André Falcão
Colunista
Compartilhar
Colunistas 19/May/2014 às 15:00
31
Comentários

Estou revoltado... e é irreversível!

Desabafo

Meu nome é Edécio Campos Nevados de Marina. Culpa do cartório: era pra ser Marinha. Não espere que eu saiba explicar esse trem (meu nome). Vim aqui reclamar do governo. Ultimamente me interessa. Dizem ser falsidade, traição… Que nada. Tão é com inveja. De quê? Ah, sei lá.

Bom, de uns doze anos pra cá fui tomado pela revolta e a desesperança. E parece irreversível, visse? Por mais que nossa mídia grande — aquela ética, verdadeira, honesta, imparcial, insuspeita — tenha, até, desbordado de seu histórico papel super jornalístico (como sabemos e apoiamos, vivas!), para se transformar no único partido político importante de oposição, o fato é que não tem sido exitosa no que é, afinal, nosso principal objetivo: enxotar do poder essa cambada que teima em dar vez aos pobres e miseráveis deste país.

Meus queridos órfãos-destros: Queremos nosso eterno “país do futuro” de volta! Voltar a poder chamar de tio o Sam! Tenho certeza que se entregássemos nossa Petrobrax (opa! Petrobrás), como tentamos com o sociólogo — sim, o da reeleição —, nosso tio nos aceitaria de volta! Sem petralhas, tampouco uns bexigas duns tupiniquins comunistas, que até se meter nessa história de trazer a Copa do Mundo pra cá se meteram. Por mim, dava uma pisa em tudinho, até esfolar! Por que o ódio? Comem criancinhas, sabia, não? Não que eu desejasse uma cama debaixo de sete palmos de terra pra eles e seus simpatizantes, ou praqueles que cometem o pecado de pensar diferente da gente (Deus me livre!), mas se acontecesse, né?… Talvez fosse a instrumentalização da vontade divina… Já aconteceu uma vez, afinal. Ai, saudades… Vou nem falar.

Bem, o fato, agora, não bastasse os filhos das domésticas se formarem em doutor — e em Universidade Federal, vê se pode! — e médicos estrangeiros serem contratados pra tratar duns miseráveis nuns rincões onde a gente só aparecia em época de eleição, e para onde os nossos não quiseram ir, temos que nos deparar com os empresários de ônibus justamente protestando porque esses ex-pobres só querem saber agora de andar de avião. Taí a consequência! É ou não é de revoltar?

E assim, nobres órfãos-destros, a tristeza já virou desesperança; a revolta, estresse. Outro dia fui levado ao psiquiatra, após ouvir — e foi ao longe e baixinho! — o cantarolar daquela inocente canção infantil, em que tiveram o desplante de mudar o tempo verbal: eu FUI pobre, pobre, pobre / de marré, marré, marré / eu FUI pobre, pobre, pobre / de marré deci. Pirei!

*André Falcão é advogado e autor do Blog do André Falcão. Escreve quinzenalmente para Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 19/May/2014 às 15:25

    Sem palavras André! Belo texto.

  2. Matheus B. Postado em 19/May/2014 às 15:43

    Decretado: acabou a pobreza no Brasil. Festejemos.

  3. Pereira Postado em 19/May/2014 às 16:10

    "e médicos estrangeiros serem contratados pra tratar duns miseráveis nuns rincões onde a gente só aparecia em época de eleição, e para onde os nossos não quiseram ir," A demagogia e a mentira não têm limites. Os nossos não quiseram ir porque iriam ganhar uns 5 mil reais e trabalhar sem a minima infraestrutura em quanto cubanos trabalham ganhando 10 mil e repassando 9 para seu ditador. É inpressionante como as pessoas acreditam na manipulação de informações.

