Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 25/Jun/2014 às 15:48
66
Comentários

Quem tem ódio de Miguel Nicolelis?

Enquanto Miguel Nicolelis é achincalhado por Veja e seus leitores, as principais publicações científicas do mundo exaltam o seu trabalho

roger reinaldo miguel mainardi
Roger, Reinaldo e Mainardi, os novos PHDs em neurociência do Brasil (Ilustração: Pragmatismo Político)

Jornalismo Wando

“Estou muito feliz em ver que o investimento de tantos anos resultou nessa aplicação da Ciência. É assim que a Ciência funciona. É maravilhoso.”

“Estou muito satisfeito em ver que um investimento que o NIH fez em pesquisa básica nos EUA, durante 25 anos, no laboratório do doutor Nicolelis, deu frutos no Brasil, com a pesquisa clínica financiada pelo governo brasileiro. A Ciência é global”

“Estou muito encantado, porque uma quantidade muito grande de gente, num evento esportivo, vai poder ver, pela primeira vez, uma demonstração do que a Ciência é capaz de fazer e dar esperança para milhões de pessoas no mundo todo”

As falas acima são de Francis Collins, um dos cientistas responsáveis pelo revolucionário Projeto Genoma Humano, que em 2001 fez o mapeamento do DNA e descortinou infinitas possibilidades para a Ciência. Ele atualmente é diretor do National Institute of Health (NIH), órgão financiador de pesquisas biomédicas ligado ao governo americano, que faz dele o responsável por um orçamento de US$ 38 bilhões. No mês passado, Collins veio ao Brasil para conhecer de perto uma das pesquisas financiadas por seu instituto: o Projeto Andar de Novo comandado pelo neurocientista Miguel Nicolelis. Com uma equipe formada por cientistas do mundo inteiro, o objetivo do brasileiro é devolver mobilidade para paraplégicos através de uma neuroprótese, conhecida como exoesqueleto.

Mas parece que alguns compatriotas de Nicolelis não concordam com Francis Collins. Pessoas do alto gabarito de Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e Roger do Ultraje a Rigor, estão em franca campanha contra o resultado de 30 anos de estudos do professor.

Vejamos o que os nossos PHDs em neurociência têm a dizer. Primeiro vamos com Mainardi e a resposta à queima roupa do cientista:

mainardi nicolelis

Direto de seu laptop em Veneza, Diogo debocha do resultado do árduo trabalho do único brasileiro cotado para receber o prêmio Nobel. De quebra, pra engrossar mais uma vez seu declarado desprezo pelo Brasil, Diogo renega as incontestáveis contribuições de Santos Dumont para a aviação. O ex-colunista de VEJA ignora as diversas etapas de construção do conhecimento científico, em que grandes descobertas são feitas coletivamente ao longo do tempo. É o que o neurocientista tentou explicar para Mainardi.

Depois de Mainardi, foi a vez de Reinaldo Azevedo provocar Nicolelis:

reinaldo2

A contribuição significativa de um brasileiro para a Ciência parece realmente incomodar a nova comunidade científica emergida da inteligência vejiana.

Mas se Nicolelis é achincalhado na revista VEJA, na britânica Nature – uma das mais antigas e importantes revistas científicas do mundo – seu projeto vem sendo acompanhado atentamente desde os primeiros resultados e, nesse mês, foi destaque de capa.

Mas não acabou. Ainda temos mais um gênio da raça para botar o dedo nessa cumbuca. A cereja do bolo não veio de nenhum articulista da VEJA, mas de um leitor assíduo. Roger, autor de Marilou e feliz proprietário de um elevadíssimo QI, chamou o cientista para a briga no Twitter em junho do ano passado. Depois de ser confundido com Lobão por Nicolelis, o roqueiro se enervou:

“Estimulei o pensamento e diverti milhões no meu país. Não gastei milhões num robô com tecnologia arcaica”

Munido dessas convicções, Roger mostra-se um dos líderes da campanha anti-Nicolelis nas redes sociais. Essa semana, diante da curtíssima exibição do exoesqueleto na abertura da Copa, o vocalista decretou o fiasco do Projeto Andar de Novo:

roger1

Nicolelis e sua equipe ajudaram paraplégicos a voltarem a andar, mas Roger considerou pouco prático o uso de uma tábua cuja função era meramente decorativa. A reparação científica do roqueiro, de fato, “divertiu milhões em seu país”.

