Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 26/Feb/2014 às 21:14
18
Comentários

Atletas são suspensos após saudação nazista

Três espanhóis de arremesso de peso foram fotografados fazendo saudação nazista e, após divulgação da imagem no Twitter, punidos pela federação de atletismo do país

atletas saudações nazistas
Três atletas foram suspensos após saudações nazistas (Reprodução)

A Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) abriu um processo disciplinar contra os atletas de arremesso de peso Daniel Martínez, Carlos Tobalina e José Lorenzo Hernández.

A decisão, confirmada nesta segunda-feira por fontes do organismo, foi tomada depois de os atletas terem difundido uma fotografia na rede social Twtiter em que faziam a saudação nazi juntamente com outros atletas.

Segundo Gerardo Cebrián, porta-voz da RFEA, a federação seguiu o exemplo do Conselho Superior de Desportes (CSD), que suspendeu os citados atletas por este motivo e interditou-lhes o acesso, durante quinze dias, às instalações do Centro Especializado de Alto Rendimento (CEARD) de León, onde habitualmente realizam os seus treinos.

Segundo Cebrián, o incidente não passa de “uma estupidez, sem nenhum tipo de conotação política, mas é de caráter grave, pelo que terá que ter suas consequências”. Esta tarde reuniram-se nas instalações do CEARD de León o diretor do centro, Daniel Mateos, o treinador dos atletas, Carlos Burón, e os próprios desportistas, José Lorenzo Hernández fez-se acompanhar por um tutor, por ser menor de idade.

Em função das alegações serão punidos, assegura o porta-voz da federação. De qualquer das formas é já certo que estarão ausentes do campeonato de Espanha de arremesso de pesos, que será disputado já no próximo sábado dia 2 de março no CEARD.

Esquerda.net

Recomendados para você

Comentários

  1. Larissa Postado em 26/Feb/2014 às 21:31

    Livre-arbítrio, menos pros nazistas. Eles não merecem mostrar suas convicções em público. Nunca vi ninguém ser punido por usar uma camiseta do Che Guevara, mas use um símbolo da suástica e todos te olharão torto. Engraçado, não? Lembrando que essa é uma opinião pessoal, não faço nenhum tipo de apologia tampouco sou nazista. Só acho que cada um deveria ter suas convicções sem serem repreendidos por isso. Agora se essas convicções levarem à consequências como violência, aí é outra história. Na notícia não li nada sobre esses atletas terem agredido alguém por suas crenças nazistas, não vejo motivos para serem punidos por isso.

    • Larissa Postado em 26/Feb/2014 às 21:57

      Vejo que usei um exemplo muito exagerado para exibir meus argumentos, mas a ideia permanece a mesma. Peço desculpas.

      • Lukx Postado em 26/Feb/2014 às 22:10

        O que será que você acharia da apologia ao Nazismo se vivesse atormentada com medo de sair na rua e morrer espancada por neonazistas? Hehehehehe...

      • @Lao_Moraes Postado em 26/Feb/2014 às 22:11

        Liberdade de expressão, liberdade de repressão! Deixe-me mostrar o idiota que sou!

    • Luiz Gustavo Postado em 26/Feb/2014 às 22:02

      Esse ato agride a memoria dos mais de 6 milhoes de judeus mortos nos campos de concentraçao, todos os judeus do mundo que tiveram suas vidas completamente mudadas apos o ocorrido, os parentes daqueles que deram suas vidas para combater tal regime que promoveu um genocidio seletivo contra homossexuais, deficientes, ciganos, eslavos e qualquer outra pessoa com características que os fizessem considerá-las vidas indignas de viver. Acho que minimamente questionar se um ato nazista deve ou não ser coibido , é ser conivente com toda a violência praticada contra os direitos humanos de vários povos espalhados pela Europa e mundo!

      • Mateus Postado em 26/Feb/2014 às 22:29

        disse Tudo

      • Guto Postado em 27/Feb/2014 às 08:41

        Sem mais.

      • Diego Postado em 27/Feb/2014 às 11:15

        o holocausto, nunca existiu.

      • Danilo Henrique Postado em 27/Feb/2014 às 13:10

        A Foice e o Martelo também agridem a memória de toda a população do Leste Europeu. Já ouviu falar na Declaração de Praga Sobre Consciência Européia e Comunismo? Pois é, acredito que não http://www.victimsofcommunism.org/ Mesmo assim ainda temos aqui inclusive um partido comunista Se considerarmos também o que a Igreja Católica fez com ciganos e judeus na idade média, e contra os índios na América, também seria uma ofensa contra a memória desses povos, não seria? Então se formos por sua brilhante lógica, deveríamos banir a foice e o martelo, a cruz tanto como a suástica! Qualquer ato de violência deve ser coibido. Se começarmos a coibir atos que "podem levar a violência", ou que "representam uma violência contra um grupo A ou B" nós vamos entrar em uma sociedade paranoica

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Feb/2014 às 10:35

      É muito complexa a discussão Larissa, pois os Nazistas deixaram marcas profundas não só aos Judeus, mas toda e Europa. E parece que devido a esse trauma, repudiam com veemência qualquer menção ao antigo regime. Concordo com a liberdade de expressão, mas ainda as marcas estão muito recentes.

    • isaac Postado em 01/Mar/2014 às 21:54

      Vc por exemplo seria morta numa câmara de gás ou num forno durante o nazismo, e hoje seria espancada e morta por neonazistas, simplesmente pq pra eles vc faz parte de uma sub-raça, quer mesmo que esse pessoal tenha liberdade de expressar sua ideologia assassina?

  2. Lexx Postado em 26/Feb/2014 às 21:57

    Me parece que há um certo exagero. Afinal de contas, foi questionada a ação de ambos? Houve um direito de resposta? Porque fizeram isso? Foi realmente uma apologia ao Nazismo ou apenas uma saudação tão comum, como a que já era usada durante o Império Romano?

  3. José Livramento Postado em 26/Feb/2014 às 21:59

    A coisa mais patética que existe é o pós-modernismo relativista nazista. Lendo estes comentários aqui só posso rir. "Me dê o direito legítimo de ser intolerante e racista"... "Não é a minha bota que vai na sua cara, mas a sua cara que impede minha bota de tocar o chão". Ainda pior que o nazismo é o cretinismo... esse parece incurável.

    • Lexx Postado em 26/Feb/2014 às 22:00

      Concordo, mas o pior mesmo é a pressa em julgar.

  4. renato Postado em 27/Feb/2014 às 10:41

    Sacanagem...eles tinham acabado de jogar os pesos. Só que os pesos não aparece na foto. Ergueu a mão....ferro..

  5. Elias Postado em 27/Feb/2014 às 11:25

    Devem ser repreendidos sim, mas camiseta do Che também deveria ser proibida, não sei qual é pior.

  6. eu daqui Postado em 27/Feb/2014 às 13:25

    Se for só uma saudadção e não passar da saudação para o ataque, não vejo porque punir.

  7. Luciano Postado em 05/Mar/2014 às 11:53

    Desde os meus 12 anos de idade até os dias de hoje(tenho 40 anos de idade) sempre encontrei pessoas com camisas ostentando simbolos esquerdistas e nehuma delas me chamou de macaco ou me mandou voltar para africa. Sinceramente eu não ficaria muito comfortavel na presença de pessoas ostentando simbolos nazistas.