Redação Pragmatismo
Barbárie 20/Feb/2014 às 14:16
47
Comentários

Discurso de Sheherazade prospera: crescem os linchamentos

Discurso de Rachel Sheherazade surte efeito. Linchamentos com as próprias mãos se espalham pelo Brasil. Para sociólogo, sociedade está sem controle

rachel sheherazade barbárie linchamentos
Jornalista Rachel Sheherazade defendeu em horário nobre a justiça feita pelas próprias mãos (Foto: Revista Quem)

Desde que justiceiros agrediram a paulada um jovem negro acusado de assalto, amarrando-o nu a um poste, no Rio, há 20 dias, aumentaram no país o número de chacinas de pessoas suspeitas de terem cometido crime. Antes, havia quatro linchamentos por semana e, agora, a média é de um por dia.

A jornalista Raquel Sheherazade deve estar se sentindo realizada, porque, ao noticiar no telejornal SBT Brasil o ataque ao adolescente no Rio, ela comentou que atitude dos vingadores é “compreensível”.

“O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva. Aos defensores dos direitos humanos que se apiedaram do marginalzinho preso no poste, lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”, disse na época.

O comentário de Sheherazade repercutiu nas redes sociais e imprensa, com apoios e críticas.

Em entrevistas, Sheherazade confirmou o que dissera em rede nacional, afirmando que, diante da falência das instituições oficiais de segurança, é legítima a reação das pessoas.

A Folha de S.Paulo informou que os linchamentos se espalharam em todo o país. Violência que tem sido documentada por vídeos que circulam nas redes sociais.

De acordo com o jornal, só na segunda e terça-feira, houve agressões a criminosos em Goiânia, Piauí e em Santa Catarina.

Um vídeo gravado no Piaui registrou um homem cujos pés foram amarrados e colocados sobre um formigueiro.

“Meu Deus, aí, tá queimando”, disse o homem suspeito de tentar um assalto.

Um dos agressores respondeu: “Agora lembra de Deus, né? Na hora de tu roubar tu não lembra”.

O sociólogo José de Souza Martins, que documenta linchamentos há 20 anos, disse estar preocupado, porque “a sociedade civil está ficando progressivamente descontrolada”.

O presidente da OAB de Goiás, Henrique Tibúrcio, admitiu que a população se sente insegura, “mas ela não pode fazer Justiça com as próprias mãos”.

“Sabemos que a população se sente insegura, mas ela não pode fazer Justiça com as próprias mãos e engrossar as estatísticas de violência”, disse o presidente da OAB de Goiás, Henrique Tibúrcio.

Na semana passada, o Psol comunicou que entraria com uma representação no Ministério Público Federal contra Sheharazade e SBT por ter sido feito em horário nobre incitação ao crime.

Ivan Valente, líder do partido na Câmara dos Deputados, disse que a jornalista “simplesmente deu razão aos vingadores que fizeram justiça com as próprias mãos, em torturar, porque a polícia para ela está desmoralizada, a Justiça não opera e é necessário voltar ao velho Oeste”.

Paulopes, com Folha de S.Paulo

Posts relacionados

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 20/Feb/2014 às 14:22

    Isso é culpa da politicagem (de todos os partidos) que só pensa em roubar e ganhar poder, ao invés do desenvolvimento de nosso país. Com um código penal da década de 1940, vocês queriam o quê? Apesar disso, vejo com desconfiança esses justiceiros, pois, no Rio de Janeiro, isso deu origem as milícias...

    • Lucas Teixeira Postado em 20/Feb/2014 às 15:40

      Isso é nossa culpa. Do povo. A corrupção nesse país é generalizada. Quem nunca favoreu um amigo num ambiente de trabalho em vez de ser justo com alguém que realmente merecia? Isso faz parte da nossa mentalidade de "quero o melhor pra mim e pra está próximo de mim - custe o que custar". E o resto... que lute pelo seu lugar ao sol. :(

      • Jaime Mendes Postado em 20/Feb/2014 às 16:09

        "Quem nunca favoreu um amigo num ambiente de trabalho em vez de ser justo com alguém que realmente merecia?" Ahnn eu não, vc acabou de assinar seu atestado de babaca. E pior, botou o povo brasileiro inteiro nesse saco de churume que você faz parte, se informe um pouco mais e verá que nem todos são como você. Auto-crítica é o primeiro passo para a evolução :)

