Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 10/Feb/2014 às 16:21
12
Comentários

"Não voto em Dilma se Bolsonaro assumir CDHM", diz criador de Dilma Bolada

Jeferson Monteiro, criador de 'Dilma Bolada', ameaçou acabar com o personagem e não votar em Dilma em 2014 caso o Bolsonaro assuma o comando da Comissão de Direitos Humanos

A possibilidade de o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) assumir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara dos Deputados está causando apreensão entre militantes ligados ao tema nas redes sociais. Mesmo simpatizando com o Partido dos Trabalhadores, o humorista Jeferson Monteiro, criador da personagem Dilma Bolada no Facebook, ameaçou acabar com a página, caso Bolsonaro assuma a comissão. “Se o PT deixar Bolsonaro assumir a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, não apenas a Dilma Bolada acaba como também não voto na Dilma”, escreveu. A pressão, que pode parecer singela, representa um perigo real para a reeleição da presidente: a página é seguida por mais de 1 milhão de pessoas.

dilma bolada bolsonaro
Jeferson Monteiro, criador de Dilma Bolada, em encontro com a presidente Dilma Rousseff (Instagram)

A questão em torno da Comissão de Direitos Humanos pode começar a se resolver na próxima terça-feira. Tanto o PT quanto o PSDB têm reuniões marcadas para tratar da presidência das comissões, e o tema será discutido na reunião do colégio de líderes, à tarde. Parlamentares petistas e integrantes de movimentos sociais se reunirão com o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para tentar sensibilizá-lo, e já preparam uma carta aberta sobre a situação. “Manifestamos veementemente nossa preocupação com os rumos que serão dados à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, nas próximas semanas, caso a nova presidência continue sob os cuidados de partidos políticos cujos projetos (…) não promovem políticas públicas que fomentem a organização popular por direitos e por igualdade”, diz um trecho do documento, ainda em discussão.

Pela forma como as comissões são distribuídas, existe uma possibilidade real de que o deputado Jair Bolsonaro, conhecido por posicionamentos polêmicos em relação a negros e homossexuais, se torne o próximo presidente do colegiado. O PP tem direito a presidir duas comissões e é possível que a CDHM acabe “sobrando” para a sigla. “A 20ª escolha é nossa. Como a comissão é geralmente preterida, é possível que fiquemos com ela. Tenho o compromisso do nosso líder, Eduardo da Fonte (PE), de me indicar, se a comissão efetivamente ficar conosco”, disse Bolsonaro ao manifestar o interesse pela presidência da CDHM. Ele também conta com apoio de parlamentares da bancada evangélica.

Campeão da internet

O nascimento do perfil satírico Dilma Bolada ocorreu junto a chegada da atual presidente ao poder, em 2010, no Twitter, sendo adaptada depois para outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Em 2012 e em 2012, o perfil faturou os prêmio Shorty Awards e Youpix, nas categorias Melhor Perfil Falso do Mundo e Perfil Anônimo do Ano, respectivamente. Em setembro do ano passado, o criador da sátira, o humorista Jeferson Monteiro, 23 anos, se reuniu com a presidente Dilma no gabinete presidencial do Palácio do Planalto, em uma ação articulada pela comunicação da Presidência. A iniciativa marcou o retorno à atividade do perfil oficial de Dilma no Twitter, criado para a campanha eleitoral de 2010. Jeferson, que se diz apoiador da presidente, mas não filiado ao PT, alimenta os perfis com comentários sobre atualidades e acontecimentos cotidianos, geralmente mostrando Dilma sob uma luz positiva.

EM

Recomendados para você

Comentários

  1. renato Postado em 10/Feb/2014 às 17:30

    É isto. Se ele entrar, tira a pagina .... Não fica ameaçando...ameaça é para os fracos.

  2. renato Postado em 10/Feb/2014 às 17:33

    Ninguem pode ameaçar um governo, ele está lá pela maioria e para todos. Se acharem que fez algo errado, Inpicheman, ou o raio que valha. Uma pagina de internet ameaçar um governo, então este governo não merece o país que tem sob sua responsabilidade. Amanha vai ameaçar, se a passagem dos onibus aumentar, daqui a pouco corrompendo os corruptiveis.

  3. TATIANE CRISTINA Postado em 10/Feb/2014 às 18:41

    * a personagem.

  4. Thiago Teixeira Postado em 10/Feb/2014 às 21:59

    Comissão dos Direitos Humanos é a principal preocupação dos políticos egocêntricos que querem atender a minoria (mas que votaram neles) e colocar em prática todo seu ódio e rancor pelos seus adversários políticos. Dica: Deixem tudo pra eles, não vale a pena lutar, muito pelo contrário, a sociedade deve menosprezar essa comissão e fingir que ela não existe, e buscar outros meios em outras comissões para pregar a Paz, o Respeito e a Ordem nesse país.

    • Pereira Postado em 11/Feb/2014 às 12:10

      Quando foram escolher as comissões ninguém quis a CDH , caiu no colo do PSB... e depois que colocaram o Feliciano, querem brigar com todo o mundo. Acho que os partidos não deram muita bola para esta pequena comissão.

  5. José Ferreira Postado em 10/Feb/2014 às 22:26

    Foda-se...

  6. Rafael Postado em 11/Feb/2014 às 06:59

    Até parece que todos os seguidores dele no facebook vão também seguir o seu voto.

  7. Thiago Teixeira Postado em 11/Feb/2014 às 08:24

    Agora o mais intrigante é um cidadão AMEAÇANDO a presidenta ... Ahhhhhhhhhhhhhh se fosse o glorioso Médici ......

  8. Ricardo Rocha Aguieiras Postado em 11/Feb/2014 às 17:39

    Sim, mas foi de vermelho (PT) falar com a Dilma, nunca cobrou dela nada, só fez "piadinhas" sem maiores consequências e ainda glorificando a mulher que se ajoelhou e entregou o Brasil de bandeja para os fundamentalistas, nunca fez nada, absolutamente nada pela população TLGB e ainda fez contra, falou muita bobagem. Desculpe-me, mas não dá para levar a sério ou acreditar em Jeferson Monteiro, apenas um deslumbrado perante o Poder. Ricardo Rocha Aguieiras [email protected]

  9. Marcus Postado em 11/Feb/2014 às 23:27

    PT dá muita mancada, infelizmente deixar o Bolsonazi na CDHM seria só mais uma, Dilma Bolada é uma ótima página, não precisa disso.

  10. Herbo Postado em 14/Feb/2014 às 07:55

    Mais um retardado mental, a esquerda só ficou com os que tem problemas cognitivos ?

  11. leandro Postado em 15/Feb/2014 às 21:55

    não depende da dilma ou do pt, vivemos numa democracia lembram?