Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 14/Jun/2014 às 18:47
59
Comentários

A grosseria contra Dilma

“No limite, o que a torcida fez na tarde desta quinta-feira foi informar ao planeta que o Brasil está deixando de ter uma noção qualquer de civilidade”, afirmou Josias de Souza

vaia dilma elite branca

O colunista Josias de Souza censurou o comportamento da torcida brasileira na abertura da Copa do Mundo ao xingar a presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, foi uma prova em âmbito mundial de que o Brasil está deixando de ter uma noção qualquer de civilidade. Leia:

Veja também: Kfouri: Foi a “elite branca” que vaiou Dilma

Xingar Dilma Rousseff foi grosseria indesculpável

Quando Ronaldo disse estar “envergonhado” com os desacertos da organização da Copa, Dilma Rousseff reagiu à moda de Nelson Rodrigues: “Tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, tenho certeza do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações. Não temos por que nos envergonhar. Não temos complexo de vira-latas.”

Nesta quinta-feira, Dilma submeteu seu orgulho a teste na tribuna de honra do Itaquerão. Dali, assistiu à partida inaugural da Copa do Mundo. Dessa vez, tentou blindar-se no silêncio. Absteve-se de discursar. Não funcionou. Como queria a presidente, a torcida exorcizou o vira-latismo. Mas, desamarrando suas inibições, incorporou um pitbull.

Ao entoar o hino nacional, ao ovacionar os jogadores, a arquibancada tomou-se de um patriotismo inatural. Contudo, rosnou com agressividade inaudita ao dirigir-se a Dilma. Fez isso uma, duas, três, quatro vezes. Diferentemente do envelope de uma carta ou do e-mail, a vaia não tem nome e endereço. Pode soar inespecífica. Como no instante em que o serviço de som anunciou os nomes de Dilma e de Joseph Blatter.

Até aí, poder-se-ia alegar que o destinatário da hostilidade era o cacique da Fifa, não Dilma. A coreografia estimulava a versão. Blatter levantou-se. Dilma manteve-se sentada. O diabo é que o torcedor, salivando de raiva, tratou de dar nome aos bois. Foi assim no coro entoado nas pegadas da cerimônia de abertura da Copa.

“Ei, Dilma, vai tomar no c…”, rosnava um pedaço da multidão. “Ei, Fifa, vai tomar no c…”, gania outra ala. Quando Dilma foi exibida no telão do estádio vibrando com o segundo gol do Brasil, arrostou, solitariamente, uma segunda onda de xingamentos.

Após a comemoração do terceiro gol, ela ouviu um derradeiro urro: ‘Ei, Dilma, etc…”

O que fizeram com Dilma Rousseff no Itaquerão foi indesculpável. Vamos e venhamos: ela não era nem culpada de estar ali. Com as vaias da Copa das Confederações ainda não cicatrizadas, Dilma teria ficado no Palácio da Alvorada se pudesse. Foi ao alçapão do Corinthians porque o protocolo a escalou.

Vaiar autoridade em estádio é parte do espetáculo. Numa arena futebolística, dizia o mesmo Nelson Rodrigues, vaia-se até minuto de silêncio. Porém, ao evoluir do apupo para o palavrão, a classe média presente ao Itaquerão exorbitou. Mais do que uma pose momentânea, o presidente da República é uma faixa. Xingá-la significa ofender a instituição.

Quando o xingamento é transmitido em rede mundial, adquire uma pungência hedionda. No limite, o que a torcida fez na tarde desta quinta-feira foi informar ao planeta que o Brasil está deixando de ter uma noção qualquer de civilidade.

Quando o fenômeno atinge uma platéia como a do Itaquerão, com grana para pagar os ingressos escorchantes da Fifa, a deterioração roça as fronteiras do paroxismo. Evaporam-se os últimos vestígios de institucionalidade.

A sociedade tem os seus abismos, que convém não mexer nem açular. Dilma não se deu conta disso. E vive a cutucar os demônios que o brasileiro traz enterrados na alma. Fez isso pela penúltima vez no pronunciamento levado ao ar na noite da véspera. Muita gente achava que ela merecia uma reprimenda sonora. Mas a humilhação do xingamento transpassou a figura da presidente, atingindo a própria Presidência.

Quem deseja impor a Dilma um castigo que vá além da vaia, tem à disposição um instrumento bem mais eficaz do que a língua. Basta acionar, no silêncio solitário da cabine de votação, o dedo indicador. O gesto é simples. Mas a pata de um pitbull não é capaz de executá-lo.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.Afinal, por quem dobram, então, as panelas gourmet?