Você deve estar se perguntando por que Nicolelis está sofrendo essa perseguição. É que nas cabeças brilhantes dos nossos cientistas de ocasião, o sucesso do exoesqueleto seria contabilizado como uma vitória de Lula e Dilma, e não do Brasil, dos brasileiros e da comunidade científica mundial. Assim como o governo americano, o Brasil fez alto investimento no projeto: R$33 milhões. Não fez mais do que a obrigação. Mesmo assim, oposicionistas desejam minar qualquer possível ganho político que o governo venha a ter com o sucesso do projeto. Mesmo que para isso seja necessário vandalizar essa importante contribuição do país para a humanidade. É o famoso viralatismo brasileiro, misturado com campanha política em ano de eleição.

Veja também: Ex-roqueiro brasileiro bate recorde de idiotice

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 25/Jun/2014 às 16:31

    http://www.bbc.com/future/story/20130311-ten-military-mind-experiments Para quem entende um pouco de inglês. Ele prometeu que faria um tetraplégico sair da beirada de campo e chutar a bola, vocês viram algum momento o rapaz fazer o que ele prometeu? O Pragamatismo deveria também colocar as criticas que ele recebeu da comunidade cientifica, ai todos verão que especialistas também acham que ele deu falsas esperanças aos deficientes.

    • Gilberto Oliveira Postado em 25/Jun/2014 às 22:45

      Queridão Procure se informar. Quem não deixou foi a FIFA com o argumento de que o aparelho estragaria o gramado. Parece o Diogo Mainardi....

    • Campana Postado em 25/Jun/2014 às 22:48

      A Fifa nao permitiu!

    • Rovani Postado em 25/Jun/2014 às 22:49

      O trabalho do cientista não é cumprir promessas; ele não é político. Ele não abandonou o projeto - pelo contrário, segue a desenvolvê-lo. Cabia a ele tão somente demonstrar os avanços que seu projeto galgou até aquele momento. Se a expectativa que ele vinha nutrindo não restou preenchida, não podemos culpá-lo. Os percursos da ciência são, por vezes, tortuosos; as surpresas estão sempre à espreita.

    • Rafael Postado em 25/Jun/2014 às 22:55

      Pelo visto, o Rodrigo é o Constantino. =)

      • Elza maria villas boas Postado em 26/Jun/2014 às 12:53

        Inveja corroendo os MAINARDIS da vida!

      • Silva Postado em 26/Jun/2014 às 13:52

        Com certeza, empatam na arrogância e soberba.

    • Leandro Dubost Postado em 25/Jun/2014 às 22:55

      Constantino, é você?

    • Thiago Postado em 25/Jun/2014 às 22:56

      Mas vc é esperto ein, ao menos viu que um dos experimentos que ta no seu link é do Nicolelis?

    • Thiago Postado em 25/Jun/2014 às 23:06

      Quem entende um pouco de ingles leu "Ten extraordinary Pentagon mind experiments" ( Dez experimentos mentais extraordinários do pentágono) e viu o nome do Nicolelis la no meio. Vc nem pra desmerecer o cara presta, fala sério ein.

    • Osvaldeir Postado em 25/Jun/2014 às 23:11

      tirado da sua matéria... vc realemnte entende inglês??? "These experiments demonstrated the ability to establish a sophisticated, direct communication linkage between rat brains, and that the decoder brain is working as a pattern-recognition device,” said Miguel Nicolelis, a professor at Duke University School of Medicine. “So basically, we are creating an organic computer that solves a puzzle."

    • Diego Postado em 26/Jun/2014 às 08:38

      Não sabe nem o que ta falando. Se informe primeiro... O prometido só não foi cumprido porque a FIFA não autorizou.

    • Darwin Postado em 26/Jun/2014 às 09:07

      Amigo. Foi a FIFA que determinou q o paraplégico não fosse ao meio de campo, pois, segundo a mesma, "o peso do aparelho iria danificar o gramado".

