamente pertence ao povo daquele país. O brasil tá assim governantes doando dinheiro para outros países que é retirado de nós através dos impostos, gasolina nas alturas e muitos pedágios nas nossas estradas. Não sei até quando o povo vai aguentar isso e muitos ainda defendendo esse governo com inflação galopante.

  19. Marcos Postado em 18/Feb/2015 às 01:40

    Que a população curta o desfile da escola e nem saiba deste absurdo é uma pena, embora alguns não estejam nem aí mesmo que saibam, mas o que é ainda mais revoltante é o apoio total da Globo, que historicamente teve a Beija-Flor como sua protegida! Sem a menor dúvida, a Globo e seus jornalistas sabem deste escândalo e se calam, pior, tentam disfarçar procurando dar ênfase mais a África e não ao “despontar da Guiné Equatorial” nos comentários durante o desfile. Esta é a Globo que “defende” a ética, a transparência, o combate às ditaduras, a todo tipo de malfeitos em seu jornalismo “independente”! E tome de indignação seletiva pelas nossas fuças! ATÉ QUANDO!

  20. Carlos Augusto Normann Postado em 18/Feb/2015 às 17:33

    E O CARNAVAL CARIOCA ESTÁ PREMIANDO A PETRODITADURA GUINEANA...VERGONHA, BEIJA FLOR!

  21. Hélio Postado em 18/Feb/2015 às 18:08

    Se entendi bem a questão não está centrada na cor ou continente de domicílio do doador à escola de samba. A questão é "quem é" o doador e "qual é" a origem do dinheiro que vai financiar o espetáculo. Então, segundo nos informam, o dinheiro é de um ditador sanguinário e a origem é o da exploração, cruel, de um povo e suas riquezas. Sendo assim, não seria recomendável que a direção da escola aceitasse o tal dinheiro e que nós nos divertíssemos financiados por ele, o dinheiro vindo da tortura e expropriação bárbara. Quem, sabendo disso, samba confortável, não precisa receber maiores explicações sobre o que há contra o mérito desse tipo de festejo, pois não pode ou não quer ver que existe uma certa hierarquia de valores no viver de um ser realmente humano. Se o tráfico resolver financiar um enredo que fale sobre os aspectos medicinais do uso da maconha, estaria ok? E o Estado Islâmico oferecesse uma verba para financiar um enredo sobre a felicidade de viver segundo a interpretação ortodoxa do Islã, também estará ok a oferta? Ou será que o Brasil não tem nada haver com isso e o mais importante é sambar e ser feliz aqui, enquanto der ? É?

  22. Alex Postado em 18/Feb/2015 às 18:21

    A Beija Flor tem que ser rebatizada. O novo nome é Unidos do Abutre Sanguinário.

  23. ubiratan vital Postado em 18/Feb/2015 às 18:31

    vejam a situação da guiné o povo vive na maior miséria, a beija flor é que deveria doar este valor a população de la não acham, mais o que nos resta é tentar saber pra quem vai esta verba.

  24. Grazi Postado em 18/Feb/2015 às 18:33

    Campeonato ridículo.... Beija-flor não merecia.... haviam outras melhores, com enredos de verdades.... VERGONHA DESSE CARNAVAL.....

  25. [email protected] Postado em 18/Feb/2015 às 18:42

    Absurdo diante de tanto gasto uma escola de samba ganha as custas da miséria de um povo q e o povo da Guiné só no Brasil!!!!

  26. carlos cabral Postado em 18/Feb/2015 às 19:00

    Estão querendo que escola de samba tenha o trabalho de saber se o patrocício de seu carnaval tem origem lícita????????????Essa mulambada de samba vive e sobrevive de roubos e ilegalidades, do portão de uma escola de samba pra dentro nada é legal e ninguém presta, do porteiro ao presidente. Quem tem vergonha na cara não deveria nem passar na calçada dessas escolas. O mais grave é vermos nossas autoridades e emissoras de tv, todos servindo de capacho e recebendo ordens desse vagabundos.