Recomendados para você

Comentários

  1. Ingrid Postado em 14/Jun/2014 às 19:19

    Rodrigo, concordo plenamente com você!!!

  2. Leonardo Postado em 14/Jun/2014 às 20:07

    Depois de Eugenizarem negativamente toda população com medicamento na água que diminui o QI(fluoreto)...promovem um sistema educacional podre, sem saneamento, uma educação particular de péssima qualidade moral e depois pedem educação do povo idiotizado que eles mesmo criaram? Tiranos! Representantes do poder dominante, centralizado e inquestionável!

    • camila Postado em 21/Jun/2014 às 10:26

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK "com medicamento na água que diminui o QI(fluoreto)..." então tá explicado teu comentário (de baixo QI) PS: "uma educação particular de péssima qualidade moral" kkkkkkkkk ai sem argumentos pra ti, parabéns kkkkkkkkkkk o que tem a ver as escolas particulares com o governo?

  3. Leonardo Postado em 14/Jun/2014 às 20:11

    Achei um marco histórico contra a tirania do poder centralizado! Os representantes do poder monopolizado e tirano tiveram que engolir calados, pois foram mandados para o buraco escuro que eles nunca deviam ter saído!!! Se o povo soubesse a missa a metade seria uma Queda da Bastilha no Itaquerão!!!

  4. Luiza Postado em 14/Jun/2014 às 22:00

    Realmente um marco histórico, só que de falta de educação e civilidade! Fazer críticas ao governo, ter opiniões divergentes e expressá-las é direito de qualquer cidadão que vive em uma democracia. A presidente está no poder legitimamente. É a nossa representante. Sua insatisfação deve ser demonstrada em outubro, na cabine de votação. Não em um evento mundial que apesar de meterem o pau, pagaram caro ou aceitaram convites para postar fotos no instagram e do facebook curtindo no cercadinho VIP. Atitudes como àquela, me leva a crer como os VIPS estão aborrecidos, pois neste momento, se a copa não fosse no Brasil, estariam viajando, curtindo o mundial em países de primeiro mundo, longe desses pobres brasileiros que saíram da copa/cozinha e estão abarrotando os aeroportos, os supermercados e deixando o trânsito caótico!! Votem no Aécio! Votem no Campos! Se articulem para nas próximas eleições, votarem no Barbosa! Leiam a coluna do Constantino! Vocês não vão topar com tiranos...só gente com conduta ilibada! Símbolo de exemplo moral! Ai, ai...não gosto de gente que não gosta de gente!

    • Fátima Fonseca Postado em 15/Jun/2014 às 09:56

      Parabéns LUIZA, também não gosto de "gente" que exige perfeição dos outros, porque de si mesmo, nada entende, o que é mesmo ser gente. Até entendo o quanto é difícil deixar de ser PRONTO, estas criaturinhas tão minúsculas e insignificantes, são tratadas tal a PRESIDENTA tratou, DESPRESO, INDIFERENÇA e SABEDORIA, afinal de contas coloca-las em seu lugar, imagina aí Luiza o que fariam? São tão ridículos que o esquecimento ainda é muito.

  5. Luis Postado em 14/Jun/2014 às 22:02

    Mandar tomar no cu é grosseria, e esse tipo de atitude só podia vir da elite, que é contra políticas que beneficiem a todos, e é assim que "protestam" quando não tem argumentos, ou quando não querem dizer que não estão nem aí pro povo. E os outros que participaram dessa falta de respeito com a presidenta só podem ser coxinhas ou massa de manobra. Não faz sentido atacar a presidenta por trazer pro Brasil um evento, de um esporte tão amado pelos brasileiros, já que essa pode ser a última vez que tenha uma copa no Brasil, nessa geração. E sobre os gastos, gastaram alguns bilhões, mas investiram 200 vezes mais em educação e saúde.

    • Luis Postado em 14/Jun/2014 às 23:11

      “O filho do pedreiro virou doutor” ▬ Luiz Inácio Lula da Silva

    • Eduardo Benatti Postado em 15/Jun/2014 às 16:17

      Aham. Sempre a elite. Os esquerdistas respondem tudo com "a culpa é da elite" e tá tudo certo, né? Mas não é de se surpreender, ainda mais vindo de quem apoia o PT, um partido escabrosamente corrupto e terrivelmente incompetente. Na dúvida, coloque a culpa nos outros.

    • Helena/S.André SP Postado em 15/Jun/2014 às 23:59

      É isso aí, Luis.

