Redação Pragmatismo
Compartilhar
Revista Veja 05/Dec/2012 às 18:53
30
Comentários

Veja publica foto falsa de Lula e colunista pede desculpas

Veja publica foto falsa de Lula e Rosemary abraçados. Colunista pede desculpas. Confira abaixo as duas imagens. Primeiro, a original; depois, a falsa, inicialmente publicada por Veja na tentativa de 'incriminar' o ex-presidente

foto lula falsa verdadeira veja

Foto verdadeira: essa é a imagem com a qual se realizou a falsa foto produto de montagem. Mostra Lula, D. Marisa, Neguinho da Beija-Flor e a mulher, Elaine Reis, no sambódromo (Foto: Ricardo Stuckert)

A montagem é escandalosamente ridícula, mas foi publicada por Veja. Colunista Ricardo Setti teve de pedir desculpas publicamente pela gafe. Depois de Fichas falsas, dossiês falsos, telefonemas falsos, ainda havia uma foto obviamente falsa. Essa é a nossa imprensa falsa.

O fato ganhou as redes sociais e dividiu opiniões. Abaixo, o pedido de desculpas do jornalista. Em seguida, a foto falsa.

Ricardo Setti, Veja
04/12/12

Errei ao publicar foto falsa de Lula com “Rose” e dona Marisa que, na verdade, era uma montagem. Peço desculpas aos leitores e às três pessoas que aparecem na montagem

Amigas e amigos do blog, não tenho compromisso com o erro, e nem medo de pedir desculpas.

Leia também

Então, queria dizer que a suposta foto que até há alguns minutos ilustrava o post sobre o “Caso Rose” que publiquei hoje, mostrando Lula supostamente abraçado a Rosemary Noronha, de um lado, e a dona Marisa Letícia, de outro, é na verdade uma montagem.

Foi feita a partir de foto do Carnaval de 2009, no Sambódromo. Na foto, realmente Lula abraça dona Marisa e outra mulher, na verdade a esposa do cantor Neguinho da Beija-Flor, Eliane Reis. Neguinho aparece na foto original, abraçado a Lula e a dona Marisa, mas foi eliminado na montagem.

Confira abaixo a foto falsa:

foto lula falsa montagem rosemary

Foto falsa publicada por Veja e reproduzida nas redes sociais. A montagem é, claramente, de quinta.

Pragmatismo Político, com informações de Advivo e Pavablog

Recomendados para você

Comentários

  1. Anon Postado em 05/Dec/2012 às 19:22

    LEI DAS MÍDIAS JÁ!

  2. Eduardo Augusto Postado em 05/Dec/2012 às 19:46

    É o nível do jornalismo aqui no Brasil. Veja não tucana, é anti-petista-Lula. Não há problema em ter preferencias políticas, mais o que a referida revista faz na maioria das vezes (e olha que tô suavisando o adjetivo) é forçar a barra. É de um desrespeito colossal, não só com os envolvidos, mas com os próprios eleitores dessa revista!! Uma lástima!

    • Danilo Mendes Postado em 05/Dec/2012 às 21:04

      A Veja pedindo desculpa por publicar mentira... 21/12, o fim do mundo taí

  3. Rose Postado em 06/Dec/2012 às 01:06

    Continuo na duvida se a veja é uma revista ou uma organização criminosa, cada dia acredito mais na segunda opção.

  4. Eli Almeida Postado em 06/Dec/2012 às 07:58

    Não é suficientemente pedir desculpas, deveria pagar na cadeia. Um colunista deve respitar mais sua coluna, ao público, bem como a figura de um cidadão público, independente do partido a que é filiado. Por isso sou a favor das leis iranianas e iraquianas, pena de talião.

  5. Eduardo Azeredo Postado em 06/Dec/2012 às 08:16

    as armações criminosas da revista Veja não superam as criminosas armações do PT de Lula.

    • Cesar A. Tiburcio Postado em 25/Nov/2013 às 11:40

      Tu deve estar junto nessas armações criminosas.

  6. luiiz Postado em 06/Dec/2012 às 10:48

    Acho que esse episodio deveria ser levado mais a serio por descortinar a enorme possibilidade que a imprensa tem de manipular as informaçoes agora ate comprovando(?) com documentos visuais.Qualquer um de nos, figuras publicas ou não, estamos a merçe de orgaos de divulgaçao que podem a qualquer momento nos destruir?Basta agora um pedido de desculpas?E a consequencias do erro cometido?Isso é brincadeira...

