Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 05/Sep/2014 às 15:55
88
Comentários

Torcedora chora e pede desculpas a Aranha

Torcedora pede perdão ao Grêmio e ao goleiro Aranha por ofensa. Patrícia Moreira disse que não queria prejudicar o time e que 'não é racista'

torcedora grêmio racismo aranha santos
Patrícia Moreira chora e pede desculpas ao goleiro Aranha e ao Grêmio (captura de tela)

A jovem Patrícia Moreira, que foi flagrada por câmeras chamando o goleiro Aranha de “macaco” durante jogo na Arena, falou nesta sexta-feira (5) pela primeira vez com a imprensa. Em meio ao choro, ela pediu desculpas ao Grêmio e ao jogador pelas ofensas.

“Eu não sou racista, peço desculpas à nação tricolor, nunca quis prejudicar o Grêmio. Desculpas ao Aranha, perdão, perdão mesmo”, afirmou em entrevista agendada pelo seu advogado em um hotel da Capital.

Na presença do defensor e de familiares, ela disse o que já havia relatado tem à polícia. A torcedora gremista falou que usou a palavra “macaco” sem intenção de ofender o jogador do Santos.

“Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte, não teve intenção racista. Foi no calor do jogo. O Grêmio estava perdendo, eu vivia para o Grêmio”, disse a jovem de 23 anos, em depoimento que durou cerca de dois minutos.

O advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, afirmou que o objetivo dela agora é encontrar o goleiro para fazer pessoalmente um pedido de desculpas. Ela responde por injúria racial na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre.

Vídeo:

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Sep/2014 às 16:10

    No instagram da moça,acharam umas fotos com grupo de pagode com negros,e algumas fotos com pessoas negras,inclusive saiu no UOL uma matéria sobre ela e um vizinho negro disse que ela nunca foi desrepeitosa. Concluo então que de fato,ela não é racista,mas fez uma bobagem,se deixou levar pelo efeito manada e merece sim responder por seus atos,mas combateram ignorancia com estupidez,linchamento virtual que incluiu a familia e até o cachorro,apedrejamento de sua casa,a fizeram se esconder com sua familia. E agora quero ver quando vão começar a punir quando chamarem jogador de viado. Preconceito racial é nojento e sexual também.

    • Zerino Postado em 05/Sep/2014 às 17:13

      é, falou tudo cara.

      • Elson Postado em 05/Sep/2014 às 18:28

        Me parece que aqui mesmo teve matéria chamando a moça de meliante. Sim, foi efeito manada. Algo parecido é quando xingamos alguém de fdp, evidente que o ofendido não pode levar ao pé da letra. A punição ao clube e o aperto que a moça já passou está de bom tamanho, mais que isso entramos no campo da pura vingança e do linchamento.

    • Denisbaldo Postado em 06/Sep/2014 às 15:27

      Ela é um exemplo muito claro do racismo "dentro do armário" que existe no Brasil. É um racismo contido, tímido mas a qualquer hora pode explodir e causar danos. Com certeza esta menina já ouviu familiares, amigos, comediantes chamarem negros de macacos e isso ficou gravado em sua memória como uma referência. Havia um negro entre os torcedores do Grêmio e ele não foi discriminado, na verdade deve ser aceito por todos. Portanto, o negro do outro time é macaco, mas o negro que torce pro meu time não é!?!?! É um racismo muito confuso, mas sim existe. Muito diferente do que ocorre na Ucrânia, onde os torcedores discriminam os negros, latinos, asiáticos, etc. da própria torcida e mesmo aqueles que jogam em seu time. É o racismo claro, aberto, sem medo ou necessidade de alguma razão para ser expresso. Ou seja, para eles todo negro é macaco e ponto. De qualquer maneira, o racismo do Brasil, contido, "dentro do armário" é muito nocivo, afinal, basta observar o número de doutores, deputados, artistas bem sucedidos negros no Brasil comparados ao número de brancos. Mas lidar com ele é muito mais complicado, pois sempre será confundido com uma brincadeira, com algo sem muito valor. Você mesmo acabou de dizer que ela não é racista...