    • Danilo Henrique Postado em 16/Jun/2014 às 13:58

      Como que o governo federal investiu mais em educação e saúde se os montantes destinados para esses setores são definidos por percentuais fixos?

  6. Deisi Postado em 15/Jun/2014 às 10:07

    A resposta da Dilma virá no silêncio da urna, a coragem de uma mulher que foi torturada muito além do limite suportável, vaia e xingamento de um povinho nada democrático e civilizado, iriam tirar ela do rumo, sua coragem vencerá o ódio e rancor da elite fascista, que no anonimato da multidão são raivosos e mal educados, xingando a presidenta com palavras de baixo calão.Vaias seria aceitáveis, mas palavrão é uma total falta de respeito. Na internet são mais odiosos e mentirosos, chegam ao cumulo de desejar a morte da Dilma e do Lula, tanto ódio só pode sr patológico, os porcos fascista da Arena Corinthians não votam na Dilma, mas com o episodio mais perderam do que ganharam; patético não é ver a burguesia medíocre ter essa reação normal,pior é ver pobres classe média baixa vomitando discurso reacionário, a direita raivosa que não aceita um governo popular, que pela primeira vez pensou em melhorar a vida da camada mais pobre. Isso demostra todo preconceito e inveja, recalque puro, doença.

    • Helena/S.André SP Postado em 16/Jun/2014 às 00:06

      É isso aí, Deisi. É tanto ódio contra o PT e depois querem nos fazer acreditar que foi o PT que matou Celso Daniel. Quem o matou é justamente quem tem esse ódio doentio contra o PT.

  7. Gabriel Postado em 15/Jun/2014 às 13:13

    Josias de Souza insiste nos ataques à institucionalidade e civilidade. Mas o questionameto das institucionalidades é a base de uma democracia. Já mandamos Collor e FHC à merda, e mandaríamos de novo caso voltassem ao poder. Se vamos criticar aquelas vaias, critiquemos por uma perspectiva de classe, e não de institucionalidade. Vamos criticar por serem vaias da burguesia brasileira. Se os estádios estivessem lotados pela classe trabalhadora (e não pelos ricos) e os xingamentos estivessem indo para Aécio e Blatter, não haveria nada errado neles, muito pelo contrário. Mesmo que esses xingamentos estivessem indo contra a institucionalidade e a civilidade que Josias fala.

    • Bruno Postado em 16/Jun/2014 às 13:58

      Muito bem falado!!!Será que as pessoas não enxergam que não há diferença entre PSDB e PT?

      • Jão Da Silva Postado em 17/Jun/2014 às 01:36

        Pra não enxergar diferença entre o GOVERNO do PT e do PSDB é preciso ser, ou louco, ou muito burro. Partido já é outra história.

  8. jailson batista Postado em 15/Jun/2014 às 14:42

    Os vaiantes VIPs do Itaquerão, por Chico César os vaiantes chegam antes vão antes de van com seus seus ingressos vips os vaiantes não querem saber se há crianças na sala de casa vendo tv eles pegaram os aviões desceram nos aeroportos e alguns tomaram o metrô até o estádio finalmente concluído tudo funcionou até ali e os vaiantes sentem-se frustrados na falta de desastres e felizes em agredir a mulher muitos vaiantes são mulheres a euforia uma certa embriaguez até de estar ali fazendo ola e aparecendo no telão de led a euforia e uma certa embriaguez até de pertencer ainda a um grupo um condomínio fechado dá segurança aos vaiantes eles precisam gritar em público e em coro aquela palavra que evitam dizer em casa na mesa em que se empanturram para depois fazer dieta ou debaixo dos lençóis com as luzes apagadas os vaiantes crêem que tem o direito de ser deselegantes pois pagam impostos e muitos deles pagaram pelo ingresso livrando-se assim de estar na fan fest com aquela gente suada ou no cheiro de fumaça do churrasco com os vizinhos de prédio os vaiantes vaiam porque a copa é aqui e eles não tiveram de pagar em prestações as passagens para a espanha, o méxico, o japão, a frança vaiam pois não precisam se hospedar em cinco pessoas em quartos onde mal cabem dois eles vaiam porque estão em casa mas lá fora aplaudem até microfonia e as línguas arrevesadas que não compreendem mas são estrangeiras e deviam estar dizendo coisas interessantes que fogem a sua ignorância os vaiantes vaiam pois sabem que mesmo não perdendo o que percebem como privilégio de classe de gente bem tem mais gente chegando perto de ter acesso aos mesmos bens e serviços a seus carros aos aviões aos estádios ås universidades metrô não que metrô é coisa de gentinha no entender dos vaiantes tem mais gente chegando perto de sua bossalidade e ignorância os vaiantes em seu estertor espamódico mostram-se esquizofrêncos e epilépticos morais espumando com suas bocas tortas na tv suas barrigas suas chapinhas seus stick lips para manter brilhante o botox labial os vaiantes sentiram-se eufóricos pois não sabem distinguir um jogo de futebol de uma eleição que sabem que o candidato deles perderá pois confundem um jogo de futebol com o carro alegre da história cheia de gente contente que os atropela ou passa ao largo de sua falta de auto-estima a história vai os vaiantes ficam aguardando o challenger para se espatifar no ar junto com ele os vaiantes adoram gran finale (Chico César)

