Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 02/Aug/2013 às 14:41
18
Comentários

Grupo de direita agride participantes do Foro de São Paulo

Pancadaria, segundo testemunhas, teria começado quando os "nacionalistas" xingaram militantes que participavam do Foro de São Paulo

O encontro entre “nacionalistas” de extrema direita que voltavam de um protesto de médicos e militantes de esquerda que participavam do encontro do Foro de São Paulo terminou em pancadaria, quatro pessoas levadas para a delegacia e a destruição de um bar, quarta-feira à noite, no centro da cidade.

Segundo o boletim registrado no 78º distrito policial, a polícia encontrou um canivete com um dos nacionalistas e um explosivo no chão. Ainda de acordo com o boletim, um militante de esquerda afirmou ter sido agredido e foi levado ao Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo de delito. Os nacionalistas negam a agressão.

agressão direita foro de sp

Durante as agressões, os manifestantes quebraram o vidro do restaurante próximo ao hotel que recebe o Foro de SP (Foto: Dodô Calixto / Opera Mundi)

A confusão começou por volta das 22h de quarta-feira. Um grupo de aproximadamente 25 nacionalistas passava pela rua Martins Fontes depois de apoiar um protesto organizado por médicos contra o governo federal enquanto integrantes do Foro de São Paulo jantavam e tomavam cerveja em um bar ao lado do hotel onde acontece o encontro dos partidos de esquerda.

O boletim não identifica quem começou a briga, mas testemunhas que trabalham no local e não quiseram ter seus nomes identificados disseram que os extremistas de direita começaram a confusão. Eles teriam provocado e xingado os militantes de esquerda que teriam respondido com gritos de “fascistas”. Segundo relatos, um nacionalista jogou uma lata de cerveja e um esquerdista revidou atirando um copo.

“Eles chamaram uma menina do nosso grupo de puta e um dos nossos respondeu de uma forma mais exaltada. Depois disso começou a confusão. Chegaram a jogar uma cadeira em uma mulher de mais de 50 anos que participava do Foro de São Paulo”, disse Renan Moreira, 26 anos, militante de esquerda. “Todos tinham as cabeças raspadas e lutavam artes marciais. Ninguém se machucou seriamente, mas fiquei com vários hematomas”, completou.

Leia também

A partir de então a confusão foi generalizada. Cadeiras e garrafas voaram, a porta de vidro do bar foi quebrada. Quatro pessoas foram levadas para o 78 DP, os direitistas Marco Antonio Boncompanho Lieb, 30 anos, e R.M.M., 17 anos, que portava o canivete, e os esquerdistas Ismael de Almeida Cardoso, 27 anos, e Renan Thiago Alencar Moreira, 26 anos.

Lieb foi procurado, mas não atendeu os telefonemas. Em sua página no Fabebook, ele se diz fã do deputado Jair Bolsonaro, grupos anticomunistas e do movimento integralista, corrente ideológica ultranacionalista brasileira que possui vínculos com o nazismo e o fascismo.

O menor R. nega ligações com o nazismo. “Somos nacionalistas e integralistas. Não temos nada a ver com os fascistas”, disse R., que faz parte do grupo Comando, da Zona Sul. Ele afirmou portar o canivete para se defender de possíveis agressões de grupos skinheads intitulados antifascistas como RASH (Red Anarquist Skin Heads).

Os nacionalistas carregavam uma faixa defendendo a volta dos militares ao poder com as siglas do Movimento de Combate à Corrupção (MCC), Organização de Combate à Corrupção (OCC), Associação Nacional dos Militares do Brasil (ANMB), grupos de direita que participaram dos protestos de junho.

Desde a semana passada, integrantes destes grupos convocam no Facebook militantes de direita a participarem de “ações” contra o Foro de São Paulo.

Ninguém foi indiciado e a Polícia Civil não instaurou inquérito.

É prevista a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e Bolívia, Evo Morales, no encontro do Foro que vai até domingo.

Ultimo Segundo

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Altair Ahad Postado em 02/Aug/2013 às 16:16

    UMA VERGONHA esses bandidos da extrema direita...