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:24

        O fato da moça ter amigos negros não significa que seja completamente desprovida de racismo: seria inverossímil havendo ela cescido numa cultura racista. Todo mundo é racista: os estereótipos raciais são incutidos em nosso subconsciente antes mesmo dos cinco anos. O que significa que não se tem controle sobre o pensar e sentir racista mas somente sobre o agir. E basta isso par garantir o não cerceamento dos direitos com base na raça ou em qualquer outro estereótipo: é esse agir que leis devem e podem controlar. Quanto ao apedrejamento da casa da racista, insisto: é desproporcionalmente violento: é o que chamo de extremismo nazivitimista. Hoje o nazirevanchismo sionista. Amanhã o nazivingancismo negro. Abramos os olhos: os nossos e os da História.

      • Denisbaldo Postado em 08/Sep/2014 às 12:02

        Eu acho que ninguém é obrigado a gostar, a ser amigo, a receber em sua casa alguém que ele não goste, seja lá qual for a razão (sexo, cor, origem, religião, etc.). Mas vivemos em uma sociedade e dividimos espaços constantemente. Dentro do seu "eu" você pode ser o que quiser, fora dele existem regras que devem ser observadas. Para toda ação há uma reação, que às vezes pode ser desproporcional, como está ocorrendo agora com esta garota. A injustiça pode acontecer em ambos os lados, tanto contra a vítima quanto contra o opressor. Este episódio começa a deixar claro àqueles que acham que são intocáveis no meio de uma multidão e agem como irracionais, que a injustiça pode se voltar contra eles também.

      • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:02

        Foi o que eu disse: não ser obrigado a gostar é direito de liberdade de consciencia. O que não nos tira o dever de respeitar.

  2. José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 16:20

    Fora que o A.ranha está se aproveitando disso, pois nem mesmo quis se encontrar com a moça, sendo ele o primeiro r.acista por se casar e ter filhos com uma mulher branca. O Daniel Alves foi bem mais sábio ao lidar com a situação do que ele. Eu não vejo a mesma cobertura da imprensa em relação a soltura do "Cadu" (aquele que m.atou o Glauco), que cometeu um crime bem mais grave.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Sep/2014 às 16:23

      Que bobagem cara,meu deus. O cara é racista por se casar com uma branca? Por favor,fala que é ironia.

      • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 16:25

        Existem muitas negras bonitas, mas o cara não quis. O exemplo vem de cima. É assim com ele, e com outros, como o Pelé.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Sep/2014 às 16:28

        Ah ok,entendi,negro não pode casar com branco. Nesse seu raciocínio,branco pode casar com negra?

      • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 16:33

        Sim, se ele amar a moça.

      • poliana Postado em 05/Sep/2014 às 16:34

        "sendo ele o primeiro r.acista por se casar e ter filhos com uma mulher branca". ok, josé ferreira, prefiro n comentar! parei de ler seu post nesse fragmento. realmente, n vale a pena. um abraço!

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 05/Sep/2014 às 16:35

        Entendi. Negro com branca,não ok,não combina e o negro tem que dar prioridade as negras. Branco com negra,ok desde que haja muito amor.

      • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 16:40

        O problema não é o casamento com uma branca, mas é 99 por cento dos negros ricos escolhem uma branca para casar. E os negros pobres quando enriquecem, acabam largando as suas esposas negras.

      • Rosa Postado em 05/Sep/2014 às 18:02

        Nossa cara...vc é sem noção ou oquê?

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:26

        Além de autorracismo ele dá péssimo exemplo de autoimagem. Mas ainda acho que insultar o cara não é a solução. E também não é solução partir pra justiçagem extremista apedrejanto uma residencia familiar.

    • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 16:37

      O problema não é o "negro com branca", mas 99% dos negros ricos só querem saber de brancas. E os pobres negros casados com negras acabam largando as esposas quando enriquecem.

      • Carmen Postado em 06/Sep/2014 às 11:53

        Tu és muito idiota ao fazer esta comparação. Te liga cara, não é bem assim.

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:28

        Ele não fez comparação nenhuma, apenas contatou fato estatístico. Mais idiota é quem desargumenta ao precisar distorcer fatos a fim de vencer o debate sem nenhum mérito.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 08/Sep/2014 às 16:52

        Ele disse com todas as letras,"Aranha é racista por causou e teve filhos com uma branca". E eu e ninguem tem nada a ver com quem um branco,negro,asiático ou ET se casa e tem filhos.