  9. Eliana Postado em 15/Jun/2014 às 16:41

    Onde já se viu um chefe de Estado não fazer nenhum pronunciamento num evento mundial como a Copa?!!! Creio que foi um desrespeito à Nação!

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Jun/2014 às 08:40

      Para ela ser vaiada? Produzir material eleitoral para o PSDB e matéria para o PiG? Pode apostar que a turma da vaia já estava organizada desde 2008, como não ouve pronunciamento organizaram o VTNC Dilma.

    • Eduardo Postado em 16/Jun/2014 às 12:49

      Não foi não, em ano eleitoral a turma de tucanos iria consignar com campanha antecipada, e não precisamos nos fazer de bobos, pois nós não o somos.... eles SEM PROJETOS PARA O BRASIL, querem um fato qualquer para atingi-la, e ela não é tão inocente que não pesou isto.

    • Danilo Henrique Postado em 16/Jun/2014 às 14:01

      Pois é, ela faz um governo tão bom que precisa se esconder

      • Silva Postado em 16/Jun/2014 às 14:40

        Muito pelo contrario filhinho ela foi lá e você viu, qual foi a reação bem educada da elite vip e burguesa de São Paulo, ela poderia mandar um representante, mas mesmo se ela não tivesse lá, os animais de duas patas iriam urrar que ela era covarde, coisa que ela não é, diferente, da massa reaça, que xingam no anonimato da multidão, ou nas redes sociais, onde se transformam em verdadeiros animais raivosos, só assim para os bundas mole, conseguirem exercer sua coragem de rato preso em ratoeira.

  10. Rogerio Postado em 16/Jun/2014 às 09:59

    Rodrigo, discordo plenamentente de vc. Se fosse FHC ou Barbosa ou Aécio não teria sentido vaiar ou xingar. Já quanto ao Barbosa, críticas a ele são válidas. Mas chamar de macaco ou algo assim jamais! Mas o xingamento contra Dilma teve repercussão negativa pra imagem do pais. Fomos vistos como república das Bananas, um fim de mundo sem cultura, atrasados e ignorantes. E foi só uma minoria que vaiou.

  11. Eduardo Postado em 16/Jun/2014 às 12:45

    "PATA DE PITBULL', um vira latas criado com a mistura de várias raças para ser agressivo, mas com todos os cães eles ladram..... e em qualquer lugar, e a caravana passa ao largo radiante, em outubro o povo brasileiro, aquele que sabe reconhecer o que está sendo feito pelo Brasil e por nossos filhos, vão dar a resposta a essas ofensas..... NO SILENCIO DA SEÇÃO ELEITORAL, CONFIRMANDO O 13.....

    • Deisi Postado em 16/Jun/2014 às 14:25

      Disse tudo Eduardo, farei isso no silencio da urna, votarei 13, só escutarei o barulhinho , na hora que confirmar, sem nenhuma dúvida.

  12. Eliana Postado em 16/Jun/2014 às 15:31

    Percebi a ausência do Lula, na abertura da Copa!

  13. Deisi Postado em 16/Jun/2014 às 16:01

    Percebeu, como ex presidente, não tinha motivo para estar lá, já falam que ele que governa e não a Dilma, com essa oposição oportunista, não poderia correr o risco de mostrar essa inverdade ao mundo, ela é a presidenta, como fora do Brasil Lula é considerado um grande estadista,respeitou a companheira. Embora Dilma também seja uma grande personalidade internacional, só reaça que não vê, principalmente a que esteve no Itaquerão.

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Jun/2014 às 11:50

      É exatamente essa a provocação. Eles criticam que o Lula está ausente para ele aparecer, e logo em seguida o criticarem de estar interferindo no governo. O próprio Lula, mesmo no primeiro mandato dizia, que ouviu conselhos de Bill Clinton de como se comportar como um ex-presidente!

