Redação Pragmatismo
Religião 21/Abr/2012 às 00:10 COMENTÁRIOS
Religião

"É preguiça mental crer que um Deus criou tudo", afirma cientista

Publicado em 21 Abr, 2012 às 00h10

O astrofísico disse que a ciência está longe de ter uma resposta para tudo, mas a cosmologia tem explicações para a criação e a evolução de todo o univerno, “um tema que não é mais do domínio exclusivo da teologia”.

lawrence krauss ateísmo religião deus

Krauss admite que as versões da ciência para a criação do universo são mais complicadas que as da religião, “mas são muito mais interessantes”, afirma.

Quem acredita que um deus criou o universo tem preguiça mental porque hoje a ciência dá informações que permitem pensar sobre a origem de tudo. A afirmação é do astrofísico americano-canadense Lawrence Krauss, 57, autor de “A Física de Jornada nas Estrelas”, entre outros livros.

Krauss disse que até o século 16 a religião tinha o monopólio das explicações sobre a criação. Mas isso — disse — mudou com os estudos de Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564-1642) e com Isaac Newton (1643-1727).

“Tudo mudou quando, há 300 anos, Newton explicou que o movimento dos planetas podia ser compreendido por meio de leis físicas bem simples que não requeriam a intromissão dos anjos”, disse Krauss em entrevista a Peter Moon, de Época.

“O avanço da física, da química e da biologia nos fez desvendar o funcionamento da matéria e dos fenômenos biológicos”, afirmou. “Ao mesmo tempo, esse avanço foi reduzindo o alcance do termo milagre até deixá-lo restrito ao que teria existido antes do big-bang, a explosão primordial que criou o universo há 13,7 bilhões de anos.”

Leia mais

O astrofísico disse que a ciência está longe de ter uma resposta para tudo, mas a cosmologia tem explicações para a criação e a evolução de todo o univerno, “um tema que não é mais do domínio exclusivo da teologia”.

Krauss comparou a ciência, movida pelas interrogações e dúvidas, com a religião, cujas “verdades” são inquestionáveis. “A religião alegava ter as respostas para as perguntas mais básicas do universo e da vida antes mesmo de essas perguntas terem sido feitas.”

“A ciência lida muito bem com a existência de mistérios à espera de ser revelados. Sempre haverá perguntas sem resposta e mistérios a descobrir.”

Ele admitiu que as versões da ciência para a criação do universo são mais complicadas que as da religião, “mas são muito mais interessantes”.

“O universo tem uma imaginação muito maior que a nossa, e seus fenômenos, como a explosão de supernovas ou a criação de buracos-negros, são muito mais fascinantes do que os contos de fadas criados por gente que viveu há milhares de anos, muito antes de descobrirmos que a terra orbita o sol e que não estamos no centro do universo.”

O astrofísico disse que, como agora os religiosos se dedicam mais ao que teria ocorrido antes do big-bang, eles estão se defrontando com um paradoxo sobre o qual evitam falar: se Deus criou tudo, Ele se criou?

“Os religiosos nunca tocam na questão da criação de Deus, pois essa é ainda mais confusa do que a solução religiosa que deram para a criação do universo. Para os religiosos, Deus simplesmente existe, não importando quantas e quão fortes sejam as evidências que a ciência fornece para indicar a extrema improbabilidade de tal coisa ser verdade.”

Para Krauss, há indícios de que o universo foi criado a partir do nada.

“O vácuo pode ser inteiramente vazio de matéria, mas não de energia. Se pudéssemos observar o vácuo em dimensões infinitamente pequenas e lapsos de tempo infinitamente curtos, muito menores e mais curtos do que a tecnologia atual é capaz de fazer, veríamos que o vácuo é tudo, menos estático, e que nele partículas pipocam a partir do nada e desaparecem instantaneamente. Em determinadas condições, entretanto, essas partículas virtuais não precisariam necessariamente desaparecer.”

Para o astrofísico, a ciência tem explicação para quase tudo que aconteceu desde que o universo foi criado, há 13,7 bilhões de anos. Por isso, disse, a ideia da existência de um deus não é sequer irrelevante, mas redundante. “Deus e os milagres se tornaram obsoletos.”

Paulopes

Acompanhe Pragmatismo Político no InstagramTwitter e no Facebook

Recomendações

Comentários

  1. Almeida Júnior
    Júnior Postado em 21/Abr/2012 às 01:38

    Sim, no dia que ele explicar como foi criado o vácuo, vai estar falando algo significante, enquanto isso, é balela. Tem uma frase de um médico americano muito famoso que diz: "o corpo do ser humano é tão complexo, que apenas em observar o movimento do meu polegar, vejo a criação perfeita de Deus".

    • patricio angelo costa Postado em 20/Dez/2015 às 14:26

      Somente um babaca intelectual é que não acredita que foi Deus que criou tudo, inclusive esse babaca.

    • Psykoze Postado em 04/Fev/2016 às 19:52

      e quando explicar? não lês-te ali que perguntas sem respostas são o que nos move para avanços científicos? conheces darwin, ele explica de onde veio esse amontoado de células, que configuram o polegar e se meche, pois o mais adaptado sobreviveu e se reproduziu mais, a ponto de que, não somos perfeitos, mas muito bem adaptados... de que adianta se esconder atrás de um deus? que diferença ele vai fazer na vida das pessoas?

    • Eva Moura Postado em 09/Fev/2016 às 19:32

      É verdade... foi perfeita essa sua análise. Por que a explicação de onde deus surgiu temos de sobra ne? Por que alguém fez deus e alguem antes dele tb o fez e assim por diante... por isso alguem deve ter feito o vácuo... que é ausencia de praticamente tudo...

    • Eva Moura Postado em 09/Fev/2016 às 19:35

      Macacos e hominídeos evoluíram mas seu medo do mundo e a necessidade de ter alguem superior que vai ajudar, punir e proteger é infinita... a crença do deus trovão, deus tempo, só mudou para a crença num velho q mora na nuvem. É uma mera crença prehistorica que os homens se recusam a largar... afinal ela da MUITO PODER DE CONTROLE DE MASSA e é a desculpa perfeita para atacar o que não é igual. AMÉ[email protected]

    • Carla Postado em 13/Fev/2016 às 15:12

      Ah, Claro. Ele Precisa Explicar Até Mesmo De Onde o Vácuo Surgiu, Enquando Sua Religião Nao consegue Sequer Explicar De Onde Seu Suposto Deus Surgiu. O Que Acho Inclusive Que é Impossível Explicar, Afinal, Como Explicar o Surgimento De Algo Que Não existe?

    • Carla. Postado em 13/Fev/2016 às 15:14

      Ah, Descobri De Onde Deus Surgiu, Da Mente Humana. Como Nao Pensei Nisso Antes. ?

    • antonio cesar daconceicao Postado em 26/Jun/2016 às 20:52

      Deus é a causa primária de todas as coisas! A ciência jamais conhecerá Deus, senão os efeitos da sua atuação. O próprio cientista não consegue criar a vida! Tudo pode ser reconstituído em laboratório. A vida só surge da vida! Tolos os que concebem a ciência dos cientistas como a última palavra...

    • Walter Postado em 24/Jul/2016 às 17:26

      Se Deus criou o universo, significa que esse não existia até a sua criação. Então, de onde veio Deus?

    • Walter Postado em 24/Jul/2016 às 18:38

      É mais fácil aceitar que o vácuo era o inexistente de outrora do que acreditar que alguém o criou!