  27. paulo sergio Postado em 18/Feb/2015 às 19:10

    um pais onde o dinheiro compra tudo.ate carnaval.12 anos de podridão nunca visto antes na historia deste pais.Diplomacia brasileira no fundo do poço.aliado ao que tem de pior no planeta.ate pacto com o EI a anta pretende fazer.cambada de sem vergonhas

  28. Cristiane Postado em 18/Feb/2015 às 19:25

    O regime autoritário no poder na Guiné Equatorial tem um dos piores registos de direitos humanos no mundo, e consegue se manter como o "pior do pior" no ranking da pesquisa anual da Freedom House de direitos políticos e civis. Repórteres classificam o presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo um dos "predadores" da liberdade de imprensa. O tráfico de pessoas é um problema "a Guiné Equatorial é uma fonte e destino para mulheres e crianças vítimas de trabalho forçado e tráfico de sexo." Valeu Beija Flor , contribuiu para que esse pais se afunde mais ou de vez. misericordia!!!

  29. eliana Postado em 18/Feb/2015 às 19:56

    Incoerência coerente ?. Existe ?. Fico perplexa e confusa. O que é certo, ético, humano ?. Não sei mais.

  30. Gustavo Postado em 18/Feb/2015 às 20:11

    Esperta é a beija-flor,que sabe que está no país em que a pilantragem e sujeira vencem no final!

  31. Jonas Schlesinger Postado em 18/Feb/2015 às 22:09

    Parabéns à Beija-Flor. Homenageou a África, apesar de eu não ter muita simpatia com o continente. Ninguém reclamou do patrocínio da Suíça para o Unidos da Tijuca. Por que será? Porque lá só moram brancos? É feio homenagear a cultura negra? Apesar de eu adorar a Suiça, há um certo racismo velado em todos os comentários tripudiando da vitória da Beija-Flor. Exceto a BF, nenhuma outra escola tinha capacidade de fazer bonito. Isso tudo é recalque dos torcedores da Mangueira. Não ganham 1 título sequer e ficam de mimimi... como diz uma certa poetiza ou poeteira (rs): beijo no ombro...

    • Dênio Postado em 19/Feb/2015 às 15:14

      Que comparação inteligente a sua, hein? Suíça e Guiné Equatorial...tá certinho!

      • Rogério Maestri Postado em 20/Feb/2015 às 15:20

        Comparar Guiné Equatorial com a Suíça é de extrema inteligência e perspicácia, não podemos esquecer que uma das principais fontes de recurso do enriquecimento da Suíça foram no passado as famosas contas numeradas que serviram para esconder o dinheiro de corruptos de todos os países do mundo, inclusive ditadores africanos. Bem pior fez Jacques Chirac ex-presidente da França que recebeu mais de 500 mil libras do ditador Mobutu Sese Seko para a campanha eleitoral da direita francesa, coisa que foi repetida recentemente pelo Nicolas Sarkozy na última campanha com dinheiro do Muammar Kadhafi (depois a França ajudou a matar Kadhafi para queimar o arquivo).

  32. Keanu Postado em 18/Feb/2015 às 22:12

    A indignação é com o dinheiro doado para uma festa (ato desnecessario) fora de seu país que passa fome! Será que é difícil entender????

  33. JOÃO CARLOS Postado em 18/Feb/2015 às 22:14

    Todos os comentários criticam a origem do dinheiro, gostaria de saber se a doação é do país Guiné, ou é doação particular do ditador.

  34. Jonas Schlesinger Postado em 18/Feb/2015 às 22:15

    E quem não gostou da vitória da Beija-Flor, vão tomar no cu, vão se foder e... beijinho no ombro. Mangueirenses iludidos. Carnaval é carnaval, política é política. Se fosse o Satanás doando o dinheiro, o que tem a ver? O dinheiro é dele. E quem não gostou vai pra puta que pariu. Fui...

    • Carlos Postado em 19/Feb/2015 às 02:19

      Carlos as pessoas morrendo em hospitais e vc comemorando o carnaval com dinheiro sujo de sangue, por isso que esse país é um puteiro e sempre sera.

      • Jonas Schlesinger Postado em 19/Feb/2015 às 08:54

        Sai fora, seu ridículo. Perdeu, otário. E se não torce nenhuma escola de samba, tá dando motivos... agora o carnaval passou. Vamos focar no governo de novo. E... quanto recalque de perdedor... :)

    • luiz Postado em 19/Feb/2015 às 17:29

      logo se vê seu baixo nível.Nada me espanta após ler o seu texto.

  35. leandro Postado em 18/Feb/2015 às 22:30

    Marketing é tudo. Não foi ilegal o patrocínio. Pela lógica usada pelo autor, deveriamos estar virando a cara pros Suíços, ou se esqueceram q os mesmos financiaram Hitler e por décadas se valeram do direito ao sigilo bancário para lavar bilhões de doletas provenientes de drogas, venda ilegal de armas e etc?

  36. Fagundes Postado em 18/Feb/2015 às 22:38

    Então tá, o autor do texto é gaúcho...tá respondido agora o motivo do site nunca fazer matéria sobre os oportunistas tradicionalistas gaúchos e sua ideologia preconceituosa faz de conta...hmmmmm vai contra os colaboradores do site, sabe como é........os culpados sempre são os outros...sabe de nada inocente! A tá!

  37. Dr. Francisco Mello Postado em 18/Feb/2015 às 23:01

    Essas leituras devem ser feitas sem agressões. Vamos elevar o nível da discussão. Eu penso que a escola de samba não precisava de dinheiro sujo do ditador para ganhar o carnaval.

  38. Carlos Postado em 18/Feb/2015 às 23:06

    Rio de Janeiro é o que é devido a sua cultura de tolerância com assassinos quaisquer, carnaval financiado pelo dinheiro de drogas, jogos de azar, ditadores quem sera o próximo o estado islâmico?

  39. Jonas Schlesinger Postado em 18/Feb/2015 às 23:12

    Kkkk a cara dos torcedores do Salgueiro. Xupa! Falem tbm da Unidos da Tijuca. O maior paraíso fiscal do mundo. Daonde veio o financiamento. Ah, esqueci. Eles são arianos. E olha, eu sou taxado sempre aqui de racista. Eu hein kkkkkkkkk

    • Helena pinto Postado em 20/Feb/2015 às 11:02

      jonas, voce e um ignorante digno de pena.

  40. maria aparecida. Postado em 19/Feb/2015 às 02:13

    O melhor desfile de carnaval de todos os tempos , foi o da Beija Flor,quando o enredo era "Ratos e urubus ,não roubem minha fantasia." Lembro que pegou o segundo lugar ,e não me conformo com isso até hoje. E nem morar no Rio eu moro.

  41. Marcos Postado em 19/Feb/2015 às 02:18

    Pouca coisa se salva no Brasil, é como aquela velha piada, "Deus no mundo existe tantas desgraças porque vc criou aquele paraíso chamado Brasil, Deus responde, se vai ver o povo que eu vou por lá.

  42. Vico Postado em 19/Feb/2015 às 02:49

    E a Dilminha ter perdoado a dívida bilionária do país do ditador ngn acha errado? Eeee hipocresia.. ( não sou a favor de ditadura, achei no mínimo antiético essa doação e samba enredo da escola, mas vamos críticar com coerência)

  43. Regina Postado em 19/Feb/2015 às 02:59

    O carnaval é uma festa muito bonita,porém hipócrita, pois todos sabem de onde vem o financiamento de todas as escolas, que são da bandidagem do Rio.

  44. fernando fernandes Postado em 19/Feb/2015 às 03:31

    Guinea equatorial eh o pais mais injusto do mundo. Renda per capita brasil _ 12 mil us$ Guinea equt = italia = 33 mil us$ esse petroleo em maos de ditadores...

  45. Milton Quadros Postado em 19/Feb/2015 às 06:22

    Não mudaram muito, de bicheiro a ditadores, assim como "doações" de empreiteiros a políticos, é dinheiro sujo.

  46. Gustavo Horta Postado em 19/Feb/2015 às 09:00

    Em nome do pai, do filho e dos outros espíritos de porco que ali rondam e passeiam! Quadrilha reunida, bloco na rua! E dá-lhe carnaval... Com uma nova marchinha de carnaval... #impitimanémeuzovo

  47. Luziete Postado em 19/Feb/2015 às 09:54

    Esse cara devias ser jogado dentro de uma jaula de leões bem famintos. Há os leões não merecem comer esse cara ....Da nojo de ver isso ...

  48. Edival Tavares Postado em 19/Feb/2015 às 10:04

    Fico imaginando se ao invés de Guiné Equatorial, fosse Cuba a financiar uma escola de samba...

    • Antonio Postado em 19/Feb/2015 às 12:50

      Pois é, os coxinhas iam encher o saco! Disse tudo!

    • Brenda Postado em 19/Feb/2015 às 19:40

      Fico imaginando a linha de raciocínio do teu comentário... Cuba na grandeza do seu sistema capitalista empreitando escolas de samba... Tá certinho.

