Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 31/Jul/2013 às 11:58
48
Comentários

Tortura deixa preso tetraplégico e cego

Preso fica cego e tetraplégico após tortura por agentes penitenciários. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes penitenciários estiveram empenhados durante quase dois meses em abafar o caso

Altino Machado, blog da Amazônia

Um preso que estava “íntegro e capaz fisicamente” ficou cego e tetraplégico após ser torturado em Rio Branco (AC), dentro do presídio federal Antonio Amaro Alves, de segurança máxima. Seis agentes penitenciários são acusados de golpeá-lo com uma marreta de borracha, usada normalmente por lanterneiros e borracheiros.

Faz 56 dias que Wesley Ferreira da Silva, de 27 anos, encontra-se prostrado no leito 72 do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Cego e com lesões no cérebro e na coluna, ele contou que os agentes penitenciários, além da marreta de borracha, usaram spray de pimenta e aplicaram chutes e socos nele e em outros dois presos.

preso cego tetraplégico wesley ac

Wesley ficou cego e tetraplégico após ser torturado por agentes penitenciários (Foto: Blog da Amazônia)

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes penitenciários estiveram empenhados durante quase dois meses em abafar o caso. A versão oficial é de que caiu no banheiro, bateu a cabeça e sofreu lesões na coluna. Uma enfermeira e uma assistente social alegaram que compete somente aos familiares denunciar às autoridades casos de pacientes suspeitos de crime.

Leia também

Após uma avaliação médica, o preso foi recusado em um hospital psiquiátrico para onde chegou a ser enviado para internação. Antes disso, durante inspeção de rotina do Ministério Publico no presídio, agentes penitenciários o mantiveram escondido para evitar que revelasse a tortura a promotores de justiça.

A situação de Wesley Ferreira da Silva, que consegue apenas movimentar a cabeça e fala com muita dificuldade, foi comunicada pela reportagem à juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, bem como à procuradora de justiça Patrícia Amorim Rego, chefe do Ministério Público do Estado do Acre. Um homem que acompanhava um parente internado na mesma enfermaria do preso, ouviu dele o relato de tortura e espancamento e revelou o caso ao Blog da Amazônia.

A juíza Luana Campos, que esté de férias, aceitou acompanhar a reportagem ao Pronto Socorro, na manhã de terça-feira (30). Chocada com o relato do preso, a juíza telefonou para o delegado da Polícia Civil, Fabrizio Leonard, titular da Delegacia Itinerante, a quem pediu que fosse ao hospital ouvir o depoimento e instaurar inquérito para apurar a denúncia de tortura.

O delegado alegou que estava em reunião, mas prometeu que ia ouvir Wesley Silva a partir das 14 horas. Até às 17h30 o delegado não havia procurado o preso, de acordo com informação da promotora de Justiça Laura Miranda Braz, da 4ª Promotoria Criminal, que também ouviu a vítima e passou a atuar no caso a pedido da procuradora geral de Justiça do Acre.

Wesley Ferreira da Silva, que nasceu em Colorado do Oeste (RO), cumpre oito condenações que totalizam 21 anos, 10 meses e 12 dias de prisão, por um homicídio, seis furtos e um roubo. Ele foi transferido de Porto Velho (RO) para Rio Branco no início do ano, passou mais ou menos 20 dias na triagem do presídio estadual Francisco de Oliveira Conde e em seguida foi conduzido ao presídio Antônio Amaro Alves.

O preso contou que foi torturado porque era suspeito de integrar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e de ameaçar de morte um agente penitenciário do Acre.

– Durante a terceira sessão de tortura, implorei ao Souza, chefe da equipe de segurança do presídio, que mandasse buscar minha ficha. Ele atendeu e constatou que eu estava há poucos dias dias em Rio Branco. Eu não conhecia ninguém no Acre. O Souza disse: “Tudo bem, ninguém fez nada com você, entendeu?”. E eu entendi que era pra não contar nada sobre a tortura. Depois falei com o diretor do presídio e vi ele dizendo pro pessoal dele: “Se eu soubesse que esse preso estava nessa situação eu não tinha recebido. Quem recebeu esse preso?”. O diretor não tomou conhecimento da tortura. Não soube de nada porque eu tive medo de contar. O diretor do Instituto Penitenciário também não ficou sabendo. Quem mais me bateu foi um agente alto, forte, careca – relatou.