      • Richard Postado em 20/Feb/2014 às 17:14

        Jaime vc precisa voltar pra escola aprender portugues de novo. O que ela disse e que e costume do brasileiro tentar se dar bem em tudo. Passar na frentr da fila, nao respeitar limites de velocidade, sinalizacoes de transito. As pequenas corrupçoes do dia a dia tamb reverberam na politica. E nao me venha dar uma de falso moralista se dizendo perfeito, tenho certeza que ate sonegar impostos vc o faz

      • Marina Mafra Postado em 20/Feb/2014 às 17:53

        Exatamente Lucas. Muito bem posicionado

      • renato Postado em 20/Feb/2014 às 19:29

        Richard, vc precisa voltar pra escola aprender portugues de novo. O que ela disse e que e costume do brasileiro tentar se dar bem em tudo. Passar na frentr da fila, nao respeitar limites de velocidade, sinalizacoes de transito. As pequenas corrupçoes do dia a dia tamb reverberam na politica. E nao me venha dar uma de falso moralista se dizendo perfeito, tenho certeza que ate sonegar impostos vc o faz.

      • renato Postado em 20/Feb/2014 às 19:33

        PCdoB questiona governo sobre verbas publicitárias ao SBT A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), entregará, às 14 horas desta quinta-feira (20), uma carta à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República questionando o repasse de verbas publicitárias do governo federal ao SBT. Ela alega as declarações de incitamento à violência feita pela apresentadora Rachel Sheherazade no programa SBT Brasil para solicitar “a suspensão de quaisquer verbas oficiais que sejam destinadas a esse sistema”.

      • Thiago Teixeira Postado em 22/Feb/2014 às 13:42

        Lucas, acabo de demitir um encarregado que tenho muito apreço e solicitei a promoção de um carpinteiro que está escrito na testa: "Eu odeio o Thiago, quero que ele morra!" Porque fiz isso? Temos que ser profissional, o meu chegado fazia as paredes todas tortas e tínhamos que deixar um pedreiro quebrando e arrumando. O cara que não gosta de mim e que não traz uma maça na minha mesa, faz duas paredes a mais e todas impecável. Uma pessoa com esta atitude que falou Lucas, sempre acaba se dando mau um dia, pode apostar.

    • Eduardo Postado em 20/Feb/2014 às 23:21

      Na boa, se alguem se der ao trabalho de assistir ao vídeo, verá que ele foi publicado em 13/09/2013, portanto, bem antes do comentário da jornalista. Se não prestarmos atenção nas coisas que nos cercam, seremos ETERNAMENTE confundidos. Na dúvida quanto a data: http://www.youtube.com/watch?v=rb2fjuXCMFE

    • Hélio Postado em 21/Feb/2014 às 02:43

      1940? Volte para as aulas de História, e descobrirá que nossa constituição é de 1988... E não venha com essa de ultrapassada, pois ela é uma das mais atuais do mundo. Se não funciona? Aí é outra história, e a maior parte da culpa, é nossa.

      • Alex Mamed Postado em 21/Feb/2014 às 14:57

        Na boa, volte você, pois ele tá correto. Ele disse que o Código Penal era de 1940, e não a Constituição. Se não sabe a diferença, paciência!

    • Ana Carvalho Postado em 21/Feb/2014 às 13:05

      Não dá para começar a fazer essa leitura pela culpa externa (dos partidos) pois termina justificando atitudes individuais, por mais que você coloque um MAS depois fica aquele primeiro sentimento. Por isso temos que ter cuidado com as palavras. O neonazismo está à solta e é muito sério. Esses justiceiros não deram origem às milícias, eles são milícias quando se juntam em bando para torturar e matar. Torturar é crime, eles são tão criminosos quanto quem rouba e mata por aí. E quando em bando ninguém controla pancadas, terminam por matar de pancada.

  2. Pereira Postado em 20/Feb/2014 às 14:35

    Que mulher linda !!!! nessa foto então , cheguei a suspirar por ela.

