Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 29/Aug/2014 às 18:15
28
Comentários

Para provar que não roubou, homem tira roupa em shopping de Salvador

Indignado, homem acusado de roubo tira a roupa para provar inocência. “Só porque sou negro? Eu sou trabalhador, rapaz, não sou ladrão, não”, disse, sob aplausos dos demais consumidores do shopping

Um vídeo que mostra um homem se despindo no Salvador Shopping tem circulado por redes sociais nesta quinta-feira (28). Ele é ouvido dizendo que não se incomoda de ir para delegacia. “Eu sou trabalhador, rapaz, não sou ladrão, não”.

As imagens mostram que, enquanto grita, ele tira a roupa. “Cadê o roubo? Mostre o roubo, aqui, d…”, diz. Os outros consumidores do shopping param para assistir à cena e batem palmas diante de sua atitude.

Segundo as testemunhas que registraram o vídeo, o incidente aconteceu na loja de material esportivo “Centauro”, mas a cena filmada acontece no meio do shopping. Um segurança é visto se aproximando do rapaz depois que ele tira a calça. “Não roubei nada, não. Veio de lá do shopping me seguindo”, diz, ainda gritando, ele.

VEJA TAMBÉM: As últimas frases de homens negros assassinados por policiais

Logo depois, ele bota a mochila e sai. Ainda do lado de fora, continua gritando com o segurança. “Saio do shopping e o cara me seguindo (…) Só porque é negro, é negão, vai roubar. Vá se f…”.

O Salvador Shopping foi procurado e afirmou que o caso aconteceu depois de uma discussão entre um vendedor e o cliente e este último saiu, por vontade própria, da loja. A assessoria não confirmou que o caso aconteceu na Centauro e afirmou ainda não saber se o cliente foi acusado de roubo. Representantes da Centauro não foram encontrados para se posicionar.

Vídeo:

Revista Black Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:22

    cara, eu vi essa matéria um pouco mais cedo no programa do datena!! meu deus, é revoltante! o cara foi humilhado publicamente!! e depois tem gente q diz q não existe racismo no brasil, e vem aki falar q tudo é vitimismo, coitadismo e n sei mais o q!!! é um absurdo meu deus!! espero mesmo q esse cara tenha ido a delegacia e leve esse processo adiante. e q a mídia dê cobertura pra q o caso n seja esquecido e q os culpados sejam realmente punidos!!! eu tô morrendo de pena desse cara velho..foi muita humilhação! ele tirou a roupa no shopping pra provar q n tinha roubado nada?! alguém aki sabe o q é isso???!!! e se trata mesmo de vitimismo ou de coitadismo, ou de nazinegrismo????!!! pelo amor de deus gente...a centauro deveria ser punida e fechar as suas portas!!! um absurdo q um rede de lojas como ela tenha feito isso! eu costumava ser uma cliente dessa rede, a partir de hj, nunca mais dou meu dinheiro pra ela. NOJO!!!!!!!

    • maria Postado em 29/Aug/2014 às 18:54

      Nao sei qual a forma como foi mostrada no datena, mas já que vc falou nele, o datena é um que ajuda a engessar a ideia de que "preto é ladrão". Ajuda a perpetuar a violência contra os pobres, que são em maioria negros... Aquele programa é um crime contra a dignidade humana. quanto ao video, me emociono em ver um ser humano ser acusado de ser ladrão pq é negro, nao faço ideia do que é ver as pessoas desviando de mim na rua cotidianamente por medo, ser revistado pela policia por absolutamente nada... Mas também me emocional de ver alguém reagir a essa acusação e se defender de maneira publica, expondo o agressor e a agressão (veladamente pela cor da pele) a julgamento público, gritando em alto e bom tom a cor da sua pele... Essas reações são legitimas, intimidam os racistas e levam as pessoas a reflexão... Enquanto os negros são levados em silencio as delegacias para provar sua inocência, as pessoas gritam que racismo nao existe mais! Esse ai, reage e revela o racismo vivido na loja... Parabéns! E que vitimas de racismo se revoltem e reagiam...

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 19:05

        maria, a minha crítica foi baseada única e exclusivamente com base no vídeo. o programa dele foi o 1º a mostrá-lo, e por isso tomei conhecimento. n me baseei no discurso do datena, apenas vi o vídeo lá e fiquei indignada. pouco depois vim aki pra net e vi q o pp ecoou a matéria. a questão aki é outra e n sobre o datenismo...mas enfim, entendi o q vc disse.mas q fique registrado q o q postei foi apenas com base no vídeo divulgado.

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 19:20

        repeti o termo no início do meu post. falei "baseada" e logo depois "com base". desculpa a confusão.