    • Sérgio Luiz Postado em 26/Jun/2014 às 09:30

      Caro Rodrigo. Olha.. Se eu fosse você, torceria para as pessoas que leram seu infeliz comentário NÃO ENTENDESSEM nem um pouco de inglês, pois veriam que o que postou não faz sentido algum à sua crítica. Acesse o Lattes dele e conteste suas contribuições pra ciência. Se você tiver um lattes com 10% do tamno dele, já te dou um pequeno respaldo. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757934A4

    • Vitor Postado em 26/Jun/2014 às 12:01

      Coxinha detected

    • Rodrigo Postado em 26/Jun/2014 às 12:08

      Constantino? é você Satanás?

    • igor Postado em 27/Jun/2014 às 15:47

      A fifa não permitiu o exoesqueleto chutar a bola, mas permitiu que a cerimônia de abertura fajuta cagasse o gramado todo, vai entender.

  2. Joao Postado em 25/Jun/2014 às 16:45

    Concluo minha tese que "Minardi" é americano, ele não gosta de brasileiros em hipótese alguma, tanto é que mora na Itália. Provavelmente chefe na máfia italiana nos EUA.

    • Silva Postado em 25/Jun/2014 às 18:40

      Boa João, o Azevedo sem dúvida, representante Mor, de noticias manipuladas, o Roger de QI elevado, que foi confundido com o Lobão, não vejo diferença alguma, os dois inconformados com seu ostracismo,fazem de tudo para vomitar seu ódio reacionário nas redes sociais. única forma de aparecerem um pouco. Sendo que nem o Faustão, dá espaço aos coxinhas.

    • Gilberto Oliveira Postado em 25/Jun/2014 às 22:50

      O Minardi fugiu do Brasil para não pagar uma indenização para o Paulo Henrique Amorim. "Uma grana preta" segundo palavras do próprio Paulo Henrique. Quando ele veio dar entrevista para o Roda Morta (antigo Roda Viva) ele recebeu a intimação de um oficial de Justiça.

      • Pricila Postado em 25/Jun/2014 às 23:15

        Roda Morta! hahaha adorei Gilberto! Estou rindo ate agora

  3. Rodrigo Postado em 25/Jun/2014 às 17:43

    PS: Vocês falaram que a maioria da comunidade científica o apoiou, mas deram apenas um nome. Enquanto isso quem crítica pode oferecer vários nomes conceituados mundialmente que o criticou. Esse homem na sua arrogância enorme achou que ganharia o nobel. Tenha paciência. E tábua meramente decorativa? E fizeram o paralítico anda? Sério mesmo?

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Jun/2014 às 19:07

      Cara, já que está criticando o Nicolelis e faça um paralítico andar. Simples, qualquer um pode fazer uma pesquisa dessas, correto?

      • Silva Postado em 25/Jun/2014 às 19:44

        Thiago, o seu Rodrigo, com sua arrogância e soberba, acha que é capaz de ressuscitar um morto, por esse motivo, está desvalorizando o feito do neurocientista Nicolelis, esse mesmo que tem um laboratório numa universidade nos Estados Unidos. O cientista Francis Collins, veio ao Brasil conhecer o Projeto Andar de Novo, do cientista, realmente o Rodrigo é um PHD, de como ser um reça em tempo integral.

    • Vitor Postado em 26/Jun/2014 às 12:02

      Coxinha detected

  4. Armando Postado em 25/Jun/2014 às 18:08

    Os ilustríssimos acima fazem comentários com fim de dar ibope. Na cabeça deles o importante é aparecer, não importa quem atinjam nem o que falam. Muito fácil criticar, será com algum deles ou o sr. Rodrigo está fazendo algo?

  5. Deisi Postado em 25/Jun/2014 às 18:26

    O pontapé inicial do exoesqueleto, foi boicotado de forma proposital pela globo, que tentou culpar a FIFA, mais a platinada tinha cinco câmeras na abertura, normal vindo dessas cabeças pensantes e seu QI elevado, tanta asneira. O neurocientista Miguel Nicolelis, vem desenvolvendo suas pequisas, faz alguns anos, inclusive conta com um laboratório em uma Universidade nos Estados Unidos, para levar adiante seu ambicioso projeto para autonomia de um paraplégico. O pior que as pessoas em questão, sem informação e ignorância, tentam desvalorizar o feito de um cientista brasileiro. Suas respostas foram melhores que encomenda, colocou os tais, no lugar que merecem, mas os reaças ficam muito incomodados, com brasileiros, que com seus méritos conseguem transpor barreiras, e ter reconhecimento internacional. A inveja e o viralatismo dos sujeitos, jamais irão admitir nada de bom no Brasil, a eles só resta a vergonha. Que se recolham em sua mediocridade.

