Redação Pragmatismo
Compartilhar
Copa do Mundo 09/Dec/2013 às 12:14
17
Comentários

Vídeo revela suposta armação em sorteio da Copa 2014

Vídeo lança suspeita sobre Jérôme Valcke e tenta provar que sorteio da Copa do Mundo de 2014 foi armado. Conteúdo já conta com quase 2 milhões de visualizações

sorteio copa fraude valcke
Vídeo diz que Valcke trocou papéis do sorteio atrás da bancada antes de mostrá-los ao público (AFP)

Um vídeo de origem desconhecida que circula na internet desde sexta-feira, dia do sorteio da Copa do Mundo de 2014, tenta provar que o procedimento foi armado e que todo o evento não passou de uma enganação para que a Fifa pudesse manipular as chaves do Mundial. Nesta segunda-feira, o vídeo já conta com mais de 1,7 milhão de visualizações.

As imagens (assista ao vídeo no fim da postagem) mostram que as bolinhas do sorteio dadas ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, são abertas por ele na frente das câmeras, mas depois o dirigente baixa as mãos para trás da bancada antes de mostrar o papel com o nome da seleção ao público. A suspeita levantada é que, neste momento, ele troca os papéis para exibir um país já pré-determinado.

Leia também

O vídeo chama a atenção para outros detalhes: a bolinha do Brasil, que sabidamente já seria o cabeça de chave do Grupo A, é aberta e tem o papel retirado às vistas das câmeras por Cafu; todas as outras bolinhas são manuseadas por Valcke atrás da bancada. A mesma diferença acontece com as posições dos países nos grupos, que foram sorteadas pela apresentadora Fernanda Lima – ela abre a bolinha e puxa o papel sem tirar o objeto do campo de visão do público.

Segundo o vídeo, outra diferença é que os papéis exibidos por Fernanda Lima voltam a se enrolar quando a apresentadora solta uma das pontas, enquanto os de Valcke permanecem abertos – o que é apontado como um indício de que o secretário-geral não estaria mostrando o papel que estava dentro da bolinha.

A suposta manipulação da Fifa no sorteio também teve outro defensor: uma conta de Twitter chamada “Brasil 2014 Fraude”, que escreveu um dia antes do evento que tudo estava armado e publicou corretamente a formação do grupo da Argentina, com Bósnia, Irã e Nigéria. Porém, como destacou o jornal Clarín, esse tipo de “previsão” pode ser forjada caso a conta seja privada – basta tuitar todas as combinações possíveis de grupo, depois apagar as erradas e só então tornar a conta pública, para que outros internautas possam ver a publicação.

Assista

Gazeta Online e Portal Terra

Comentários

  1. Macunaíma Postado em 09/Dec/2013 às 12:32

    O Mister M. já emitiu declaração negando ter treinado o Sr. Valcke: "Se o Sr. Valcke fosse meu pupilo, não estariam questionando a maneira com a qual o truque foi conduzido"

  2. Mario Postado em 09/Dec/2013 às 12:38

    Notei isso mesmo, quando me deparei com o sorteio na tv... Mas como estou pouco me f*****o para esse evento, nem dei tanta atenção...

    • Joao Postado em 09/Dec/2013 às 16:51

      to vendo

  3. Jaina Postado em 09/Dec/2013 às 12:52

    Não vou negar que existe armação em campeonatos mundiais, assim como tem nos campeonatos nacionais e internacionais, não acredito que exista nenhuma honestidade no futebol em nenhum lugar do mundo e que nunca teve. No entanto, até esse vídeo é manipulador, eu reparei bem e ou outros papéis que a F. L. abriu também não se enrolavam, além disso, o papel do J.V. que eles mostram no vídeo tem as pontas enroladas, demonstrando que retos eles também não estavam. A copa aqui no Brasil tem gerado polêmica desde o começo e, alguns manipuladores internacionais estão se aproveitando do fato de nós mesmos estarmos contra a copa pra incitar revoltas. Os Brasileiros fizeram muita campanha para a copa ser aqui no Brasil, agora ao invés de mostrar nossa hospitalidade e empreendedorismo (características que eu acredito que o brasileiro inventou!) só criticam e tentam fazer de tudo para que o evento seja ridicularizado e talvez até cancelado. Não estou acreditando que é a população que está por trás disso, só não sei quem tem interesse em derrubar o evento. A propósito, detesto futebol e por mim nem teria copa, só sei que é uma coisa que o brasileiro gosta e está sendo tumultuada.