      • eu daqui Postado em 10/Sep/2014 às 12:39

        Em um país com tantas negras jovens e belas o Aranha bem que poderia ter se envolvido com uma: é autoracismo sim.

    • Thiago Postado em 05/Sep/2014 às 16:49

      Se você acha que casar com alguém que tem cor de pele diferente é repreensível, o racista é você.

      • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 17:49

        Depende da situação. Não vamos generalizar.

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:29

        E se vc acha que não se pode gostar de alguém da mesma cor, além de racista vc é viralatista.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 08/Sep/2014 às 16:54

        "eu daqui",voce só pode ser um troll,em que momento o Thiago disse sua afirmação?

      • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:05

        Um post não precisa concordar ou discordar exata ou denotativamente. Um comentário pode se adianta, descender, ou conotar de outro. Vá estudar, cotista.

    • José Postado em 05/Sep/2014 às 17:20

      Negro só se for com negra? Isso, sim, é segregação racial! Se for seguir o raciocínio do José Ferreira, se o jogador casasse com uma negra ele seria racista contra as brancas, então, para não ser racista, ele teria que casar com uma mulher sem raça!

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:31

        Não: a julgar pelas estatisticas, se ele casasse com uma negra não seria racismo mas simples falta de opção.

    • Sílvio Postado em 05/Sep/2014 às 19:11

      Pessoal está distorcendo o que o José Ferreira falou. O argumento dele é totalmente coerente e está coberto por estudos sociais que revelam essa faceta curiosa sobre a escolha de pares de negros "bem-sucedidos" materialmente. Isso não é suportado apenas por estudo, mas empiricamente, como ele disse. Basta observar que dos negros "famosos" só o Lázaro Ramos andou casando com uma moreninha (outa atriz famosa), mas entre os negros "não famosos" a união das pessoas de mesma cor é muito, mas muito, mais comum...

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:30

        Só não opta por parceiro branco o negro que não acha. Aquele que acha, com ceteza encaixa.

    • Guilherme Postado em 05/Sep/2014 às 22:54

      O cara eh racista pq casou com uma mulher branca? Não entendi o raciocínio, se é que houve algum

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 13:22

        Da parte de quem casou, garanto que não houve mesmo.........

    • Luiz Souza Postado em 06/Sep/2014 às 16:06

      Mais um tutor preto... Agora você quer dizer como o preto Aranha deve ou não agir, que o Daniel Alves agiu corretamente, com quem devemos casar. É aí! Eureka! É esse o âmago do racista: ele quer ser tutor de quem não lhe deve satisfações. Para nossa sorte, muito branco bom jogou a tutela preta no lixo e quis viver como igual, sem encher nossos grandes e retintos sacos.

      • José Ferreira Postado em 06/Sep/2014 às 23:53

        "Grandes e retintos sacos". Depois sou eu o "grosso"...

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:37

        kkkkkkkkkkk vejam quem se queixa de tutela indevida: o negro que quer determinar ATÉ MESMO O OLHAR do branco. Se vc precisa de uma tutela que te diga que deve ter preferencia por sua propria pele, vc não tem é saco nenhum: vc é seu próprio saco.

  3. raphael_subversivo Postado em 05/Sep/2014 às 16:20

    Racista é assim mesmo, covarde. Nem coragem de defender o que realmente pensa dos negros ela tem, vai agora choramingar com medo de ser punida. Essa é nossa elite.

  4. Emmanuel Postado em 05/Sep/2014 às 16:52

    Agora só por que ela chora em rede nacional é santa? Mesmo assim, não é certo fazermos justiça com as próprias mãos... Essa moça tem que ser punida (presa, na minha opinião) como exemplo; assim como os outros que covardemente esculhambaram o goleiro Aranha. Um equivoco, também, que percebi aqui nos comentários, é que alguns tentam vitimizá-la, sendo que no caso a vitima é o goleiro!! Temos que parar de inverter a situação. É necessário separar o agredido do agressor... Numa outra situação, ela sofreu com abusos machistas, mas que fique claro que não foi da parte do Aranha.

    • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 17:54

      "ela sofreu com abusos machistas, mas que fique claro que não foi da parte do Aranha". Pode não ser, mas ele coloca "lenha na fogueira" ao enquadrá-la como a única culpada, recusar o encontro e dizer que os gaúchos são racistas.

    • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 13:24

      Se eu for me vingar de todo estereotipo machista que me é jogado nos peitos, insultando, vou ter que ganhar na mega acumulada pra poder não fazer mais outra coisa na vida que não seja insultar.

      • eu daqui Postado em 10/Sep/2014 às 12:40

        kkkkkkkk.......sempre coroando minha independencia.......kkkkkkkkk...então quem deixa de reclamar é que é chata, e não quem reclama de tudo kkkkkkkkk é bem o raciocínio do nazicoitadista kkkkkkkkkkk

      • Gabriel Postado em 22/Sep/2014 às 13:49

        "eu daqui" a cada 10 palavras tu inventa 2 ... nazicotista, neocoitadista, nazipuranista, fascitiranista hahahha, calma menina, inventar neologismos não te faz mais inteligente

  5. Emmanuel Postado em 05/Sep/2014 às 16:56

    Mas não é possível... A horda de zumbis reacionários tem invadido até o Pragmatismo. Ai classe m.

    • Bruno Postado em 05/Sep/2014 às 18:09

      é o the walking dead Brasil

    • Bruno Postado em 05/Sep/2014 às 18:13

      é por isso que temos que repensar o nosso sistema educacional.Construir um sistema que procure formar o ser humano como um todo e não apenas instruí-lo para ser uma máquina de enriquecimento de empresários.

  6. Manuel Guerrero Postado em 05/Sep/2014 às 16:56

    Seria muito bom que eles se encontrassem, mas nao só para a mídia ver, registrar e lucrar com isso, mas para falar e aprenderem da troca. Ela pediu desculpas. Pode até ser estratégia do advogado, mas seria uma oportunidade para se verem de perto e ver o que sai da conversa. Sem repórteres nem curiosos.

  7. Zerino Postado em 05/Sep/2014 às 17:20

    Parem de choramingar, o movimento feministas e os direitos humanos estão sim criticando duramente a atitude desses otários que decidem tomar esse tipo de atitude. Vejo nesse tipo de comentário racismo enrustido. Vocês são locos pra colocar o branco na situação de vítima né? que ridiculo.

  8. Natalia Alencar Postado em 05/Sep/2014 às 17:35

    Achei que eu nunca diria isso na vida, mas: Pereira, nessa eu concordo contigo. |: A moça tem sim que responder legalmente pelo que disse, ainda que no calor do momento... Mas o que eu presenciei de machismo e hipocrisia contra ela, não tá escrito. Vociferar contra racismo e dizer "que ela merece ser estuprada por um negão", não só legitima o preconceito contra negros, como fortalece ainda mais o machismo. Fora que né? Tanto falam dela, mas os outros torcedores ninguém mais ouviu falar. Pra quê, se já tem uma pra levar a culpa sozinha?

    • José Ferreira Postado em 05/Sep/2014 às 17:51

      E tinha um n.egro no meio deles, mas ninguém fala nada.

      • Eva Lima Postado em 05/Sep/2014 às 19:23

        Tinha mesmo!E ele pelo jeito sofreu de amnésia na hora, pois perdeu a identidade! Que coisa nao?!!!

    • KARINA BB Postado em 05/Sep/2014 às 18:23

      KKKKKKKK ISSO ACONTECE KKKK CONCORDOU COM O PEREIRA KKKKKKKKK EU tambem ja concordei com o naro uma vez KKKKKKKKKKKKKKKKKLK Grande Pereira

    • Deisi Postado em 06/Sep/2014 às 09:09

      Natalia sinto lhe informar mais o Pereira não fez nenhum comentário sobre esse assunto. KKKKK, acho que você confundiu com o José Ferreira, mas são igualinho, reaça e fundamentalista.

      • José Ferreira Postado em 06/Sep/2014 às 11:23

        Só por que eu não "sigo a cartilha" da esquerda e nem da direita não quer dizer que sou "fundamentalista".

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:40

        Mais fundamentalista, totalitário, intolerante, violento, ilegalmente justiceiro e nazivingancista negrista é quem apoia o apedrejamento de toda uma familia por causa de uma injuria e projeta sua prórpia sombra em quem discorda.

