Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 26/Aug/2014 às 16:15
14
Comentários

Matheus Sathler recebe advertência do PSDB e 'Kit Macho' é recolhido

Matheus Sathler pode ter candidatura cassada. PSDB lembrou que o estatuto do partido preza pelo respeito às “diferentes orientações sexuais e identidade de gênero”

O diretório do PSDB do Distrito Federal (DF) notificou nesta segunda-feira (25) o candidato a deputado federal Matheus Sathler, que tem defendido a distribuição do “Kit Macho” e “Kit Fêmea”, para que recolha todo o seu material de campanha em 24h. O objetivo do tucano era distribuir cartilhas para que “meninos gostem apenas de meninas”, o que causou polêmica entre as LGBT e movimentos sociais. Sathler acatou a decisão, pois, caso contrário, teria a sua candidatura cassada.

Em nota, o secretário-geral do PSDB-DF, Sebastião Melchior, citou o artigo 2º do estatuto da legenda que prevê o respeito “especialmente no que diz respeito às diferentes orientações sexuais e identidade de gênero”. No entanto, Sathler declarou que vai à Justiça para resgatar o direito de continuar a divulgar o “Kit Macho”.

VEJA TAMBÉM: Blogueiro da Veja nega relação com candidato homofóbico

As propostas do candidato pregam ainda o antifeminismo e ensina as meninas, desde pequenas, “a serem femininas” e a seguirem “o seu papel correto” na sociedade. Em um vídeo postado no YouTube, em que ataca a presidente Dilma, ele diz inclusive ter orgulho de ser chamado de machista.

OAB pede punição

A Comissão Nacional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrará com três representações contra Matheus Sathler.

A presidente da Comissão, Maria Berenice Dias, explicou que um dos processos será dirigido ao Ministério Público. Segundo ela, Sathler praticou crimes de injúria e difamação contra a população LGBT. Um segundo procedimento será aberto na própria OAB a fim de apurar o possível descumprimento do código de ética da entidade.

Por último, a Comissão vai pedir que a Justiça Eleitoral retire de circulação todas as propagandas homofóbicas do candidato tucano. “É importante que ele seja punido de alguma forma, até para servir de exemplo para outros eventuais candidatos homofóbicos. O Congresso Nacional não pode ter em seus quadros um representante preconceituoso como esse”, afirmou Maria Berenice.

com Revista Fórum e Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 26/Aug/2014 às 16:23

    Candidato plantado da esquerda para ferrar gente de direita(Reinaldo azevedo, constantio , malafaia entre outros). Que manipulação tosca.

    • Beto Postado em 26/Aug/2014 às 16:32

      Então toda a direita na verdade é uma esquerda da zoeira né?

    • Jônathas Arruda Postado em 26/Aug/2014 às 17:11

      Sério? Hahaha

    • Celio Bernstein Postado em 26/Aug/2014 às 18:57

      Tem algum da direita que dá para ser levado à sério? Eu mesmo não conheço...

      • Fabrício Romano Postado em 26/Aug/2014 às 20:33

        rs, diz uma teoria que a direita é um plano comunista para desmoralizar a direita. Olavo na verdade é o Fidel com máscara e efeito especial.

      • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 12:32

        São poucos os brasileiros que podem ser levados a sério.

  2. KARINA BB Postado em 26/Aug/2014 às 16:30

    Pereira tu é mto loko cm essa teoria da conspiracao se liga ,acho q tu so fala essas trollices pra chamar atencao,tu dv ser carente d atencao affff

  3. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 16:34

    Às vezes acredito que esses tipos de candidato só estão aí pra causar polêmica e chamar atenção. Igual o caso de um tal de Perereca do Alumin que aparece todo fantasiado, mas a diferença é que esse ataca os gays. Ps: comunidade LGBT é um partido? Militância? Grupo organizado? Sem zoação, é só curiosidade mesmo.

  4. daniel Postado em 26/Aug/2014 às 17:04

    Kit macho ou Kit Gay: O objetivo do tucano era distribuir cartilhas para que “meninos gostem apenas de meninos”!!! Ops! Assim são vocês que estão me confundindo! ;)

  5. taciane Postado em 26/Aug/2014 às 17:04

    Pragmatismo Politico tem muito erro ao escrever matérias: "O objetivo do tucano era distribuir cartilhas para que “meninos gostem apenas de meninos”", não seria de MENINAS?

  6. Leandro Rodrigues Postado em 27/Aug/2014 às 10:38

    Por que ninguém cria o Kit "evangélicos fora da política"? Já que NENHUM deles é capaz de tomar decisões políticas sem se basear nos seus dogmas religiosos.

    • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 12:33

      Não seria então o kit "religiões fora da política"?

  7. André Anlub Postado em 27/Aug/2014 às 11:37

    Kit caráter com um combo que ensina a não praticar a Lei de Gerson!

  8. velhos baianos Postado em 28/Aug/2014 às 08:53

    Mais um no armário ? Quem desdenha quer comprar...