  14. Silva Postado em 16/Jun/2014 às 16:06

    Você Rodrigo é o legitimo reaça recalcado e anti democrático.

    • poliana Postado em 17/Jun/2014 às 18:59

      é o verdadeiro tucano silva! n liga não! o autêntico coxinha!!!

  15. Hudson Postado em 16/Jun/2014 às 21:42

    Esse povo, me desculpem a expressão, fuleiro, quanto mais lascado foi, mais riu e agora vem querer dar uma de ressentido. Mas é a velha classe média política desse nosso Brasil que de uma hora pra outra "acordou". Bando de safado que reclamam mas estão lá saboreando do circo de que eles tanto reclamam. queria ver tá lá fora, indignados e apanhando da polícia como estavam os orelhas secas do psol e pstu. Mas a classe média nunca serviu pra nada mesmo, não ia valer nada agora.

  16. ademar Postado em 17/Jun/2014 às 11:29

    A parte mais divertida é ler os comentários....

  17. Rodrigo Postado em 17/Jun/2014 às 14:51

    A parte mais divertida é vê o hipócrita Lula dizer que foi uma falta de respeito vaiar Dilma, enquanto ele vai em outro país falar mal do STF, só faltou ele chamar os ministros de ladrão. Diferente da tocida o pt, Lula fez pior, desrespeitou todos os Juízes. Aonde estava naquela a turma puritana defensora da soberania do País?

  18. Silva Postado em 19/Jun/2014 às 11:37

    Principalmente, C.P, quando alguém lhe xingar, de FDP, tenho certeza que vai achar que são muitas emoções, como diz o rei Roberto Carlos, pimenta no olho dos outros é refresco, né filhinho? no caso de dor de cotovelo tenho certeza que um palavrão sai da boca como elogio. Com à tese da pesquisadora, tá explicado a reação da coxinhada da Arena Corinthians, além da falta de educação e civilidade, uma tremenda dor de cotovelo da turma do "não vai ter copa", eu quando bato o cotovelo na quina da porta, um palavão dá uma aliviada na dor, já a dor de reaça não passa nunca.

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Jun/2014 às 20:10

      Hoje tentaram novamente no jogo entre Inglaterra e Uruguai o VTNC Dilma, mas foram vaiados pelos poucos sensatos ali no Itaquerão. Coxinha reacionário pé de chinelo não tem escrúpulos.

  19. Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:27

    Quando vaiam o PT é a elite branca, quando o aplaudem é o povo ! e vice-versa para a oposição. Quando o militante petista cibernético coxinha que tentou agredir o barbosa, fez o que fez aí é luta do povo. O mesmo coxinha extremista que postava fotos de uma lancha tomando champanhe, era o "defensor do povo" e ainda tentou agredir um senador do PSDB. Comunista é assim mesmo, desonesto por natureza

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Jun/2014 às 10:40

      Grande Pereira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você voltou!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:29

    PT !!!!! NÃO ME REPRESENTA(como integrante do povo) !!!! NEM CUT(como trabalhador) , NEM BLOGS SUJOS PAGOS PELO MESMO(como leitor) E NEM A "PRESIDENTA" .

    • Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:32

      "A resposta da Dilma virá no silêncio da urna, a coragem de uma mulher que foi torturada muito além do limite suportável". A falta de conhecimenbto histórico chega a ser cômico nesse comentário. Dilma torturada ???? Foi a "presidenta" que assaltou, sequestrou e fez parte de milícias armadas fianciadas por cuba nos anos 60. Foi ela que invadiu a casa do ademar de barros para torturar seus familiares.

    • Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:35

      NEM A "PRESIDENTA" (como eleitor e integrante da classe C). PT NÃO ME REPRESENTA !!!

      • Thiago Teixeira Postado em 20/Jun/2014 às 10:42

        Vou reforçar suas freses, acesse o Perereitor, um simulador sensacional: http://www.zueracard.com.br/coxinheitor/

  21. Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:47

    Quem mais usa o anonimato da internet é os blogs sujos financiados pelo PT para denegrir setores da sociedade contrários ao PT. Sabem que se fizerem o stalinismo proporcionado pelo tal de cantalice na página oficial do PT sofreram processos. Para quem não sabe o vice presidente do PT santalice fez uma lista negra de jornalistas que são contrários ao governo.

    • Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 10:53

      Isso gerou uma enxurrada de comentários odiosos contra os mesmos, por parte dos coxinhas extremistas petistas. Até mesmo comentários incitando o assassinato dos mesmos, tudo isso camuflado pelo anonimato das redes sociais.