    • Sonia Postado em 04/Sep/2013 às 19:04

      Todos pertencem a mesma corja, é td. farinha do mesmo saco, são tds corruptos de carteirinha, não valem o que comem, como diz a música... " Se gritar, pega ladrão... Não fica um, meu irmão. "

  2. Douglas Postado em 02/Aug/2013 às 16:52

    Eles agrediram sim. eu estava passando no local bem na hora, como sempre agiram com muita brutalidade. enfim, esses nazistas são completamente desnecessários no planeta

  3. renato Postado em 02/Aug/2013 às 19:47

    Sou de Esquerda, mas Como é que estão as coisas... Militante de esquerda X Militante da direita. Depois de um dia cansativo de reuniões encontros e manifestações Depois de quebra quebra e gritos de independência ou morte. Os Guerreiros suados e cansados vão a um bar tomar uma ceva. Antigamente era depois de um jogo de futebol.............

  4. Marcos Postado em 02/Aug/2013 às 23:27

    Não foi ataque, foi uma manifestação contra a esquerda, é completamente legitimo isso. A carta capital deve escrever sobre a legitimidade disso em poucos dias tenho certeza.

    • Joane Farias Nogueira Postado em 23/Oct/2014 às 07:59

      Chamar de puta é ataque legítimo? Deus....

  5. Walyson Postado em 03/Aug/2013 às 03:49

    Cara, sinceramente... Eu que gosto tanto da mídia alternativa, tenho visto cada vez mais ela tomando os mesmos rumos da mídia tradicional. Um rumo de quem tenta, ativamente, ser o mais parcial possível, perdendo completamente o compromisso com a veracidade dos acontecimentos. E quando eu digo veracidade, não precisa nem inventar os fatos. Basta colocá-los da forma com que foram expostos, nessa notícia, por exemplo. Sugerindo um "malvadinho" e um "bonzinho", discutindo argumentos completamente enviezados, como "quem começou a briga no bar" e etc. Sinceramente, gostava das notícias de vocês quando começaram aqui por tentarem realmente cumprir o nome do site: Pragmatismo Político. Hoje vejo que esse ideal se perdeu em meio à briguinha direita X esquerda (quem puxa o cabo de guerra mais forte). Lamentável

    • Suzana Postado em 03/Sep/2013 às 18:47

      Corretíssimo!

  6. Che Guevara Postado em 03/Aug/2013 às 19:53

    Bandidos da corja da extrema direita, a esquerda tem que começar a exercer o seu direito a legitima defesa e meter bala nestes mauricinhos neonazistas.

    • Renato Postado em 19/Mar/2014 às 01:33

      Tem que tatuar uma suástica na cara deles também, tipo a do "Bastardos Inglórios"

  7. Esquerdopatia grave Postado em 03/Aug/2013 às 23:27

    http://www.youtube.com/watch?v=oI3jhyxq6F8 Tomas Schuman Yuri Bezmenov 1983 Parte 3/4 Vamos estudar galera.

  8. Vander Postado em 05/Aug/2013 às 00:51

    Esse site esta indo de mal a pior com estas noticias parciais e até certo ponto levianas. Podia dar a noticia inteira. De Pragmatismo não tem mais nada.

  9. Marcos Postado em 05/Aug/2013 às 09:23

    Quando a verdade não é o que vocês queriam ouvir, aí é parcialidade... Tá "serto".

  10. Rodrigo Teixeira Postado em 05/Aug/2013 às 11:03

    E quando é exatamente o que você quer ouvir, ai é o que Marcos ?

  11. Rodrigo Teixeira Postado em 05/Aug/2013 às 11:07

    Uma perguntinha para reflexão : O que é mais fácil de corromper e manipular : Uma linha editorial inteira ou meia dúzia de blogueiros ? Se não há mais dúvidas quanto a parcialidade e a defesa de interesses no que diz respeito ao primeiro, o que te faz confiar na imparcialidade, compromisso com a verdade e o pragmatismo do segundo ?

  12. Rodrigo Postado em 05/Aug/2013 às 23:20

    o que a péssima educação criou nessa país... povo lamentável.

  13. Luciano Postado em 19/Oct/2013 às 15:20

    Longe de mim querer fazer apologia a violencia, más se os esquerdistas agredidos fossem musculosos e lutadores de MMA seus respectivos agressores teriam passado direto sem olhar pro lado.

  14. Luciano Postado em 19/Oct/2013 às 15:25

    Não sou esquerdista e nem direitista, porem acredito que um direitista sério não agiria désta maneira direitista sério age no campo dos argumentos e das ideias.