Após acompanhar a reportagem ao Pronto Socorro, a juíza Luana Campos foi direto ao juiz Elcio Sabo Mendes Júnior, que está respondendo pela Vara de Execuções Penais até a próxima segunda-feira (5), para informá-lo sobre as condições do preso. Na noite de terça Elcio Sabo Mendes Júnior decidiu por requisitar que a direção do presídio remeta a pasta carcerária de Wesley no prazo de 24 horas.

O magistrado também deferiu um pedido de prisão domiciliar, solicitado pela do preso, por considerar que “a situação de saúde do reeducando é extremamente grave”. A prisão domiciliar á havia sido recomendado pelo Iapen e o Ministério Público.

Para melhor instrução dos autos e para esclarecer a situação do preso, o juiz determinou que a direção do hospital forneça, dentro de 48 horas, o prontuário e demais documentos anexados à pasta carcerária, bem como um diagnóstico clínico do apenado.

Vídeo:

Elcio Sabo Mendes Júnior requisitou ainda a instauração de inquérito policial para investigar os fatos que levaram ao atual estado de saúde da vítima.

Wesley Silva, que cumpria pena no presídio Urso Branco, de Porto Velho (RO), foi transferido para Rio Branco, mas o processo dele contém falhas. A transferência foi deferida em julho de 2012, o expediente confirmando a transferência em novembro de 2012, mas não havendo mais notícias acerca do aporte da sua execução penal na Justiça do Acre.

– Eu sei que eu errei e estou pagando pelo meu crime. Eu falo pra minha mãe que estou pagando muito caro, muito caro. Se hoje -e não é porque estou nesta situação- se eu pudesse voltar atrás eu não faria o que eu fiz na minha vida porque só eu sei o que eu passo, deitado nessa cama quente, sem poder me mexer, sem poder enxergar quem está próximo de mim – disse aos prantos.

Em maio, possivelmente após as sessões de tortura e as evidências de que o preso é ligado ao PCC, surgiu nos autos um relatório social cujo teor recomendava uma nova transferência de Wesley Silva de volta a Rondônia, de modo que pudesse ser assistido pela mãe dele, Maria Sueli Ferreira da Silvas, de 54 anos, pois não tem familiares no Acre.

De acordo com o último relatório social, Wesley Silva apresentava, desde a época que se encontrava recluso em Rondônia, uma saúde comprometida. De acordo com o documento, ele havia sido espancado por outros detentos e passou dois meses internado em hospital. Ao receber alta, descobriu as seqüelas deixadas pelo espancamento, sendo que perdeu o baço e ficou com pressão arterial descontrolada.

Na decisão, o magistrado assinala que Wesley Silva se “mostrava íntegro e capaz fisicamente, o que não se faz mais presente”. Laudo assinado pelo médico Josleilson dos Santos Nascimento informa que o preso “encontra-se em um quadro de paralisia flácida, amaurose e restrito ao leito por incapacidade de deambulação.” Ele foi avaliado por neurologistas do Acre e de Rondônia, mas os médicos não diagnosticaram a causa da paralisia dos braços e das pernas.

Wesley Silva ainda tem esperança e estava preocupado porque a mãe dele trabalha e terá que retornar para Rondônia.

– Eu quero primeiramente a minha saúde, porque eu vim pra cá andando, enxergando e falando normal. Hoje estou numa situação que minha mãe que me dá banho, que me dá comida e eu só fico deitado. A minha mãe trabalha. Ela tá indo embora. Tem agente penitenciário que vem cuidar de mim, que deixa as pessoas me ajudar. Tem uns que não deixa ninguém se aproximar de mim. Depois que minha mãe for embora, quem vai me dá comida? Quem vai limpar minha bunda? Quem vai me ajudar?

Procurada pela reportagem, a secretária adjunta de Comunicação do governo do Acre, Andréa Zílio, sugeriu uma entrevista com o diretor presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Dirceu Augusto Silva, que preferiu não se pronunciar a respeito da denúncia.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, também foi procurado pela reportagem. Em nota, ele defendeu os colegas da acusação de tortura, espancamentos e maus tratos no sistema penitenciário do Acre.

– Os agentes apresentaram cópias de documentos que comprovaram que nenhum responde por processos administrativos ou judiciais e que a direção do Iapen informou que o preso já chegou ao Acre com problemas de saúde. Não podemos extrapolar princípios constitucionais. Os agentes penitencários gozam da presunção da inocência.

