Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 08/Jul/2014 às 10:15
7
Comentários

Financial Times diz que 'Brasil já ganhou a Copa'

O artigo do Financial Times sublinha o que já é de amplo conhecimento: a Copa do Mundo no Brasil foi um triunfo

copa brasil itaquerão croácia

Um artigo do Financial Times circula nestes dias pela internet. O título é: “O Brasil já ganhou a Copa”.

Ao contrário de textos do FT críticos à política econômica do governo, este não é objeto de exaustiva repercussão na mídia e seus comentaristas.

Regra número 1: a mídia repercute apenas notícias negativas, numa seleção minuciosa que não admite exceções.

O artigo do FT sublinhava o que já é de amplo conhecimento: a Copa do Mundo foi um triunfo.

A extraordinária surpresa se deveu menos aos fatos, em si, e mais à campanha feroz movida pela imprensa.

Veja também: “A melhor Copa da História”, dizem jornalistas estrangeiros

Num dos momentos apoteóticos dessa campanha, Jabor disse que o Brasil mostraria sua incompetência em organizar um evento de tal magnitude.

Mesmo jornalistas de outra natureza que não a de Jabor se deixaram contaminar pelo sentimento apocalíptico. Poucas semanas antes da estreia do Brasil, depois de visitar o Itaquerão num jogo do Corinthians, Juca Kfouri previu, na ESPN, o caos.

O FT falou naquilo que todos sabem: os brasileiros são um povo encantador. O francês rosna para você. O inglês ignora você. O brasileiro sorri e dá um tapa nas suas costas.

Para os jornalistas estrangeiros, e os turistas, cobrir a Copa nas cidades com praias foi uma experiência única. “A Copa tem que ser sempre no Brasil” foi uma frase várias vezes repetida.

Também para os jogadores estrangeiros o Brasil foi, em geral, uma festa. Viralizou um vídeo em que futebolistas alemães torciam num hotel, ao lado de brasileiros, na disputa de pênaltis entre Brasil e Chile.

O ganho em termos de imagem para o Brasil é inestimável. A “publicidade” gratuita que a mídia internacional deu ao país com seus textos e vídeos não tem preço.

Não é que o Brasil tenha passado por uma metamorfose súbita na Copa. É que a mídia, já faz um bom tempo, retrata um país que não existe.

É a Banânia, uma terra da qual devemos todos nos envergonhar. Segundo a mídia, somos corruptos, somos infames, somos linchadores, somos violentos, somos canalhas, somos ignorantes.

Falta alguma coisa? Ah, sim: somos feios.

O Brasil monstruoso da mídia não é, evidentemente, uma obra do acaso. O objetivo é convencer os incautos de que, com outra administração, viraremos um paraíso, mais ou menos como o Brasil que a Globo mostrava na ditadura militar.

Ou, tirados os exageros, como o Brasil sob a ótica dos jornalistas, turistas e jogadores estrangeiros que vieram para a Copa.

O país tem desafios monumentais para se tornar uma sociedade avançada, é certo. Os extremos de opulência e miséria ainda são intoleráveis, a despeito da redução da desigualdade verificada nos últimos anos.

Um “choque de igualdade” tem que percorrer o país.

Mas não somos a Banânia da mídia.

Melhor: a Banânia está representada apenas numa área. Na própria imprensa. A mídia brasileira é, em si, a Banânia que, ardilosamente, ela finge que o Brasil é.

Paulo Nogueira, DCM

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 08/Jul/2014 às 10:21

    Calma reacionários ... não corte os Pulsos ... CALMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda tem salvação o fracasso, o Maracanã pode desmoronar e muitos ficarem nos corredores dos hospitais para delírio dos coxinhas!

  2. testemunha binocular Postado em 08/Jul/2014 às 10:27

    Um dos melhores textos que já li sobre o partidarismo, neocom, da imprensa(?) brasileira e seus coxinhas... Parabéns para o autor.

  3. José Ferreira Postado em 08/Jul/2014 às 11:08

    O Brasil ganhou a Copa, mas perdeu o resto.

    • Beatriz Silva Postado em 08/Jul/2014 às 11:48

      Tipo no quesito leitura e interpretação de texto, ne!?

  4. Deisi Postado em 08/Jul/2014 às 11:37

    A seleção pode ficar fora da final, sem Neymar, mas estou confiante, perdemos um, ganhamos onze, todos com suas características e potencialidades, unidos em conquistar seu objetivo, ser hexa campeão, no maracanã. Com menos peso, estou acreditando, mas se ocorrer o contrário, o mundial no país, serviu para mostrar ao mundo, que somos capazes, concordo com FN, "A Copa do Mundo no Brasil foi um triunfo," para todo povo brasileiro.

  5. Barbara Postado em 08/Jul/2014 às 14:49

    Se procurasse direitinho, encontraria, Rodrigo. July 4, 2014 11:57 am Why Brazil’s already won http://www.ft.com/intl/cms/s/2/50ceddac-023c-11e4-ab5b-00144feab7de.html#axzz36tsyMewi

  6. Jose Postado em 10/Jul/2014 às 14:08

    ta ai o link. http://www.ft.com/intl/cms/s/2/50ceddac-023c-11e4-ab5b-00144feab7de.html#axzz375OhQBWG Why Brazil’s already won? Strolling on Copacabana, you realise that a first-rate beach should be a compulsory element at all future World Cups