    • Juca Postado em 30/Jul/2016 às 08:31

      Seres humanos precisam, por segurança, estar no controle. Ter a suposição de que não sabe como algo funciona o deixa aflito, logo ele precisa ter resposta para tudo mesmo que seja um amigo imaginário. "Temos dificuldade em não saber a razão da existência de algo, por isso recorremos a divindades. Este ente superior, por deter uma resposta que o ser humano não pode descobrir, recebe naturalmente atribuições de onisciência, onipresença e imortalidade, pois nosso cérebro tende a depositar todo o universo desconhecido em tal entidade."

    • Walter Gomes Postado em 31/Jul/2016 às 14:52

      Algo significante seria alguém explicar e provar que um ser espiritual criou o vácuo, o que seria bem mais complexo do que aceitar a teoria do cientista!

    • Walter Gomes Postado em 19/Ago/2016 às 13:08

      Creio que você entendeu bulhufas sobre o vácuo. Creio que estudar um pouco de física poderia ajudá-lo bastante. O vácuo é a mesma coisa que nada. Vou tentar explicar: O que é a escuridão? - É apenas a ausência de luz. O que é o vácuo? - É apenas a ausência do ar ou qualquer outro tipo de gás, portanto é um espaço realmente vazio, o qual teria que existir mesmo que a ideia do inexistente fosse muito diferente do que realmente é. Como já foi dito, o vácuo é isento de matéria, mas não de energia.

  2. Edemilson Lima Postado em 21/Abr/2012 às 10:56

    "Existe uma tentação de argumentar que, embora Deus possa não ser necessário para explicar a evolução da ordem complexa uma vez que o universo, com suas leis fundamentais da física, tenha começado, nós necessitamos de um Deus para explicar a origem de todas as coisas. Essa idéia não deixa Deus com muito o que fazer: apenas iniciar o big bang, então sentar e esperar por tudo acontecer. (...) Por definição, explicações construídas de premissas simples são mais plausíveis e mais satisfatórias do que explicações que tem que postular começos estatisticamente improváveis e complexos. E você não pode conseguir algo mais complexo do que um Deus Todo-Poderoso!" (Richard Dawkins)

    • Francis Postado em 05/Fev/2016 às 11:20

      Se do nada, surge o tudo, então, do Tudo, surge o nada, que são todas as coisas, inclusive nós pequenos seres, complexos de alma, energia positiva ou negativa quando o permitimos. Antes de existirmos o que éramos? Creio que nada, não é? Sou uma eterna fiel ao meu Criador e Deus me fez a partir de uma simples para Ele poeira atômica. Mesmo sendo um simples átomo tão importante, sou para Ele um instrumento do seu Magnífico Pincel, seu sopro de Vida e um ser que procura incessantemente fazer parte do seu mundo Maior que se chama Luz!!!! Deus sou sua eterna Filha!!!

    • Sidney Postado em 21/Jul/2016 às 00:15

      Você pode definir, ao seu ver, o termo universo? De repente eu vou entender o que você está dizendo.

  3. Paulo H. Cavallero Postado em 21/Abr/2012 às 12:48

    Eu fico com a ciência, que diferente do que alguns pensam, não prova que deus não existe, mas sim que deus é a personificação da força que rege as leis do universo: energia. Toda sua consequência regidas por leis da física, química e biologia. Se analisar no fundo o resultado é o mesmo, com caminhos diferentes. Existe algo supremo, e isso se chama energia. Alguns chamam de deus e outros preferem estuda-la para criar oportunidade de evolução intelectual para nós meros mortais. Deixo aqui minha opinião.

    • Daniel Postado em 29/Jul/2014 às 14:01

      Deus não é só forçar é muito mais que isso.

    • Solange Postado em 24/Mar/2016 às 15:00

      Concordo com a forma em que ve, demorei a chegar a esta evolução de pensament, mas hoje me sinto livre... Fiquei cega por muito tempo nos padrões religiosos criado pelo homem , me arrependo de me deixar enganar por fictícias mentiras manipuladoras do ser humano em busca de poder, mantendo os leigo e sem a oportunidade de conhecimento ingessados numa talvez mentira manipuladora.

    • Luiz Postado em 23/Abr/2016 às 08:26

      Paulo me responda por favor. Essa "forca" tem mente pra reger as leis do universso ou as faz ao acaso???

  4. Marcus Postado em 21/Abr/2012 às 16:32

    Professor Krauss, tu tá por fora, todos nós já sabemos quem criou Deus: o homem!

    • Daniel luiz Postado em 29/Jan/2016 às 18:32

      Rapaz você não sabe de quem você esta fando você respeite DEUS ou senão você vai sofrer as consequencias seu miseravel

    • Jessé Postado em 17/Jul/2016 às 23:14

      E quem criou o homem?

  5. Arthur Albuquerque Postado em 21/Abr/2012 às 21:11

    Acho que foi Laplace que disse a frase definitiva: Deus é uma hipótese desnecessária.

  6. Eduardo Postado em 23/Abr/2012 às 14:02

    Todos os mitos foram criados para explicar fenômenos naturais como relâmpagos, raios, trovões, até provarem cientificamente o que realmente provocava tais fenêmenos. E Deus não deixa de ser mais um mito, porém esquecido de ser classificado como tal.

  7. Marcelo Ferreira da Silva Postado em 24/Abr/2012 às 10:12

    Incrível isso... Quem é Lawrence Krauss? Então Isaac Newton era preguiçoso? Ele e muitos outros cientistas renomados e que deram contribuições significativas a humanidade (Johanes Kepler ,Robert Boyle ,Michael Faraday ,Samuel Morse, James Joule, Luis Pasteur ,William Thompson , James Clerck Maxwell) acreditavam em Deus. Fico com meu Deus.

    • Francisco Postado em 05/Fev/2016 às 08:35

      É isso mesmo. Os verdadeiros cientistas, por não burros nem vaidosos, crêem que nada foi criado por acaso. Os cavalos ateus (que me desculpem os cavalos) ficam exibindo réus rinchos

    • Matheus Postado em 10/Fev/2016 às 17:18

      Quem é você, Isaac Newton estudou cosmologia e buscou a resposta para a origem de tudo ? Só pq o cara seja um gênio não significa que ele é imune à doutrinação, principalmente e 1643... Para um mero "maria vai com as outras" é fácil mesmo, agora ter a coragem de buscar a verdade, mesmo que ela seja tudo o que você acredita, é muito dificil, mais fácil ser covarde(não estou lhe ofendendo, apenas dizendo que quem tem medo de buscar a verdade é covarde, de qualquer maneira me desculpe se você se sentir assim).

    • Ariel Postado em 14/Fev/2016 às 19:10

      Newton cria no deus NAO cristao.. Para ele Deus era a força da física e as colocacoes matematicas...aprenda a pesquisar antes de postar.

    • Diego Postado em 18/Set/2016 às 21:01

      Fico com meu Deus ...ele deixou sua palavra para nos mostrar o caminho para salvacao e diversas profecias que estão escritas na bíblia a milhares de anos atrás que estão se cumprindo dai cientista (que e criatura do Deus VIVO)não sabem explicarem..e de Jesus Cristo e mito tbm...quem enviou Cristo que passou por essa terra pois nos cristãos temos provas que Cristo veio a terra...morreu por nos e ressuscitou...expliquem cientistas de plantão.

  8. lUCAS Postado em 24/Abr/2012 às 12:03

    Perfeito! Porem os maniacos religiosos vão continuar com seus delírios, eles precisam de muletas para viver assim como precisamos do ar para respeirar.