Recomendados para você

Comentários

  1. FRED Postado em 31/Jul/2013 às 12:38

    GOSTO MUITO DA TENDENCIA DE CONTEÚDO DO SITE, MAS DESSA VEZ VCS ESTÃO ACUSANDO(PRATICAMENTE CULPANDO) PROFISSIONAIS SEM ESPERAR UM PARECER DO JUDICIÁRIO QUE É O ÚNICO QUE CAPACIDADE PLENA PRA ISSO, NO MEU PONTO DE VISTA O ÚNICO CRIMINOSO É A SUPOSTA "VÍTIMA "ATE O MOMENTO, SEJAM MAIS CRITERIOSOS, POIS NESSE CASO A BANDEIRA QUE VCS ESTÃO LEVANTANDO COM CERTEZA Ñ É A DO CIDADÃO PAI DE FAMÍLIA.

  2. Erika Stark Postado em 31/Jul/2013 às 13:08

    O sistema prisional que temos hoje, apenas leva de volt para as ruas , pessoas mais neuróticas , sem família, pois todo preso é abandonado pelos seus familiares,presos devem se ocupar com trabalho, não vejo nenhuma MELHORA neles em detentos desocupados. Em toda penitenciária deveria haver uma ESCOLA OFICINA. COM APRENDIZADO DE UMA PROFISSÃO, ONDE OS PRESOS TIVESSEM UMA COOPERATIVA QUE ADMINISTRASSE SEUS TRABALHOS PAGANDO POR ELES E ESCOANDO estes produtos nos mercados para que pessoas pudessem comprá-los e desta forma tbm ESTARIAM CONTRIBUINDO NOS CUSTOS DE PRESIDIÁRIO E SAINDO DA PRISÃO TBM TERIAM UMA PROFISSÃO PARA SOBREVIVER, POIS UM EX PRESIDIÁRIO TEM MUITO DIFICULDADE DE RETORNAR A SOCIEDADE NO TRABALHO DIGNO OU SER CADASTRADO NUM EMPRESA!

  3. mauricio machado dos santos Postado em 31/Jul/2013 às 13:32

    repassem imediatamente a organismos internacionais, se ficar nas maos da justiça brasileira...fodeu-se. meu email que seja postado publicamente, nao tenho medo da banadalheira.

  4. mario Postado em 31/Jul/2013 às 13:45

    caraca, não gosto de bandidos,mas o que fizeram com este cara foi pura covardia....

  5. Teodoro G. Silva Postado em 31/Jul/2013 às 13:49

    Que loucura, onde estamos?!

  6. Clarissa Postado em 31/Jul/2013 às 14:18

    Foi de fato covardia o que fizeram com esse rapaz, e agora ele vê isso.. E a covardia que ele fez com as vítimas?! Pra ele ter 20 anos de prisão nas costas, ele n é nenhum SANTO.. Quantos pais de famílias n poderiam estar tetraplégicos vitimas dos tiros desse cara.. Enquanto ele cometia assaltos e roubos..?! Ele n pensou em como iriam ficar suas vítimas qnd assaltava né?!Não estou dizendo que uma coisa justifica a outra.. Mas agora ele pensa na merda toda que ele fez da vida, e da vida dos outros!

  7. Samuel Moschen Ortigara Postado em 31/Jul/2013 às 14:25

    Fiquei comovido, pode ser mentira do preso, mas eu acredito nele! Que país de MERDA!!

  8. Ewu Postado em 31/Jul/2013 às 14:38

    ...Impressao minha ou voces todos passaram batido pelas condenações do individuo? Homicidio, Furto, roubo? Calma... ele MATOU alguem. Me corrijam se estiver errado, mas... ele está ali porque FEZ algo errado, e que NÃO pode ser reparado NEM no estado em que se encontra.

  9. Kenedy Postado em 31/Jul/2013 às 15:19

    Ninguém pode ser considerado culpado antes de sentença condenatória transitado em julgado, diz a lei. A princípio, é evidente o que aconteceu, pois isso ocorre de forma velada por todo o Brasil. Nada justifica o justiçamento, a carnificina, a covardia. Vivemos em um Estado Democrático de Direito; nossas relações são regidas por leis, e não pelo livre arbítrio das atitudes humanas. Ou aceitamos isso de vez e nos esforçamos para viver em "Sociedade", ou esqueçamos tudo e voltemos à barbárie dos idos da formação da humanidade. Levemos este caso ao conhecimento e julgo da Anistia Internacional, das Nações Unidas, a comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional e a quem de direito. Hoje isso acontece com ele, amanhã pode ser você, seu irmão, sua prima...

