Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Direita 17/Apr/2013 às 00:13
35
Comentários

Neonazista que postou foto agredindo morador de rua apanha na prisão

Neonazista preso após postar foto de agressão a negro apanha dentro da cadeia. A informação foi confirmada pela Subsecretaria de Administração Prisional

O neonazista preso no interior de São Paulo, que é suspeito de agredir gays e negros em Belo Horizonte, apanhou de detentos no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) São Cristóvão. A informação foi confirmada pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). Antônio Donato Baudson Peret, de 25 anos, levou pelo menos um soco no rosto.

neonazista preso minas donato apanha

Donato apanhou de presos que estavam em sua cela no Ceres. (Foto: Reprodução/Globo Minas)

Ele foi apresentado pela Polícia Civil, na manhã desta nesta terça-feira (16), junto com outros dois integrantes de um grupo de  neonazistas investigado pela Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos. Donato apareceu com um curativo na bochecha e alguns hematomas. Marcus Vinícius Garcia Cunha, de 26 anos, e João Matheus Vetter de Moura, de 20, que foram detidos na Capital mineira, são amigos do jovem que ficou conhecido após postar uma foto no Facebook na qual aparecia agredindo um morador de rua negro.

Leia também

A vítima já foi identificada e ouvida pela polícia. O catador de material reciclável Luiz Célio Damásio, de 42 anos, disse que estava na praça da Savassi quando foi abordado pelo neonazista. Ele afirmou que foi encurralado por um grupo que estava com Donato e pegou uma corrente para se defender. Neste momento, o jovem preso pela polícia teria tomado o objeto à força e tentou enforcá-lo, sendo impedido por uma pessoa que passava pelo local e presenciou a agressão.

neonazista donato

Catador que aparece em foto confirmou à polícia que foi agredido. Foto: (Reprodução/Facebook)

Marcus Cunha chegou a dar uma entrevista para o jornal O Tempo, após a repercussão do caso, afirmando que a foto polêmica era, na verdade, uma brincadeira. A polícia acredita que ele tenha registrado a cena. A imagem foi postada em um antigo perfil de Donato que foi deletado.

A polícia acredita que o grupo usava redes sociais para mobilizar os integrantes que são suspeitos de diversas agressões e ameaças contra hippies, homossexuais, moradores de rua e negros. Donato responde a, pelo menos, duas acusações de lesão corporal. Ele se negou a falar durante a apresentação, assim como João Matheus. Os dois estão presos preventivamente e devem permanecer detidos até decisão da Justiça.

neonazista donato minas

Donato, João Matheus e Marcus Cunha durante apresentação promovida pela Polícia Civil. (Foto: Reprodução/Globo Minas)

Já Marcus Cunha negou participar do grupo, afirmando que é apenas um “patriota” e que respeita negros e homossexuais. O mandado de prisão contra ele prevê detenção temporária de no mínimo 30 dias e máximo de 60.

O trio é investigado pelos delitos de incitação ao crime, apologia ao nazismo e ao racismo, além de formação de quadrilha. Já Donato também responde pela agressão ao catador.

Bhaz

Recomendados para você

Comentários

  1. Oscar Postado em 17/Apr/2013 às 01:16

    Tomara que apanhe bastante em cada lugar que ele pisar!

  2. Evandro Postado em 17/Apr/2013 às 06:37

    Ué? Todos os três de cabecinha baixa? Cadê o orgulho da supremacia branca? Onde, os valentôes?

    • Paulo Postado em 24/Sep/2015 às 05:06

      e......cadê a tez branca? Tudo povo bonito de pele bronzeada...tudo para a câmara de gaz na ideologia que eles idolatram.

      • Alexandre Postado em 03/Nov/2015 às 12:52

        Pois é. Nazistas no Brasil. Esses malucos de direita não cansam de expandir os limites da imbecilidade.

  3. Lourenço Postado em 17/Apr/2013 às 10:17

    Não sei se o que me espanta mais - a covardia do bandido ou a covardia de quem assistia passivamente, até fotografando e, muito provavelmente, rindo ou aplaudindo... Nossa covardia enquanto sociedade alimenta essa canalhice toda!