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Feb/2014 às 14:41

      Enfim concordamos com algo. Para ficar com ela eu topava até digitar 25 nas urnas.

      • José Ferreira Postado em 20/Feb/2014 às 14:47

        Quem diz que as paraibanas são feias ou é desinformado, ou não gosta da fruta. Vem ni mim que to facin...

      • julio Postado em 20/Feb/2014 às 15:43

        A única mulher mais ou menos da paraíba...Não chega aos pés das nossas gaúchas (nem preciso citar quais né?)

      • Adriano Vito Postado em 20/Feb/2014 às 16:59

        Julio, do que adianta as gauchas serem lindas se os homens não gostam.

      • Thiago Teixeira Postado em 20/Feb/2014 às 17:43

        Julio ... conhece Goiânia? É pau a pau hein! Fora quer as goianas são mais simpáticas.

  3. Thiago Teixeira Postado em 20/Feb/2014 às 14:40

    O engraçado são os comentários no youtube. Uma avalanche de apoio e joinha para ela.

    • Yohan Postado em 21/Feb/2014 às 09:04

      É claro né Thiago ..... até as mídias de esquerda estão ajudando a popularizar a fascista gatinha !!! Eu mesmo só vejo ela por aqui !!

    • caio Postado em 14/Mar/2014 às 04:10

      o governo atual deixou a situação chegar nesse estado, não ponha a culpa na opinião da jornalista pela incompetência da legislação e revolta da população brasileira!!!

  4. Niege Pavani Postado em 20/Feb/2014 às 15:43

    Sabe o que é mais curioso sobre os seres humanos? A incoerência, a contradição, a falta de capacidade em ser aquilo que exige que os outros sejam. Conservadores, na grande maioria crentes em Deus e numa justiça superior do mesmo, desacreditam de sua própria fé quando decidem fazer justiça com as próprias mãos. E mais: criticam a corrupção e a bandidagem, mas "passam a perna" em quem quer que se coloque a sua frente. É uma pena, só me faz desacreditar cada vez mais e mais na humanidade.

    • Ari Kailash Postado em 20/Feb/2014 às 21:30

      Excelente comentario Niege. Um Brasil krent e' um caminho para o caos.

      • Gideon C. Santos Postado em 20/Feb/2014 às 23:10

        Sou evangélico, e a jornalista tb, pelo modo de escrever sei que vc está com o Psol e com a ala gay que auer derrubar a jornalista. ë fácil vc atacar os evangélicos porque são o foco da atenção de vcs. Milhões de casos acontecem todos os dias, mas vira manchete um caso apenas se entre os muitos, tiver um que se diz evangélico envolvido. está escrito que o impio foge sem que ninguém o perceba, mas o justo é acompanhado comoo filho do leão. Quer dizer: Sabe-se que pagamos para sermos protegidos e tudo que ouvimos é "não reaja!" Chega um tempo que alguém abre a boca e diz: vamos nos unir para impor limites, ai aparece logo alguns para achar que o certo é vivermos presos e bandidagem solta. Quem é contra isso, só é até ter um filho, filha, parente ou omigo morto ou brutalmente molestado por um bandido, ai ele vira o mais ávido defensor da pena de morte. Sou a favor da Jornalistas e vcs que tentam calar a Rachel, não mexam com ela,, porque vai terminar dando mais ibope! Ps. Vc está enganado, Crente não vive de pasar perna e nem de perseguir ninguém, vcs ativistas gays e outro é quem tem tal hábito!

  5. luiz Postado em 20/Feb/2014 às 15:47

    Primeiro a justiça com as próprias mãos... aí a injustiça se apresenta como uma barbárie que os mesmos que incitaram o fato vão dizer "tá vendo como eu disse que a população brasileira é o lixo?" ainda vão comparar com certos países da Africa (lógico né ainda mais que adoram dizer que quem faz isso "tem pé na cozinha"). Depois a Justiça, o MP, a força nacional e o escambal vão tentar segurar o fato (mas só depois da eleição) aí o PSDB entra no governo e a população descobre que quem realmente produz a miséria, a violência é quem está justamente criticando as ações sociais deste governo... Aí vem o levante da população, o estouro da boiada... espero que o Brasil não tenha uma guerra civil para conseguir as igualdades sociais minimas... mas se for assim! Estejam preparados pois nenhum muro, nenhum tropa vai conseguir salvar as elites da fúria do povo e nem os engraçadinhos que nos seus elogios a uma pessoa tão podre, que só tem capa, igual a Sherazade vão conseguir sobreviver com suas traquinagens... Mesmo que eu morra sei que o mundo estará melhor com menos escroques no mundo!