  10. Aline Postado em 31/Jul/2013 às 15:27

    Não sei porque esse choque dos bons samaritanos, se a pessoa que ele tivesse matado fosse da familia de vcs, duvido que teria essa comoção toda, fizeram foi o serviço incompleto...

  11. Is Mael Postado em 31/Jul/2013 às 15:33

    se fosse eu, preferia ter morrido

  12. Sybila Postado em 31/Jul/2013 às 15:49

    Se uma pessoa está presa, presume-se que cometeu delitos que fizeram chegar até ali mas se o sistema penitenciário continuar assim NADA irá mudar. Quem comete crimes e é perigoso para a sociedade deve permanecer preso e pagar pelo que fez, nem que tenho de passar o resto dos seus dias ali. No entanto, o que fizeram com ele não tem justificativa alguma! Deixar uma pessoa totalmente dependente de absolutamente tudo não é justiça! Considero os torturadores tão criminosos quanto ele! Possivelmente até pior, pq quem fez isso deveria ter a consciência que ele não teve quando cometeu seus crimes...

  13. Alexandre Postado em 31/Jul/2013 às 17:09

    Antes de assistir o vídeo, pensei "ah o cara é assassino tem que se foder mesmo", mas aí terminei de assistir o vídeo, e fiquei com uma sensação horrível, tipo, por mais que o cara possa ser um assassino, meu lado humano prevalece, é muito ruim ver uma pessoa sofrendo, apenas não consigo assistir esse tipo de coisa e acreditar que torturar uma pessoa por seus crimes seja certo. Aí, vão falar, "queria ver se ele tivesse matado sua filha", realmente, é uma pergunta extremamente delicada, talvez eu até desejasse o mal para a pessoa, ou até mesmo eu mesmo faria o mal, não sei qual seria extamente minha reação. Mas certamente nunca mais seria uma pessoa feliz, nunca mais dormiria tranquilo...entende ? fazer o mal não faz parte do minha pessoa. Nós seres humanos, somos ao mesmo tempo seres incríveis e seres malditos...que merda de mundo que vivemos.

  14. Faria Postado em 31/Jul/2013 às 19:01

    Não defendo bandidos assassinos de jeito nenhum. Só penso que quem deve acertar as contas com o assassino deve ser os parentes da vítima. Olho por olho, dente por dente. É isso!

  15. Gabriel garavello Postado em 31/Jul/2013 às 19:38

    Tem gente se fazendo de boba. Não entenderam que a pena dele não era essa? Não enxergam que a tortura é um horrendo abuso?

  16. Vera Lucia Botelho Postado em 31/Jul/2013 às 19:47

    Eu concordo com vc Alexandre...não é pq ele é um criminoso.que agentes podem tortura-lo até deixa-lo incapaz..gente acorda!!! ninguém tem o direito de fazer isso.se ele foi julgado e condenado.tinha que cumprir sua pena e ponto... não ser torturado ao ponto de ficar incapaz,quem fez isso é tão criminoso quanto ele...não é possivel as coisas continuarem assim....as pessoas que concordam com isso e perguntam se ele tivesse matado sua filha??? eu faço a pergunta..e se ele fosse seu filho??? será que alguém aqui gostaria de ter um filho incapaz por abuso de agentes que deveria simplesmente estar cuidando de presos?? é muito facil julgar por ser bandido,só que isso cabe a justiça e aos agentes manter a ordem nos presidios e não espancar e ou torturar presos!!! não sou defenssora de criminosos,só acho que um erro não justifica outro!!!

  17. Leandro Coelho Postado em 31/Jul/2013 às 20:01

    Deus do céu, que atrocidade! Meu Deus! Onde foi que nós chegamos! Eu não pago meus impostos para que o Estado torture ninguém!!!!!!!!!! Que atrocidade!!

    • leandro Postado em 05/Dec/2013 às 03:15

      To com você. Eu acho que assassino deveria pegar perpétua e trabalho forçado. Mas o que ví nesse vídeo me deixou partido. Mesmo sendo um assassino.

  18. Leandro Coelho Postado em 31/Jul/2013 às 20:11

    Que desumanidade! Que vergonha de ser da raça humana! Ninguém tem direito de fazer isso com um semelhante. Ele estava cumprindo pena! Isso não é possível! Meus Deus, que agonia de ver isso! Que tristeza!