  4. João Magro Postado em 17/Apr/2013 às 10:18

    Espero que cada cadeia que caiam falem que vocês bateram em negro. OTARIOS.

  5. Pedro Gontijo Postado em 17/Apr/2013 às 10:49

    Isso foi a polícia, vcs acham que alguem quando apanha na cadeia fica so com um curativo no rosto? e tem uma foto dele depois de ser capturado e antes de ser preso onde ja estava ferido no rosto, sem o curativo.

  6. Djavan Postado em 17/Apr/2013 às 10:54

    O mais engraçado, eles não são brancos. Se Hitler fosse vivo, mandaria matar todos esses nazis de hoje. Odeio esses White Powers

  7. Inconstante Postado em 17/Apr/2013 às 12:26

    Esses caras realmente tem que ser presos, pois apologia ao nazismo, corrupção de menores e racismo são crimes, mas agora ficar surrar esses caras eu acho errado, eles já estão presos e vão pagar pelos crimes como determina a justiça. A cadeia deveria reabilitar esses caras e não surra-los do mesmo jeito, que a sociedade abomina os crimes que esses caras cometeram é igualmente abominável que violem a integridade física deles, ou seja, os direitos humanos são recíprocos já passou da hora de rever o sistema penitenciário brasileiro. Não estou defendendo-os, eu apenas penso que justiça deve ser feita e não vingança. Parabéns para a polícia, que retirou das ruas esses marginais.

  8. lOUwEEDsEED Postado em 17/Apr/2013 às 12:30

    tem que apanhar mais e EMPALAR ESSES Nazi'S FDP'S

  9. Random Postado em 17/Apr/2013 às 12:38

    Não interessa o que ele passou, nada dá à ele o direito de agir como agiu. Atestado de ignorância para você.

  10. Evan Postado em 17/Apr/2013 às 13:21

    CADÊ A CORAGEM DELE AGORA ? sz

  11. Cacique Postado em 17/Apr/2013 às 13:46

    Polícia? Rapaz, ele já tinha sido detido pela PM e liberado várias vezes. A PM aplaude o que esse tipo de gente faz. Afinal, bater em negro, pobre e mendigo é o trabalho da polícia, não é?. Polícia e neonazistas, uma bela parceria!

  12. Quiel Rúbens Postado em 17/Apr/2013 às 13:49

    Djavan, não são White Powers... esses aí são os White Pardos.

  13. denilson Postado em 17/Apr/2013 às 14:07

    Um bando de babacas, quero ver fazer isso na favela...

  14. Anne Postado em 17/Apr/2013 às 14:42

    O que mais me deixa pasma não é a atitude do cara de agredir o catador e sim que na foto você pode ver que as pessoas observam, algumas sentadas, tiram fotos, e ninguém faz nada! Gente? Se não fosse um cara que passava pelo local impedir a agressão ele teria matado o cara?

  15. H.92 Postado em 17/Apr/2013 às 15:08

    Quem planta, colhe!

  16. ff Postado em 17/Apr/2013 às 15:24

    nego falando pra irem fazer isso na favela, q na cadeia vai apanhar, e tals, n percebem o racismo nessas palavras? é com ose dissessem q nesse meio só tem preto pq preto vive na inferioridade

  17. Nigga Postado em 17/Apr/2013 às 15:43

    Cadê o machão agora? Vai virar princesinha na mão da malandragem.

  18. Caucasiano Postado em 17/Apr/2013 às 15:44

    Antes de mais nada, Discordo e abomino as atitudes desses infelizes. Oque me incomoda em relação as outras pessoas, principalmente alguns comentarios aqui é que um negro pode falar que tem orgulho da raça, se um branco faz o mesmo ele é racista, vai entender! o 'João magro' disse: Espero que cada cadeia que caiam falem que vocês bateram em NEGROS. porra João, o fato é eles terem agredido um cidadão, ou se o agredido fosse branco tu ia gostar? SOU BRANCO COM MUITO ORGULHO E ESSES 'NAZISTAS' NÃO ME REPRESENTAM