  6. Thiago Teixeira Postado em 25/Jun/2014 às 19:04

    Decepcionante os comentários desse Roger. Depois criticam os cantores e dançarinas de funk e axé.

  7. João Gabriel Postado em 25/Jun/2014 às 22:51

    Trabalhei no evento de abertura no itaquera, a passagem da staff do Walk again e dos cadeirantes foi aplaudida emocionalmente e ininterruptamente por todo elenco e todo staff da cerimonia. Muitos choraram apenas pelo fato de cadeirantes estarem representados. O valor artístico, potente, foi claramente desperdiçado. Eu me nego a acreditar que isso foi mera incompetência de uma direção de filmagem sofrível. Isso sem falar do inestimável valor científico...

  8. Rodrigo Postado em 25/Jun/2014 às 22:57

    Que tal sair do mundinho petista de tudo perfeito e cair de cara na realidade? http://papodehomem.com.br/o-que-o-exoesqueleto-do-nicolelis-diz-sobre-ele-e-nos-mesmos/ Sabemos muito bem que pela comunidade cientifica ele foi muito criticado, apenas por puxa saco petistas que 0,0001 do que ele prometeu foi um avanço: PS: Todas as cobaia de macaco que ele usou morreram em decorrência dos eletrodos.

    • roberto jorosil silva Postado em 26/Jun/2014 às 09:30

      Nada é perfeito amigo... Certamente muita coisa está errada, inclusive na tua vida, mas está ai cheio de si. O governo patrocinou o projeto, mas algo deu errado na divulgação, muito talvez pelo clima tenso que todos sentiam. Muito vai ser dito dessa pesquisa. E isso não torna o PT perfeito.

    • Bruno Garcia Postado em 26/Jun/2014 às 10:50

      No artigo que você compartilhou, e não leu, constam as seguintes afirmações: ´´Por todas as suas contribuições espalhadas em 30 anos de estudos do cérebro, enfim, Nicolelis merece a nossa deferência e o voto de confiança.´´ Entenda homem: a pesquisa não está acabada, mas ainda sim é fantástica.

      • Deisi Postado em 26/Jun/2014 às 13:32

        Bruno todos os coxinhas, leem na Veja, e comentam aqui, o motivo de distorcerem fatos, com argumentos vazios.

    • Vitor Postado em 26/Jun/2014 às 12:03

      Coxinha machista detected

  9. tania Cascaes Postado em 25/Jun/2014 às 23:02

    Esse Mainardes devia esquecer do Brasil. Ele só sabe achincalhar com nosso país. Que viva para sempre na Itália, país maravilhoso para o caráter dele...e para nos livrar de sua presença inconveniente.Saiu daqui corrido pela justiça de tanto ser processado por calúnia...

  10. Marcelo Postado em 26/Jun/2014 às 00:01

    Direi algo polêmico: mesmo sendo de esquerda, admiro Chiang Kai-shek. Era extremista de direita, capitalista e autoritário. Mas tinha projeto de Nação, fez reforma agrária, investiu em educação e transformou Taiwan num país moderno e desenvolvido. Se ele fosse como os coxinhas daqui Taiwan seria uma roça gigante de arroz. A direita brasileira NUNCA irá produzir um Chiang Kai-shek: só produz figuras medíocres como Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Roger do Ultraje e a autêntica tropa de jegues iletrados que crêem neles. Não é à toa que não conseguem sequer formar um partido político ou lançar um candidato a presidente. Falta-lhes algo básico: inteligência. Por isso sua atuação não passa da internet. Sigam pastando como sempre. O bom senso agradece.

    • Rodrigo Postado em 26/Jun/2014 às 11:01

      (Outro Rodrigo) E, ao menos até agora, nenhum dos governos (de "esquerda" ou "direita") se preocupou efetivamente com uma revolução na educação, ao contrário do que se deu na Coréia do Sul. E as crianças lamentam não poder votar, ou prontamente teriam uma cota criada para elas em boas escolas.