  19. Danilo Postado em 31/Jul/2013 às 20:40

    Fred, e quem disse que o intuito é levantar a "bandeira do pai de família"? O que você está propondo? Quer que o site só poste notícias sobre atentados contra os direitos trabalhistas e violência contra manifestantes (estes são uns que qualquer "pai de família" execraria se não fossem as manifestações deste ano)? Pra defender essas bandeiras tradicionais tem toda a mídia tradicional, esse site é de esquerda. Trabalhadores, presidiários e manifestantes tem algo em comum, são todos de determinada camada social. Uma coisa não está desatrelada da outra: o estado que oprime quem se manifesta é o mesmo que tortura e mata quem comete delitos. É uma guerra silenciosa contra o grosso da população, as camadas mais pobres. Assim sendo, quem levanta a bandeira da "mãe de família" do detento (só pra ficar na sua zona de conforto)? Dane-se o que o "pai de família" quer ler. Não tem nem um mês e os heróis deste estavam prendendo alguns rapazes sob a acusação falsa de terem estuprado a Tayná.

  20. Mana Sousa Postado em 31/Jul/2013 às 23:37

    Se ele está preso, o estado é responsável por sua integridade, nada justifica a prática da tortura. Não vou dizer que apoio ladrão ou bandido, também já fui vítima, mas esse quadro é prova cabal que o bandido está sendo cuidado por bandidos nas prisões deste meu país. De falso moralismo e bandidagem blindada, a sociedade brasileira não aguenta mais. Ninguém reintegra ninguém à sociedade com essa prática abominável, quem evita o cidadão de ser bandido é educação, quem ressocializa é a educação. Tortura é crime, fica o sujo pelo mal lavado, dá nojo! Mana

  21. nane Postado em 01/Aug/2013 às 00:12

    A lógica é que se o um indivíduo está preso é porque cometeu alguma coisa ilícita, embora no nosso sistema judiciário e policial isso seja questionado, mas se a lei do pais lhe confere uma pena para o ilícito praticado, por que o estado tem que matar, assassinar, torturar e coisa do gênero. O policial e todo e qualquer agente do estado que tortura e mata u, acusado ou condenado é tão assassino quanto o que está preso e é mais bandido que o condenado, pois, na condição de agente, é o Estado matando ou torturando.

  22. Fabiane Postado em 01/Aug/2013 às 00:15

    Apesar do texto terrivelmente mal escrito e confuso, seu conteúdo é extremamente chocante! A cada dia que passa, percebemos mais que a ideia de que vivemos em uma democracia é completamente ilusória. A ditadura, percebe-se, não acabou! O sistema prisional brasileiro não oferece NENHUMA possibilidade de recuperação e reintegração à sociedade...

    • anonimo Postado em 26/May/2014 às 22:49

      Como assim... esse indivíduo está completamente apto a viver na sociedade da forma como está....

  23. Jéssica Postado em 01/Aug/2013 às 00:24

    Cara... bandidos não merecem nenhum tipo de compaixão, principalmente assassinos, que é o caso do rapaz. Mas concordo com o Alexandre no comentário acima, me senti estranha vendo o vídeo, me senti indignada, não sei bem porquê. É simplesmente desumano deixar alguém assim. Quem fez isso é tão bandido quanto ele.

  24. Clarissa Moreira Postado em 01/Aug/2013 às 00:42

    Até quando as pessoas ainda vão acreditar que justiça só existe quando se aplica o Código de Hamurabi? Já diz a música da banda El Efecto (RJ): "olho por olho, dente por dente... a gente acaba cego, banguela e doente". Pensem.

  25. André Postado em 01/Aug/2013 às 00:52

    Somente o travesseiro sabe o peso da consciência .................preferia não ter lido ..não vi o video não consegui..........triste e desumano demais.

  26. Lao Moraes Postado em 01/Aug/2013 às 01:05

    Nenhum tipo de tortura é justificável!

  27. Ricardo Postado em 01/Aug/2013 às 01:14

    Ainda apareceram aqueles que vão dizer: "Tá com dó? Leva pra casa!" Agora vão algumas perguntas. A lei é pra punir ou é pra se vingar? Se tenho o instinto de vingança e abuso do poder que o Estado me oferece, qual a diferença entre o condenado, que está pagando pelos crimes que cometeu, e eu que estou usando como arma a covardia e a desumanidade sem saber lidar com um detento desarmado num sistema prisional? Ter dó pra que! Talvez se fosse ao inverso, poderia ser eu deitado nessa cama. Mas pensando e agindo assim, torno-me melhor ou pior que esse detento? Ficam aqui minhas indagações, sem respostas!

