Redação Pragmatismo
Rio de Janeiro 10/Fev/2014 às 15:32 COMENTÁRIOS
Rio de Janeiro

Morre Santiago Andrade, cinegrafista da Band atingido por rojão

Publicado em 10 Fev, 2014 às 15h32

Cinegrafista da Band tem morte cerebral. Santiago Andrade foi atingido por um rojão na última quinta-feira. Advogado de preso diz saber quem acendeu artefato

O cinegrafista da TV Band, Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, teve morte cerebral diagnosticada nesta segunda-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde a última quinta, quando foi atingido por um rojão em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade.

Andrade estava em coma no CTI do Hospital Souza Aguiar, no Centro. Ele havia sofrido afundamento do crânio e permanecia internado em estado grave desde então.

cinegrafista band santiago andrade rojão
Momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da Band, é atingido por rojão (Foto: Domingos Peixoto / AFP)

Neste sábado, o rapaz que apareceu em imagens da TV passando o rojão para um terceiro se entregou à polícia.

O tatuador Fábio Raposo, de 22 anos, disse desconhecer a identidade da pessoa responsável por acender o artefato, mas afirmou que cooperaria com a polícia na identificação.

Ele permanece detido no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, com prisão preventiva decretada por 30 dias. Hoje, seu advogado afirmou que já tem a identidade do outro envolvido, mas não revelou o nome.

Cinegrafista há mais de 20 anos, Santiago trabalhava na Band havia 10. Ele deixa uma filha e três enteados.

A ocorrência na última quinta motivou notas de repúdio e pedidos de investigação por parte de sindicatos de jornalistas e associações ligadas à imprensa.

Exame

Recomendações

COMENTÁRIOS