  49. Rodrigo Postado em 19/Feb/2015 às 11:11

    (Outro Rodrigo) Resumo da ópera: "Se o seu pode, o meu também pode. Quem comeu, comeu. E agora é a minha vez!" - não é para ser diferente, mas apenas para se ter a vez de "comer" e se "enpaturrar". P.S.: na Copa esse cidadão desfilou por aqui, junto com ditadores outros africanos, cabe lembrar.

  50. Amorim Postado em 19/Feb/2015 às 11:41

    Amorim Silva E olha a vida de luxo que o filho leva fazendo compras em Paris, enquanto a miséria absoluta reina no país Guiné Equatorial........ https://www.youtube.com/watch?v=ZjMxhyOJL_Q

  51. Célia Mattiazzo Miranda Postado em 19/Feb/2015 às 13:20

    Minha sugestão:vamos pesquisar de onde vieram as doações das outras escolas? e os bombons jogados era Garoto, Nestlé ou Copenhague...quantas crianças brasileiras que nunca provaram um!diante de tudo isto, eu posso afirmar que o carnaval amplia minha cultura, e eu só lamento não saber SAMBAR.

  52. Silva Postado em 19/Feb/2015 às 13:51

    Esses 10 milhões daria pra fazer escolas para o povo desse pais,so que educação não e prioridade nem la,nem ca,agora samba,carnaval que vale para eles .Nunca seremos pais de primeiro mundo assim,nem Guine Equatorial sera.

  53. Antonio Postado em 19/Feb/2015 às 14:20

    Tenho minhas ressalvas quanto ao carnaval, não como ele é em essência, uma festa com participação popular, mas o que ele se tornou hoje, mais um "produto" voltado para o consumo com seus camarotes com celebridades e membros da "alta sociedade" esbanjando sua ostentação estúpida.Onde a grande maioria da população está do lado de fora,porém esta e uma opinião pessoal.Agora,entendo a indignação do Lucien, mas esta é uma característica da degradação destes eventos (não só o carnaval) em que para voçê ser "vip" não importa se conquistou sua posição ou sua $$$ eticamente ou não, aliás, a ética infelizmente está se tornando cada vez mais paradoxal neste mundo dominado pelo ideal capitalista.

  54. Fernando martins Postado em 19/Feb/2015 às 14:42

    Vergonha beija-flor! Indigna beija-flor! O pior é o povo alienado! Jurados sem consciência! Mídia que controla seus apresentadores sem que eles se deem conta (alguns se salvam)! 300.000 se juntam para brincar o carnaval (nada contra), mas 2.000 não se unem para ir contra o que aí está de errado, quando vão, são "vandados". Simples assim! O resto é papo nulo!

  55. FOME Postado em 19/Feb/2015 às 14:53

    Desde meados dos anos 1990, a Guiné Equatorial tornou-se um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara. Com uma população de quase dois milhões, é o país com o maior PIB per capita do continente Africano, e o 69º do mundo. No entanto, a riqueza é distribuída de forma muito desigual e poucos pessoas foram beneficiadas com as riquezas do petróleo. O país ocupa a 144ª em 2014 Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. A ONU diz que menos de metade da população tem acesso à água potável e que 20% das crianças morrem antes de completar cinco anos. Que é a favor desse patrocínio deve estar de acordo com crianças morrendo de fome enquanto a Beija-flor tem estrutura milionária...

  56. Pedro Postado em 19/Feb/2015 às 15:29

    Esse tal de Thiago Teixeira, argh!!! Enfim, acho que esse cara deve comer merda. A linha de raciocínio dele mostra bem a imbecilidade que ele carrega. Sem falar que ele deve ser forte pra caralho. Segundo ele mesmo diz: "na frente dele só com plano odontológico". Ôôô Van Dame, ôôô Anderson Silva, ôôô Bruce Lee, você conhece algum livro de pesquisa, se é que vc estudou. Se não conhece, quer que eu desenhe??? PQP, Arrêgo!!!!!!!!!!! OBS: Quer dizer que vc nunca esteve na Africa e trouxe panos do Dakar. Sem comentários. Arrêgo parte 2!!

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:39

      Sem comentários é um ser energúmeno desconhecer figuras de linguagem. Aliás vou para de utilizar ironias pois toda vez que faço isso 90% não entendem por puro analfabetismo, pois como disse o Diogo Mainardi (e não sou fã desse cara), "Na internet só tem OTÁRIO".