  6. Betania Santos Postado em 20/Feb/2014 às 16:04

    es estao "insinuando"??!!.. por acaso é o que estou pensando.??!. Nao senhores. O efeito disso nao é devido ao fato dessa jornalista ter se posicionado "midiaticamente" como se posicionou. Este é o efeito do nosso "Estado de direito, na dita "dura". Vamos deixar de hipocrisia e encara os fatos como eles sao!!

    • Yohan Postado em 21/Feb/2014 às 09:47

      Vc está precisando de óculos "fundo-de garrafa" Betania!!! Imagino vc neurótica agora que resolveu postar a sua opinião publicamente esperando os capangas da ditadura brasileira baterem a sua porta para a levarem presa.

  7. Maria Aparecida Jube Postado em 20/Feb/2014 às 16:12

    A sujeita foi colocada lá exatamente para incitar a violência, ela abriu a caixa de Pandora, com o aval da televisão todo mundo se julga um justiceiro e assim a violência fica incontrolável e a direita reacionária logo, logo estará apresentando uma solução para o povo manipulado, golpe no governo.

    • Ari Kailash Postado em 20/Feb/2014 às 21:32

      Tambem acho que e' assim que isso tudo caminha.

  8. Emanuel Postado em 20/Feb/2014 às 16:44

    Sou contra violência, mas chegamos no fundo do poço. A vida não tem mais nenhum valor para as pessoas, sou totalmente a favor desses linchamentos. Não vai resolver o problema, mas mostra que a população não está passiva. Fiquem de olhos fechados, que nesses dias vocês terão que pedir a 'benção' dos bandidos para andar na rua, sair de carro, ir a praia, fazer compras...é triste, mas é a realidade do nosso Brasil.

  9. Brenno Postado em 20/Feb/2014 às 17:05

    A que ponto chegamos, colocar na conta de uma única jornalista a incompetência de toda uma sociedade, marcada por corrupção em todos os seus meios, que não sabe cuidar de nada a que se propõe (vide saúde, educação e também segurança, para citar apenas 3)??? E ainda colocar que é a "direita", os "reacionários", conheci esse espaço hoje e estou espantando como tem alienado nesse país, não é a toa que estamos nesse caos. Realmente a violência com as próprias mãos nos levam aos primórdios da humanidade, mas não é um comentário infeliz que está provocando isso. O que provoca essa onda crescente de violência desmedida é o descaso dos GOVERNOS e aqui incluo todos sem sigla sem exceção. E o pior é esse monte de pseudo "intelectual" tentando colocar a culpa em alguém. Acho que esse espaço deveria ser utilizado com matérias realmente dignas do PRAGMATISMO POLÍTICO, mas não é o que estou vendo....

  10. Elias Postado em 20/Feb/2014 às 17:25

    É só o inicio e em relação a menores a população tem o direito de defesa pois não existe lei alguma contra eles, pessoas são mortas as centenas por bandidos diariamente e o governo nada faz que o povo comece a se defender.

    • Yohan Postado em 21/Feb/2014 às 09:49

      A proposta sua proposta é ficar matando as moscas assim que elas pousarem na sua comida ao invés de enterrar a carne podre que as está criando.