  22. Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 11:03

    Estava me dirigindo para a partida aqui na minha cidade, após ver que faltava uma parte da minha credencial e tive que voltar (estava trabalhando na copa, gostei do espetáculo, nunca achei que a copa fosse o problema) e vi um outdoor enorme de um sindicato filiado à CUT, dizia : "Brasil esta doente e da copa abro mão". Vocês coxinhas petistas precisam definir se a copa é boa ou ruim para o Brasil.

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Jun/2014 às 11:51

      Boa para o Brasil, ruim para os vira-latas.

      • Pereira Postado em 20/Jun/2014 às 14:30

        coxinha extremista petista

  23. Thiago Teixeira Postado em 15/Jun/2014 às 09:02

    Bom era no seu governo: Aeroportos vazios, voos vazios (eu mesmo cansei de viajar deitado usando as 3 poltronas), ruas sem carro, sem moto, sem caminhão (pois não tinha produção), ou seja, o Brasil no caminho certo.

  24. Fátima Fonseca Postado em 15/Jun/2014 às 10:31

    para quem estava mordendo de fome nos interiores dos centros urbanos e nestes últimos 12 anos andam de estômagos alimentados, um comércio surtido seja lá qual o ramo for, mercantil, depósito de construção, salão de beleza, armarinhos, micro empresa de confecções, olarias lotadas de trabalhadores fabricando tijolos brancos furados, telhas coloniais, a mão de obra deste país nos últimos 12 anos nos mais longínquos lugares antes abandonados, vc encontra trabalhando, produzindo, aqueles que antes nem registro de nascimento tinham, eu sou contem poranea do antes e do depois, porque gosto de dizer o que vi e, não o que apenas escrevem, eu vendo, ninguém está me pagando para registrar no meu cérebro a mentira. EU GOSTO DE GENTE QUE FAZ DOS OUTROS GENTE. VIVENCIEI NESTES MEUS VIVIDOS 61 ANOS MUITOS GOVERNOS, NUNCA VI O POVO DOS INTERIORES E DO SERTAO COM TANTA FARTURA DE MÃO DE OBRA, PRODUZINDO, mesmo com LONGOS PERIODOS DE ESTIAGEM, o desenvolvimento continua, o comércio cresce, o dinheiro circula, as construções nos interiores nestes últimos 12 anos são surpreendentes, antes só duplex hoje prédios de até 5 andares? ISTO É INCRÍVEL! NAO ASSISTI NA TV, NÃO VI NA INTERNET, NÃO LI NA VEJA..................EU VI E VIAJO MUITO POR ESTES LUGARES , ANTES DE 1952 ATÉ 2002 NUNCA VI ISTO, DE 2002 ATÉ 2005 NÃO NOTAVA MUDANÇAS, MAS COMECEI A OBSERVAR PESSOAS NOS SHOOPING NOS GRANDES CENTROS URBANOS LIMPINHOS, CHEIROSOS, COM CELULARES, NOS POSTOS DE SAÚDE DO SUS, TAMBÉM NOTEI MUDANÇAS RADICAIS NA SALA DE ESPERA, AS PESSOAS BEM VESTIDAS E COM UM ASPECTO QUE SE ALIMENTAVAM MELHOR.PENSEI"INCRIVEL O QUE ESTÁ ACONTECENDO MEU DEUS! CONCLUSÃO: por mais ricos que sejamos vale a pena querer ver os seres humanos, todos da mesma espécie, bem, bem, bem, bem, bem.......................................................

  25. Fátima Fonseca Postado em 15/Jun/2014 às 10:44

    E daí cara? é tu que vai pagar? a festa que os pobres fazem nos fundos de seus quintais, são cheias de gente de verdade, blz? é difícil entender o que é ser gente sendo apenas "gente". Te garanto que pobre nenhum gostaria de possuir tanto dinheiro ao ponto de pagar quase mil na área VIP pra defamar sexagenária como os ridículos lá fizeram, protestando o que? No dicionário do pobre brasileiro protesto tem outro sentido e, nao isto que fizeram, pelo jeito a escola pública e a família periférica de baixa renda ENSINA E EDUCA DE ALTO NÍVEL, PORQUE NÓS SABEMOS DIFERENCIAR RESPEITO DE PROTESTO, COIS QUE OS RIQUINHOS AÍ AINDA NÃO APRENDERAM, TÁ PARECIDO QUE NÃO IRÃO APRENDER É NUNCA.Meus pêsames pra o excesso do dinheiro.

