Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 25/Oct/2013 às 17:28
13
Comentários

Ninguém viu a pesquisa Ibope no Jornal Nacional

Rede Globo decide exibir resultados da pesquisa Ibope que aponta vitória de Dilma em 1º turno apenas na Globonews, de menor audiência

pesquisa ibope jornal nacional
Por que o Jornal Nacional, principal telejornal da Tv aberta do Brasil, omitiu a última pesquisa Ibope para as eleições presidenciais de 2014?

Por que ninguém viu, no principal telejornal do Brasil, os números da última pesquisa Ibope divulgada ontem (24) para a corrida presidencial? A direção de jornalismo da Globo avaliou que era uma notícia menor, que não mereceria nem 30 segundos no Jornal Nacional. O tema só foi abordado na Globonews, voltada para um público bem mais restrito.

Pergunta: teria sido assim se, em vez de vencer em primeiro turno, Dilma caísse na pesquisa?

Abaixo, a notícia divulgada nesta quinta-feira em Pragmatismo Político:

Novo Ibope – Dilma vence em todos os cenários

A presidente Dilma Rousseff ganharia as eleições do dia 5 de outubro de 2014 com folga no primeiro turno contra qualquer rival em caso de aspirar a sua reeleição, segundo pesquisa de intenções de voto realizada pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira. Dilma receberia entre 39% e 41% dos votos, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

Leia também

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ibope desde que a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva anunciou sua filiação ao PSB. A legenda ainda não decidiu se lançará Marina ou seu presidente, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo a pesquisa, Campos receberia 10% dos votos, enquanto Marina Silva, terceira candidata mais votada nas eleições presidenciais de 2010, ficaria 21% dos votos.

O senador Aécio Neves, candidato quase certo do PSDB, a maior força da oposição, receberia entre 13% e 14% dos votos.

Em qualquer caso, Dilma derrotaria qualquer adversário em um hipotético segundo turno. A atual presidente seria reeleita com margens de entre 42% e 47% dos votos, e a rival melhor posicionada seria Marina Silva, que seria a favorita de 29% dos eleitores em um hipotético segundo turno.

A pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e foi feita entre os dias 17 e 21 de outubro, com perguntas a 2.002 eleitores em 143 municípios de todo o País.

Cenário A:

Dilma Rousseff 41%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 10%
Dilma 41% – Adversários 24%

Cenário B

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
Aécio Neves 13%
Dilma 39% – Adversários 34%

Cenário C

Dilma Rousseff 40%
José Serra 18%
Eduardo Campos 10%
Dilma 40% – Adversários 28%

Cenário D

Dilma Rousseff 39%
Marina Silva 21%
José Serra 16%
Dilma 39% – Adversários 37%

Pragmatismo Politico, com portal 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Postado em 25/Oct/2013 às 17:57

    Tudo bem, a Dilma tem mesmo uma larga vantagem, mas há de se considerar aí nesse bolo os indecisos e os que não gostam do PT. Não acho, de modo algum, que ela venha a ser minimamente ameaçada com Campos, Marina ou Aécio. A não ser que ocorra algo muito fora da curva a presidente pode ficar tranquila. Porém é possível que os 3 se juntem e poderiam começar a formar um bloco mais forte, com votos entre 35% e 40% do eleitorado nacional. Claro, sempre vai ter aquele eleitor que vota no PSB mas se recusa a votar no PSDB, mesmo apoiado pelo primeiro, mas penso ser uma minoria. Em um segundo turno não vejo ameaça, mas é sempre bom ligar o radar. Gosto das políticas sociais do PT, acho que o país avançou nos últimos anos, mas também penso ser saudável uma troca de poderes. Perpetuação no poder, ainda que por voto, não é legal. O porém é: Quem? Campos e/ou Aécio? Não mesmo! O PSOL é um partido que não aceita apoio de ninguém e só fala em corrupção. Não vejo um projeto político efetivo no discurso partidário destes, embora goste de figuras como o Chico Alencar, Marcelo Freixo e outros.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Oct/2013 às 21:19

      Concordo. O PSOL nessa onda arrogante que só eles são honestos, nunca chegarão ao poder. PSTU. PCO tem caras muito cabeças, mas precisam de unir. A direita conservadora está fraca e a esquerda radical está mais ainda. Acho que não tem pra ninguém, vai dar Dilma!

    • renato Postado em 26/Oct/2013 às 12:16

      Acho Chico Alencar um cara muito coerente com seus pensamentos.

    • Gil Mol Postado em 27/Oct/2013 às 12:06

      Realmente, a Dilma mantem uma boa vantagem sobre os outros adversários. Temos alguns pontos que podem até aumentar esta vantagem: primeiro, uma parte do eleitor voto com consciência partidária, ou seja, se acontecer PSB+PSDB+PPS+Marina, esse voto é perdido ou vai para o PT; segundo, tanto Eduardo Campos como Marina estão se desgatando na mídia de forma antecipada, deveriam ter selado o 'casamento' em 2014 para evitar o desgaste; e terceiro, o Lula ainda não entrou na briga, ou seja, não começou a militar na campanha efetivamente.

  2. Deriks Postado em 26/Oct/2013 às 18:26

    O povo tem q deixar de ser partidário e vota na melhor. sem duvidas a Dilma é melhor para o pais...

  3. Gilberto Eloy de Brito Postado em 26/Oct/2013 às 19:50

    Pensamento é uma coisa atitude é outra.Esses partidos pequenos só fazem avacalhar a politica, são o fio indutor da corrupção no país.

  4. Joe Bang Postado em 26/Oct/2013 às 21:34

    Rede Nojo

  5. Rogério Postado em 26/Oct/2013 às 21:51

    É Dilma sim. Primeiro turno talvez. Tem chance. No segundo é certeza.

  6. Ricardo Westphal Postado em 28/Oct/2013 às 05:16

    Não há nada de novo ou de espantoso nessa notícia! Espantoso seria se a Globo apoiasse o PT ou qualquer outro partido de esquerda (ou com origem de esquerda, porque o PT há muito tempo deixou de ser isso)...

  7. Luiz Lima dos Santos Postado em 28/Oct/2013 às 13:41

    Mais quatro anos de governo petista? O Brasil não merece tamanho desastre! O PT tem projetos apenas para o próprio partido, não um projeto para o país. O que impediu o país de naufragar de modo desastroso ao longo da última década foram apenas as reformas efetivadas nos anos 1990. Sem isso, estaríamos hoje em situação pior do que a Argentina, pois o único resultado de políticas populistas e o desastre econômico

  8. Wagner Souza Postado em 28/Oct/2013 às 18:36

    Voto na Dilma!

  9. Nadra Kallas Postado em 28/Oct/2013 às 19:56

    Esqueceram de dizer que 26% dos entrevistados acham o governo ruim/péssimo.

  10. Ingrid Postado em 12/Dec/2013 às 13:10

    Quanto mais olho e estudo nossas opções politicas percebo que o jeito eh tentar votar no menos pior pq não tem uma melhor opção não.