    • Marco Postado em 06/Dec/2015 às 01:45

      Orgulho branco é racismo. Orgulho negro não é orgulho de raça tal qual o nazismo apregoava e que alguns afrocentristas, também racistas, apregoam da mesma forma, mas um movimento de auito-estima dentro de um contexto específico que é o Brasil e o novo mundo palco que foi do escravismo e das consequencias deste no racismo e das hierarquias que inferiorizam, discriminam e estigmatizam o negro. Lembrando sempre que raça é um construto social e não ente biológico e que negritude expressa uma identidade afrodiáspórica que agrega identidades e fronteiras étnicas apagadas pelo tráfico do atlântico negro. Portanto, não faz sentido orgulho branco tanto pelo contexto como pelo simples fato de que os eurodescendentes não tiveram suas identidades e especificidades étnicas apagadas. Existe orgulho luso, italiano, alemão, polaco etc... no Brasil e ninguém se opõe, logo esse mi mi mi de que não aceitam manifestação de "orgulho branco" é só mi mi mi mesmo e falta de conhecimento. Ou então reivindicação nazista em querer expressar o orgulho de algo genérico ( branco ), que neste caso é seria orgulho de raça no sentido de categoria biológica, algo superado pela ciência e que só os nazis acreditam, quando vc tem as suas origens étnicas específicas para manifestar algum orgulho.

  19. atenaide Postado em 17/Apr/2013 às 17:41

    so 60 dias de prisao que pena!almejava prisao perpetua...

  20. Selton Postado em 17/Apr/2013 às 19:33

    Ser neonazista aqui no Brasil é querer ser violeta em solo de massapé.Um lugar cuja diversidade étnica é grande,como um infeliz desses tem aversão a negros?

  21. solange Postado em 17/Apr/2013 às 19:55

    quero ver isto na quebrada otario

  22. joao Postado em 18/Apr/2013 às 00:23

    Fico muito contente em ver e saber que mesmo com tdos os problemas de racismo contra negros no Brasil ,existam um número considerável de pessoas brancas que abominan este tipo de atitude,e fico feliz em ver o bem triunfando sobre o mal e os bons não se calando diante do mal,viva a raça humana que devagarinho vai evoluindo .

  23. joao Postado em 18/Apr/2013 às 00:26

    Agora vão curtir esta roupinha bonita.bem feito devem a partir de agora aprentender a amar e respeitar o proximo se não conseguir amar que é sentimento voluntário pelo menos por força da lei terão que respeitar.

  24. joel Postado em 18/Apr/2013 às 13:24

    Agora ele esta em um bom lugar pra dizer que é racista! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. Be. Postado em 19/Apr/2013 às 13:38

    Um absurdo! Nem da pra comentar com tanta estupidez, preconceito, sujeira... Terrível!

  26. Miguel A. de Matos Postado em 03/Jun/2013 às 17:44

    Na Alemanha, Escandinávia, Suíça, etc. eles seriam facilmente reconhecidos como estrangeiros e tratados de acordo pelos "colegas" neonazistas de lá.

  27. juliano Postado em 05/Jun/2013 às 12:20

    Para mim esse cara ai é caichão e velas pretas.........

  28. Adalberto F. de Sousa Postado em 12/Jun/2013 às 18:25

    E ele ainda é baixinho... Ops, sem reconceito.

    • pedro Postado em 24/Sep/2015 às 05:07

      e meio moreninho para um nazista....

  29. Luciano Postado em 19/Oct/2013 às 17:12

    Não parece tão valente agora!

  30. André Bruce Postado em 22/Oct/2015 às 11:46

    VAI MORRER NA CADEIA. SE NÃO FOR PRO SEGURO, A VAGABUNDAGEM VAI PASSAR O CEROL. MENOS 1 NA CONTA ;)

  31. Marcos Kim Postado em 31/Oct/2015 às 11:02

    Esses idiotas não passam de analfabetos funcionais, se eles conhecessem a ideologia nazista saberiam que pela cor que possuem, o único lugar que seriam reservados a eles seriam um campo tipo Sobibor.