    • LCPirola Postado em 24/Set/2016 às 15:21

      Ao sr. Lucas; O ar que você respira não foi criado pela ciência, nem a agua que você bebe e nem o pão que come. Se não percebeu que cada animal foi criado para comer determinado tipo de alimento e são os mais variados possíveis e até os peixes tem guelras para separar o oxigênio da água e são vidas diversas aquáticas. Quem deu penas as aves para elas voarem. Foi a ciência humana??? Não perco nada em ser maníaco religioso, nem você em se sentir "Perfeito" sem crer em Deus Assim como eu vivo, vive você também e não temos nada a perder. Eu gosto das coisas de Deus, como, bebo não álcool, vou as festa, me divirto, tenho muitos amigos e não tenho nada a perder. Você não crê em Deus, mas também come, bebe, vai as festas e tem amigos e não tem nada a perder. Assim como um dia morrerei apesar de crer em Deus morrerá você também mesmo não crendo em Deus e o que perdemos com isto "nada". Se não houver ressurreição não perdi nada em ter acreditado em Deus, pois minha vida foi tranquila tanto quanto a tua. Mas se for verdade e houver ressurreição aí sim você perdeu e muito, porque não conhecerá o Reino de Deus e nem terá a vida eterna; Vai continuar morto em seus delírios.

  9. Ueslley Bouchat Postado em 24/Abr/2012 às 12:31

    Fiquei muito feliz e entusiasmado ao saber que pesquisas estão sendo encaminhadas para por á prova as tais partículas que pipocam e instantaneamente desaparecem no Vácuo. Finalmente teremos um tapa na cara dos religiosos em relação a pergunta que sempre fazem, "de onde surgiram os Átomos?". è, enquanto usufruímos da inteligência que visivelmente conseguimos evoluir, eles ficam ai esperando Deus explicar tal situação.

  10. Fellipe Postado em 24/Abr/2012 às 12:39

    Sim sim, Isaac Newton era muito preguiçoso... astrônomo, alquimista, filósofo natural, matemático. Sem dúvidas, muito preguiçoso ...

    • lenielson Postado em 06/Fev/2016 às 07:37

      usar cientistas que viveram seculos atras não é uma bom argumento, mesmo que eles estivessem muito a frente do seu tempo eles ainda não tinham o conhecimento que temos hoje. além disso ser religioso naquele tempo era uma regra.

    • Matheus Postado em 10/Fev/2016 às 17:20

      Estudou a cosmologia para provar a existência de Deus ou ele só acreditava mesmo ?

  11. Erik Postado em 24/Abr/2012 às 12:53

    Se Somos criaturas do acaso, o amor que sentimos uns pelos outros não tem a mínima importância, façamos então uma grande guerra e matemo-nos, pois não há razão na existência. Se liga doutor, o design inteligente é uma realidade, o acaso não é capaz de produzir algo tão complexo como os sistemas que regem o mundo.

    • Ed Monteiro Postado em 06/Fev/2016 às 17:26

      Muita ignorância da sua parte, vendo que a vida natural está sempre guerra, o humanos são criaturas dotadas de inteligência (alguns) não havendo necessidade disso, embora religiosos tentem dar o start nelas o tempo todo

  12. JuniorLixo Postado em 24/Abr/2012 às 13:36

    Huhauahua Junior... Só apontando pra tua cara e rindo pra lidar com teu post. Meu caro! A ciência vai aos poucos. Lembra que tua laia de merda de religião antigamente achava que a terra era o centro? A ciência veio e desbancou. Lembra que o homem era criação de deus? A ciência veio e desbancou. Lembra do universo? A ciência veio e bigbang. Assim a ciência avança... Agora a ciência descobriu algo interessante a respeito das propriedades do vácuo e você quer a explicação pra existência pro vácuo! Caralho você não desiste? Aguarde que a ciência VAI explicar o vácuo também oras. E quando você estará satisfeito que teu desuzinho de merda não existe?! Acho que nunca né, afinal, você acredita no fantasmão não por lógica ou evidencias, mas por uma pura necessidade de crer... Admita isso que eu começo a te respeitar como um verdadeiro crente.

    • claudionor Postado em 04/Fev/2015 às 14:55

      E não te prostrarás ante o inimigo. Abraça-te à tua fé,Junior...não dê ouvido aos ANTI CRISTO !!!

    • Luiz Postado em 23/Abr/2016 às 08:50

      A ciencia nunca negou Deus. Nao eh necessario a biblia e nem feh para se crer em Deus. Um raciocinio logico baseado na "causa e efeito" nos levara ao conhecimento de que uma mente suprema esta orquestrando as leis do universso. O ponto de partida eh o seguinte: pode um corpo inanimado iniciar uma acao sem que uma forca maior atue sobre o mesmo? Investigue as leis de Newton

    • Margareth Postado em 20/Jun/2016 às 10:10

      Quanta bobagem, se a ciência explica tudo, então porque demora tanto, e volta a trás e não tem certeza de nada, e volta atrás novamente, eu acredito em DEUS que criou tudo e todos.

    • MATSU Postado em 20/Jul/2016 às 18:06

      Além disso a Bíblia se contradiz ?

  13. rogerio duarte gomes Postado em 24/Abr/2012 às 14:34

    ''Todos os deuses estão mortos,os homens são seres sem conciência de sua pequenez e sua vida passageira que se acham o máximo por ter um intelecto,e foi essa inteligência medíocre que inventou o Deus que conhecemos''

  14. Liliane A Postado em 24/Abr/2012 às 14:45

    "E o homem, em seu orgulho, criou Deus, a sua imagem e semelhança." Friedrich Nietzsche

  15. edson o santos Postado em 24/Abr/2012 às 20:28

    Precisamos de Deus, o homem o criou para contornar, controlar os maníacos acima e que existem em todos os lugares que habitam seres humanos. Nossa ciência que estuda a psicologia ainda não foi capaz administrar, controlar a maioria dos humanoiedes loucos. Daí a necessidade de DEUS, frear a usura, ambição, a ira, a falcidade e muitos outros desajustes mentais. ENTRETANTO, JAMAIS DEVEMOS ACHAR QUE SÓ EXISTEM OS HOMENS NO UNIVERSO QUE TENHAM INTELIGÊNCIA. SERIA MUITA PRETENSÃO. ÓBVIO QUE NO UNIVERSO EXISTEM OUTROS SERES MUITO SUPERIORES, EM INTELIGÊNCIA, SABEDORIA, CONHECIMENTO E PODER.

  16. edson o santos Postado em 24/Abr/2012 às 20:48

    A CIENCIA TEM MUITA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE, MAS AS DUAS BOMBAS JOGADAS NAS CIDADES JAPONESAS, QUANDO O JAPÃO JÁ TINHA SE RENDIDO, É SIMPLISMENTE UM ABSURDO, MILHARES DE INOCENTES MORTOS. ISTO MOSTRA A INCOERÊNCIA DA CIÊNCIA, DO HOMEM, DAÍ A NECESSIDADE DE DEUS, SE NÃO OS HOMENS JÁ TINHAM DESTRUIDO TUDO. ISRAEL TERIA DESTRUIDO OS PALESTINOS. O IRÃ OS JUDEUS. DEUS, OXUM, ALÁ, ESPIRITOS "EVOLUIDOS" E TANTAS OUTRAS SEITAS QUE ATUAM NA MENTALIDADE DO HOMEM PARA ATENUAR SEUS CONFLITOS. MUITAS DELAS OPORTUNISTAS, SÓ VISAM O DINHEIRO.