    • Ingrid Postado em 09/Dec/2013 às 13:01

      Só acho que os motivos pelos quais os brasileiros estão fazendo discursos contra a copa do mundo de 2014, vão muito ais além do que não mostrar hospitalidade e empreendedorismo, concordo com você que muitas coisas estão sendo jogadas no ventilador só para criar tumulto, porém não acho que mesmo olhando cada desvio e má postura nos caiba apenas aceitar.

    • Erich Postado em 09/Dec/2013 às 14:00

      Concordo com Jaina. O povo brasileiro é facilmente manipulado pela mídia e qualquer tipo de suspeita levantada. O mundo inteiro queria a Copa: Inglaterra, Espanha, Itália... Pela primeira vez um país de cultura colonial começa a se levantar e demonstrar que é indiferente a crise mundial. Porque os protesto só tomam forma na época dos grandes eventos aqui no Brasil? Talvez seja pelo mesmo motivo que não se investiga o mensalão tucano, propinoduto ou helicóptero do pó do Perrela. Enquanto isso, JB e mensalão do PT não sai da mídia. Acorda povo!!!!

      • Ingrid Postado em 09/Dec/2013 às 16:42

        Continuo achando que sim o povo brasileiro a facilmente manipulável e concordando com vocês em partes, mas não acho que o simples fato de um evento esportivo está acontecendo seja motivo para que novamente tudo seja aceito. Assim como defendo que o mensalão tucano e outros escândalos sejam sim punidos e utaria por isso, mas espero o mesmo o mensalão do PT, no final se formos olhar sempre a melhor hora e ficar esperando um milagre que puna todos de uma vez, vamos continuar deixando nada acontecer.

    • Lexx Postado em 10/Dec/2013 às 09:12

      "Os Brasileiros fizeram muita campanha" ??? Quais brasileiros? Não vi nenhuma moção popular pedindo a Copa no Brasil.

  4. Enzo Postado em 09/Dec/2013 às 13:08

    agora no video, parece armacao!! concordo, mas e o publico, que estava la, nao viu nada?

  5. Anônimo Postado em 09/Dec/2013 às 13:28

    Concluindo seu raciocinio Enzo, tem coisa errada nisso, a apresentadora acaba de ser anunciada como a Apresentadora Oficial da Fifa para o prêmio de melhor jogador do mundo, sei não viu, rsrsrsrr

  6. Rafael Postado em 09/Dec/2013 às 13:58

    Minha nossa Senhora de tamantaré dos palmares das sinzas unidas de são concordio de tucano. parem de falar besteira pelo amor de Deus. Fernanda Lima foi ótima e convidada para uma outra grande apresentação esportiva. Com relação aos papeis, é bem provável que o rapaz ali levava a baixo para desamassar os papeis e não enrolarem. Mas aí um gringo fala isso e os Brs chupam ele.

  7. Eduardo Abreu Postado em 09/Dec/2013 às 14:27

    Que façam a mutreta que fizer, futebol se ganha em campo, e se quiser ser campeão tem que ganhar de qualquer um, não interessa se europeu, africano ou asiático, tem que vencer. As peripécias do sr chute na bunda, não interessa. É só pra encher linguiça.

  8. Walmir Postado em 09/Dec/2013 às 15:41

    Se houve armação e manipulação das chaves, isso foi feito para beneficiar a quem ou qual seleção???? Que festival de besteira! Esse vídeo sim, só manipula e levanta suspeita na cabeça de IDIOTAS! E eu perdi meu tempo com essa babaquice!

  9. Mariana Bonfim Postado em 09/Dec/2013 às 17:08

    O melhor do vídeo é a trilha sonora... Arquivo X!

  10. Alexandre V Rib Postado em 09/Dec/2013 às 22:23

    Nunca vi tanta besteira junta numa só teoria da conspiração. Há muita gente sem ter o que fazer. Manipular sorteio da copa do mundo com qual objetivo???? Acorda gente !!!!!!!!!!

  11. Cotovia Postado em 13/Dec/2013 às 13:42

    Outra teoria da conspiração, vão plantar batatas seus desocupados chatos!

  12. Charles Brown Postado em 22/Jul/2014 às 17:55

    Querem saber? Ainda bem que essa mania de Teoria da Conspiração tá saindo de moda. Também pudera: Chuva, calor, terremoto, vitória, derrota, renúncia do Papa, eleição... Nada mais pode acontecer naturalmente, tudo tem que ter o "algo estranho". Ah, ia me esquecendo de perguntar: O mundo acabou em 2012?