    • ANDRE FLN Postado em 19/May/2014 às 23:06

      Pereira, vc é a própria prova da sua afirmativa, demagogo e mentiroso, se enxerga. O valor ofertado foi igual pra brasileiro e estrangeiro e o 'mais médicos' não é nenhuma exclusividade de cubano. Digo mais, médicos brasileiros em geral não quiseram nem vão querer pq médico no Brasil é elitista. Exceções são raras, os que estão nessas exceções vão sim pro interior, fazem inclusive atendimento voluntário em periferias e multirões, conheço vários, quem reclama é pq procura desculpa. Eu tb estudei, 5anos de faculdade, 1,5 ano de curso técnico e comigo não tem frescura, aonde tiver que ir eu vou e vou fazer o melhor, pq quem está lá, está contando com isso e se tivesse tirando 10mil por mês pra ficar numa clinica, tava ótimo, pq pra um engenheiro tirar isso agente rala quase 10h/dia e tb assume um monte de responsabilidades oras. Problema tem em toda profissão, e motivo pra reclamar todo mundo tem, quero ver é solução, proposta séria, não gostou? Faz melhor. Ninguém fez melhor que isso até hoje. Nem imperador, nem marechal, nem aristocrata, nem privatocrata, nem o escambau. Vais mofar com as pombas na balaia estopô!

      • Pereira Postado em 20/May/2014 às 14:26

        http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-sebastiao-laranjeiras-ba-156-vagas concurso para médicos em Sebastiao laranjeiras BA 3500 reais. Têm varios outros.

      • ANDRE FLN Postado em 21/May/2014 às 02:41

        cara, concuso de prefeitura.. vc leu o edital? não fala nada de governo federal nem de mais médicos, meu caro. é desse tipo de desinformação que agente não precisa, usam meias informações e fazem meias afirmações, um edital que não disse nada pode provar tudo, essa é a lógica da confusão mesmo, da midia coorp. aplicada

      • ANDRE FLN Postado em 21/May/2014 às 02:51

        Rodrigo, Escreva o seu projeto então, detalhe tudo, redija uma boa justificativa, se isto realmente estiver impactando no desenvolvimento social e a sua alternativa for viável pra atender a demanda, porque não? Aliás conheço vários médicos que foram à china aprender mais sobre a medicina oriental e o resultado é que demanda não falta em suas agendas, inclusive prestam serviço social, focam na prevenção, na medicinal ocupacional, no dia a dia, outro papo.. Não são esses robozinhos da bayer que temos aqui.. Vocês pensam e política como time de futebol, escolhe um lado e pronto, é o melhor lado, não tem pra ninguém.. se liga ahhh se tivesse um comprimido pra curar essa doença mental que te aflige rapaz

      • Mauro Postado em 25/May/2014 às 15:55

        Rodrigo, você está muito mal informado.Engenheiro estrangeiro existe no Brasil há muito tempo, como há também engenheiro brasileiro no exterior. também tem muito dentista brasileiro em Portugal!Se você não se lembra, nós não gostamos nem um pouco de vermos esses brasileiros serem mal tratados lá1 E não é só no Brasil que tem cubano, em mais de 70 países, inclusive Canadá e Inglaterra, no interior desses países para onde os médicos do próprio país não querem. Agora vocês ficam de mesquinharia, muitos dos médicos que não querem ir nunca fizeram protestos contra fome , miséria , trabalho escravo, etc.A CFM nunca interveio a favor da população, nunca vi médico punido por erro.Muitos diretores de hospital desviam verba.Conheço um médico que disse que só conheceu um médico, diretor de hospital, que fosse honesto.E 99% deles saem da classe média/alta.Tem um , famoso, acusado de 37 abusos que recebeu HC do Gilmar Mendes e fugiu do país. O que está por trás disso é a máfia de branco, donos de clínica e plano de saúde.Se a saúde for boa e gratuita eles não ganham dinheiro. É só ver SOS saúde do Michael Moore, mas tenhi certeza que você não vai querer!

      • Antonio Postado em 27/May/2014 às 01:36

        Esse Pereira saiu todo "lapiado" daqui. Ô cabra véi besta!