    • Natalia Alencar Postado em 08/Sep/2014 às 15:07

      Hahahaha pior que não, tenho certeza que era o Pereira - fiquei tão em choque em concordar com a opinião que chequei umas três vezes o usuário que postou. =P E eu comentei em resposta a ele. Se o meu tá aparecendo sem resposta a ninguém acho que o comentário dele sumiu, sei lá.

  9. paulo Postado em 05/Sep/2014 às 18:16

    pura hipocresia! o pessoal que ta esculachando a mulher , dizendo horrores com ela dando apoio a todo linchamento dela é o mesmo que quando um assaltante é agredido pela população , fica defendendo o assaltante (direitos humanos e bla bla bla bla) ela comenteu o crime? SIM! mas que tem que julgar ela é a justiça e não fazer essa palhaçada que tao fazendo com ela , expondo ela a todos os tipos de vexames e injurias

  10. Eva Lima Postado em 05/Sep/2014 às 19:09

    Só tenho dó em todos os sentidos dessa garota! Dó pela sua imaturidade, dó por compactuar com as ofensas racistas ( ao ir no embalo da torcida e gritar "macaco") mesmo afirmando não ser racista, dó pela retaliação e exposição que esta sofrendo, dó por ter tornado-se "bode expiatório"! Por ser eu negra o que mais me deixa triste è saber que muitos não foram educados para respeitar as diferenças, seja ela por raças, credo religioso, opção sexual, por time ou por escolha política. As pessoas estão sendo obrigadas a aceitar na forma da lei ao outro,sendo que deveria ser algo tao natural no ser humano!

  11. Thiago Teixeira Postado em 05/Sep/2014 às 19:13

    Eu como cidadão e sonhador de um mundo sem conflitos, racismo e guerras, gostaria de ver o Aranha sim, se encontrando com essa moça para uma troca de abraços. Será simbólico e histórico, o combate contra o racismo será muito eficaz com um gesto de desculpas, carinho e respeito entre duas pessoas. Conto com você Aranha, faça isso!!!! Será Show!!!!!!!!!!!!

    • poliana Postado em 05/Sep/2014 às 20:29

      sim thiago, mas n pra virar um espetáculo midiático. mas tb n podemos condenar o aranha por ele n querer encontrar a garota. ele tem os motivos dele, e se n consegue perdoá-la, temos q compreendê-lo. mas tb acho q os dois poderiam se encontrar longe dos holofotes dessa mídia podre q adora um "showrnalismo".mas algo me diz, q logo mais, os dois aparecerão no fantástico fazendo as pazes e se abraçando...aguardemos.

      • Thiago Teixeira Postado em 06/Sep/2014 às 07:51

        Eu acho que não podemos radicalizar desta forma. Há uma grande diferença entre essa "Maria do Embalo" do Gentili e Rafinha Bastos por exemplo. Ela percebeu o erro e pediu desculpas, continuará pagando pelo crime de injúria, mas o Gentili ou demais babacas CQC Stand Up alguma vez se desculparam? Muito pelo contrário, emendaram outra piada em cima. Desta vez estou esquecendo o oportunismo da mídia e pensando só no ato de aceitar o perdão (nada a ver com religião, calma, kkkk), será um tapa na cara dos racistas, que no fundo torcem para o Aranha manter a postura intolerante pois é isso que eles querem, gerar discórdia.

    • Yrae Postado em 06/Sep/2014 às 18:28

      RSRSRS. Racismo combate-se com punição e educação, não com impunidade e apologia. Se toda vez que praticarem racismo a punição for pedir desculpas, voltamos dois séculos atrás.

    • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 10:41

      Mas vc não acha que depois do apedrejamento da casa dela essa possibilidade ficou mais remota?

  12. Rodrigo Postado em 05/Sep/2014 às 20:11

    A melhor coisa que o Aranha poderá fazer é perdoá-la e abraçá-la. Melhor, não só para o coração de ambos, como também como um importantíssimo gesto simbólico contra o racismo no Brasil e aqueles que querem abafá-lo, mostrando que há uma via que não o confronto nu e cru. Será Ubuntu.

