Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Educação 31/Oct/2012 às 20:59
4
Comentários

Décima melhor escola do Brasil será demolida no Rio de Janeiro

A Escola Municipal Friedenreich é considerada uma das melhores na educação infantil e fundamental. Teve a décima melhor nota do Brasil no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e ficou em quarto lugar no estado

Professores e alunos de uma escola no Maracanã estão preocupados com as obras no estádio. A Escola Municipal Friedenreich é uma referência na rede, é a quarto melhor no estado, segundo o Ideb, e está para ser demolida por conta da obra.

escola ideb demolida rio janeiro

Escola municipal Friedenreich é a quarta melhor do estado, segundo o Ideb. (Foto: divulgação)

A escola fica ao lado da entrada do Maracanã, perto do monumento em homenagem a Bellini. Mas, na previsão das obras para as Olimpíadas, ela deve ser demolida, junto com o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Julio De Lamare. Nas áreas, serão construídas duas quadras de aquecimento para os atletas e um estacionamento com capacidade para dois mil veículos.

Leia também

A questão é que a Escola Municipal Friedenreich é considerada uma das melhores na educação infantil e fundamental. Teve a décima melhor nota do Brasil no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e ficou em quarto lugar no estado.

Os pais dos alunos esperam que os projetos pedagógicos que surgiram aqui e que são a chave para todo esse sucesso não terminem. Eles querem que a escola continue, mesmo que seja em outro endereço.

escola ideb rio janeiro demolida

Secretaria de Educação diz que a escola mudará de endereço. (Divulgação)

“Como mãe, como responsável, todos nós queremos o melhor para os nossos filhos. Sou moradora do bairro do Maracanã desde que nasci. Essa escola já tem essa excelência há muitos anos”, disse Ana Claudia Costa.

Segundo os pais, as crianças se sentem muito bem na escola e fazem vínculos que duram a vida inteira. “Não é apenas sair daqui com uma formação, mas sair com um processo criativo, como uma pessoa de sensibilidade”, afirmou Carolina Araújo, mãe de aluno.

A filha de Carlos Sandes vai receber um prêmio da secretaria de Educação pelo primeiro lugar nos resultados das provas de avaliação do município. “Ela vai receber o prêmio dia 23 de novembro pela capacidade que ela teve de atingir esse resultado. Mas ao mesmo tempo ela não sabe se a escola vai continuar ou não. Todo esse projeto pedagógico pode ser destruído, demolido”, disse Carlos.

Procurada, a secretaria municipal de Educação informou que a escola deverá ocupar outro endereço no bairro.

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilherme Postado em 03/Nov/2012 às 11:13

    Mas atééé ocupar outro endereço no Bairro vai demorar um bocado... esta demora pode ser inclusive incentivada, se é que você me entende. Ou melhor, incentivada mediante um financiamento. Entende agora? Ora, estranho, estranho, muito estranho, uma escola pública de tamanha excelência ser demolida numlance de oportunidade, no qual um interesse trivial, sem sentido e maior esconde um interesse obscuro, ainda mais num país onde avança, famélico, o império de cursinhos pré-vestibulares e das grandes redes de escolas particulares, dessas que você vê em todo Estado do Brasil, numa cidade grande ou tem o seu sistema vendido e adotado por escolas menores em cidades menores. Nem preciso citar nomes, você já viu alguma (existem 3 principais e outras menores), ou já estudou numa. Eu já estudei numa. Mas desejo e desejava que as escolas públicas tivessem este nível desta escola no Rio. Meu pai e seu bolso também desejavam isto, obviamente. Mas parece que não é interessante, ou, novamente, o desinteresse parece ser financiado, financiado por quem tem muito dinheiro graças ao lucro e o grande negócio obtido com o verdadeiro mercado da educação que se instaurou e não quer ver esta sua promissora e efetiva máquina ser ameaçada, o seu império declinar rumo à derrocada, não quer competir com um direito básico do cidadão, educação gratuita, logo, faz o possível para dopar e vedar este direito. Faz sentido. É só pensar um pouco. É possível, não é? Não sei como este 'financiamento' ocorreria, mas o lobby por baixo dos panos seria uma modalidade de agir...

  2. Anonymous Postado em 15/Dec/2012 às 13:49

    enquanto existir fonte de conhecimento que possa criticar e derrubar o nosso governo. será derrubado. mas enquanto existir pessoas de fibra e HONESTAS poderemos lutar. e quando existir uma revolta. o governo vera a força do seu povo.

  3. Anonymous Postado em 23/Mar/2013 às 08:50

    ridiculo so no brasil q futebol eh mais importante q educaçao

  4. ANGELA Postado em 25/Mar/2013 às 17:15

    FUTEBOL SEMPRE MAIS IMPORTANTE!!!!