  57. JOÃO Postado em 19/Feb/2015 às 16:11

    Parabéns, Lucien! Texto brilhante, atual e reflexivo. À exceção da nossa vã democracia, o Brasil está repleto de Guinés Equatoriais doando fortunas pelos ralos da generalizada corrupção, num eterno carnaval de corruptos e corruptores. Abração!

  58. TANIA Postado em 19/Feb/2015 às 16:30

    comemorar o samba e o carnaval não tem nada a ver com isso porque quem faz a festa acontecer é o povo que trabalha o ano todo para levar ao país algo autenticamente brasileiro. A Globo e similares estão batendo muito nesta tecla, porque a eles interessa esculhambar com o que é brasileiro uma vez que estão a serviço da colonização do Brasil desde que compactuaram com a ditadura. Como se o dinheiro que circula no mundo fosse algo limpo e imaculado. Como se os ricos do mundo e do Brasil tivessem tanto dinheiro por vias inocentes e honestas. Quanto maior a desgraça e a crise, mais os ricos enriquecem roubando e comprando por preço de ocasião. Só porque a Globo quer malhar o ditador eu sou sua fã desde agora.

    • Marcos Postado em 19/Feb/2015 às 17:38

      Não tem nada a ver com a Globo, milhares de crianças morrem devido a ditadura.

  59. Heritage Postado em 19/Feb/2015 às 16:33

    Estou compartilhando um texto do jornalista Bernardo Mello Franco/ Folha de São Paulo. Nele poderemos ver do/de que/como é feito parte do carnaval da Sapucaí. Será que são comunidades velando a opressão de outras??? BRASÍLIA - Não basta reclamar da Beija-Flor, que levantou o troféu com patrocínio do sanguinário ditador da Guiné Equatorial. Uma conversa a sério sobre o financiamento do Carnaval do Rio precisa discutir os repasses de verba pública às escolas de samba e o controle da festa mais popular do país por uma entidade ligada ao crime, com as bênçãos do Estado e da prefeitura. A escola campeã, comandada há décadas por um contraventor de Nilópolis, está longe de ser exceção. A simpática Portela tem como patrono um miliciano, a Mocidade Independente pertence a um capo dos caça-níqueis, a Imperatriz Leopoldinense está nas mãos de um ex-torturador que virou bicheiro. Os quatro já estiveram presos e continuam a reinar na Marquês de Sapucaí, onde têm livre acesso aos camarotes e são reverenciados por artistas e políticos. Eles mandam na Liesa, a liga que organiza os desfiles na Marquês de Sapucaí. Em 2008, uma CPI da Câmara Municipal do Rio concluiu que a entidade deveria disputar licitação se quisesse continuar à frente do Carnaval. O então prefeito Cesar Maia foi contra. Os postulantes à sua cadeira evitaram o assunto. Eduardo Paes venceu a eleição, e pouca coisa mudou no Sambódromo. A prefeitura continuou a injetar dinheiro nas escolas até 2010, quando o Ministério Público mandou suspender os repasses. A verba direta foi substituída por patrocínios a eventos paralelos. Os conselheiros do Tribunal de Contas do Município, que deveriam coibir a farra, assistiam a tudo em quatro camarotes na avenida, depois devolvidos por ordem judicial. Paes já ensaiou licitar o desfile, mas desistiu alegando falta de interessados. Em 2012, quando concorria à reeleição, foi cobrado em sabatina do jornal "O Globo" sobre a permanência dos bicheiros. "Chato é, mas vou fazer o quê? Acabar com o Carnaval?", perguntou o prefeito. Aí está um bom tema para os candidatos à sua sucessão no ano que vem.

  60. Vera Carvalho Postado em 19/Feb/2015 às 22:08

    Nós não podemos mudar o mundo e,se isso fosse possível teríamos que começar aqui no Brasil,sou contra governos autoritários que massacrem seu povo,só que no caso da Beija-Flor eles ganharam o patrocínio. Será que tudo isso não foi por ser ela a campeã.Já pesquisaram quem patrocinou as demais Escolas .Teve época que até bicheiros levantavam as Escolas com dinheiro.Alguém falou alguma coisa? Porque só a Beija-Flor tem que amargar.