      • André FLN Postado em 29/Aug/2014 às 19:35

        Isso ai Maria, datena é lixo, insentivador da violência, dessensibilizando a sociedade... se o povo acha violência coisa normal, a abordagem superficial pra problemas sociais complexos, por causa dessas hienas aí!!!! Quem não faz parte da solução faz parte do problema!!

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 19:49

        andré, a discussão aki é sobre o vídeo de mais um caso de racismo q EU tive acesso pela 1º vez no programa de datena. se eu tivesse com a tv desligada e logo depois viesse aki pro site do pp, teria visto aki pela primeira vez. a discussão aki é outra! É SOBRE MAIS UM CASO DE RACISMO, DESSA VEZ EM UM SHOPPING DE SALVADOR. em nada tem a ver com datena e seu estilo de fazer "jornalismo". tudo q eu falei foi com base no vídeo, em nada tem a ver com o datenismo meu deus! tá difícil entender?

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Aug/2014 às 01:20

        Poli raxei pra caralho aqui com esses comentários kk mas sem zoeira, o que tu fazias assistindo o Datena? Vish tu não és a primeira a dizer que ele é nojento e agora me vem com essa? CARA VC TA SE ENVEREDANDO PRO PIG?!! saia dessa vida antes que seja tarde. Ah a discussão agora é o seu protodatenismo.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 30/Aug/2014 às 00:09

    KKKKKKKKKKKKKKK cara vc foi alvejada nos comentários. Já fui muito mal interpretado. Pq a gente pode falar titica e o povo entende merda.

    • poliana Postado em 30/Aug/2014 às 11:36

      Povo doido jonas. Meu pai assiste o programa e eu tava com ele na hora pq tava jantando. Mas ainda assim, n devo satisfação pra essa gente n moço. A questao aki era o racismo e neguinho kis levar pra critica ao programa do datena. Vai ver é akela parcela da população q n acredita no racismo no brasil. Vai entender...

  3. Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2014 às 10:42

    Isso aconteceu comigo num supermercado. O segurança mandou eu levantar a camisa, diferente desse rapaz eu disse a seguinte frase: "Poço até levantar, mas se se não tiver nada, eu vou quebrar o seu pescoço". Ele voltou então com o seu chefinho da segurança e o gerente da loja, repeti a mesma frase para os 3 e continuei: "Vou sair daqui preso, mas por tentativa de homicídio, e não por furto". Chamaram a polícia, e um deles me revistou, pediu meu CPF, averiguaram se eu tinha passagem e me liberaram. Fiquei, olhei para o três e disse outra frase: "A partir de hoje, não andem mais sozinhos na rua, isso não vai ficar assim". Semanas depois, minha esposa voltou nesse mercado e não estavam mais constrangendo as pessoas negras. Moral da história, racimo se combate com estupidez, agressividade e ignorância.

    • poliana Postado em 30/Aug/2014 às 11:39

      Kkkkkkkkkkkkk..thiago, n consegui me conter. Desculpa..foi uma historia triste mas vc resolveu de kbça erguida. Kkkkk..há males q vem para o bem..kkkk

    • Luciano Postado em 31/Aug/2014 às 21:08

      Eu lido com racistas sempre os ignorando e não dando confiança a eles, eu ja fui atacado fisicamente por alguns racistas na juventude e fui obrigado a agir em legitima defesa que é garantido no código penal.

  4. José Ferreira Postado em 30/Aug/2014 às 23:44

    Não foi racismo. Na verdade o cara se abaixou para pegar alguma coisa e pensaram que ele era ladrão. O rapaz suspeito inclusive exagerou ao se comportar dessa forma, pois passou vergonha e faz escândalo no Shopping. Ele poderia ter resolvido isso de uma forma mais discreta.

    • Luiz Souza Postado em 31/Aug/2014 às 01:53

      Vá fazer troça em outro lugar. Faça-me um favor, cara!

      • José Ferreira Postado em 31/Aug/2014 às 13:35

        Quem fez troça foram os seguranças e o rapaz suspeito.

    • poliana Postado em 31/Aug/2014 às 16:34

      josé ferreira, vc só pode estar de brincadeira viu cara!!!!!! q absurdo!!!!!!!!!! vc fez esse post pra provocar o pessoal aki n foi moço?????

      • José Ferreira Postado em 31/Aug/2014 às 16:59

        Vá dizer que ele não passou vergonha por causa desse escândalo. Se os seguranças e o rapaz suspeito fossem mais discretos a humilhação seria menor.

    • Luiz Souza Postado em 31/Aug/2014 às 18:14

      Lembremos o caso do Carrefour. O homem estava ao lado de seu carro zero esperando a esposa quando um segurança aproximou-se e o espancou. O bárbaro conseguiu arrebentar a prótese dentária do senhor com os socos. O que houve foi uma atitude bárbara de quem acha inconcebível pretos consumirem bens caros. Mas sempre haverá um advogado do diabo para culpar a vítima, igual àqueles criadores de cães ferozes que culpam os movimentos bruscos das crianças quando estas são mutiladas pelos bichos. Normal.