  28. Tania Postado em 01/Aug/2013 às 01:18

    Não estou defendendo os crimes dele mas penso que um erro não justifica outro, não podemos voltar ao tempos do olho por olho , ele pode até ser culpado e deve pagar pelo seus crims, mas com dignidade humana, e agora... vão terminar de matá-lo para não ter que cuidar dele? ou vai sobrar pra mãe??? e os inocentes que estão sendo torturados para assumirem a culpa de outros pessoas? também devemos calar? e se acontecesse com um familiar seu que estivesse no lugar dele por consumo de drogas ou mesmo por engano? Se for pra fazer isso com as pessoas que estão la pra que presidio naõ é mesmo? Melhor matar de uma vez???? Acho que dá pra entender porque esses caras entram la bandidos e saem como animais. Uma barbaridade , tortura é para bárbaros, para países sub desenvolvidos, um horror no qual eu me recuso a compactuar. Posso garantir que se ele tivesse feito mal a alguém da minha família, mesmo assim eu não desejaria isso.

  29. Nei Buratte Postado em 01/Aug/2013 às 02:36

    Nada justifica a covardia da tal de tortura, infelizmente isso acontece em quase todos os presídios, delegacias e cadeias pelo Brasil afora, também não gosto de bandido, mas a lei foi feita para ser cumprida e não para fazer esse tipo de coisa, seria preferível a pena de morte do que deixar um ser humano nesta situação. Tem que denunciar sim, pois de repente podem estar fazendo isso por aí com pessoas inocentes. O Brasil é o país dos paradoxos. Alô presidente Dilma, você também foi torturada, vê se toma uma atitude.

  30. D-Rafael Postado em 01/Aug/2013 às 03:48

    "O preso contou que foi torturado porque era suspeito de integrar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e de ameaçar de morte um agente penitenciário do Acre." Complicado julgar, imagina vc ser ameaçado de morte por um integrante do PCC, facção criminosa que apenas ano passado possui mais de 5000 homicídios diretos e indiretos entre policiais, bandidos rivais e cidadãos comuns. Sou contra claro mas ele foi preso por crimes certamente bárbaros e ainda ameaça um agente penitenciário de morte, sinceramente colheu o que plantou. Ressocializar criminosos pertencentes a facções criminosas sinto muito é quase impossível, e são os agentes penitenciários que devem passar a vida vigiando esse tipo de gente, vingança por vingança os amigos e colegas daqueles que ele matou deveria mata-lo ou seja não existe justificativa para o erro do agente penitenciario mas quem escolheu isso foi o proprio bandido.

  31. X Postado em 01/Aug/2013 às 10:07

    Se até nesse site, que é muito mais lido e comentado por pessoas consideradas progressistas, as opiniões sobre o ocorrido estão divididas imagina se esse caso vai conseguir gerar algum tipo de pressão para que sejam realizadas apurações e aplicadas punições. Pessoalmente acho muito triste a situação do rapaz e de início até causa indignação mas essa sensação logo passa quando tento me colocar no lugar da família da vítima. Fico pensando se ele é algum desses casos que matou um jovem pra roubar um celular ou um pai de família enquanto assaltava uma padaria. Casos como esse vão continuar acontecendo e vão continuar impunes pq a sociedade com um todo, e principalmente as famílias das vítimas, acham muito pouco uma pena de 20 anos (se é que alguém chega a cumprir tudo isso) pra quem tira uma vida (muitas vezes mais de uma) num assalto ou por um motivo fútil. Enquanto não houver pena de morte para esse tipo de crime o que vamos ver é isso aí. Depois que fritasse meia duzia podia até não diminuir os roubos mas pessoas como o Sr. Wesley iam pensar duas vezes antes de puxar o gatilho. Infelizmente no nosso 'estado laico' nunca deixariam isso acontecer e, pela primeira vez, veríamos juntos por uma só causa católicos, evangélicos e representantes das minorias e dos direitos humanos.

  32. Ana Postado em 01/Aug/2013 às 12:08

    Certo. O cara errou? Sim, era bandido. Estava cumprindo a pena dele normalmente. Não defendo ladrão. Mas acho injustificável o que fizeram com esse moço. Ninguém tinha o direito de espanca-lo até deixa-lo tetraplégico. Ninguém tinha o direito de usar spray de pimenta nele até cega-lo. Quem fez isso, deveria estar cuidando dele, reeducando o mesmo. E não torturando. As vitimas dele tinham família? Sim. Mas ele também tem família. E agora vai depender da boa vontade e da caridade dos outros pelo resto da vida dele. Ele tem 27 anos, só 27 anos e vai ser dependente pra sempre. Que horrível. Por mais que ele esteja errado, não é santo....mas não merecia passar por isso.