  61. poliana Postado em 19/Feb/2015 às 22:30

    viram o q o neguinho da beija flor disse hj, em entrevista a uma rádio gaúcha? http://www.msn.com/pt-br/entretenimento/carnaval/se-hoje-temos-o-maior-espet%C3%A1culo-agrade%C3%A7a-%C3%A0-contraven%C3%A7%C3%A3o-diz-neguinho-da-beija-flor/ar-BBhLgAZ mas o problema é a ditadura africana, n é bando de hipócritas!? p.s.: odeio carnaval, mas DETESTO HIPOCRISIA!!!

    • Rodrigo Postado em 20/Feb/2015 às 10:54

      (Outro Rodrigo) Não, Poliana, o problema é o crime organizado, esteja ele instalado aonde for: nos morros, no "asfalto", em Brasília, em ditaduras africanas. Se, pois, desde há muito é vergonhoso ver que a "maior festa do Brasil" é financiada por milícias (sabendo plenamente o que é uma milícia e sua origem), jogo do bicho, "caça-níqueis" e tráfico de drogas, continua sendo vergonhoso ver que agora ditadores disputam também lugar na fila, a fim de verem construídos carros alegóricos, alegorias, enredo, ou seja, todo o mundo do "Mágico de Oz", a fim de ele ver-se tal qual Zeus, no Olimpo - magnânimo, onipotente. Assim, pois, ao menos eu não falo de "8 ou 80", mas de uma crítica generalizada. Caso contrário, caso permaneçamos nessa de "ah, sempre foi assim" (o pensamento corrente, eu não dizendo ser o teu), vai ficar é a cada dia pior, tendo de distribuir senhas para ditadores serem endeusados na Sapucaí.

      • poliana Postado em 20/Feb/2015 às 12:25

        (outro rodrigo), eu n aplaudi o fato de a beija flor ter recebido patrocínio de ditador africano não. pelo contrário! achei e acho um absurdo...eu detesto o carnaval, principalmente o do rio de janeiro q, como o neguinho da beija flor disse, só acontece mesmo por causa do crime organizado, do tráfico, dos bicheiros, milicianos e tudo mais. desde criança eu escuto isso sobre o carnaval do rio de janeiro e as pessoas, HIPOCRITAMENTE, preferem fechar os olhos, fingir q nada acontece e curtir a folia. então, em 2015, pq a beija flor foi patrocinada por um ditador, as pessoas se revoltam e vem com um discurso politicamente correto e extremamente hipócrita sobre isso???? e os "contraventores"? e o patrocínio do TRÁFICO? DOS BICHEIROS? DOS MILICIANOS? tá tudo ok? ninguém diz nada???!! e até mesmo do Poder Público!!!!!!!!!!! acho um absurdo prefeitura financiar merda de escola de samba com tantos problemas na cidade pra resolver!!! mas aí o brasileiro fecha os olhos pra todos esses absurdos e venera o carnaval carioca? a beleza das mulatas na avenida? as lindas e caríssimas fantasias, q chegam a custar mais de 100 mil reais? de onde vc acha q eles tiram esse dinheiro? de uma vaquinha feita pela comunidade? É DE UMA HIPOCRISIA NOJENTA (outro) rodrigo! me referi a isso no meu post..mas em momento algum apoiei esse patrocínio pavoroso de ditador africano! apenas DETESTO HIPOCRISIA!! espero q vc tenha me entendido agora. um abraço.

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Feb/2015 às 09:50

        Pactuo do mesmo raciocínio seu Poli, "Ah ... mas lá na África estão passando fome ... e esse cara está usando o dinheiro roubado do povo sofrido para atochar fantasia no rego das estrelas da novela da 8 ..." Meu, para de hipocrisia!

  62. Celso Postado em 22/Feb/2015 às 20:12

    Pois é... Na minha opinião é hora de "regredirmos" no Carnaval para valorizá-lo como popular e de massa. O que, de maneira alguma, interessaria a rede Globo, nem aos que exploram o turismo (sexual?) da cidade maravilhosa Lógico que hoje as fantasias não vem de "vaquinha" da comunidade. Que passem a vir! Celso - Opiniões em Sintonia Pirata

  63. Quan_Chi Postado em 22/Feb/2015 às 22:28

    E o dinheiro que o Sarkozy recebeu do Kadafi na campanha presidencial francesa de 2007, o que vocês me dizem disso?? Carnaval e dinheiro sujo sempre andaram juntinhos, lembrem-se disso.

O e-mail não será publicado.