Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 21/Nov/2014 às 19:07
15
Comentários

Golpe precisa parecer democrático e constitucional

intervencao militar direita conservador golpe

Causa Operária

Depois da Marcha da Família, “o retorno”, realizada em março desse ano, a direita novamente foi às ruas pedir a intervenção militar em ato realizado no início de novembro.

Tal reivindicação é extremamente repudiada e, para os golpistas, é mais que isso; é uma maneira desastrada de colocar o problema.

Logo em seguida à passeata, diversos políticos, principalmente do PSDB, negaram que defendessem uma intervenção militar de qualquer tipo. Xico Graziano, do PSDB, condenou tanto os que desejam a volta do regime militar, dizendo que esses deveriam sair do PSDB, e também se disse contrário ao pedido de impeachment. O próprio Aécio Neves e outras figuras tucanas adotaram a mesma posição.

Na passeata chamada para o dia 15 de novembro, os manifestantes se dividiram entre os que pediam intervenção militar, impeachment já e investigação do governo.

Os primeiros eram minoritários e ficaram relativamente isolados dos demais. O cantor Lobão, que inclusive já deu declarações defendendo a ditadura, escreveu em seu twitter que não compareceu ao ato desse sábado justamente em razão da campanha em favor da intervenção militar.

O colunista da Veja Reinaldo Azevedo escreveu um artigo também criticando a reivindicação. O título da matéria diz “Canalha minoritária e golpista macula protesto democrático contra desmandos do governo petista”. Azevedo procurou ainda amenizar o discurso de Eduardo Bolsonaro que não pediu intervenção militar no ato porque considera que “não é o momento”. Bolsonaro revela as intenções da direita assim como Olavo de Carvalho, que escreveu “os adeptos sinceros da ‘intervenção militar’ NÃO SÃO nossos inimigos. Apenas ninguém lhes informou que se querem realmente uma ação militar, não deveriam frustrar tão afoitamente o elemento-surpresa”.

A polêmica no meio da direita não é ser a favor ou contra a intervenção, mas sim falar abertamente ou não em intervenção e em que momento.

O golpe de Estado é uma daquelas coisas das quais não se deve falar e sim fazer. E os golpistas sabem disso.

Além disso, é preciso fazer o golpe parecer algo constitucional e democrático e não uma violação flagrante dos direitos da população. Provavelmente a direita percebeu que as condições ainda não estão dadas. Falar em golpe só cria um repúdio e, em lugar de preparar o próprio golpe, prepara a população para combate-lo.

De agora em diante, a direita se dedicará a aparecer como a grande defensora da democracia e da legalidade para que sua ação golpista não seja percebida como tal. É nosso dever revelar suas intenções.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 22/Nov/2014 às 22:37

    legal seria ver esse do cartaz num pau de arara, tomando choque nos colhões e um cabo de vassoura no orgão excretor, parafraseando Fidelix..... aí seria tarde para arrependimento. Será que ele não vê que o que ele está tentando é dar força para destruir a liberdade e a tranquilidade de um povo. Digno de estudo psiquiátrico.

  2. Onda Vermelha Postado em 23/Nov/2014 às 01:49

    É Dilma SIM porque EU não penso só em mim! A regra é clara! Quem legitimamente conquista a maioria dos votos nas urnas GOVERNA! Quem perde vai para a oposição e DEVE aceitar o resultado advindo da soberania popular. Simples assim! Isso é tão claro que nem deveria ser necessário repetirmos tantas vezes esse mesmo princípio como nessas últimas semanas que seguiram ao segundo turno. De forma que aquele que prega o Impeachment de uma mandatária reeleita a menos de um mês sem nenhum elemento concreto que o embase ou faz uso de subterfúgios supostamente legais, flerta com o mais puro e sórdido golpismo. Presta um desserviço ao país, provoca instabilidade institucional e insegurança jurídica. Além disso, precisa compreender, urgentemente, o verdadeiro sentido e valor da democracia para todos os cidadãos deste país. Ei Golpistas! Qual é? Qual foi? Será que já se cansaram de “brincar” de democracia? Respeitem as regras do jogo! NÃO OUSEM TESTAR OS LIMITES E A DETERMINAÇÃO DAQUELES QUE A ELEGERAM. Dilma Rousseff(PT) é a Presidente eleita de fato e de direito. Chefe das Forças Armadas e da Nação, e assim será até 2018!

  3. Deisi Postado em 23/Nov/2014 às 08:20

    Perfeito Onda, o resto é golpe sim, menos golpe democrático!

  4. jarau Postado em 23/Nov/2014 às 10:19

    Para os coxinhas, leia no site pragmatismo politico o que escreveu o empresario fundador do psdb ricardo frank semler e depois da leitura calem a bocas seus analfabetos politicos.