    • Silas Malacheia Postado em 19/Set/2013 às 18:46

      DEUS É MUITO IMPORTANTE PARA A HUMANIDADE, MAS AS INQUISIÇÕES, PERSEGUIÇÕES, FANATISMOS, SEITAS, GENOCIDIOS, CENSURA, E GUERRA AOS CONTRARIOS E PENSADORES EM SEU NOME AO LONGO DA HISTORIA, É SIMPLESMENTE UM ABSURDO, IDDO MOSTRA A INCOERENCIA DO 'DEUS DO HOMEM', DAI A NECESSIDADE DE CRITICA, QUESTIONAMENTO E RAZÃO, SE NÃO OS HOMENS JÁ TERIAM SE MATADO AINDA MAIS EM NOME DE SEU DEUS, UNICO E ONIPOTENTE AS ADVERSIDADES, ISLAMICOS TERIAM DESTRUIDO JUDEUS, QUE TERIAM DESTRUIDO PROTESTANTES QUE TERIAM DESTRUIDO CATOLICOS, QUE TERIAM DESTRUIDO OXUNS, ALAS, PAGES, E TANTOS OUTROS DEUSES "IRREAIS" QUE ATUAM NA MENTALIDADE DO HOMEM PARA JUSTIFICAR SUAS ATITUDES, MUITAS DELAS OPORTUNISTAS, SO VISAM O CONTROLE ESTATAL, E POPULACIONAL, O PODER E O DINHEIRO

  17. Dhiogo Buarque Postado em 25/Abr/2012 às 22:57

    Concordo com a teoria de uma espécie de preguiça ao creditar o criação de "nosso mundo" à um entidade superior. Chega a ser uma características de nossa raça simplificar as coisas. Nossa história é marcada por esse tipo de solução, poucos questionam o 11 de setembro, a ida do homem a lua entre outros acontecimentos "sombreados". Imagine, então, questionar Deus, algo intrínseco à nossa cultura. Muito mais fácil se aconchegar no conforto de uma solução que beira a perfeição "Deus", simplifica tudo e ameniza a inerente angústia de viver. Com todo respeito chega ser patético a humanização concedia a Deus pela cultura vigente, as milhares de alegorias criadas, estórias dignas de enredo de contos de fadas, aonde temos um ser fanfarrão, egocêntrico, vingativo, que criou o mundo e passa seus dias a administrar seu feito, castigando os malvados e se comovendo com dízimos e rezas hipócritas. Considero a existência de um ser superior que pode ter "criado" nossa existência, entretanto, esse ser seria fundamentalmente incompreensível, e se mostraria muito mais pela natureza e suas leis, inclusive na Ciência, do que como um feitor de listas daqueles que irão para o céu ou para o inferno. No mais mantenho minha convicção ateísta, respeitando àqueles que pensam diferentes, desde que pensem e não se locomovam por uma ignorância travestida de fé. "Por que não podemos apreciar um belo jardim sem ter que acreditar que há fadas escondidas nele?" Richard Dawkins

  18. Renato Cunha Postado em 26/Abr/2012 às 18:58

    Uma pessoa que diz isto, não significa que ela tenha "Atitudes Mentais", porque ousar pensar, ousar desafiar as leis divinas e buscar respostas na física, ciência ou seja la o que for... Mas, ironicamente falando, devo dizer algo que este ser incrível e independente da misericória e do perdão de Deus há de concordar: Acreditar em Deus, é mais do que uma preguiça mental, é uma completa idiotice! Será que esses bandos de "desocupados" que vão há igreja não conseguem notar, que todo o mundo é criação do Homem? Sim, isso mesmo, criação do homem! Pare e pense: O homem, antes de "se inventar" criou primeiro o universo, através do famoso "Big Bang", que claro, resultou na formação da Terra e outros planetas, então o homem muito esperto, escolheu o Planeta Terra para poder "se criar", mas antes, mais esperto ainda, criou a natureza e tudo que existe nela, pois ele sabia que precisava respirar, se alimentar, precisava dos animais por causa do impacto ambiental e tudo mais (que somente a ciência, a biologia, etc, podem explicar). Depois do planeta lindo e belo, ele se criou... Criou a mulher para viver com ele, claro não podia viver sozinho nesse planeta imenso... Mas, não pense vocês religiosos que a natureza é totalmente "NATURAL", será engano de vocês, porque no fundo, a natureza e todas as suas "coisas" maravilhosas, é fruto da TECNOLOGIA, desenvolvida pelo homem! O mesmo homem que foi capaz de criar tudo sozinho (porque Deus não existe) é capaz também de destruir com suas outras invenções (menos inteligentes do que a NATUREZA) e malucas. O mesmo homem que está destruindo essa recurso tecnológico maravilhoso chamado NATUREZA... Claro, se o homem criou tudo isso uma vez, porque não o faria novamente? Para eles nem importa se o mundo irá acabar ou não... Ou então eles estão ficando completamente BURROS! (Sem querer desrespeitar o coitado do animal, que não tem nada haver com isso.) Enfim, falando a real agora, se ele diz que "acreditar em Deus é preguiça mental", o que seria acreditar apenas na ciência, na física, no homem? Ouso dizer que seria uma "imbecilidade mental". Preguiçosos são eles que tem preguiça de ler a Bíblia e procurar entender os designo de Deus... Ou, em sua infinita IGNORÂNCIA, são incapazes de compreender as palavras complexas e as parábolas contidas nela... Para finalizar, PARABÉNS GRANDE CIENTISTA!

    • Luiz Carlos Postado em 24/Set/2016 às 16:14

      Burros, idiotas, preguiçosos, incrédulos são vocês que não chegam a lugar nenhum com todas suas ciências, pois não tem consciência daquilo que falam. Se você leu a bíblia como disse, coisa que não creio que tem feito, porque o diabo não permite e verificou a veracidade de suas profecias, se pelo menos tivesse conhecido o poder de Deus assim como eu tive o privilégio de conhecer no decorrer de minha vida, não diria tantas besteiras como fazem os hipócritas. Se crê na ciência fazei bem, pois nela também creio e dou valor, parabéns aos cientistas pois é de vos que vem toda a evolução tecnológica e muito nos tem beneficiado. Mas não crer em Deus é porque nunca esteve com Ele ao seu lado. Se você não conhece a Deus e nunca vai dar a oportunidade de conhece-lo, então você é "o tremendo ignorante" por estar postando aquilo que não conhece. Deus é ESPIRITUAL e a ciência é EVOLUCIONÁRIA. Viva os que creem em Deus! Pois os que não creem já estão mortos.

  19. JOÃO SZABO Postado em 20/Mai/2012 às 08:32

    Aristóteles traduzia tudo em ato e potência. Quer dizer que toda conseqüência tem uma origem e toda origem dá margem a uma conseqüência. Desta forma procuramos, no retorno, a primeira origem, e o Ilustre Professor chega a supor que tudo começou do nada. Então este nada foi a origem de tudo. Imaginem este universo cujos limites são inalcançáveis, totalmente vazio, sem qualquer astro, ou qualquer meio de vida. Sempre vai ficar a pergunta. Como surgiu o nada? QUEM criou o nada? Parece-me, salvo melhor juízo, que o Nobre Professor não avançou muito nos seus explicativos. Então o ponto inicial, do qual, parece, tudo tenha surgido, mediante transformações, inclusive o ser humano, que quando surgiu tinha que estar em algum lugar que já existia, e que, talvez, tenha sido criado, por transformação de outra situação, não explica tudo. Somente quando descobrirmos como o ponto inicial foi criado, e que podemos questionar a inexistência de um ser superior.

  20. Pereira Postado em 20/Mai/2012 às 12:25

    José Pereira, em 20 de maio de 2012 ás 12:15 disse: Senhor, Tem misericórdia daqueles que tira uma vírgula de sua palavra.

