Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ciência 04/Oct/2012 às 00:14
12
Comentários

Carta de Albert Einstein sobre Deus vai a leilão com lance de U$ 3 milhões

Conhecida como "Carta de Deus", a correspondência revela pensamentos íntimos do cientista sobre religião, Deus e tribalismo

albert einstein carta deus leilão

A carta de Einstein sobre Deus vai a leilão no eBay. Foto: físico Albert Einstein / reprodução

Uma carta manuscrita pelo físico Albert Einstein um ano antes da sua morte, na qual ele expressava suas opiniões sobre a religião, será vendida neste mês no eBay com um lance inicial de 3 milhões de dólares, disse um leiloeiro na terça-feira (2).

Conhecida como “Carta de Deus“, a correspondência revela pensamentos íntimos do cientista sobre religião, Deus e tribalismo.

“Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20”, disse Eric Gazin, presidente da agência de leilões Auction Cause, de Los Angeles, que fará a venda no eBay.

Einstein escreveu a carta em alemão, em 3 de janeiro de 1954, num papel timbrado da Universidade Princeton. Seu destinatário era o filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido “Choose Life: The Biblical Call to Revolt” (“escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta”).

“A palavra de Deus é para mim nada além do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda primitivas, que são não obstante bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode (para mim) mudar isso”, escreveu o cientista de origem alemã, ganhador do Nobel de Física de 1921.

Leia também

O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 2008 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por 404 mil dólares. Gazin disse que a carta, a ser leiloada entre 8 e 18 de outubro, pode alcançar até o triplo do valor inicial.

Reuters

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Larissa Postado em 05/Oct/2012 às 18:45

    Einstein charlatão.

  2. Daniel Postado em 10/Oct/2012 às 22:42

    Deus é aquele que confunde a sabedoria humana...

  3. Claudio Maia Postado em 17/Oct/2012 às 17:12

    HAHAHAHAHAHAHAHA Que ótimo! De repente todo mundo é mais inteligente do que Einstein! Qual a envergadura moral, literária ou acadêmica você ACHA que tem para julgar Einstein!! SERIO!?!?!?!?!?! EU QUERO SABER!!!! Essa pergunta não é só para a Larissa, mas para qualquer teísta que se atreva a se comparar com Eistein!!!

  4. Malibu Postado em 18/Oct/2012 às 01:23

    Deu pra ver que ele era realmente muiiitttttttttttttoooo inteligente! Será que tinha sabedoria o suficiente? Alguns conseguem ver q não.

  5. Hilário Postado em 04/Nov/2012 às 18:48

    O povo precisa de Deus pra não tocar fogo no mundo... puxa! somos fracos! somos mais do que isso, somos infantis, não queremos andar reto por nós mesmos, precisamos do açoite na retaguarda.

  6. liraci Postado em 15/Nov/2012 às 17:56

    È IMPOSSIVEL NAO SE CRER EM DEUS, ELE ESTA EM TODA PARTE DA NATUREZA. É PRECISO QUE OLHEMOS EM NOSSA VOLTA E VER TANTA BELEZA, TANTA SABEDORIA, TANTA PERFEIÇÃO, POR EX. UMA FLOR, UM SER HUMANO AS ESTRELHAS, OS PLANETAS. OU SEJA O UNIVERSO INFINITO ENFIM TUDO QUE NÃO É CRIADO PELO HOMEM. COISA QUE ELE JAMAIS CONSTRUIRÁ. AINDA EXISTEM PESSOAS QUE NEGAM A EXISTENCIA DE DEUS, MAS VEJAM SÓ , AO SE DEPARAREM COM UMA DOENÇA NA FAMILIA LOGO ROGAM A PROTEÇÃO DE DEUS, E VAI PRO AI A FORA. REFLITEM NISSO SEJAM FELIZES.

    • André Postado em 21/Dec/2014 às 17:35

      Seguindo a mesma linha de raciocínio da sua última frase, se pouco antes do natal você já tiver gastado todo o seu dinheiro, começará a acreditar em papai noel para ele trazer os presentes?

  7. Thiagones Postado em 22/Nov/2012 às 16:15

    Quando me deparo com alguma doença eu vou ao MÉDICO! Deus deve ter inventado a Caixa_Alta (Caps Loko) também né?

  8. Marcelo Minal Postado em 01/Feb/2013 às 01:16

    É curioso que me parece que a concepção dele de Deus foi mudada ao longo de sua vida. Já vi frases dele que me parecem que foram atribuídas à existencia de Deus. Todavia esta carta confirma o que as biografias alegam de que ele terminou a vida como ateu. (ou pelo menos agnóstico). Acredito que a mudança é um amadurecimento do seu pensamento crítico, algo muito frequente à pessoas que realmente pensam a fundo na tal questão. Para os que não pensaram o suficiente cabe o peculiar ataque verbal desprovido de argumentação.

  9. DIELY Postado em 26/Oct/2013 às 11:14

    EINSTEIN FOI UM GÊNIO E UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO E COM CERTEZA UM BILHÃO DE CRISTÃOS JUNTOS VALEM MENOS DO QUE ELE EU SOU CRISTÃO MAS EU SEI QUE A MAIORIA DOS CRISTÃOS SÃO UM POSSO PROFUNDO DE IGNORÂNCIA E EINSTEIN TER ACREDITADO OU NÃO EM DEUS NÃO ANULA O FATO DE QUE ELE FOI UM SER HUMANO MAGNÍFICO .

  10. Helder Postado em 17/Dec/2013 às 22:30

    Confundem Deus com religião. Esta é feita de homens e de erros. Deus é outra coisa. Se não quer crer, não creia. Que coisa chata querer convencer quem crê que Deus não existe. Cada macaco no seu galho.

  11. Marcello Augustto Postado em 06/Jan/2015 às 18:55

    Se Cremos Em Deus Ou Não, Não Importa. Um Dia Estaremos Todos Diante Dele. Isso É O Que Basta.