  7. Caio Postado em 06/Dec/2012 às 13:43

    A novidade é a Veja pedir desculpas.

  8. orlando Postado em 06/Dec/2012 às 15:49

    Isso não é a primeira vez, a Veja pra quem lembra, já publicou fotos levantando moral de outros bandidos políticos. Vamos ter cuidado no que ler. Esse tal de Ricardo , tem que ser demitido.

  9. Edson Vieira Ramos Postado em 06/Dec/2012 às 20:19

    Realmente o jornalista errou, mas isso não muda o fato do Lulismo ser uma merda e o esquerdismo ser uma das piores mazelas que esse país já teve. Não muda o fato do PT ser uma quadrilha e de que muitos que atacam quem mostra isso são na verdade cupinchas encabidados ao redor do Brasil que não querem perder a sua boquinha no PeTismo.

    • Josadaque Vieira Postado em 06/Dec/2013 às 08:09

      Fico feliz com o seu comentário Edson Vieira,prova que a luta das esquerda pela democracia,vem sendo confirmada pelo direito ao contraditorio exercido por voce neste momento.Mas quando voce leva os termos cumpincha,quadrilha pra mostrar discordancia politica.ai penso que voce é representante do atrazo e da opressão,deve ser contra bolsa familia,PROUNi(mas defende bolsa do CNPQ que atende a classe média)

  10. Márcia Postado em 08/Dec/2012 às 08:52

    Acho de bom senso pesquisar realmente se a Veja publicou essa fotomontagem e qual a edição da revista, porque pra mim isso está cheirando a "pegadinha".

    • Gustavo S Postado em 08/Dec/2012 às 12:21

      Márcia, deixe de ser preguiçosa e leia o pedido de desculpas do próprio colunista no site de Veja. O pedido que, aliás, também está reproduzido nas páginas deste site. Pegadinha foi o que a Veja aprontou. Mania bizarra esse povo tem de querer duvidar de tudo que não lhe convém. http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/errei-ao-publicar-foto-falsa-de-lula-com-rose-e-dona-marisa-que-na-verdade-era-uma-montagem-peco-desculpas-aos-leitores-e-as-tres-pessoas-que-aparecem-na-montagem/

  11. Ismael Postado em 08/Dec/2012 às 20:09

    Quando leio opiniões de gente com "espírito de porco" como esse Edson Vieira (doente por hábito e para quem para destruir o PT vale tudo!) tenho ainda mais certeza de que os brasileiros, a maioria, não deve deixar o PSDB e o DEM chegarem ao poder central nunca mais! É melhor eleger o diabo mas jamais esses fascistas desgraçados que não aceitam as mudanças que o país já alcançou nos últimos 10 anos de governos petistas produtivos. Veja é um lixo que alimenta mentes nojentas como a desse Edson Vieira... demotucano ou santinho do pau-oco? Cala a boca, bicudo caiado!!!

  12. helio pessoa Postado em 10/Dec/2012 às 11:59

    Ao que sei, o PT assumiu o Governo Federal sem um programa de governo próprio e, se o tivesse, não ousou pô-lo em prática, preferindo tomar garupa no bendito e salvador Plano Real de Itamar e Fernando Henrique Cardoso. So que por incapacidade de recriar o Plano Real, as coisas estão desgringolando, um pibizinho fajuto e inflação em alta. Deus salve o nosso querido Brasil. Chega da demagogia Petista.

  13. Dario P Regis Postado em 11/Dec/2012 às 03:26

    Falsifica grosseiramente uma foto na tentativa de incriminar um ex-presidente, publica em revista de circulação nacional, é ruidosa e comprovadamente desmentido pela verdade nua e crua dos fatos .. e depois acha que é só pedir "desculpa aí, gente!" .. Merece, no mínimo, um sério processo de calúnia e difamação .. Como pode isso? Como uma revista que ainda "tenta" ser crível pode aceitar a permanência de um jornalista como esse ?? Se esse veículo não repensar rapidamente os seus meios, vai terminar sem nenhum leitor .. pois até o mais radical dos conservadores espera estar "bem" informado. A VEJA que se cuide .. e rápido !!

  14. Doutor Frank Postado em 11/Dec/2012 às 17:01

    Desculpa aí, gente, mas eu demorei um pouco para transplantar a cabeça da Rose no corpo da esposa do Neguinho e ela acabou ficando assim, meio verde, mas não tem importância não. Nada que uma maquiagenzinha não resolva. Grato pela compreensão.

