Redação Pragmatismo
Compartilhar
Democratização Comunicação 26/Jun/2014 às 17:20
13
Comentários

Marco Civil da Internet entra em vigor

Regras do Marco Civil da Internet entram em vigor no Brasil. Texto aprovado e sancionado por Dilma é considerado a legislação mais avançada no mundo para internet

As regras do Marco Civil da Internet, projeto aprovado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em abril, começam a valer a partir desta semana. O Marco, que é uma espécie de Constituição da internet, estabelece direitos e deveres aos usuários e provedores brasileiros.

Veja também: O que muda na sua vida com o Marco Civil da Internet?

Durante todo o trâmite do Marco Civil da Internet o ponto que mais causou discórdia foi a neutralidade da rede, pois as empresas de telecomunicação fizeram lobby contrário ao artigo, visto que ele garante a mesma qualidade e velocidade de navegação, independente do tipo de navegação. A neutralidade também garante uma utilização mais equânime da rede, já que para subir vídeos, fotos e outros tipos de arquivos os usuários não terão de pagar por pacotes diferenciados e as empresas não poderão cobrar mais caro para a realização de tais uploads.

O Marco Civil da Internet também garante a privacidade aos usuários. De acordo com o texto, informações e registros de acesso só podem ser comercializados se o usuário autorizar a comercialização dos mesmos, fato que não ocorre hoje em dia. Outro importante ganho com o Marco é o fato de que as empresas não podem retirar do ar conteúdo sem ordem judicial. A ideia é evitar a censura e garantir a liberdade de expressão.

Agência Brasil e Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 26/Jun/2014 às 17:37

    Vai ter Lista negra de jornalistas ? lista negra de sites de direita ? ou ranking de quem mais se preocupa com os "direitos humoanos" ?

    • Jão Da Silva Postado em 27/Jun/2014 às 12:36

      Tomara. Aliás, era mais fácil fazer "lista branca" de "jornalistas", que provavelmente incluiria uns 10 nomes no Brasil(não muitos mais mundo afora), e condenar o resto ao ostracismo. Pros sites de direita, bom, aí sim ia ser loooonga a lista negra. De direitos humanos não vou nem falar porque quem acredita nesse papo normalmente não possui muito mais do que dois neurônios ou ganha a vida contando mentira.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 10/Nov/2014 às 13:42

      Vai,não ve seu nome la? Olha pra janela,ve aquele furgão preto com uns caras de óculos escuros e terno preto? Pois ,advinhe o que é. Transeutes,óbvio.

  2. luis Postado em 26/Jun/2014 às 19:18

    Que registrem que eu sempre amei o pt, o lula e quem quer que seja que esteja no governo. Que registrem que sou a favor de cotas e do bolsa família. Que registrem que eu nunca ri de nenhuma piada, muito menos das engraçadas. Enfim, PELOAMORDEDEUS, registrem que eu penso do jeito certo, amo as pessoas certas e odeio as pessoas certas também. Sempre que eu discordei do PT, estava sendo irônico apenas para irritar os coxinhas, que sempre foram meus inimigos juramentados.

    • luis Postado em 26/Jun/2014 às 19:50

      Mais importante ainda: registrem que eu acesso pornografia apenas para ver se as mulhers ainda são vistas como meros objetos de desejo dos homens. O dia que pararem com essa visão judaico-cristã, não acessarei mais esses site opressores. Quer dizer, as mulheres lá são trabalhadoras como quaisquer outras, os homes que estão errados (sempre eles).

      • Jão Da Silva Postado em 27/Jun/2014 às 12:38

        Nossa, que comentário inteligente. Realmente, a internet deve continuar "livre", pra continuarem espionando a vida de cidadãos comuns e honestos e pra permitir que se continue alienando o povão(como se com a Globo e afins já não tivéssemos o suficiente).

      • luis Postado em 27/Jun/2014 às 13:01

        Não senhor, a internet tem que ser do jeitinho que o pt quer! Parem de alienar o povão e que todos passem a pensar certo!

      • Jão Da Silva Postado em 27/Jun/2014 às 22:21

        Me parece que o Marco Civil da Internet é um projeto de lei(perdoem minha ignorância), submetido ao crivo dos nossos legisladores. Achar que o PT quer "controlar" a internet no Brasil é de uma indigência intelectual tremenda. Mesmo um país extremamente conservador como a Turquia adotou medidas recentemente para tentar impedir o uso abusivo da Internet. Quem privatizou as telecomunicações não foi o PT, meu caro. Faça o favor de se informar. Ou melhor, faça o favor de continuar assistindo clipes do 50 cent no youtube bebendo toddynho, enquanto os homens e mulheres de boa vontade desse mundo continuam lutando pra ter o mundo que desejam(o que inclui desejar que prevaleça a verdade, e fortalecer ao máximo o Estado, que, pese a suas limitações mil, ainda é o que pode impedir que o povão leve na tarraqueta).

      • luis Postado em 28/Jun/2014 às 11:26

        Bem, espero que quando o Estado ficar todo poderoso, você não o contrarie, se não vai ver o que é bom pra tosse. Da minha parte, já garanto ser bonzinho como um cordeirinho.

      • Jão Da Silva Postado em 28/Jun/2014 às 22:12

        Todo-poderoso? Meu caro, acredito que não falamos o mesmo idioma. Política não é religião. Houvesse a teoria do estado mínimo prevalecido e você provavelmente estaria passando fome, ou bem perto disso. A não ser que fosse da turma dos que tem grana, coisa que não parece, dado o aparente baixo nível da sua educação formal. Continue lendo folha, estadão, veja, vendo globo e se informando no google. Ps: é como eu sempre digo, depois que alguém perde a paciência e diz que a classe média é alienada e fascista, é aquele auê.

      • Jão Da Silva Postado em 29/Jun/2014 às 16:36

        Xi. Rapaz, eu achava que o seu problema era só uma relativa falta de cultura. Agora já acho que é do domínio da psiquiatria. Procure tratamento, pois essa condição pode se agravar.

      • luis Postado em 29/Jun/2014 às 17:07

        Meus caro Jão Da Silva: Isso que você está fazendo é muito feio. Eu estou aqui falando que eu faço tudo direitinho e vc vem ficar me acusando? Sabe o que você é?UM DEDO-DURO! Se você vivesse 30 anos atrás, com certeza ia trabalhar de censor ou de espião da polícia. Vc nem me conhece e vem me julgar? Vc deve ser um coxinha homem heteressexual branco de classe média.

  3. luis Postado em 29/Jun/2014 às 00:27

    Eu não leio nada disso porque são todos inimigos do governo! E de inimigos do governo eu só quero vida longa, para que vejam nosso sucesso!