  21. Renato de Carvalho Postado em 26/Mai/2012 às 14:56

    O VERBO CRIADOR "A ciência atingiu um estágio de conhecimento em que até as mentes mais brilhantes, diante da complexidade da vida e do universo, se veem obrigadas a admitir uma grande inteligência por trás de tudo isso: "Ou encontramos explicações científicas para certos mistérios da criação do universo, ou teremos de aceitar que tudo foi feito por alguém, com o objetivo claro de abrigar a vida humana." Disse Stephen Hawking, considerado o físico mais importante desde Albert Einstein. Aliás, Einstein também disse: "Vemos um universo maravilhosamente organizado, e nossa mente limitada não consegue entender a força misteriosa que move a constelação." (Revista Veja, edição 1885 N 51). reproduzindo o magnífico texto da mesma publicação, lemos: "Uma Jóia rara no universo. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar. Se fosse o primeiro ou segundo, seria quente demais e toda água se evaporaria. Se fosse o quarto, o quinto, o sexto...ou o nono, sua superfície seria tão gelada que não haveria água em forma líquida. O tamanho e a massa (peso) da terra também foram calibrados pela natureza para sustentar a vida. Um pouco menos de massa e não haveria força garvitacional para manter uma atmosfera. Um pouco mais de massa e o núcleo provocaria oscilações gravitacionais capazes de transformar o clima em um inferno. O mais espantoso:Se a súbita expansão que se seguiu ao Big Bang na criação do universo tivesse se atrasado em uma fração de trilhonésimo de segundo, as galáxias e os planetas teriam sido atraídos para o núcleo cósmico e destuídos. Se a expansão tivesse se adiantado a mesma fração de tempo, o universo teria se evaporado na forma de uma nuvem de partículas geladas." O Evangelho Reunido Autor: Pastor Juanribe Pagliarin www.blesspress.com.br Este texto, com base cintífica, demascara a teoria de que existe vida fora do planeta terra. Isso é claramente exposto pelo cientista quando diz que a terra foi criada com o bjetivo claro de abrigar a vida, portanto não pode haver vida sem os meios necessários. Somente a terra possui esses meios . Se essa teoria fosse verdade Deus a teria revelado em sua palavra. Será que foi aqui que se cumpriu a profecia seguinte? 1 Coríntios 1:19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1:20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 1 Coríntios 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; ________________________ Renato de Carvalho N. Iguacu - RJ

  22. Renato de Carvalho Postado em 26/Mai/2012 às 15:28

    Não sou nenhum ignorante. Sei que minha fé não é estéril. Quando eu ainda era ateu, dizia que leria a Bíblia e encontraria contradições para refutar os Cristão. Depois de muitos anos como ateu, acabei me convertendo e, lendo a Biblia, nunca consegui encontrar as tais contradições que um dia pensei em procurar. Esse tal de Renato Cunha é um tremendo idiota. Antes de criticar uma coisa é necessário estudar a coisa para se ter o conhecimento sobre ela. Por exemplo: o homem nunca poderia ter existido fora da atmosfera terrestre porque ele explodiria, devido à pressão que temos dentro de nós, pressão arterial. O que chamamos de peso, na verdade é massa. Quando eu vou à uma balança, estou indo me massar e não me pesar. Peso é a foça atmosférica que nos empurra para baixo contrapondo a pressão que nós temos dentro do corpo e vai de dentro pra fora, senão nós ficaríamos achatados no chão. Postei um comentário que tem por título "O verbo Criador". Nele você poderá ver que uma mente brilahante se vê obrigada a dizer que não entende os mistérios da criação. Leia de coração aberto e talvez você mude de opinião. Foi um prazer entrar em contato. Deus esteja com todos.

    • Vinicius Postado em 31/Mai/2016 às 00:39

      Que bom saber que um ateu se transformou em Cristão, isso é raro de acontecer, geralmente eles "sabem" ou "tem certeza" da inexistência de Deus, pois bem, eu também SEI e TENHO CERTEZA da existência de Deus e não será um monte de ateus com argumentos "científicos" que irão abalar a minha fé, sei que Deus criou tudo, arquitetou o universo inteiro e mandou seu filho Jesus Cristo para salvar a humanidade, e ele irá voltar para buscar aqueles que tem fé em seu nome, não me incomodo com esse comentários que os ateus fazem a nós cristãos, o próprio ateísmo é uma das maiores provas da existência de Deus uma vez que a Bíblia já havia previsto isso há muito tempo ela já havia dito que a incredulidade aumentaria com o tempo que os seres humanos largariam as Leis Divinas para obedecer suas próprias leis. Eu não fico triste quando um ateu debocha do cristianismo, uma vez que a Bíblia diz para nos alegrarmos com isso, pois isso é um dos sinas para o fim dos tempos, onde Jesus voltará para buscar a sua igreja, os deboches, o ateísmo, o aumento da violência são apenas pequenos sinas (ou melhor GRANDES sinas) da volta de Jesus Cristo, do Fim dos Tempos e do Juízo de todos os vivos e mortos, há, e antes que apareça algum ateu aqui dizendo "vocês crentes são sabem falar sobre a volta de Jesus, não sabem falar outra coisa" vou argumentar que nós Cristãos vivemos sim repetindo isso por dois motivos bem simples 1) é a verdade, Bíblia diz para espalharmos o evangelho e 2) Vivemos repetindo isso porque depois que Jesus Cristo voltar, nós não estaremos mais aqui para avisar. Há, outra coisa, antes que venham aqui mais ateus dizendo que não gostam de nós Cristãos, vou dizer para terem paciência porque daqui a pouco nós estamos subindo dai vocês vão ficar livres de nós cristãos.

  23. Renato de Carvalho Postado em 26/Mai/2012 às 15:37

    Acabei mandando um recado errado para o Renato Cunha. Peço desculpas, mas que este mesmo comentário sirva para os que não acreditam na criação de Deus. Sem mais, Renato de Carvalho

  24. Amauri Luciano Sa de Souza Postado em 27/Mai/2012 às 05:16

    A cria quer superar seu criador, Fisicos fdp qual e a formula da imortalidade ,

  25. Luiz Postado em 04/Jun/2012 às 13:40

    Fanáticos religiosos são assim, ou dizem que se você não acreditar num deus está perdido no fogo eterno do inferno ou dizem que "Jesus te ama", mas esquecem que dizem tais coisas advindas de seu modo de pensar e ver o mundo, condenando todas as outras formas de pensamento que excluam suas ideias. Os não religiosos também têm direito à vida, senhoras e senhores, donos da verdade. O mundo está mudando. 200 igrejas são fechadas SEMANALMENTE na Europa. Os europeus, então estão todos condenados, certo? Religiosos são capazes de matar por esse seu deus.

  26. Alexandre Postado em 06/Jun/2012 às 22:17

    Ponto inicial: Deus existe. É o supremo Criador do Universo, que a partir de um ponto concentrado deu origem ao Big-Ban. Na Criação, criou tudo com suas leis universais, matéria e energia,a vida, acasos, o bem e o mal, o livre arbítrio ou instintos dos seres criados, e depois se desligou desse Universo para criar outros Universos paralelos continuamente, que nós Humanos não sabemos se exsitem. Deixou que esse nosso Universo se desenvolvesse por si mesmo, com a Matéria, Energia e a Vida se transformando continuamente há bilhões de anos (uma espécie de moto-contínuo) com evoluções e transformações, com colisões, destruições e novas criações, perfeições e imperfeições, com sofrimentos e prazeres dos seres vivos (incluindo o Homem) e que talvez mais alguns bilhões de anos tenha fim (esse nosso Universo). De vez em quando Ele (o Criador) surge no nosso Universo para verificar como está se desenvolvendo sua criação inicial, intervindo ou não em alguns acontecimentos, pelo seu Próprio livre-arbítrio. OBSERVAÇÃO: O que foi exposto acima é uma mera suposição, e não tem o propósito de ser verdadeiro.Pode conter pontos falhos, pois não sou dono da verdade e talvez ninguém seja dono da verdade. Quem tiver opiniões diversas dessas, gostaria que as expusesse, para conhecimento ou debate nesse Blog.