  15. Harlison Postado em 12/Dec/2012 às 09:32

    Micaço desnecessário o de Veja, o qual revela que a publicação se perdeu ao se afastar de sua finalidade precípua, que é a de informar, e se dirigir para o lado político, estando há anos em campanha aberta. Lado outro, o blog poderia informar os motivos pelos quais, mesmo pretendendo demonstrar que faria citação integral do "pedido de desculpas", acabou por extirpar do texto a parte em que o jornalista afirma que havia legenda informando que a foto era montada, conforme texto original que segue abaixo: "Então, queria dizer que a suposta foto que até há alguns minutos ilustrava o post sobre o “Caso Rose” que publiquei hoje, mostrando Lula supostamente abraçado a Rosemary Noronha, de um lado, e a dona Marisa Letícia, de outro, é na verdade uma montagem, COMO JÁ ESTAVA ESCRITO, BEM CLARO, EM SUA LEGENDA". (grifos nossos). Também desncessário, já que se tratava de uma citação que se pretendia integral...

  16. José Ronaldo Leite Postado em 14/Dec/2012 às 11:52

    O objetivo da midia nativa(Globo, Abril, Folha e Estadão, conhecido pela sigla de GAFE, é nada mais nada menos do que a destruição do PT e consequentemente o fim do Lula, qualquer pessoa, por menos inteligente que seja percebe isso. Eu espero que essa mesma midia, dê o mesmo tratamento para o Mensalão Tucano, segundo dizem, é o pai do Mensalão Petista a mesma cobertura dada ao mensalão petista. É o mínimo que se espera.

  17. José Ronaldo Leite Postado em 14/Dec/2012 às 12:02

    O comentário feito acima não tem o obetivo de ofender ninguém. Caso alguém ou entidade se sinta ofendido, peço desculpas.

  18. Mario Postado em 15/Dec/2012 às 07:43

    Desculpa é uma gentileza que chegou atrasado,tem de punir.

  19. newton josé Postado em 28/Dec/2012 às 00:19

    Lembram-se do caso PC Farias? A "Veja" foi a única publicação que sustentou até o fim, "heroicamente", a ridícula versão de crime passional - quando tudo indicava ter-se tratado de uma "queima de arquivo". Infelizmente, não ficamos sabendo a serviço de quem estava a revista; mas, para valer tanto esforço, não há dúvida de que eram "peixes graúdos". Quanto aos leitores, esse tipo de jornalismo costuma vê-los como uma turba de ignorantes...

  20. MRTT Postado em 30/Dec/2012 às 15:15

    Lula é tão "fake" quanto a foto.

  21. Mare Postado em 16/Jan/2013 às 10:39

    Gente, será que ninguem viu a impossibilidade dessa foto onde esta a figura de um terceiro . O braço que abraça a mulher, desse terceiro, teria que ter um comprimento de mais de um metro . Observem, por favor e deixem de ser ridídulos .

  22. Arthur William Postado em 25/Feb/2013 às 02:59

    Isso já virou rotina. Se a revista Veja tivesse que comprovar as informações que são publicadas na revista, não daria pra escrever uma única página sequer. Eles tentam transformar o achismo em fatos verídicos e o pior de tudo é que tem gente que acredita piamente no que essa revista diz. Bando de otários. hahaha. Ficam revirando a história do mensalão, mas na verdade eles estão mesmo é com dor de cotovelo de ver um governo trabalhista na presidência da república.

  23. Maria Postado em 25/Oct/2014 às 12:10

    ISSO NAO PODE SER VERDADE, é RIDÍCULO, é uma OFENSA A INTELIGENCIA DOS BRASILEIROS! por favor, digam que é piada! Tem o link disso aí? nao acredito que a inveja pode chegar a um ponto tao baixo!!! -_-

  24. Gustavo Horta Postado em 09/Apr/2015 às 10:23

    De novo? Quantas vezes esta cretinice vai se repetir? >> http://www.portalmetropole.com/2015/03/veja-admite-que-mentiu-e-pede-desculpas.html

  25. Minos Adão Filho Postado em 06/Aug/2015 às 20:26

    Só o processo do Romário e do banco da suíça a Veja vai pro lixo.

  26. Arivaldo Mendonça Postado em 10/Nov/2015 às 11:08

    Mídia brasileira. Estágio final de sua putrefação.