  11. Vinicius Postado em 26/Jun/2014 às 01:01

    Santiago Grisolia Chair, Catedra Santiago Grisolia and Fundacion Museo de las Ciencias Principe Felipe Segerfalk Lecture, Lund University, Wallenberg Neuroscience Center, Segerfalk Foundation, Lund, Sweden Keynote Speaker, Heller Lecture Series, ICNC, Hebrew University Joseph L. Melnick Distinguished Guest Lecturer, Baylor College James C. White Neurosurgery Lecture, Harvard Medical School Ramon y Cajal Chair, University of México Third Annual Scientific American 50-Research Leader in Biomedical Engineering, Scientific America America s Best and Brightest, Esquire Magazine 2004 Grass Traveling Scientist Program Distinguished Lecturer, UCLA Dean s Lecture, Mount Sinai School of Medicine Thomas Langford Lectureship Award, Duke University Prêmio DARPA pela excelência na performance científica, DARPA Nomeado membro da Pontifícia Academia das Ciências pelo Papa Bento XVI (e ele é Ateu convicto!) Nomeado um dos 20 maiores cientistas do mundo atual pela Scientific American Só esses prêmios e títulos dele passam a somatória do que esses 3 malas juntos conseguiram. E com sobras. Não é preciso nem citar publicações, porque aí chega a ser covardia.

  12. Debora Postado em 26/Jun/2014 às 02:53

    Encontrei,,,

  13. Cristiano Martins Postado em 26/Jun/2014 às 04:44

    Fico realmente estupefato com a viralatice de alguns..Num país que ao longo de 500 e tantos anos nunca deu bola pra ciência - fato lamentável - e começa a dar um suspiro com o projeto do Nicolelis, mesmo com todas as possíveis falhas que por ventura possam existir, é inacreditável que as críticas não sejam basicamente pelo projeto em si, o que exige conhecimento mínimo na área, mas muito em função de ser um projeto que poderia render dividendos políticos pro governo atual. Torço de verdade pelo meu país, quero que ele avance muito mais em todas as áreas, não me importa o governo que esteja no poder, desde que não atrapalhe o avanço do Brasil.Mas sinto que existem alguns que parece que enquanto determinadas formas de governo estiverem no poder sempre serão do contra, sempre exortarão a raiva, o rancor e torcerão para o caos. Essa gente vocífera tanto ódio ao próprio país que transparece quererem negar sua origem, dando a entender que lastimam tanto pertencerem a essa nação que fazem questão de criticarem tudo e todos para se sentirem superiores, melhores por enxergarem e apontarem as falhas dos "pobres coitados". Em psicologia temos um termo pra isso, chama-se projeção, que é quando as mazelas dentro da gente são tão terríveis pro ego suportar que acabamos jogando-as pros outros pra nos livrarmos desse duro fardo.

    • Deisi Postado em 26/Jun/2014 às 13:39

      Perfeito comentário Cristiano, definição perfeita de coxinhas invejosos, tanto ódio só pode ser patológico, impossível entender.

  14. [email protected] Postado em 26/Jun/2014 às 06:25

    PESSOAL PARA DE MISTURAR PESQUISA FUTURISTA COM POLITICAGEM, O CARA TA TENTANDO DAR UMA ESPERANÇA AOS TETRAPELÉGICOS , VAMOS APOIAR TUDO QUE EMBALA A ESPERANÇA, ESTAMOS PRECISANDO DELA.

  15. valquiria Postado em 26/Jun/2014 às 06:27

    mas dar espaço a esperança dos que não possui mais sonhos, temos que ser mais humanos, criticar o inventor ou pesquisador não é o caminho, vamos ajudar a melhorar o mundo, a forma não importa.

  16. Ana Maria Postado em 26/Jun/2014 às 07:01

    O pessoal pensa que ciência é o mesmo que ficção científica no estilo transformers. O feito dele foi fantástico e pronto. Quem quiser discutir a altura passe no mínimo quatro anos numa faculdade de biologia e mais seis anos de pós graduação ao invés de ficar procurando defeitos que argumentam do mesmo patamar do conhecimento científico dos coxinhas. Pq dá pitaco todo mundo quer, mas e as notas de química do ensino básico, eram boas?

  17. larissa Postado em 26/Jun/2014 às 07:35

    céus, se isso aqui for educação de primeiro mundo o que é de terceiro? santa ignorância e alienação!!