    • claudionor Postado em 04/Fev/2015 às 16:04

      Alexandre, hoje:01/02/2015 às 15:57 horas li o seu texto. Enfatiza não ser o dono da verdade,e o faz com propriedade.Deus é o dono da verdade e a razão de tudo que existe.Todos têm o livre arbítrio e também o direito de expor o conceito próprio.Claro que muitos estão a seguir os mandamentos estabelecidos por Deus,e que também muitos não o estão.A concepção,à hora da fusão do espermatozoide com o óvulo fértil,é o momento que se dá a autorização do CRIADOR. O resultado desse processo,decorrido o período gestacional,é consequência que varia em conformidade aos recursos individuais;físico emocional e também financeiro.

  27. Marina Postado em 07/Jun/2012 às 15:53

    Honestamente, preguiça tenho eu de ler comentários à favor da teologia.

  28. Adriana Deon Postado em 09/Jun/2012 às 15:15

    Neste ponto eu lembro do filosofo que disse: Tudo que sei é que nada sei! A 'ciência' é um deus para muitos que idolatram os seus 'conhecimentos' e a si mesmos... E fico com a Palavra de Deus, pois só quem não o conhece verdadeiramente se dispõem a desacreditar em suas palavras. Nela está escrito: "Maldito o homem que confia no homem", eu não confio no astrofisico Krauss... CONFIO EM DEUS!

  29. tlmota Postado em 22/Jun/2012 às 16:26

    Esse cara, certamente, no que tange à vários temas cosmológicos ou físicos, deve ser muito competente e muito inteligente. Contudo, ele entende menos de Metafísica que uma criança de 5 anos entende sobre física quântica. O mesmo raciocínio que pergunta: "Mas quem criou Deus?" pode ser usado pra questionar qualquer coisa designada como "a origem" do universo, inclusive esse tal de "Vácuo". O que é esse Vácuo? Quem o criou? Ele sempre existiu? Ele se criou a si próprio? Num contexto como esses, as explicações que ele dá podem ser vitimadas pelos mesmos ataques que ele faz ao deísmo. Na minha opinião, é muita arrogância de um cara vir à público, sem ter a MENOR NOÇÃO do que aconteceu no pré-Big Bang, vir alardear sobre preguiças intelectuais de outrem. Pretensiosa, ridícula e estúpida postura.

  30. Renato de Carvalho Postado em 27/Jun/2012 às 11:43

    Ao Luiz em 4 de Junho. No dia da morte teremos plena certeza de que ninguém nasceu do acaso. Quando eu era ateu dizia que estudaria a Bíblia para debater e provar aos evangélicos que Deus não existia e, um dia me converti. Lia a Bíblia, mas não no sentido crítico, e acabei percebendo que ela se completava entre si no AT e no NT, que um era o complemento do outro. Como explicar escritos com séculos de distância que não se contradizem, ao contrário, se congruem. Neste momento em que escrevo está se cumprindo uma profecia de Ezequiel 47, "Os Mistérios dos Bolaines do Mar Morto", You Tube. O livro de Ezequiel foi escrito cerca de 1000 ou 700 aC, e como dizer que as profecias são mentirosas? Não existe base para isso. O fato é que tudo que acontece debaixo do céu você querendo ou não é por influência de forças espirituais. Imagine o nascimento de um ser: um espermatozóide, que é uma gosma, junta-se com outra gosma que eu imagino que o óvulo seja uma gosma e daí nasce um engenheiro, um médico, um advogado e até um cientista para dizer que nasceu do nada. Ora, se o nada não existe como pode criar alguma coisa? Aconselho a você meu caro, e a tantos outros que duvidam da existência de Deus a primeiro procurar investigar o campo que quer criticar. Só podemos criticar algo que sabemos como funciona porque senão você é passivo de erro.

  31. Lourdes Amorim Postado em 03/Jul/2012 às 21:08

    Concordo com Timota, autor (ou autora?) do penúltimo comentário anterior ao meu: " é muita arrogância de um cara vir à público, sem ter a MENOR NOÇÃO do que aconteceu no pré-Big Bang, alardear sobre preguiças intelectuais de outrem. Pretensiosa, ridícula e estúpida postura." Não sou preguiçosa mental, leio muito, tenho muita fé na ciência e sou muito fã de Stephen Hawking, mas sou humilde o bastante para afirmar que o ser humano ainda não descobriu e nem descobrirá a resposta para todos os mistérios, por mais que evolua tecnologicamente. Sendo assim, devemos considerar a existência de algo maior e aceitar o imponderável. Isto não quer dizer que devamos nos "recolher à nossa insignificância", mesmo porque não somos insignificantes, mas simplesmente admitir que jamais teremos respostas para tudo.

  32. Fabio Postado em 04/Jul/2012 às 01:35

    Crente serve pra acreditar em fábulas milenares, não pra debater assuntos que envolvam lógica. Crentes acreditam em virgens grávidas, cobras falantes e profecias contadas em livros escritos por tribos de povos primitivos. Tenho nojo de crente.

    • Mayer Postado em 10/Jan/2016 às 03:49

      Ahhhhh, confessa Fabio que a história da cobra falante é de beeeeeeeeemmmm mais crédito do que a história do macaco falante cientista,macaco falante engenheiro,macaco falante astrofísico......A paz do Senhor das cobras,macacos,homens e do universo seje contigo!!!!!

    • wylly Postado em 27/Mai/2016 às 21:01

      Fabio, preste atencão Nojo é ve uma pessoa fumando ate a morte. Nojo é ve uma pessoa bebendo ate cair. Nojo é ve jovens e aldutos cheirando e fumando drogas. Ser crente e privilegio acreditar no evangelio de Jesus e sabedoria e inteligencia. Eu ja falei pra voce o que é nojo como tambem é nojo não acreditar que DEUS existe.

  33. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 06/Jul/2012 às 16:57

    É triste ver gente inteligente em outras áreas monstrando-se parva em outras . Os cientistas traumatizados com o "Deus" de Constantino agora ficam tecendo debates e teorias sobre a não-existência de algo . Isso é hilário . Comédia . Estão extremamente necessitados de estudar história , antropologia, fenomenologia e filosofia . Precisam entender que : AQUILO QUE É , NÃO NECESSARIAMENTE HABITA A EXISTÊNCIA COMO PROVA . Isso é um fundamento básico para qualquer questão subjetiva relacionada a fé mística , a mitos e etc ... Eu fico em paz com essas teorias todas : vácuo , partícula de Deus , Big Bang etc ... porque POR MAIS que procurem , os cientistas não encontrarão o criador em placas de petri ou acelerador de partículas . Estarão andando como formigas em casca de laranja . Tentar explicar Deus é que é coisa de gente preguiçosa intelectualmente que não admite a experiência subjetiva de existir . A coisa é tão hilária que pergunto : Será que aos olhos dos ateus , esse post existe ? Será que a existência existe ? Ah cientistas , me perdoem ... Ah ateus , me perdoem ... Quem REALMENTE NÃO CRÊ EM DEUS , NEM FALA A RESPEITO . Vejo é moda de gente decepcionada com o sistema religião e não com o fenômeno fé . Vão ler Mircea Eliade e Joseph Campbell . Ajuda no pragmatismo .