  4. Rodrigo Postado em 19/May/2014 às 17:31

    Não esqueça do Porto em Cuba feito em sigilo que custou mais que todo dinheiro investido nos nossos portos e que hoje está sendo usado para contrabandear armas e drogas.

    • Mauro Postado em 25/May/2014 às 16:34

      Foi dinheiro emprestado do BNDES para uma empresa brasileiro, dando emprego, trazendo divisa, com o compromisso de comprarem equipamento e material aqui.

    • Mauro Postado em 25/May/2014 às 16:34

      Foi dinheiro emprestado do BNDES para uma empresa brasileiro, dando emprego, trazendo divisa, com o compromisso de comprarem equipamento e material aqui.

  5. Deisi Postado em 19/May/2014 às 17:50

    Maravilha de texto , se fui pobre não me lembro ,mas não pode , o discursinho , dos órfãos destros , Pereira , Rodrigo , Elias , está cada vez mais cansativo ,filhinhos aqui não cola ,é perda de tempo , só lhe restam "TV REVOLTA , migrem pra lá que sabe terão mais sucesso . Vai que cola .Esqueci esse tal de Matheus B. também .

    • Thiago Teixeira Postado em 19/May/2014 às 18:32

      Deisi, poço dar uma dica? Não separamos com espaço uma palavra seguido da PONTUAÇÃO (vírgula, ponto, exclamação), o espaço é depois da pontuação! Percebi essa sua mania!!

      • Andréia Postado em 19/May/2014 às 18:40

        Thiago Teixeira, posso te dar uma dica? Posso é com SS e não com Ç.

      • Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 08:05

        Vlw! Fiz muito relatório de outorga de poços artesianos esses dias! kkkk

  6. Silva Postado em 19/May/2014 às 20:17

    Realmente fanatismo cega , você Rodrigo é exemplo vivo .

  7. Deisi Postado em 19/May/2014 às 20:44

    Thiago de um desconto , fazem 33 anos , que sai da escola ,e por não ter o habito da leitura , hoje cometo erros , de espaço e pontuação .mas se consegue entender o contexto ,fico satisfeita .Se não gosta do meus comentários tudo bem , a seis meses estou em Blumenau , pois meu marido está na fila de espera por trasplante , foi ai que resolvi apreender a entrar na internet , para distrair um pouco e aliviar os dias de angustias , que eu , meu esposo , meus filhos estamos vivendo . Mas pra quem nem sabia ligar o computador é uma evolução . Mas com bastante leitura a tendência é melhorar , obrigada Andréia por me defender.Estou bastante triste com saudades de casa dos filhos,só me resta esperar .

    • Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 08:33

      Mas você tem bons argumentos, análise critica, faz excelentes debates, tem posicionamento firme das coisas e é isso que interessa. Eu escrevia "nada haver" e nesse site uma pessoa me ensinou "nada a ver", agora mesmo escrevi "poço" e me corrigiram dizendo que é "posso", e assim sucessivamente. A cada dia aprendemos mais, e temos que ter a mente aberta para crescermos com as críticas ou correções. Mas fique a vontade para se expressar da forma que quiser, pois entendemos sim as suas mensagem!

  8. Deisi Postado em 19/May/2014 às 20:44

    Thiago de um desconto , fazem 33 anos , que sai da escola ,e por não ter o habito da leitura , hoje cometo erros , de espaço e pontuação .mas se consegue entender o contexto ,fico satisfeita .Se não gosta do meus comentários tudo bem , a seis meses estou em Blumenau , pois meu marido está na fila de espera por trasplante , foi ai que resolvi apreender a entrar na internet , para distrair um pouco e aliviar os dias de angustias , que eu , meu esposo , meus filhos estamos vivendo . Mas pra quem nem sabia ligar o computador é uma evolução . Mas com bastante leitura a tendência é melhorar , obrigada Andréia por me defender.Estou bastante triste com saudades de casa dos filhos,só me resta esperar .