  26. Robson Postado em 15/Jun/2014 às 11:29

    Você não merece a resposta, se realmente acha que o retorno da copa é para quem paga os ingressos, não merece uma resposta.

  27. Thiago Lopes Postado em 15/Jun/2014 às 14:51

    Só vc acha que o PT é o governo dos pobres, meu caro. Ele já foi um dia. Esse negócio de achar que PT é comunista, de esquerda blá blá blá é coisa de Veja. O Pt parou no Bolsa família, o resto foi só beneficio para banqueiro, empresário, construturas, corporações. Partido que alguns dizem de esquerda, mas que abandonou a reforma agrária, privatizou vários setores. Quem é de esquerda é contra a copa, é contra o PT - basta ir nas manifestações anti-copa e vc vai entender melhor.

  28. Thiago Teixeira Postado em 15/Jun/2014 às 15:32

    A Politica Moderna não é privilegiar apenas uma classe social. Não há desenvolvimento social e ambiental sem desenvolvimento econômico. Mas é possível desenvolvimento econômico sem ambiental e social. Ou seja, os empresários precisam estar fortalecidos, terem incentivos para investir, crescer, gerar empregos e movimentar a economia. E Reforma Agrária nos moldes atuais não é ser bonzinho, e sim uma inciativa de movimentar a economia local, controlar a inflação com a inserção de produtos em quantidade até superior a demandada. O problema é a classe média que está no meio, que não ficou rica mas passou a dividir os aeroportos com o povão que muitas vezes, tem um celular mais sofisticado que o deles devido a facilidade de créditos.

  29. Celio Bernstein Postado em 16/Jun/2014 às 12:38

    Não há coisa mais "politiqueira" do que estes protestos anti-copa. Se a revolta fosse realmente contra a copa, os protestos seriam feitos lá em 2007, quando o Brasil foi eleito sede.

  30. Thiago Lopes Postado em 16/Jun/2014 às 20:26

    Mas acontece, Thiago Teixeira, que dentre as classes há conflitos e disputas. Os interesses dos que possuem os meios de produção com os que possuem a força de trabalho são divergentes. Não há como abordar o interesse entras essas duas classes que acabei de citar, uma vez que elas estão em conflito. Você, que pelo jeito mexe com terras, a julgar por comentários anteriores, deve ter notado que os interesses de grandes produtores de terra entram em conflito com os produtores. Deve ter notado que o interesse dos patrões entram em conflito com os interesses do trabalhador. Se, por exemplo, uma nova lei trabalhista for criada, dentro da política da esquerda, como por exemplo, uma redução da carga de trabalho para 40 horas, isso inevitavelmente vai entrar em conflito com os empresários que não admitirão essa mudança. Digo isso, porque esse debate está ocorrendo. E o que o PT tem feito? Te defendido os interesses dos patrões, dos grandes latifundiários, e por aí vai. Há certos assuntos em que não é possível governar para todas as classes, uma vez que elas estão em constante conflito. E deve-se te em mente que um governo governa dentro de um Estado e que o Estado é controlado por uma classe. No caso do Brasil, o Estado serve aos interesses de Grandes corporações. Um exemplo que sempre dou é a Copa, por exemplo, em que todos os aparelhos do Estado (como a polícia, as leis e a imprensa, por exemplo) estão servindo aos interesses da Corporação FIFA. E isso tem ocorrido há anos no Brasil e só não ficou pior porque há uma resistência, que é feita pela verdadeira esquerda.