  13. Thiago fs Postado em 05/Sep/2014 às 20:56

    Há anos os negros tem mostrado "boa vontade" perdoando e abraçando seus ofensores e adivinhem???? O Racismo continua. Ela tem que responder por sua atitude. Como todos os demais ali. E o Aranha, ele deve mostrar que não podemos mais admitir essa postura.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Sep/2014 às 08:04

      Não acredito nesta sua constatação, pode ter certeza que qualquer evento de racismo envolvendo as duas partes, onde houve uma aproximação e um pedido de desculpas, as pessoas ficaram diferentes. Muitas pessoas que nasceram em berços racistas, de pais cretinos e acéfalos, mudaram com o tempo através do convívio social. Há racismo? Sim, mas gradualmente, embora lentamente, há avanços. Ontem mesmo sofri racismo, recebi uma equipe de reportagem na obra pública onde sou gerente, e quando se prepararam para a entrevista me perguntaram: "Onde está o engenheiro?" Respondi: "Sou eu". O chefe da equipe deu um sorriso amarelo e disse "ah .. tá ..., onde está o fiscal do governo para eu entrevista-lo?". Quando o fiscal do governo chegou, outra decepção, ele era mais escuro do que eu. Chegaram ne mim e disseram. "Você conhece um comerciante ou fazendeiro que pode dar a entrevista?" Pacientemente arrumei um cidadão de bem, branco, barba feita, boa aparência, tive que passar as informações técnicas da obra e entrevistaram o fazendeiro. E ai? Você é negro? Já passou por isso? Sabe o que é realmente racismo declarado? Eu me senti um lixo por dentro e estou até agora abalado com tamanha ignorância daqueles idiotas da equipe de reportagem. Ano passado ocorreu a mesma coisa com a mesma equipe, não quiseram gravar entrevista comigo, entrevistaram um funcionário do governo com o meu capacete branco. Preferia ser chamado de MACACO.

      • Denisbaldo Postado em 06/Sep/2014 às 19:03

        O negro no Brasil ainda é considerado um incapaz para a maioria dos brancos. Como alguém em pleno século 21 pode achar que outro ser humano é menos capaz do que ele simplesmente pela cor da pele. É o racismo "dentro do armário" que comentei logo acima. Não é declarado, mas existe. Já senti discriminação na vida (não sou negro) quando morei fora do Brasil e tenho uma ideia do que passou e ainda passa. Sinto muito.

    • Luiz Souza Postado em 06/Sep/2014 às 15:57

      Os negros sempre foram bons para com o opressor. E ainda tem gente dizendo que queremos guerra racial no Brasil. Pretos e índios não tem vocação para mujahedin. Somos explorados sem problema algum. Por falar em Jihad, fontes seguras dizem que os ingleses estão entre os mais brutais mujahedins do EI. A História nos diz que isto é perfeitamente possível.

      • eu daqui Postado em 08/Sep/2014 às 13:26

        A parte nazivingancista do país, que não conta com todos os negros - claro - só não quer guerra racial pq sabe que os brancos sairiam vencedores.

      • Luiz Souza Postado em 09/Sep/2014 às 01:26

        Além de tutor, o throll é vidente...

      • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:07

        kkkkkkkkkk é disso que gosto: fazer a peusdoesquerda se revelar: quando não pode argumentar simplesmente rotula para abortar o debate....kkkkkkkkkkk

  14. Isaac Postado em 05/Sep/2014 às 21:08

    Lágimas de crocodilo.

  15. Deisi Postado em 06/Sep/2014 às 09:01

    Thiago me solidarizo com você, mas o importante não é o que esses babacas pensam e sim o que você é, estudou é engenheiro, os jornalista são uns merdas. Muito sucesso! Triste à sua situação nesse episodio, mas infelizmente nos deparamos com atitudes de pessoas pequenas, preconceituosas e recalcadas. Quanto a moçinha do caso Aranha, lágrimas de crocodilo, o delegado em uma entrevista disse que ela não chorou em nenhum momento do depoimento, diante daimprensa se espreme para ver se cola. Achei excelente a punição ao clube e a ela, com certeza os torcedores dessa organizada irão pensar duas vezes antes de atitudes tão deploráveis. Acho que o STJD, deveria acabar com torcida organizada, o pior que os clubes financiam e oferecem privilégios a esse tipo de gente. Grande parte dos torcedores do Grêmio costumam praticar atos desse tipo, por rivalidade eles tripudiaram em cima da morte do Fernandão. Isso vai muito além do preconceito é desumano.