  11. daniela Postado em 20/Feb/2014 às 17:36

    sabe já gostei de algumas coisas que ela falou, outra nem tanto, mas não acredito que o aumento da violência, ou da justiça com as próprias mãos, seja por causa dela ou de um outra pessoa, isso seria tentar pontuar o problema, tentando achar um único culpado por algo de uma sociedade inteira...a opinião de uma ou outra pessoa não condiciona toda uma sociedade, viver em uma democracia é ver uma opinião sendo expressa, eu concordando ou não com ela. Acabar com a violência, assaltos, mortes desnecessárias, é preciso mudanças verdadeiramente significativas não só no governo (porque é o povo que coloca os governantes lá) mas na sociedade como um todo... Não adianta reclamar de políticos corruptos, se ao ser parado por um guarda, tenta-se "molhar a mão" para não levar multa, reclamar do crime organizado, se usa coisas ilícitas... isso é hipocrisia... no dia que aprendermos a ter responsabilidade e aprender a pensar em diretos e deveres, que vivemos em sociedade que existe limites para convivência, pensando em fazer um mundo melhor não só para si mais para o todo... ai sim... a coisa muda...

  12. Jeremias Postado em 20/Feb/2014 às 18:47

    Isso tudo é culpa da inexistência de um deus.

  13. Célia Regina Postado em 20/Feb/2014 às 19:38

    Não acho que o aumento dos linchamentos no país seja por causa dos comentários que Rachel fez em rede nacional, estão querendo usa-la como bode expiatório de um problema que a muito tempo tem acontecido nesse país, a população esta de saco cheio de ficar a mercê desses bandidos sem que a policia possa fazer alguma coisa para impedir, e outra a população foi desarmada e os bandidos estão aí armados até os dentes tocando o terror na população, cedo ou tarde isso iria começar a acontecer.

  14. Eduardo Oliveira Postado em 20/Feb/2014 às 20:32

    Não acho que o aumento dos linchamentos no país seja por causa dos comentários que Rachel fez em rede nacional, estão querendo usa-la como bode expiatório de um problema que a muito tempo tem acontecido nesse país, a população esta de saco cheio de ficar a mercê desses bandidos sem que a policia possa fazer alguma coisa para impedir, e outra a população foi desarmada e os bandidos estão aí armados até os dentes tocando o terror na população, cedo ou tarde isso iria começar a acontecer.Queridos eu quero aqui fazer jus a os comentários dessa mulher e faço das palavras dela as minhas palavras,pois eu concordo que isso é um sinal de que o povo quer ver a justiça sendo feita por parte de quem de direito pois quem tem o direito de fiscalizar tem que fazer isso com prudencia em todos os aspectos da vida,para que se tenha uma balança com pesos e medidas exatas isso é justiça o povo quer justiça social em todos os aspectos da vida de todo o povo por um todo.Pois eu pretendo sair candidato a governador do estado da Bahia sou um homem que nunca me candidatei a nada na política em se, sou de origem humilde porem tenho algo de muito bom que pode e vai fazer uma grande diferença sou sensato em tudo que eu faço,espero em Deus que ele me oriente em tudo que eu for fazer nesse governo e desde já peço a ajuda de todos os amados que acredita em Deus que me ajudem em oração,para que o sr;jesus cristo faça tudo segundo sua boa vontade em minha vida para o bem está de todos nós o povo em se.Peço que cada amado que ler esse artigo por favor repasse adiante para os seus amigos para eles orarem em meu favor em pró desse projeto de vida que eu tenho,que todos nós juntos façamos uma grande corrente do bem para nos ajudar uns a os outros no que for necessário que o sr;jesus os abençoe mais e +++infinitamente a cada um de vos,pois eu tenho uma grande esperança de vencer a pesar de muitos não acreditarem na minha vitória sobre os demais candidatos mais isso não é uma novidade nova foi assim com o sr;jesus e com o jovem Daniel com José e com Davi quando ele foi lutar contra golias pois ele venceu o sr;era com ele .Pois é o mesmo sr;que estava com Davi que está comigo para essa grande peleja eu sei que é uma guerra mais o sr;é o meu escudo e é a minha força,espero mesmo poder contar com vossas orações e ajuda em poder divulgar esses e outros futuros artigos que com certeza vai chegar até vos falando um pouco mais sobre a minha pessoa,pois eu sei que é muito dura essa decisão diante de inúmeros obstáculos que se tem levantado e ainda vai se levantar mais o sr;jesus está comigo para me dar vitória em todas as áreas da vida pois eu não tenho ninguém para financiar minha candidatura mais o sr;Deus ele vai prover tudo em nome do sr;jesus cristo.Queridos é essa eleição de 2014 que iremos sair para buscarmos a nossa vitória em nome do sr;jesus cristo,por favor orem por me para o sr;me capacitar em tudo em que eu devo fazer e como proceder diante de cada obstáculos que surgir,mais eu sei que em todos o sr;vai está a o meu lado me protegendo com o seu poder e sangue me guardando das inúmeras investidas do vil tentador ,e guardando a todos os meus familiares de modo geral debaixo do seu precioso sangue e me fazendo ser mais que vencedor em todas as coisas me orientando em tudo por meio do seu espirito santo.