  31. Thiago Lopes Postado em 18/Jun/2014 às 00:22

    Naldo, vc pergunta onde está a verdadeira esquerda, mas isso não é fácil de responder. Até os anos de 1989 o PT era um partido de caráter esquerdista, porque progressista, com programas sociais e apoiado de fato por todos os movimentos sociais. Quanto assumiu o governo, ele modificou seu "comportamento", sobretudo no segundo governo Lula em diante. Não acredito no que o Carlos Prado (que comentou aqui abaixo) disse, quando afirma que o comunismo na prática beneficia uma elite, fazendo o contrário do que prega. De todo modo, ser de esquerda não é ser necessariamente ser comunista, muito menos stalinista (pois acho que o Carlos tem em mente a URSS quando diz essas coisas). Enfim, o que quero dizer é que no Brasil não houve ainda uma prática de esquerda, já que ela sempre atuou na oposição - como o foi outrora o PT(e tirando o governo interrompido do Jango). Mas há exemplos no mundo, como o governo Allende, no Chile, que pregava o Socialismo via democracia institucional, ou agora o Mujica do Uruguai, com clara política esquerdista. No Brasil, há uma esquerda multifacetada, conflituante consigo mesma, porque não existe apenas uma esquerda, mas várias tendencias. Ela até então se formou e atuou na clandestinidade, devido ao período da ditadura. Mas, enfim, temos as organizações partidárias, como PCO (que, sinceramente, não dá pra levar a sério), o PSTU e o PSOL. Mas ainda sim, eu , particularmente, tenho meus problemas com ambos os partidos e acredito mais no movimentos, pois são uma maneira diferente de se organizar politicamente, pois o partido como forma de organização se mostra ineficiente. Aí tem os movimentos, que vai desde Mães de Maio, passando pelo MSTS (que é governistas, diga-se a verdade) a te´mesmo o MPL que é uma esquerda nova, digamos assim. Tem também as Centrais sindicais. E, finalmente, há também os anarquistas, que por sua vez também são dividido em várias tendencias (há até mesmo uma tendencia capitalista - chamada anarco-capitalista ) com os quais tenho mais simpatia. São apartidários e acreditam em organizações horizontais, anônimas, anti-estado, anti-exploratório, et etc etc... Há também as Ongs. E por aí vai. Sobretudo, mais do que meras organizações, a esquerda é uma forma de pensar, o único modelo que se oferece como opção e oposição ao capitalismo. / O PT me manchou porque para se manter no governo teve que fazer alianças, alianças com o capital e com partidos como PMDB, políticos como Sarney. E, Naldo, vc tem que admitir: existe sim uma elite, e ela é branca. Não estou falando de classe média não, que é peixe pequeno, estou falando da burguesia, dos que realmente mandam no país. Mas esses o Lula nem tocou, ficaram intactos, explorando e explorando o país e a classe trabalhadora.

  32. Thiago Lopes Postado em 18/Jun/2014 às 00:33

    Carlos, fico me perguntando e vc sabe o que é Comunismo. Pensa no seguinte: se o Comunismo é a ditadura do proletariado, então não tem como uma elite explorar o mais pobres como vc citou, certo? Se isso aconteceu, logo, por uma questão de lógica, não é Comunismo, ok? Antes que vc fale mal da esquerda, citando a URSS, deixe eu te dizer: dentro da própria URSS havia políticos e pensadores de esquerda totalmente contrários a Stalin, totalmente contrários à URSS. Tanto que foram perseguidos. Quando alguém se diz de esquerda, não pense que a pessoa é comunista. E se é comunista, não pense que ela é stalinista. E, por último: uma ditadura do proletariado nada mais é do que o seguinte: um momento em que a história avança até que restem apenas duas classes, a burguesia e a operária. Como a operária é a que tem a força de trabalho, ela acabará vencendo, digamos assim, a burguesia e será os fim das classes, restando apenas uma, a classe operária, mais nenhuma. Isso é o comunismo pregado por Marx. E numa sociedade assim não tem como uma elite explorar o povo já que não vai ter elite, compreende? Vc entra em contradição. Uma elite que explora o povo temos é hoje, neste momento, e isso tem raízes no Capitalismo, que é um modelo que necessita de esporadores e explorado para se manter.

  33. Thiago Lopes Postado em 18/Jun/2014 às 13:30

    Desculpe, Naro.

  34. Deisi Postado em 16/Jun/2014 às 12:40

    Perfeito comentário Fátima, é exatamente isso que também percebo e vejo, com 53 anos, já vi e vivi diferentes situações, não obtendo informações da mídia à favor ou contra, nem nos números mostrados, me fez chegar a conclusão do quanto a vida das pessoas melhoraram nesses 12 anos, foi exatamente observando. Tive dois exemplos, uma vez faltando 20 dias para o natal resolvemos ir ao shooping, antecipar as compras, embora com um grande números de vagas no estacionamento, tivemos que aguardar por algum tempo para entrar, pois não tinha vaga, estacionamento pago, Finalmente quando entramos o segurança nos disse,"todo esse movimento devemos ao Lula e Dilma, porque hoje pobre tem seu carrinho e faz compra no shopping. Outro exemplo de um médico endocrinologista," Votei no Lula, Vou votar na Dilma, nós somos privilegiados, até hoje tivemos sempre governos que nos beneficiaram nós não precisamos o pobre sim", pena que nem á elite, e muitos pobres não pensem assim, que pena! justamente porque sua fonte de informação vem do PIG.

  35. Silva Postado em 16/Jun/2014 às 14:19

    Fátima que bom ver seus comentários aqui, volte sempre, porque está cheio de coxinhas, muito bom alguém com bom senso.