Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 31/Jul/2014 às 13:53
17
Comentários

Arruda promete "botar cubanos para correr" e diz que Ficha Limpa é "leizinha"

Arruda referiu-se à Ficha Limpa como "leizinha" e disse que, se eleito, botará "os médicos cubanos pra correr", em alusão ao programa Mais Médicos

arruda mensalão dem agnelo brasília debate
José Roberto Arruda, protagonista do mensalão do DEM (divulgação)

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Distrito Federal, nesta quarta-feira (30/7), foi apimentado por polêmicas protagonizadas por José Roberto Arruda (PR), que atacou o atual governador Agnelo Queiroz (PT) e foi atacado com críticas relativas à Ficha Limpa. Sentados lado a lado, atual e ex-governador trocaram críticas e Agnelo acabou deixando a bancada antes do término do debate, depois que Arruda recebeu direito de resposta durante as considerações finais.

Sentaram-se à bancada, a partir da esquerda, Agnelo, Arruda, Toninho do Psol (PSOL), Rollemberg (PSB) e Luiz Pitiman (PSDB). Apenas a candidata Perci Marrara (PCO) não compareceu.

Devido a uma alteração nas regras do debate, proposta e aprovada por todos os participantes, acordou-se que um dos temas predefinidos ficaria de fora, devido ao limite de tempo. Esse tema foi justamente a saúde, relevante por si só, e palpitante no cenário da disputa eleitoral em voga. Rapidamente, Pitiman levantou a voz e apelou para que o tema não fosse deixado de lado. Prontamente, os outros candidatos apoiaram, visando um maciço ataque a Agnelo.

VEJA TAMBÉM: A hipocrisia e o silêncio dos críticos do Mais Médicos

Rollemberg atacou: “Não vou cometer a irresponsabilidade de dizer que serei secretário de saúde e que vou resolver os problemas em 6 meses”, em alusão à promessa assumida por Agnelo por ocasião de sua campanha em 2010. Pitiman criticou o programa de governo Carreta da Mulher, de atendimento itinerante. “Mulher não precisa de carreta. Precisa de hospital”, disse. Toninho pediu auditoria na secretaria de Saúde.

“Botar os cubanos pra correr”

Arruda lançou mão de seu vice, o médico e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, a quem o candidato do PR diz que atribuirá a responsabilidade de condução da área da saúde. No entanto, ao falar no resgate da dignidade dos profissionais de saúde, Arruda criou nova polêmica ao afirmar que, se eleito, vai “botar os médicos cubanos pra correr de Brasília”, em nítida crítica ao programa Mais Médicos, do Governo Federal. Alguns minutos depois, Toninho do Psol retomou o assunto e acusou Arruda de xenofobia e racismo contra os médicos cubanos.

Aproveitando o embalo, o socialista questionou o ex-governador sobre a contratação da empresa Alston à época de seu mandato no GDF e na secretaria de Obras quando foi construído o metrô.

Provocações sobre Ficha Limpa

Os candidatos esperaram a última etapa de perguntas livres para questionar Arruda acerca da polêmica da Ficha Limpa e a condenação em segunda instância no julgamento do mensalão do DEM. Rollemberg foi o primeiro a tocar no assunto, dirigindo a Toninho do Psol uma pergunta sobre a aplicação da lei de iniciativa popular nas eleições de 2014. Toninho e seu partido foram os responsáveis pela apresentação ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) do pedido de impugnação da candidatura de Arruda com base na Lei da Ficha Limpa. “Sinceramente, acho que só deveriam participar do processo político eleitoral os candidatos que não estivessem em curso na Lei da Ficha Limpa”, disse Toninho, dirigindo-se explicitamente a Arruda. O ex-governador afirmou que quer ser julgado pelas urnas e atacou a lei. “Sou do tempo em que se ganhava no voto, sem leizinhas feitas pra pegar esse ou aquele”, disse com pouco caso.

Arruda, então, resolveu atacar Toninho. “Agradeço sua elegância de sempre, mas eu penso diferente de você. Sou a favor da Maninha “ficha suja” participar das eleições”, provocou referindo-se à candidata a deputada distrital que teve sua candidatura contestada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-DF) por rejeição das contas relativas a recebimento de verba pública em 2005 pelo Tribunal de Contas do Paraná. Mais uma vez, Toninho dirigiu-se a Arruda com a resposta em primeira mão. “Por unanimidade, hoje todos os desembargadores aprovaram a candidatura de Maninha. Quero informar ao Arruda que lugar de corrupto é na cadeia e não fora dela”.

Agnelo não perdeu a oportunidade de desferir alguns golpes em seu principal adversário. Citando o caso da operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009 e que culminou na descoberta do mensalão do DEM, perguntou a Rollemberg como se sentiu diante daquele escândalo que culminou na prisão do então governador Arruda. O candidato do PSB fez coro e discorreu sobre o constrangimento que se instaurou sobre Brasília.

informações de Brasília 247. Edição: Pragmatismo

Recomendados para você

Comentários

  1. André Postado em 31/Jul/2014 às 14:59

    Arruda e Aécio lideram as pesquisas no DF. Será coincidência?

  2. Gavinho Postado em 31/Jul/2014 às 15:00

    Esse ladrão foi filmado recebendo dinheiro, se fosse petista receberia pena de morte que JB inventaria na hora citando jurisprudência de seus sonhos, os petistas da papuda estão presos SEM PROVA NENHUMA muito menos foram filmados ou gravados se incriminando. CALA A BOCA ARRUDA!