  9. Deisi Postado em 20/May/2014 às 09:44

    Thiago, obrigada pela atenção, confesso a ti que a internet está me ajudando muito, pois a seis meses não vejo meus filhos,e isso me deixa muito triste, mas é por um bom motivo, porque com um casamento de 30 anos,vale a pena!

    • Thiago Teixeira Postado em 20/May/2014 às 12:14

      E eu fico aqui no meio do Mato Grosso terminado uma obra e vejo minha filhinha a cada 45 dias! Imagino a sua angustia! No nosso meio ninguém está nem ai pra nada, as conversas são deprimentes, só fofoca, quem pegou quem na cidade, funcionário reclamando na minha orelha, e aqui no pragmatismo é meu único contato com a civilização pensante.

      • Mauro Postado em 25/May/2014 às 16:03

        Então vão aqui algumas sugestões para você passar o tempo: http://www.advivo.com.br/luisnassif/ http://www.viomundo.com.br/ http://www.conversaafiada.com.br/ ( é bem irônico e debochado) A Carta Maior é uma publicação eletrônica multimídia que nasceu por ocasião da primeira edição do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2001, em Porto Alegre: http://www.blogdacidadania.com.br/ http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm?alterarHomeAtual=1&home=S http://www.rodrigovianna.com.br/ http://operamundi.uol.com.br/ http://blogdomello.blogspot.com.br/ http://www.esmaelmorais.com.br/ http://www.ocafezinho.com/ http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ http://www.tijolaco.com.br/ http://mariafro.com/ http://www.blogdacidadania.com.br/ http://www.baraodeitarare.org.br/

  10. ademar Postado em 20/May/2014 às 11:28

    o André Falcão podia apresentar pra gente onde fica este País ai que ele ta falando, fiquei encantado.

    • Mauro Pinto Postado em 25/May/2014 às 16:07

      É só você percorrer os mais de 5.000 municípios do Brasil ou mudar de fonte de informação: Mas dá uma olhada aqui que você pode encontrar: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/24/depois-da-nortesul-do-sarney-a-hidrovia-que-o-fhc-parou/ http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/23/brasil-atinge-metas-do-milenio/ http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/22/dilma-realiza-um-sonho-a-norte-sul/ Plano Brasil Maior , Plano Estratégico de Defesa Nacional e PROSUB http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/05/20/aviao-kc-390-defesa-da-um-salto/ http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/05/14/lula-quer-a-ley-de-medios-chora-globo-chora/ http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/05/explicando-o-bolsa-familia-para-ney-matogrosso.html http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/quem-e-contra-o-bolsa-familia-ou-e-mal-informado-ou-mal-intencionado.html http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/a-copa-e-boa-para-o-brasil-sim.html#more http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/condicionalidades/beneficiario/codicionalidades http://tijolaco.com.br/blog/?p=17140&cpage=1#comment-69802 http://tijolaco.com.br/blog/?p=17135 http://www.viomundo.com.br/denuncias/pre-sal-e-nosso-inflama-turma-de-fhc-diz-deputado-petista-sauer-lamenta-que-debate-nao-inclua-papel-publico-da-petrobras.html http://tijolaco.com.br/blog/?p=11157 http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-batalha-invisivel-de-kecia-que-leva-saude-a-128-familias-pobres-brasileiras/ http://www.maurosantayana.com/2014/03/o-fantasma-do-comunismo-e-o-general-de.html http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/por-que-tornei-favor-das-cotas-para-negros.html http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/03/brasil-conquista-primeira-geracao-de-criancas-sem-fome Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) e Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) http://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais

  11. Deisi Postado em 20/May/2014 às 16:30

    Ademar, para os órfãos destros, não adianta,são manipulados e alienados,não compensa o desgaste , quem sabe indo lá no "TV REVOLTA , você encontra a resposta, que vai encher seu coração de felicidade.