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Sep/2014 às 14:17

      Ridículo, achei que era coisa do passado, e se a Torcida do Grêmio fez isso com o Fernandão ... lastimável. Uma vez estive no Maracanã em 94, e a torcida do Flamengo cantou em coro em tom de alegria debochando a morte de Denner, que na época jogava no Vasco "Ei, você ai, o Denner já morreu, agora é o Valdir". Valdir era outro ídolo do Vasco e estava em campo naquele dia. Aquilo foi uma sensação horrível, sempre gostei de ver jogos do Flamengo, mas desde aquele dia senti e sinto nojo daquela torcida até hoje.

      • Luiz Souza Postado em 06/Sep/2014 às 16:00

        Se ela fosse torcedora dum "time do povo", ficaria tudo por isso mesmo. Tenho certeza.

  16. Eliana Postado em 06/Sep/2014 às 15:15

    Onde foi parar meu comentário?

  17. Thiago FS Postado em 07/Sep/2014 às 07:01

    Thiago Teixeira, Sou negro sim, Já sofri sim racismo e bato na tecla histórica. Se só esse dialogo resolvesse, por que se criariam leis criminalizando comportamentos como racismo, violência contra a mulher, violência crianças e adolescentes, para preservação da fauna e flora? Eu sou professor de escola pública, dou aula pra alunos entre 6 e 12 anos e espero um dia falar para eles do racismo como uma maldição do passado que foi superada. Mas essa superação se dará com mais Aranhas e aquele pai de São José dos Campos e com menos Hucks e torcedores como essa moça!

    • Thiago Teixeira Postado em 07/Sep/2014 às 18:48

      Irá sim cara! O Racismo será difícil ser superado, mas muita coisa mudou nos últimos 30 anos. É lento, são 3 passos a frente e dois e maio pra traz, mas não podemos entrar no jogo dos racistas e agir com ignorância, pois é isso que eles esperam de nós!

  18. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:31

    Na verdade eu comentei sim, é que como meus comentários incomodam bastante, eles retiram. Mas algém chegou a ler.

    • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:08

      Também já removeram comentários onde discordo, questionando e argumentando sem insultar.

  19. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:32

    Se os mantenedores do site soubessem como a supressão de meus comentários me deixa satisfeito e feliz eles não o faraim.

    • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:09

      Censura é a coroação da independencia do censurado.

  20. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:35

    Ficou provado que hé censura em meus cometários.

  21. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:37

    Depois eles vêm falar em ditaduras e regimes de exceção. Que moral que eles tem ?

  22. Pereira Postado em 08/Sep/2014 às 16:39

    É que eu provei os malefícios do politicamente correto, isso deve ter doído na alma.

  23. mracio Postado em 08/Sep/2014 às 17:20

    Resumindo: ela é racista.

    • eu daqui Postado em 09/Sep/2014 às 10:10

      Todo mundo é racista. Os que ainda não se descobriram assim não tem contato com o próprio subconsciente. Os que não se assumem assim não são independentes o suficiente.

      • eu daqui Postado em 10/Sep/2014 às 12:43

        Certo! E transformar a autocritica em atitude que é pra não agir racista mesmo quando se pensa racista. Uma educação não racista também ajuda.

  24. Fabio Burch Salvador Postado em 11/Sep/2014 às 09:25

    Na verdade, existem vários erros nesse caso... 1 - Essa menina COM CERTEZA não era a única pessoa gritando "macaco" no estádio. 2 - O crime de racismo tem pena prevista em lei e esta pena NÃO inclui a exposição e o linchamento moral que ela está sofrendo - ela não vai conseguir emprego e será hostilizada por anos a fio. Ela deveria ser punida pela lei, e indenizada pela imprensa. 3 - A grande imprensa está insistindo horas e horas, semanas, em um assunto que mereceria uma notinha de canto de página. Ainda mais em ano eleitoral, com assuntos de maior importância. 4 - A insistência da imprensa já está gerando raiva em muita gente, que está entrando no clima de "guerra racial" que se planta com isso tudo. É preciso ser forte moralmente para não tomar lado. 5 - Uma loira chama um negro de "macaco", dá processo. Se um negro conta piada de loira burra, dá também? E se der, vai dar com essa mesma comoção social nacional? 6 - A quem interessa que fiquemos distraídos com uma bobagem sem importância de estádio de futebol, enquanto discute-se o futuro do Brasil?