  33. Carlos R. Pioli Postado em 01/Aug/2013 às 14:04

    As únicas 5 coisas que posso comentar sobre o fato: 1 - O preso estava na cadeia por "furto e homicídio"! Ele mesmo que declara! 2 - Quem garante que esse cara não deva ter ameaçado de morte algum agente? 3 - Os "Agentes Penitenciários" se tornaram tão criminosos quanto esse cara! 4 - Quem entra na vida do crime, sabe todos os riscos que corre! 5 - Hoje, os "Direitos dos Manos" e a "Justiça brasileira" defendem mais os criminosos do que o cidadão de bem! É por isso que eu não defendo criminosos!

  34. luca Postado em 01/Aug/2013 às 20:33

    MUITO BEM FEITO !!!!!!!

  35. Marcos Postado em 01/Aug/2013 às 20:34

    "olha um aki. ittipaldi31/07/2013 Sou agente Penitenciário de Porto Velho, esse preso tinha que ser contratado pela rede globo de televisão é um verdadeiro artista! quando esteve internado em Porto Velho (Hospital e Pronto Socorro João Paulo II)utilizou o mesmo método (exceto a perda da visão)estava em uma situação de dar pena!enganou médicos diversos exames realizados nada foi diagnosticado, movimentava apenas a cabeça," Vão acreditando em bandidos assim facilmente, muitos aqui jamais poderiam ser polícia, iriam cair no primeiro mimimi.

  36. anacristina Postado em 06/Aug/2013 às 14:54

    eu so tenho uma coisa a falar ninguem deve viver nessa situaçao e so Deus para ter misericordia desse rapaz eu chorei tanto tem que pagar pelos seus crimes mas nao nessa situaçao....

  37. Júlia Inácio Postado em 07/Aug/2013 às 23:44

    assassino.... ladrão... vamos pensar em algo que não foi dito... os agentes penitenciários nem mesmo se deram ao trabalho de ver o porque o cara foi preso, acreditavam que ele fazia parte do PCC... ou seja, o cara podia ser um ladrão de galinhas (infelizmente isso ainda é muito comum no nosso país), que teria sido espancado da mesma forma. poderia sim ser um assassino, mas quantos casos ja não lemos sobre pais de familia, honestos e trabalhadores, que ao saberem de algo grave (estupro de suas filhas, assassinato de seus filhos...) não resolveram se vingar com as proprias mãos? ele tbm seria um assassino preso, e teria o mesmo sofrimento que esse cara? se eu matar um cara em legitima defesa, tbm serei chamada de assassina, merecerei o mesmo desfecho que esse presidiário? cumprir minha pena correndo o risco de ser espancada? ficar cega ou tetraplegica? no nosso país, sentença de morte ainda não se aplica, se a justição não acredita que seja bom, por que agentes penitenciários teriam o poder de decidir o que é certo ou errado e sentenciar os presos?

  38. Ana Paula Soares Postado em 08/Aug/2013 às 12:18

    Esse não rouba mais. Se não fosse bandido não tava na prisão sofrendo tortura. Ação e consequência.

  39. poisé Postado em 08/Aug/2013 às 18:48

    talvez devessemos botar vc numa jaula madame Ana Paula Soares, e sozinha pq com esse tipo de cabeça, nem os animais merecem sua companhia.

  40. Marcos Postado em 09/Aug/2013 às 18:01

    Em uma semana em todo Brasil foram mortos mais de 20 policiais, nenhuma noticia sobre, não acham estranho? Nunca pararam para pensar o porque disso? Qual a intenção?