  34. Marcelo Ceolin Postado em 20/Jul/2012 às 12:24

    Pablo, Repartidos entre a IGNORÂNCIA e a MÁ-FÉ, seus argumentos beiram ao delírio! Pretender que esse debate decorre da ausência de estudo de história, antropologia, fenomenologia ou filosofia é desconhecer por completo as divergências dentro dessas disciplinas... pior, é acreditar sem fundamento que sua concepção sobre essas questões é a única verdade, ou seja, é simplesmente FÉ (no sentido mais obtuso da palavra). Você afirma que a ciência está distante de descobrir essa existência ou inexistência, contudo, ao longo da história da humanidade tem-se comprovado que diversos fenômenos atribuídos a ação divina foram sistematicamente revelados (desde os raios de Zeus à inexistência do éter de Ptolomeu). A comprovação da existência de algo pode ser realizada desde que sejam apresentadas objetivamente as suas características. Ocorre que o conceito de deus é variável histórica e socialmente. Aliás, reformula-se a cada descoberta científica, ou seja, a ciência fez mais para moldar seu conceito deus, criando zonas de certeza negativa, do que qualquer “experiência subjetiva de existir”. A má-fé de seus argumentos se revela ao dizer que "quem realmente não crê em deus, nem fala a respeito"... é o argumento grotesco daqueles que desejam proteger seus pequenos castelinhos de cartas da brisa da razão. Parabéns, concordo com você que seja a melhor estratégia para defender a religião, afinal ela não suporta o menor confronto da racionalidade.

  35. Camila Postado em 15/Ago/2012 às 11:10

    Profecia é como horóscopo: acredita quer quer.

  36. luiz fernando Postado em 22/Ago/2012 às 13:49

    “É preguiça mental crer que um Deus criou tudo”, afirma cientista. Pode ser preguiça, mas, e se for verdade ? Prá mim ELE criou até os mecanismos da evolução. E nem por isso tenho preguiça de estudar a evolução. E o design inteligênte, como podemos combinar com a evolução algo como o flagelo que tem na cauda um verdadeiro motor elétrico, e microscópico. Deduzo então que, tanto o DESIGN quanto a EVOLUÇÃO são inteligêntes. Parecem ter sido criados, ou tudo o que eu pensei é preguiça. Será ?

  37. Clift Postado em 12/Set/2012 às 20:41

    Admiro a ciência, e procuro não me afastar dela. Porém, considerar que tudo veio do nada, é tão inverossímel e tolo, quanto crer na interpretação literal da bíblia, a qual determinados pastores evangélicos - por questão de sobrevivência de suas seitas - insistem em pregar. Aos engraçadinhos que dizem que crer em Deus é preguiça mental ou coisa que o valha, saibam que a festejada teoria do Big Bang foi proposta pelo Padre George Lemaitre em 1927, e não por esses fanfarrões Richard Dawkins e esse professor do artigo.

  38. Gustavo Castañon Postado em 21/Set/2012 às 01:27

    Tosco metafisicamente, como todo materialista. Além das propagandas ateístas vazias de sempre. Fala de inúmeras evidências científicas de que Deus não existe e não cita nenhuma. Óbvio. Por definição a ciência não pode dar evidência metafísica de nada. MUITO MENOS EVIDÊNCIA EMPÍRICA DA NÃO-EXISTÊNCIA de algo. Primarismo destinado a abalar pessoas ignorantes.

  39. Joabe Postado em 21/Set/2012 às 01:50

    Eu acho que pra crer num nada é mas difícil do que crer em Deus. O cara que crer que tudo veio do nada tem que ter muita , mas muita fé no nada. Mas o contraditório é normal cada um tem fé no que quer em Deus ou em teorias e achismos ou sei lá no big ben teorias de evolução, isso é perfeitamente normal.

  40. Alexsandro Postado em 21/Set/2012 às 10:57

    Simplesmente um Tremendo idiota

  41. givas Postado em 11/Out/2012 às 16:19

    Gostaria que esses bando de idiotas que não acredita em Deus,explicassem como uma pessoa consegue parar de crescer! O que me parece é que deveríamos continuar a crescer sem parar. já que não existe Deus, então eu desfio os cientistas a desprogramar as células do crescimento do corpo humano e más desafio eles também a desligar a células da velhice e da morte para que eles nunca possam ficar velhos e morrerem. garanto que nem um babaca desses consegue, sabe por que? por que simplesmente nosso corpo e espirito foi criado por Deus.

  42. Hilário Postado em 17/Out/2012 às 02:44

    Noutra época queimaríamos ele vivo.

  43. Hilário Postado em 17/Out/2012 às 02:45

    Melhor ainda, ele nem diria isso, se amasse a própria vida.

  44. Juli Postado em 25/Out/2012 às 05:23

    Em minha humilde opinião, o "grande criador" dessa história é a natureza. Chame de Deus, se quiser, mas tudo que conhecemos como seres humanos pensadores é obra da natureza. Se ter fé é acreditar no que não se prova, então eu não tenho fé. Não consigo acreditar em água virando vinho, não consigo acreditar em uma mulher que engravida sem nunca ter tido relações sexuais, não acredito em ninguém andando sobre a água, não acredito em dois animais de cada espécie em uma arca, e posso ficar o dia falando sobre coisas que eu não acredito. Não acredito porque é naturalmente impossível. Mas acredito na química, na física, na biologia porque elas respondem as minhas perguntas, mesmo que não sejam todas as perguntas. Acho muito prepotente exigirmos de nós mesmos respostas para coisas que aconteceram quando o universo era completamente diferente do que conhecemos hoje. Mas somos curiosos e somos pensantes portanto sempre buscaremos respostas e provas para nossas perguntas e, realmente, espero pelo dia em que não precisaremos dar crédito a um Deus od feitos de uma natureza perfeita. Sei que virá um e me perguntará: "então quem criou a natureza, se não foi Deus?" E a minha resposta para essa pergunta é que ela simplesmente existe, assim como seu Deus simplesmente existe para você, mas ao contrário dele, a natureza eu sinto, vejo, toco, cheiro, ouço, bebo, como, dou vida e mato.

  45. Hilário Postado em 26/Out/2012 às 01:27

    Deve ser difícil enquanto alguém busca o conhecimento, estuda, enquanto outros só olham e zombam. Mas também acho que não precisava dar uma cutucada.

  46. Dialético Postado em 07/Nov/2012 às 17:34

    Desculpem pela sinceridade, mas já é provado pela neuroteologia que, quem tem pensamentos religiosos é doente mental, então vão analisar suas kbças de porco, encontrem alguma coisa mais real pra pensar, tipo arrumar uma forma de contribuir com a humanidade que ta um caos em virtude do monopolio dos que mandam na maioria que infelizmente é doente mental, bando de babacas que tem preguiça de pensar, "penso, logo existo". E não me venham com essa conversa tosca de alma e caralho a quatro, ta na hora do homo sapiens sapiens sapiens, e espero que não demore muito para encontrarem uma cura para tantos milênios de retardamento cosmogônico, pobre espécie com a maioria em eterna crise existencial.

  47. Hilário Postado em 19/Nov/2012 às 10:00

    Cuidado Dialético! Estão querendo voltar com a moda de queimar vivos em nome de Deus. Afinal eles podem criticar tudo e todos, mas não se pode falar nada contra eles ou Deus. Hoje em dia dizer que é ateu, parece ser o mesmo que dizer que chutou a mãe.