  15. elisangela Postado em 20/Feb/2014 às 21:48

    Infelizmente ou felizmente todos temos razao em algum ponto,porem somente quem passou por algum tipo e violencia que realmente sabe o que e: a lentidao da justica,uma vida interrompida com brutalidade,um bem conseguido c/esforco de uma vida inteira roubado por delinguentes que sequer serao punidos c/ veemencia...estamos cansados sim, de tanto descaso,e se nos, sociedade nao tomarmos posicao diante de td isso,havera um momento que nao tera mais volta....e de se pensar....

  16. Eduardo Postado em 20/Feb/2014 às 23:44

    Sem controle está o Estado.....Não o povo...O povo já não aguenta mais!!!

  17. mario Postado em 21/Feb/2014 às 05:02

    Crescem os linchamentos, diminui a criminalidade.

  18. Matheus B. Postado em 21/Feb/2014 às 09:49

    Isso deve ser noticiado. Porém, merece muito mais destaque o fato de mais de 50.000 pessoas serem assassinadas no Brasil por ano, o que dá uma média de 137 por dia. Ou seja, há 137 vezes mais assassinatos diários do que linchamentos no país, isso sem contar outros crimes, como furtos, roubos e estupros, que também são motivo de reação. O que é mais grave? Cadê o senso de proporção do site? Interpreto: a motivação da matéria não é a informação, mas o ataque à Sherazade.

  19. Helio Cantarino Postado em 21/Feb/2014 às 09:52

    A culpa não é da repórter e sim dos políticos que não fazem nada para resolver o problema, a situação está nas mãos senadores e deputados federais que recebem um dinheirão para não fazer nada. A policia e o judiciário estão de pés e mãos amarradas. Acordem população brasileira é ano político, vamos tirar esse povo todo aí e colocar outros, mesmo se não resolver , nós tentamos, e que Deus continue a nos abençoar.

  20. Pereira Postado em 21/Feb/2014 às 13:34

    Que poder e que audiência tem essa Rachel hemmm ???? depois que ela falou todo o Brasil começou a agir com as próprias mãos de uma hora pra outra. Que Audiência !!!! pudera, com essa beleza toda que ela tem.

  21. Ricardo Menezes Postado em 21/Feb/2014 às 16:48

    Isso é novidade pra quem??? Pra esquerda caviar que aprendeu a ver o mundo sob uma câmera de celular e detectar flagrantes de "justiceiros"??? Quem mora em favela convive com isso desde que nascem!! Já percebeu os lugares onde são praticadas essas "execuções" de penas?? Todo meliante que tente praticar qq delito numa comunidade periférica são executados sem dó, com o aval dos moradores da comunidade!! Quem mora em favela, dorme com porta e janela aberta desde sempre pq se alguém de fora ou mesmo da comunidade sair da linha os "manu apaga"!! Tá ligado??? Mais uma vez: onde está a novidade nisso???

  22. Fernando Postado em 21/Feb/2014 às 17:40

    Rapaz! dou 10 para a repórter! esse país é um lixo de segurança! Aqui no DF policial recebe muitíssimo bem para ficar de braços cruzados em frente a violência, bandido bom é bandido morto!

  23. Carlos Postado em 22/Feb/2014 às 00:13

    Brasil tá mostrando a sua cara para o mundo, a sua cara mais feia, a face da selvageria. Parabéns Merdil!

  24. Macunaíma Postado em 06/May/2014 às 05:10

    O NOME DISSO É "LEI RAQUEL SHEHERAZADE"

O e-mail não será publicado.