  41. Mardoqueu Postado em 13/Aug/2013 às 13:19

    Eta país de m____!!! O cidadão em questão foi condenado em 01 Homicídio (NÃO É LATROCÍNIO), 06 Furtos (NÃO HÁ EMPREGO DE ARMA OU GRAVE AMEAÇA) E 01 Roubo = condenado há 21 anos, 10 meses e 12 dias, isso pq tudo se deu na região Norte do país, se fosse na região Sul ou Sudeste, com certeza no máximo teria pegado uns 10 anos + ou - !!! Ele tem que pagar pelo erro dele, mas pq que esse agente ou agentes que fizeram isso com ele não fazem com o Fernandinho beira mar ou outro preso de mais destaque na mídia... Gente o que tem de Juiz, Promotor, Advogado, Agente Penitenciários, Policial quer seja ele militar, civil ou até mesmo federal envolvido no CRIME, na CORRUPÇÃO, na "MALANDRAGEM" não tá no gibi. Outro detalhe a Juiza convocou o delegado e ele informou que estava em reunião??!! percebe-se claramente o descaso, a má vontade e talvez até pq o sistema esta corrompido, não tendo mais animo para todos aqueles que são do "BEM", em trabalhar dignamente... São fatos como esse que mancham a imagem da Justiça Brasileira, dos magistrados, promotores, delegados, agentes penitenciários, policiais civis, militares e federais que são pessoas do BEM! Infelizmente é como alguém já falou em comentários anteriores, vivemos claramente o que é mostrado no filme "Tropa de Elite"... O mal, a corrupção e o crime corromperam o "SISTEMA"... Vivemos dias de mentira, muitos acreditam em tudo que veem na TV, nos jornais... Chega de tanta palhaçada, Inumeros policiais mortos por esse Brasil a fora e ninguém faz "NADA", tem policial morrendo em todos os estados, todos, não é só em SP e RJ, é em todo o Brasil... Nosso sistema carcerário já se mostrou totalmente fracassado, falido e os políticos não fazem "NADA" pq assim do jeito que esta "dá lucro"... Tem peixe grande lucrando com tudo isso... É uma vergonha, esta pessoa condenado a 21 anos de reclusão estava "PRESO", tem politico condenado a igual tempo ou até maior tempo e esta "SOLTO", este país é uma vergonha, só pobre vai pra cadeia!!! A questão dos menores infratores nem se fala, dá nojo, pra "VOTAR" em politico safado o menor pode, mas pagar por seus crimes o menor não pode???!!! A cada dia que se passa fica mais dificil de acreditar nesse Brasil, mas não podemos perder a esperança. Mas ainda nos resta a esperança de dias melhores, graças a DEUS que ainda existem pessoas do "BEM", juízes, promotores, delegados, policiais civis, militares e federais do "BEM" que lutam todos os dias por um Brasil melhor, por um mundo melhor... Vamos ver o nos brasileiros tomamos vergonha na cara e em 2014 na eleições saibamos em quem votar, "NÃO VOTANDO EM SAFADO, CRIMINOSO, FICHA SUJA"... Não troque seu voto por cesta básica, dentadura, botijão de gás entre outras coisas que nem vale a pena falar...

  42. Angela Postado em 14/Aug/2013 às 15:47

    Espero que a justiça seja feita, e esses torturadores bem como os médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes penitenciários envolvidos no acobertamento sejam punidos. Mas do jeito que as coisas são no Brasil, é mais provável que tudo caia no esquecimento... Precisa mandar essa notícia para a anistia internacional.

  43. Rodrigo Postado em 14/Aug/2013 às 16:39

    Os horrores dos Porões da DEMOcracia!

  44. Leonardo Postado em 06/Nov/2013 às 03:23

    Agora tenham coragem de deixar ele ir embora em paz do planeta se assim ele desejar, agora vocês sabem o que é ficar preso no Brasil, é muito pior do que na ditadura, hoje existe superlotação, alguém acreditou que um preso da região norte seria do PCC ??, pena dura para quem fez isso, espero que no planeta tenhamos cadeias mais humanas para crimes que não são bárbaros, há homicídios que ocorrem em circunstâncias onde não há tanto controle, um exemplo disso foi o caso da Suzane Von Richtofen, já passou tempo demais atrás das grades, e o Maluf vai ficar apenas 5 anos inelegível, ou mudamos isso, ou serão queimados no inferno quem toma essas decisões !!!! Já chega, estou cheio disso !!!! Vou dar duríssimas punições aos magistrados !!!! Quem sabe fazer eles perderem o que mais amam acorde eles !!!! PMs torturadores vão sofrer também !!!!

  45. Hiram Greca Postado em 05/Dec/2013 às 02:09

    Será que ele prefere estar no lugar do cara que ele matou???

  46. Anônimo Postado em 26/May/2014 às 22:46

    Sabe o que eu acho.... Eu ia dizer que acho pouco.... mas acho que foi o certo... mande esse FDP agora para a familia... Fizeram o melhor que se possa fazer..... Obrigado pela ação dos policiais...