    • Gavinho Postado em 31/Jul/2014 às 15:10

      Para quem já não lembra: https://www.youtube.com/watch?v=BBAq0t5quaw

  3. Thiago Teixeira Postado em 31/Jul/2014 às 16:31

    "Vote num careca e ganhe dois!" (Zé Alagão 2009)

  4. Marcos Vinicius Postado em 31/Jul/2014 às 16:49

    Ele sim é quem teria que ser "botado pra correr"!! E debaixo de tratamento nada humanizado!

  5. Thiago Teixeira Postado em 31/Jul/2014 às 18:02

    Agora analisem se um político desses pode estar representando o país diplomaticamente com esta frase ridícula e de repúdio a um povo caribenho, que vive sob um regime que diverge da apreciada por ele. Tem condições?

    • poliana Postado em 31/Jul/2014 às 18:19

      nenhuma thiago!! inacreditável saber q ainda existem pessoas q votam nesse senhor!!!! eu n sei aonde vamos parar com esses candidatos q parecem erva daninha no cenário político nacional! tenho muito medo caminho q o brasil está seguindo viu...se ele fosse um caso isolado...se eu n fosse servidora pública e n tivesse minha estabilidade,, pensaria seriamente em ir embora do brasil. a situação aki n está nada boa...

      • Marcos Vinicius Postado em 01/Aug/2014 às 08:32

        Eles ainda estão no cenário político por razões, como certas pesquisas eleitorais compradas que os colocam nas primeiras colocações, fora os otários que caem nelas e só votam em que estão ganhando para "não jogarem seu voto fora". O poder econômico por si só causa esses estragos na política.

  6. poliana Postado em 31/Jul/2014 às 18:04

    qto desrespeito aos profisisonais cubanos meu deus!! eu me pergunto o pq de tanta humilhação e ódio a esses profissionais. independentemente de rixa partidária, de concordar ou não com o programa mais médicos, pq tanto ódio e desrespeito? pq tanto incômodo com os médicos cubanos!!!!!??? engraçado q dos médicos espanhóis e portugueses do programa, ninguém fala nada né?! mas dos cubanos, meu deus...

  7. Eduardo Abreu Postado em 31/Jul/2014 às 23:12

    Acho que se for verdade esta afirmação dele sobre a Lei da Ficha Limpa, não é a lei que é pequena mas os tribunais brasileiros, visto que ninguém esta acima da lei e ele esta se achando.

  8. Dinio Postado em 01/Aug/2014 às 00:43

    Gente, é justamente a elite coxinha dos tribunais Brasileiros, que permite e ganham com estes bandidos. Por isso eles sentem-se protegidos no guarda-sol da justiça, pois basta ter dinheiro para assegurar a impunidade...o STF que o diga!!

  9. jogma Postado em 01/Aug/2014 às 10:29

    E infelizmente corre-se o risco deste sem vergonha ser eleito pelo povo do DF. E o que fico indignada, é que depois vão pras ruas pedir moralidade. Não se sinta ofendido quem tem consciência e assertividade política, mas o povo sem vergonha, e safado.

    • Dinio Postado em 01/Aug/2014 às 13:56

      Sim Jogma, tens toda razão. A corrupção advém do próprio povo; está no DNA da sociedade. Não cai do céu e vai ao colo dos políticos. Estes nada mais são do que nossos representantes. Por que não sai a tão necessária REFORMA POLÍTICA?? Não sai porque o povo por comodismo, não percebe o quanto ela é crucial e portanto não pressiona os políticos para que ela aconteça. Aí fica como eles, os políticos e a mídia podre deste país querem...mamam...trocam favores...corrompem...mentem descaradamente e só o PT é que tem desvios...o resto são todos anjinhos, sentados à DIREITA DA JUSTIÇA, que só é cega, quando lhe convém. Daí vem de novo a mídia podre e reclama dos serviços do Estado, como saúde, educação, segurança etc...como se só o Estado fosse o responsável pelas mazelas de toda uma Nação. A Mídia é santa, as Empresas são corretas, os corporativismos são justos...etc...etc...só os governos não prestam. Esquecemos que TODOS fazem o TODO!!! Daí se criam VERMES como este ARRUDA...para governar a Capital de uma Nação Maravilhosa como o Brasil.

  10. alex ribeiro Postado em 01/Aug/2014 às 11:11

    Safado leizinha por que ele ė um grande ladrão se fôssemos um país descendente era pena de morte pra esse corruptos bque acabam com o país morfetico !

  11. Marco Brô. Postado em 01/Aug/2014 às 14:26

    Está tudo muito bem dito acima. Vamos trabalhar para ajudar a conscientização dos menos esclarecidos. Os candidatos em geral dizem que votos se conquista no corpo a corpo. Vamos trabalhar a conscientização também dessa forma, no dia a dia, na padaria, barbearia mercado e etc.. Não esqueçamos da midias sociais. VAMOA MANDAR VER, SEM DESANIMAR.

  12. Silva Postado em 01/Aug/2014 às 18:56

    Esse é o tipo que representa o Pereira, Rodrigo, Carlos Prado, entre outros, ops, nada demais os candidatos fichas sujas do Demo, psdbosta, pps esse existe ainda? tudo pode, os coxinhas só não admitem ficha suja do PT, eta! cambada de hipócritas.