Redação Pragmatismo
Polícia Militar 11/Set/2015 às 11:52 COMENTÁRIOS
Polícia Militar

Polícia do Brasil é a mais mortal do mundo

Publicado em 11 Set, 2015 às 11h52

Polícia brasileira é a que mais mata no mundo, revela Anistia Internacional. De acordo com relatório, policiais foram responsáveis por 15,6% dos homicídios registrados no Brasil em 2014. Só em 2012, 56 mil pessoas morreram em todo o país em razão de disparos efetuados por integrantes da polícia

Polícia do Brasil brasileira mais mata mundo
Polícia brasileira é a que mais mata no mundo (divulgação)

As forças policiais brasileiras estão entre as que mais matam no planeta, segundo relatório divulgado pela Anistia Internacional. De acordo com o estudo, os policiais foram responsáveis por 15,6% dos homicídios registrados no Brasil em 2014. Só em 2012, 56 mil pessoas morreram em todo o país em razão de disparos efetuados por integrantes da polícia. Segundo a pesquisa, muitas das vítimas estavam rendidas ou feridas quando foram mortas. Outras não foram advertidas previamente para que pudessem se entregar.

A Anistia Internacional concentrou o levantamento na Zona Norte do Rio. Entre as vítimas da violência policial, entre 2010 e 2013, 99,5% eram homens, quase 80% eram negras e 75% tinham entre 15 e 29 anos. “Assassinatos cometidos por policiais têm tido um impacto desproporcional na juventude de homens negros”, aponta a organização não-governamental.

Das 220 investigações sobre homicídios praticados por policiais desde 2011, 183 ainda não haviam sido concluídas em 2015, segundo a Anistia. Apenas um desses casos resultou na apresentação de denúncia formal na Justiça. O documento também sugere medidas para reduzir as mortes por violência policial no país: investigações independentes, punições em caso de abuso, regras mais rígidas sobre a atuação dos policiais e definição mais clara sobre o uso da força policial.

“Ninguém está questionando os desafios enfrentados pela polícia, que muitas vezes são perigosos. Mas governantes e forças judiciárias frequentemente falham em criar uma plataforma de trabalho que garanta que a polícia só utilize a força dentro da lei, em consonância com os direitos humanos e como última alternativa”, afirma a coordenadora do relatório, Anja Bienert, da Anistia Internacional na Holanda.

Estados Unidos

O estudo também indica os Estados Unidos como outro país onde a violência policial é preocupante. Embora não haja números oficiais sobre mortes causadas por policiais em serviço naquele país, as estatísticas regionais mostram que o perfil dos mortos nesse tipo de confronto é semelhante ao registrado no Brasil: a maioria das vítimas é negra e jovem.

Em abril deste ano, o jovem negro Freddy Gray foi morto em um camburão da polícia no estado de Baltimore. Os seis policiais envolvidos na morte foram indiciados e aguardam julgamento. As investigações apontam que ele foi vítima de espancamento. No ano passado, no estado de Missouri, o policial Darren Wilson matou o jovem Michel Brown, que estava desarmado. O caso desencadeou uma série de protestos contra a violência policial e denúncias de racismo. Em julho de 2014, o camelô Eric Gardner foi morto em Nova York pelo policial Daniel Pantaleo. Gardner avisou 11 vezes que não conseguia respirar, mas o policial continuou aplicando a gravata até a morte do camelô.

Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS