Redação Pragmatismo
Mídia desonesta 14/Dec/2012 às 10:52
12
Comentários

A fazenda do filho de Lula: verdade ou boataria?

Na internet, circula o boato de que o filho do presidente Lula comprou uma megafazenda. Verdade? Confira a seguir e saiba tudo

E-MAIL APÓCRIFO: mensagens como as que circulam na rede, a exemplo da ‘compra da fazenda por Lulinha’, viraram moda em todo o País

fazenda filho lula

A imagem divulgada na web da ‘fazenda’ que Lulinha (não) comprou. A foto é, na verdade, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Foto: Revista Istoé)

Não é de hoje que se conhece o ditado de que “cada um que conta um conto, aumenta um ponto”. E, como o brasileiro gosta de uma boa história, algumas mentiras se tornam verdades, às vezes até mais divertidas do que a própria realidade. Nem mesmo o mundo rural está livre das boatarias que hoje percorrem o mundo em mensagens eletrônicas via internet. Todas, é claro, sem a identificação da autoria.

Quem sentiu na carne os efeitos de um boato bem contado foi o criador de nelore puro de origem José Carlos Prata Cunha, dono de terras em Valparaíso, interior de São Paulo. Circula na internet um e-mail que conta a história de uma fantástica operação em que o filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o “Lulinha”, teria comprado a sua principal área, a Fazenda Fortaleza, por R$ 47 milhões. “Isso é tudo bobagem, nunca vendi minha fazenda e, na verdade, nem oferta cheguei a receber”, esclarece Prata Cunha à Dinheiro Rural. “Tratamos isso como piada”, reforça Leonardo Badra, sócio de Fábio Luís na empresa de jogos eletrônicos Gamecorp.

Leia também

Mas de onde, então, nasceu essa curiosa história?

O VERDADEIRO DONO: José Carlos Prata Cunha, proprietário da Fazenda Fortaleza, diz que nunca recebeu uma oferta de compra pelas suas terras

Para Fernanda Prata Cunha, filha de José Carlos, que acompanha de perto os problemas derivados do “boato rural”, a confusão nasceu de uma sondagem imobiliária. “Realmente fomos procurados por um grupo que se disse representante do filho do presidente”, explica. Mas, comenta a fazendeira, a notícia rapidamente caiu “na boca do povo”, os e-mails começaram a circular e nunca houve, na prática, algo que se aproximasse de uma oferta de compra.

A fazenda não foi vendida, porém, a dor de cabeça dura até hoje. “Tivemos de modificar a entrada da fazenda e proibir a entrada das pessoas”, lamenta Fernanda. Segundo ela, a propriedade virou uma espécie de “ponto turístico” em Valparaíso. “As pessoas param para tirar foto e as brincadeiras por causa da suposta venda que não aconteceu são constantes”, diz. De certa forma, ela se diverte. “Algumas pessoas na cidade nos olham meio estranho”, brinca.

Mas os “causos” rurais do filho do presidente da República não se limitam às terras dos Prata Cunha. Ele também ganhou fama em outros Estados da Federação, como no Pará. Em outra mensagem, um pouco mais recente, circula a “revelação” de que Lulinha estaria prestes a se tornar um novo “rei do gado”. Para tanto, ele teria comprado duas propriedades nas cidades de Marabá e Xinguara, ambas do megapecuarista Benedito Mutran, dono de um dos maiores rebanhos comerciais do Brasil. O que ele diz a respeito? “Tudo bobagem, nunca houve essa operação”, diz Mutran.

Em 2007, de fato, Mutran vendeu algumas de suas terras para a Fazenda Santa Bárbara, do empresário Carlos Rodemburg. As vendas aconteceram, só que o comprador era outro. E com verdades misturadas a meias-mentiras, a equipe de Dinheiro Rural, de passagem pela ExpoGrande, maior mostra pecuária de Mato Grosso do Sul, se deparou com o novo boato. Entre amigos, um pecuarista de nome Augusto Araújo Oliveira tentava se livrar das gozações dos amigos. O motivo? Uma suposta venda de bois para o filho do presidente. Indagado pela reportagem, ele disse, lacônico: “Não sei de nada, não sei de nada”, desconversou, e foi embora. Verdade? Mentira? Não se sabe, mas com certeza vem aí um novo boato rural.

Ibiapaba Neto, Revista Dinheiro Rural

Posts relacionados

Comentários

  1. simonw Postado em 14/Dec/2012 às 15:34

    essa tal fazenda da foto é a esalq-usp em piracicaba

  2. renato Postado em 14/Dec/2012 às 15:53

    Olha a mansão do LULINHA AÍ!!!!! Patético!

  3. Rose Postado em 14/Dec/2012 às 16:10

    A central de boataria trabalha 24 horas por dia para denegrir a imagem do Presidente Lula, enquanto o resto do mundo lhe rende homenagens. Os 5% de cães raivosos, viúvas do FHC, não se conformam que o governo do operário foi infindavelmente melhor do que o antecessor professor da Sorbonne. Lula não esta mais no poder, mas para a elite se tornou questão de honra (mesmo que essa não a tenha) destruir a imagem de Lula.

  4. Kazu Postado em 14/Dec/2012 às 20:07

    Elite não, os demotucanos e seus satelites! como não conseguem mais esconder todas as incompetencias da administração colonial aos Estados Unidos e os aplausos ao Lula no exterior, a dor de cotovelo é muito doida aos demotucanospps!

  5. luiz claudio rosental de carvalho Postado em 15/Dec/2012 às 09:46

    AQUI EM MINHA REGIAO O FILHO DO LULA TAMBEM "COMPROU UMA" na cidade de cruzilia MG.fazenda traituba onde nasceu o cavalo mangalarga marchador mais como sou amigo do tabeliao da cidade perguntei e ele simplismente riu e disse o povo é fogo.Mais como sempre para fazer o bem tem poucos e uns FDPS para sacanear sao muitos

  6. João Rubim Postado em 15/Dec/2012 às 14:26

    Essa estória, já encheu o saco. Na semana passada, conheci um engenheiro do Paraná que me garantiu que a fazenda fica naquele estado e é vizinha de uma fazenda da família do mesmo. Também já haviam me dito que a dita cuja fica no Pará, Goiás, Minas, Mato Grosso do Sul. Daqui a pouco, dirão que é no Paraguai, Uruguai ou até mesmo na Suíça. Haja saco pra tolerar tanta dor de cotovelos!!!

  7. que lastima Postado em 19/Dec/2012 às 13:39

    A mentira dita 10 vezes torna-se uma verdade (goebels, ministro da propaganda de Adolf Hitler)Tens alguma dúvida? abra o google earth digite o endereço: ESALQ,piracicaba,são paulo confira você mesmo.

  8. Geísa Postado em 24/Dec/2012 às 07:58

    Fiquei curiosa com uma coisa: revista Isto É falava da Escola Superoir de agricultura ou sobre o boato? E se não foi sobre a escola, propagava o boato ou desmentia-o?

  9. Antonio Postado em 20/Feb/2013 às 07:47

    Entao vc vai lah em Redenção - Pa procura o sr. Maranhao (corretor e atravessador de terras), e veja pra quem ele vendeu varias fazendas. Pros Testa de ferro dessa família maldita.

  10. Fred Postado em 04/May/2013 às 22:12

    Materia um pouco pobre, tudo bem que ele nao comprou a mega fazenda, mas parece que realmente a sondou para fazer isso, gostaria de dados concretos sobre as atividades do filho do Lula e seu patrimonio para realmenter saber se ele nao enriqueceu da noite pro dia, o que acho aconteceu

  11. Fred Postado em 04/May/2013 às 22:16

    E 'e sabido que o ''entrevistador'' Emir Sader 'e compadre de Lula e talvez por isso nao fez as perguntas certas e sim apenas deu voz ao Lula pra ele vir com essa conversa fiada de comparar o Brasil com um pe de jabuticaba! Eu votei no PTesses ultimos anos, mas se tornou um partido demagogo, precisamos superar isso, e nao 'e saudade do FHC..., mas isso 'e o melhor que podemos ter?

  12. Fabio Postado em 13/May/2013 às 20:59

    O fantástico filho de lula está comprando várias fazendas no NORTE!!!!! não é no sudeste.

O e-mail não será publicado.