      • José Ferreira Postado em 31/Aug/2014 às 23:51

        Eu não estou culpando a vítima. Os seguranças devem ser demitidos, pois eles não fizeram o trabalho corretamente. Provavelmente eles usaram uma péssima forma de abordagem, visto que, em certas lojas, há treinamentos para que esse tipo de cena não aconteça.

    • Sabrina Lourenço Postado em 11/Sep/2014 às 12:46

      Quantas vezes você viu esse "mal entendido" acontecer com gente branca? Já trabalhei em quase todos os shoppings do Rio de Janeiro e te garanto que isso aí acontece sempre! Pessoas negras, especialmente rapazes jovens, sendo escoltados por seguranças durante todo o percurso, ainda que estejam só olhando vitrines. Foi racismo sim!

  5. Jonas Schlesinger Postado em 31/Aug/2014 às 17:46

    Será que foi por causa disso que o povo aplaudiu? Pensaram que era uma encenação? Se bem que o que o Jose Ferreira disse faz sentido, poderia ter acontecido com qualquer um. Mas também pode ser o que a negada sempre diz: que na nossa sociedade o preconceito racial está muito entrincheirado. Atos desse tipo, dos seguranças, pode não ter sido racismo por parte deles, mas da sociedade que os educou.

    • poliana Postado em 31/Aug/2014 às 20:24

      jonas, se vc assistir ao vídeo vai perceber q os aplausos n decorreram do fato de as pessoas q estavam ali acharem q era uma encenação. n seja mais um a tentar minimizar esse grave episódio de racismo!

  6. eu daqui Postado em 01/Sep/2014 às 10:01

    Meu tio também foi caluniado de roubo num supermercado de Salvador já há muitos anos e também reagiu ficando pelado. Detalhe: ele é filho de libaneses e ruivo.

  7. velhos baianos Postado em 01/Sep/2014 às 20:40

    O Salvador Shopping está ficando com reputação de molestar as pessoas.

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Sep/2014 às 14:28

      Eu acho preocupante, como uma cidade que tem uma das maiores concentração de etnia negra do Brasil idealizar um shopping segregado. Não faz sentido.

      • velhos baianos Postado em 02/Sep/2014 às 17:26

        Em Salvador muita coisa não faz sentido: em bairros ricos da cidade é comum ouvir de gente mais idosa, netas de donos de escravos, que a escravidão era "boa" para os escravos que tinham "casa,comida e roupa lavada"... E a nova geração nesses bairros ? Não é muito melhor, Thiago... Inventam todo o tipo de mentiras, tipo: "o Brasil é o país que tem mais impostos no mundo, o PT inventou a corrupção, etc, etc"... De vez em quando eles entram aqui pra me contestar com uma chuva de mentiras sobre o governo do Jacques Wagner ( que só vi uma vez pessoalmente faz tempo) e que fez um mundo de estradas, hospitais, etc... Tudo aquilo que eles não fizeram ! Mas com a imprensa inteira na mão deles, prevalece a lei de Goebels : uma mentira repetida mil vez, vira uma verdade! Sobretudo pra pobre burro que acha que vai parecer "isclarecido" (assim mesmo) se falar que é anti-PT... E ainda faz uma média com o patrão, ganhando almoço em churrascaria cara no domingo ! Depois que passar a eleição, nem o farelo ! Desabafei, desculpem.

      • Luiz Souza Postado em 02/Sep/2014 às 22:26

        Velhos Baianos, certa feita li no Le Monde uma matéria sobre as mudanças no Sul dos EUA. Em pleno XXI alguns fazendeiros tentavam contratar latinos para fazer todas as tarefas domésticas e em troca ofereciam casa e comida. Quando os interessados perguntavam o salário, a resposta era "mas você ainda quer dinheiro?" O passado escravocrata está enraizado em nossa cultura. Só uma revolução cultural lenta e permanente para mudar essas coisas.

  8. vilmar Postado em 27/Dec/2014 às 13:22

    o racismo realmente é muito brutal e primitivo sou negro e quando eu era criança fui agredido ameaçado de morte simplesmente por ser negro, lembro de uma vez ter encontrado com um cara branco em uma estrada quando ele me avistou puxou uma faca enorme e veio em minha direção com a cara mais horrível do mundo, falando que tinha que morrer, ele dizia: tu é negro miserável tem que morrer, e eu vou te matar. foi quando eu sai correndo desesperado no sentido contrario pra me livrar dele... isso gera tambem um ódio contrario porque eu até hoje quando vejo o tal cara me dá muita raiva dele...