    • ademar Postado em 21/May/2014 às 10:19

      Deisi o que são os órfãos destros? na sua concepção o que é ser alienado e manipulado? Li que você está vivendo uma situação pessoal difícil com seu marido e longe da família, mas acredita que tudo vai perfeitamente bem no Brasil, pela maneira como autor tenta passar a mensagem? Está realmente satisfeita com o Brasil como está? O Governo nos últimos 12 anos é esta absoluta perfeição na qual seus seguidores e apoiadores tentam convencer?

      • Mauro Postado em 25/May/2014 às 16:29

        Não, Ademar, o que ela quis dizer é que o Brasil está mudando, e no caminho certo, mas a midia só mostra o que está ruim.E está ruim desde antes de 2003.Alienado porque só tem um veículo de informação, a midia tradicional, e manipulado porque acredita fielmente no que ela diz. Mas vamos lá: O Brasil pagou a dívida externa, deixou de ser devedor e passou a ser credor; A Economia vem crescendo; O Comércio exterior melhorou, e as relações internacionais também.Deixamos de ser subservientes para sermos atores importantes. O desemprego está abaixo de 5%, enquanto na Espanha 60% dos jovens não têm emprego, e nos outros países está aumentando.Desde 2008 a Europa perdeu 62 milhões de postos de trabalho e o Brasil criou 10 milhões. A dívida interna líquida passou de 61% para menos de 34% em relação ao PIB; Inflação dentro da meta há 11 anos; 18 universidades construídas e em construção; 365 CEFETs Aparelhou a Polícia Federal e ampliou a Controladoria Geral da república. Aumentou a capacidade elétrica instalada e as linhas de transmissão; Triplicou investimentos na educação;diminuiu os juros e o SPREAD bancário; Melhorou o índice de Gini Farmácia popular; Transposição do rio São Francisco, e construiu cisternas contra a seca no nordeste. Recuperou a indústria Naval, que estava falida, e hoje é a quarta do mundo. Mas há coisas que levam mais tempo, e em lugares como nas metrópoles, por causa do tamanho da população e da complexidade, existe uma inércia e pode ser que em alguns setores até piore antes de melhorar.São apenas 12 anos.isso é muito pouco tempo para mudanças estruturais na saúde e na educação.Sem falar que há coisas que não dependem do Governo Federal, mas do estadual , municipal, ou a secretaria de educação/saúde, ou até do diretor da escola/do hospital. e muito mais, mas como sou desorganizado não achei nos meus arquivos do PC

  12. Deisi Postado em 21/May/2014 às 11:32

    Ademar,reconheço, que muitas coisas melhoram e também tem muito a fazer, diferente dos contrários que não vê melhora alguma,jamais votei no PSDB, mas reconheço que em São Paulo,o Poupa Tempo, e algo maravilhoso, que facilita muito a vidas de todos, também tem o Projeto Guri, no qual minha sobrinha trabalha.Formando crianças através da música, melhores pessoas,só que contra números não há argumentos,Estou aqui, e todos transplantes são custeados pelo SUS e também todos medicamentos que são de auto custo.Inclusive um empresário esteve no Estados Unidos, gastou mais de um milhão,e foi no Brasil que conseguiu fazer o transplante, tudo pelo SUS. Não sou tão alienada,em achar que tudo está perfeito,mesmo porque em 12 anos, é impossível, principalmente para os mais pobres,já a elite não suporta essa situação. ,

  13. Augusto Postado em 21/May/2014 às 22:55

    Êta blá blá blá sem futuro. Até parece jogo de várzea : Cochinhas versus Esquerda Caviar.

  14. Marcos Postado em 26/May/2014 às 12:39

    Texto fraco demais, o Brasil piorou em tudo, saúde, segurança um país dominados por bandidos com mais de 100000 mortos anuais, educação piores de que países Africanos, melhorou em que? Copa do mundo? Até a musica brasileira que é horrível conseguiu piorar, algo quase impossível ao menos eu pensava que era impossível.