Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 25/Feb/2014 às 22:39
6
Comentários

Adidas lança material da Copa com apelo sexual

Adidas usa apelo sexual em camisetas sobre Copa. Embratur repudiou veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais

adidas camisas conotação sexual
Peças polêmicas da Adidas à venda nos EUA (Reprodução)

A Adidas lançou uma linha de camisetas inspiradas na Copa do Mundo que está causando revolta nas redes e até mesmo no alto escalão do governo. Isso por que as ilustrações possuem conotações sexuais e foram entendidas como apologia ao turismo sexual. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a Embratur vai formalizar uma reclamação com a matriz alemã.

Os produtos estão disponíveis no site alemão da Adidas e uma das camisetas, de cor verde, vem ilustrada com a frase “Eu amo o Brasil”, mas o desenho remete na verdade a uma bunda feminina. Na outra camiseta, o slogan é “Lookin to score”, que pode ser entendido como fazer gols ou corresponde ao ato de conquistar mulheres.

Ao O Globo, Flavio Dino, presidente da Embratur, declarou que não vai permitir que a Copa seja utilizada para práticas ilegais. De acordo com ele, “no Brasil existem leis duras para reprimir abusos sexuais e as polícias irão atuar nesses casos no território nacional. O povo brasileiro é acolhedor e temos certeza de que aqueles que nos visitarão irão respeitar o Brasil”, disse o representante da Embratur.

As ativistas do grupo Católicas Pelo Direito de Decidir lançaram uma campanha de repúdio: “Com Turismo Sexual, #NãoVaiTerCopa” e classificaram os produtos como “asquerosos”. “O machismo asqueroso que violenta meninas e mulheres no Brasil e no mundo agora é vendido nas estampas de camisetas da Adidas nos EUA com aval da Fifa”, declarou o coletivo em sua página no Facebook.

Após polêmica, Adidas retira material das lojas

A Adidas não vai mais comercializar a linha de camisetas inspiradas na Copa do Mundo, que geraram polêmica pela conotação sexual. Na tarde desta terça-feira, a empresa emitiu comunicado informando que acompanha a opinião de seus consumidores e, por isso, as camisas não estarão mais à venda nos Estados Unidos.

Revista Fórum

Recomendados para você

Comentários

  1. Elias Postado em 25/Feb/2014 às 23:46

    Existe um filme chama IDIOCRACY, ou idiocracia é o retrato do Brasil atual, assistam vão gostar.

    • Cesar Ribeiro Postado em 26/Feb/2014 às 10:17

      Exatamente!!

    • Cesar Ribeiro Postado em 26/Feb/2014 às 10:21

      Não sei a razão da indignação, o brasil é um puteiro mesmo, em todos os sentidos!!!

  2. Adriana Postado em 26/Feb/2014 às 01:50

    Eita a fortificação da estereotipia....!!! Parabéns pelo desserviço!

  3. Thiago Teixeira Postado em 26/Feb/2014 às 09:16

    É a imagem que o mundo tem do Brasil, infelizmente.

  4. David Postado em 26/Feb/2014 às 10:57

    Somos um país, de povo e governo, hipócrita. Essa pretensa revolta nas redes e até mesmo no alto escalão do governo não me representam. Alguém pensa em se indignar contra a Rede Globo? Suas novelas e a chamada para o carnaval a cada ano, não mostra mulheres nuas? E o BBB? E... Ah, sim nós podemos fazer propaganda, vender uma imagem e depois nos revoltar contra os estrangeiros. Isso nada mais é do que um fato político, ou melhor, um fato que a política usa, (em boa hora para ela) para desviar o foco de outras mazelas que não consegue resolver. É bem fácil mudar de assunto neste Brasil, e depois não queremos que os gringos pensem em invadir em busca das riquezas que eles não têm. Povo sem educação, que não é crítico, acaba manipulado em todos os sentidos. E acredita que vive em liberdade!!!