  18. larissa Postado em 26/Jun/2014 às 07:39

    Bom senso? Te falta!! apoiar um ditador de direita revela extremismo. E extremismo, sendo ele de direita ou de esquerda, mostra o quão xiita está a esquerda no Brasil... Parece antagônico ouvir falar em bom senso...

    • rafa Postado em 18/Jul/2014 às 03:16

      nintindi nádegas

  19. Sarah Postado em 26/Jun/2014 às 07:46

    Eu só espero que os que aqui criticam, zombam ou fazem pouco do trabalho do neurocientista, não fiquem paraplégicos ou tetraplégicos um dia. Pois para aqueles que hoje assim estão, dar apenas um chute na bola usando comandos vindos do cérebro é um grande passo.

  20. Muller Postado em 26/Jun/2014 às 08:52

    Acho que as polarizações podem até facilitar uma leitura superficial do que acontece no mundo, mas não passam daí. O fato é que o exoesqueleto é uma contribuição importante para que pessoas com dificuldade de locomoção possam levar uma vida cada vez melhor. Há discordância? Se o projeto do cientista funciona plenamente ou não, bem como as causas das eventuais dificuldades, é uma avaliação que arrisco dizer que não temos condição de fazer. Agora, não dá pra ficar falando merda o tempo todo só pra dar sustentação à uma guerra ideológica. O governo paga o pato das coisas que dão errado e recebe os elogios do que dá certo, e isso é natural. Agora ficar questionando a boa fé e o desejo de um cientista reconhecido pela comunidade internacional mostra falta de agenda política, e não sei se é essa a imagem que a oposição desejaria passar no momento, é?

    • rafa Postado em 18/Jul/2014 às 03:15

      muller, vc diz tudo em todas

  21. Ivã Munhoz Postado em 26/Jun/2014 às 09:20

    Se o Brasil é tão ruim, porque o Mainardi só fica falando dele? Se a birra é tanta assim, esquece a gente, pára de falar português. Vai falar inglês, alemão, qualquer coisa.

  22. Sandra Moritz Postado em 26/Jun/2014 às 09:30

    Eu acho que ao invés de colocar o Nicolelis em um pedastal, todos deveriam conhecer um pouco da história desse "cientista". Não é divulgado que ele foi banca de uma tese de doutourado, e gostou tanto da idéia que foi correndo publicar um artigo antes do aluno, certo? Não é divulgado que há alguns anos atrás ele pediu milhões para o governo brasileiro (já que a Duke University não quis bancar o projeto sozinha), o governo aceitou e dezenas de cientistas publicaram uma carta de repúdio! Afinal, temos excelentes laboratórios e universidade sucateados e o governo não está nem aí. Ninguém fala que depois dessa carta o governo decidiu não financiar o valor combinado, o Nicolelis teve que chorar para o Safra e isso custou o nome do Instituto. Deveria ser Timo-Iaria (diga-se de passagem, nome de um dos maiores cientistas do Brasil e pai científico do Nicolelis) e do nada virou Edmon e Lilly Safra. Em linhas gerais ele pode ser um bom pesquisador, mas por favor, PAREM de endeusá-lo, ele é inescrupuloso e egocêntrico assim como sua cria, o Sidarta. Temos pesquisadores maravilhosos no Brasil se matando de trabalhar em condições precárias para buscar a cura de doenças tropicais negligenciadas e alternativas para sanar a fome do brasil.

  23. Andhressa Barboza Postado em 26/Jun/2014 às 09:43

    Não tenho dúvidas de que o trabalho do Nicodelis tenha críticos. Mas também não tenho dúvidas que um profissional como ele sabe crescer com as críticas. Afinal, deve lidar com isso desde o início e não foi nada que o impediu de prosseguir. Pelo contrário, são as críticas que foram o aprimorando a fim de deixar cada vez menos lacunas em seu trabalho. E cá entre nós, uma luz no escuro sempre atrai insetos. ;)

  24. Keunildo Postado em 26/Jun/2014 às 10:01

    O Roger com elevado QI não passa de uma "Carla Perez" disfarçada com grife.