  5. Roberto Pedroso Postado em 23/Nov/2014 às 10:31

    Triste é perceber que contra essa gente não existe argumentos eles não possuem cultura politica são indigentes intelectuais,apenas disseminam o discurso do ódio (odeiam a esquerda e tudo aquilo que ela representa,odeiam a liberdade quando esta ameaça seus privilegios e atualmente odeiam o País,)mas não conseguem manter um discurso coêrente que sustente seus ideias partem apenas do discurso do ódio desmedido sem argumentos, inteligência,não possuem capacidade de dialogo,alegam fraude eleitoral em pleno estado de direito revelando sua total falta de apreço e respeito pela decisão legitima obtida nas urnas. Desalentador perceber que a campanha eleitoral para 2018 já começou com a atuação insidiosa e deletéria de uma gente que não está acostumda a a perder.

  6. MARIA Postado em 23/Nov/2014 às 16:35

    ´TEM PESSOAS QUE FAZEM DE TUDO PARA APARECER! SE SOUBESSE REALMENTE O QUE O CARTAZ PROPÔE TALVEZ TIVESSE VERGONHA ! OU USASSE MASCARA,CARA DE PAU! LOBÃO UI, DESCUPE! BOBÃO! SUGESTÃO: " VAI PARA UM CINEMA VER FILMES DE GUERRA, VAI JOGAR JOGUINHOS DE GUERRA EM COMPUTADOR VC VAI AGANHAR MAIS... OH! OS FILMES E OS JOGOS SÃO FICÇÃO! " SOMENTE A CIDADANIA PLENA CONDUZ À DEMOCRACIA.NÃO HA OUTRA FORMA DE SER CIDADÃO QUE NÃO SEJA ATRAVEZ DA EDUAÇÃO IDEOLÒGICA E POLITICA" (com a licença poética) VAI VIVER! E APRENDER! INTERVENÇÃO MILITAR SE ALISTE NO EXERCITO! OU MELHOR QUER AVENTURA? VAI PARA A COREIA DO NORTE. O BRASIL É NOSSO E É LIVRE , POR ISSO ESCOLHEMOS NOSSOS GOVERNANTES REELEGEMOS DILMA !

  7. Cícero Postado em 23/Nov/2014 às 19:32

    Cesar, não existe mais apuração. Você parou no tempo. Hoje o que existe é "somação". Acesse http://www.tse.jus.br/ e veja o resultado por urna. Coloque os dados em uma planilha eletrônica. Some e aceite! É Dilma!!!!!

  8. Thiago Teixeira Postado em 24/Nov/2014 às 12:23

    Novamente repito: "VOCÊS PERDERAM AS ELEIÇÕES"; "ACORDA"; "SÓ 2018 AGORA"!!!!!!!!!

  9. Karina bb Postado em 24/Nov/2014 às 13:34

    A oposiçao ta fudida ,vejamos,eles tem,aecio,alckimim,serra,FHC,hummmmmm e O PT TEM......LULA,O MELHOR PRESIDENTE Q ESSE PAIS JA TEVE,,APROVADO POR MAIS DE 80% dos brasileiros KKKLKKKK MORRA FHC,COM REJEIÇAO DE MAIS DE 80% dos brasileiros KKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKK ELES PENSAVAM Q LULA FARIA UM MONTE DE MERDA E SERIA UM DESASTRE KKKKK LULA FOI A MELHOR COISA Q ACONTECEU AO BRASIL DESDE O DESCOBRIMENTO

  10. Washington Postado em 24/Nov/2014 às 17:02

    Trabalho na Justiça Eleitoral e afirmo: não houve fraude no processo eleitoral 2014. Quem sai as ruas dizendo que houve fraude nas eleições, na minha opinião, só pode se enquadrar em duas categorias de indivíduos: 1 - É um completo idiota. 2 - É um tremendo mau caráter. Sem mais.

  11. Luna Postado em 25/Nov/2014 às 01:01

    Esses coxinhas safados vaiaram a Dilma na copa do mundo sem nenhum respeito pela presidenta. Agora, continuam com essa conversa fiada de fraude, devem estar frequentando alguma instituição cuja especialidade, são aulas de jumentologia política, proferidas pelo grande mestre " Onde ele pisa não nasce mais grama". Não aguento mais esse chororô!

  12. Luna Postado em 25/Nov/2014 às 01:12

    Espero sinceramente que o nosso querido amigo Cesar Souza, pare de comer capim por alguns instantes e vá estudar. Boa sorte!

  13. MARIA Postado em 25/Nov/2014 às 09:34

    AGORA CHEGA! AÉCIO,FHC,LOBÃO,ROGER,BONSONARO,FELICIANO E TURMIA DO BOLINHA...,VÃO TENTAR OUTRA COISA PARA APARECER ! CHEGA DESSA HISTORINHA ULTRAPASSADA TÁ? VÃO TRABALHAR CAMBADA! VCS QUEREM OU NÃO VER O BRASIL CRESCER AJUDA AÍ!?

  14. Guilherme Postado em 25/Nov/2014 às 15:04

    Sou contra a intervenção militar. Mas a prisão imediata de Dilma e Lula é necessária.

  15. Luna Postado em 25/Nov/2014 às 18:32

    Caro amigo Cesar Souza, realmente eu prefiro ficar pendurado nas tetas da Dilma, a mãezona, do que pendurado pela boca no saco do Aécio !