    • rafa Postado em 18/Jul/2014 às 03:09

      é... Quem o Indica é o Danosa Gentalha

  25. VitorJusto Postado em 26/Jun/2014 às 10:10

    Atesta-se caso de ignorância absoluta a maledicência dos imbecis. Como podem tantos imbecis questionarem um experiencia científica de anos para o bem do próximo. Talvez alguns deles se encontrassem na mesma situação aplaudiriam com o maior entusiasmo "um mínimo de avanço" da experiencia em curso. E a euforia de que alguém faz algo por alguém por eles.

  26. César Moura Postado em 26/Jun/2014 às 10:57

    Não dá para misturar. Esses caras têm ódio de tudo que evoque alguma coisa positiva da Dilma ou Lula,o que acabou respingando para o Nicolelis. Mas Ciência tem seus próprios mecanismos, o principal deles sendo: voce pode afirmar o que quiser, desde que ofereça provas (reproduzíveis). Então de um lado fica um cientista e seus pares construindo coisas com o ônus da prova e do outro o autor de Marilu e os articulistas amestrados da Veja,que para afirmar algo basta um teclado de computador. Por outro lado, estes têm uma visibilidade maior (pelo menos no Brasil), já que são meros vociferadores das ideologias dos donos da mídia corporativa brasileira, o que torna um confronto ainda mais injusto.

    • rafa Postado em 18/Jul/2014 às 03:07

      PERFEITO!

  27. Diogo Postado em 26/Jun/2014 às 11:07

    O Nicolelis é um gênio e esta contribuindo e muito para a ciência! ponto Mas falta humildade sim nele..... Ele não é o único e nunca será......a ciência é uma colaboração de todos, e não somente de um só homem! Tirando esses que criticam sem nenhum embasamento e insistem em misturar a ciência com a politica eleitoreira, qualquer um que levanta uma duvida sobre o projeto e/ou faz uma critica (construtiva) ele fica puto!

    • rafa Postado em 18/Jul/2014 às 03:06

      mas o apoio à pesquisa é governamental

  28. Flávio Loureiro Postado em 26/Jun/2014 às 12:49

    Estranho. Alfinetam o Roger por ele ser "apenas" músico, mas aplaudem Jean Willys?

    • Muller Postado em 26/Jun/2014 às 15:25

      Acha realmente que há lógica na sua comparação roger-jean willys? Caso ache importante mesmo valorizar demais esse debate sobre pessoas e não idéias, não acha que seria bom expor um pouco mais seu ponto de vista? Mas a priori acho que o roger tá pagando o pato não por ser músico falando merda, mas por, na visão do pessoal, falar merda com frequência pouco recomendável. Claro que aí o povo acaba misturando as coisas e desqualificando erradamente. jean willys tem posições claras e as defende sem tentar ofender ou desqualificar as pessoas e nem os grupos conservadores tem criticado a postura dele.

  29. pedro Postado em 23/Feb/2016 às 19:08

    Festival de egos. O Nicolelis é um otimo cientista, mas como boa parte de seus pares, um monstro arrogante. E os imbecis da Veja foram dar murro em ponta de faca num cara que tem o ego do tamanho da galaxia, e fundamentos cientificas para cala-los. O Roger é ridiculo. Ou o teste de QI dele é falso, ou QI nao ajuda a ser musico. A musica dele é horrível .

  30. Robson Postado em 15/Aug/2016 às 09:08

    MEU DEUS SÓ TEM "GENIO" DA DIREITA NESSA FOTO!!!!

  31. roberto jorosil silva Postado em 26/Jun/2014 às 09:27

    Mas o governo patrocinou...

  32. Deisi Postado em 26/Jun/2014 às 14:49

    Naro eu sei que as imagens são da FIFA, mas a globo como retransmissora, também com mais cinco câmeras exclusivas, não deu destaque pro brilhante projeto do cientista brasileiro. Tem um artigo, que diz que a empresa HBS, contratada pela FIFA, é geradora das imagens com 34 câmeras por partidas, mas é a globo que decide o que vai passar ou não. O governo brasileiro, tem que respeitar as imposições da FIFA, mas isso não é exclusividade do Brasil e sim de todos que sediam um mundial. Falando nisso se abertura, fosse realizada por brasileiros não teria sido a porcaria que foi. Fica fácil entender, os motivos do boicote, dia 10 o Lula visitou o cientista Nicolelis. Mas não se preocupe com o bla bla bla, na internet tem o vídeo, para o mundo ver e ter conhecimento, de que governo resolveu patrocinar o Projeto Andar de NOVO.