  48. minas resgata Postado em 23/Nov/2012 às 14:19

    na verdade esses cientistas criticam idéias antigas sobre o que seja deus,muitas delas oriundas de visões religiosas deformadas e preconcebidas....mas,eles nunca se dispõem a discutir essa intecionalidade do universo traçada na sua história,essa dinâmica "direcionada", o porquê das coisas serem dessa ou daquela maneira e,não diferentes...esse tipo de critica é tão fácil como criticar a fisica de aristoteles...as respostas definitivas,ah... essas nem a ciência deles conseguem,como ele mesmo admite...e nesse limiar é que reside a possibilidade de um jogo mágico,do qual temos apenas suspeitas e poucas certezas...a discussão sobre deus deveria ser feita de forma mais séria...ah...o big bang explica tudo...porquê houve o big bang? porque havia essa necessidade embutida da expansão para a criação explodir? porquê havia uma "intenção"....porquê as coisas tomaram esse rumo e não outro?........?????????????????

  49. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dez/2012 às 01:10

    Marcelo Ceolin, me acusas de Ignorância e Má Fé. Muito raso e circunvago. Vejo algo nisso que de certa forma, demonstra rancor gratuito o que deve te definir com um ser obtuso, mas, como não sou seu analista, detenho-me aqui no assunto da sua psiquê soberba. Você me diz de fenômenos atribuídos a intervenção divina que já foram explicados pela ciência, ora, isso não diz de Deus. Convido sim, os cientistas que leiam mais sobre a fenomenologia, porque há um fenômeno chamado Fé que a ciência não explica. Atualmente dizem de subtâncias que agem no corpo no momento de fé, mas a origem, está e ficará fora do alcance da sabedoria humana. Deus continua "impontuado" por mais que a sociedades mudem e essa condição, meu caro, vai permancer. Anote. Chama-me grotesco por um argumento. Hilário, pois ATEUS DE FATO não entram em debates sobre Deus. Estão preocupados em viver o materialismo e muitos já são niilistas. Isso é um fato, aceite ou não. Minhas cartas estão na mesa e a brisa da razão, sobre esse assunto, é como hálito das estátuas ou das caveiras do Memento Mori: convenções que serão superadas. Já, Deus, fica looonge do burrinho dos outros. Meu confronto com a racionalidade se dá no culto racional ao Divino que nada mais é do que percebê-lo sem a necessidade de "microscópio"... mas isso vem de berço e educação eu não questiono, apesar de estar dialogando com um ser presunçoso e predisposto a banalização que provavelmente, te assusta na hora de dormir. Delírio? Gozado, não é esse papo de ciência e Deus, puro delírio? Fique feliz e bem vindo ao time dos delirantes diletantes. Eu sei que você gosta, se não, não teria questionado meu post. Fica com Deus.

  50. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dez/2012 às 01:17

    Já estava me esquecendo de repetir: DEUS É, e aquilo que É não habita existência como PROVA pois dele provêm todas as coisas.

  51. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dez/2012 às 01:19

    e estudos comprovam que debate entre Ateus e Não-Ateus, são em sua maioria IMPROFÍCUOS. Ou seja, perdi meu tempo aqui ... acho que não só eu.

  52. Pablo Vieira de Mendonça Postado em 28/Dez/2012 às 01:24

    ( acho que tem gente mentindo nome aqui... né Giovanni Mocelin ou é Marcelo Ceolin mesmo? )

  53. Marina Postado em 15/Jan/2013 às 20:33

    porque as pessoas se encomodam tanto em explicar se Deus existe ou não existe?Ele existe pra quem acredita e ponto, o resto é resto.Cada um na sua.

  54. Nilo Postado em 11/Fev/2013 às 09:56

    Deus não segue Leis Físicas, Ele criou sim o universo do nada, e fez tudo na ordem inversa. Criou a terra primeiro, só depois colocou as estrelas no céu. Deus faz milagres, Ele não segue o raciocínio humano. Ignorantes são aqueles que desafiam desvendar o inesvendável, e explicar o inexplicável. Estultos são aqueles que não lhe dão a glória devida, pois não passam de meros pecadores mortais que precisam urgentemente procurar outra resposta para justificar seus atos imorais e perversos.

  55. Josimere Postado em 13/Fev/2013 às 15:11

    Respeitosamente digo: Os que não acreditam em Deus um dia iirão se encontrar face a face com Ele, então me dirão se Deus existe. Espero que até lá já O tenham reconhecido como nosso Deus soberano, autor de toda criação. Deus os abençoe.

  56. Marco Postado em 15/Fev/2013 às 15:51

    se deus realmente existe, porque ele não publica um comentário por aqui, desanca o astrofísico e acaba com a discussão de uma vez? :-) brincadeiras a parte, o fato é que a crença em deus é uma muleta psicológica, varinha de condão, conto de fadas. desde o limiar da história humana, os deuses e as religiões só serviram pra duas coisas: tentar explicar (mal e porcamente) aquilo que o homem desconhecia e legitimar o domínio daqueles que detinham o poder sobre a maioria. nada além, nada aquém. com certeza, caso existisse realmente alguma divindade solta por aí, criando mundos e seres inteligentes, do que menos ela precisaria seria de sacerdotes, de igrejas, de dízimos, de hierarquia, de enviados, profetas e o diabo a quatro. simplesmente, sendo preciso, ele chegaria, bateria um papo com suas criaturas, diria "olha, moçada, a coisa é assim e assado" e voltaria aos seus afazeres, fossem eles qual fossem, havendo consenso entre ele e sua criação. se não houvesse, bastava o cara fazer uma mágica onipotente e mudar a opinião de todos a favor do que fosse sua vontade e ninguém ia sequer perceber. mas não é assim que as coisas funcionam. pra explicar a existência de um ser supremo, e a quantidade de incongruências, disparates e coisas absurdas que isso acarreta, é necessário uma série de acrobacias teóricas e violações da lógica e do bom senso que se torna mais simples aceitar que não existe, nunca existiu e nem vai existir deus algum. estamos aqui por acaso, por uma série de combinações complexas que somente o acaso pode produzir. e assim como viemos, um dia vamos partir. se realmente houvesse algum ser todo-poderoso que tivesse nos criado, haveria um propósito "planejado" em todo o universo, dirigido e supervisionado, como querem os crentes, por uma mente de infinita sabedoria. mas todas as evidências sempre apontam para o mesmo lugar: não há um propósito definido, a não ser a simples existência do universo, que está aí e não pode ser negado. no que toca a existência da raça humana, a única certeza que temos é que estamos aqui há muito pouco tempo, criamos cultura (e dentro dela está a mitologia, que lida com deuses e o imaginário coletivo) e perdemos tempo escrevendo comentários longos e chatos tentando provar nossos pontos de vista como os mais corretos. de resto, nosso futuro é incerto, mas sabemos que, individualmente e como espécie, um dia vamos encontrar um fim, respectivamente, morte e extinção. nesse intervalo, o melhor é aproveitar bem a vida, vivê-la com paz e sabedoria. para isso, alguns usam de lucidez e racionalidade. outros, por sua vez, preferem apelar para o fogo do inferno e ameaçar aqueles que ousam contradizer suas crenças infantis num pai autoritário que castiga por pouca coisa e está sempre de mau humor. da minha parte, prefiro uma supernova explodindo na minha cara do que acreditar num deus tão chato e sem graça.

    • Dayane Postado em 10/Jul/2016 às 13:41

      Kkkkkkk... Somos filhos de um único Deus, vooc acredite ou não. Ele não deixara de ama-los por isso, mas todos temos nossas escolhas... Deus nos deu a sabedoria e usamos ela contra ele... Ele não precisa do dinheiro de ninguém, ele é o dono do ouro e de todas as riquezas. Ele não precisa vir e se apresentar a humanidade, afnal, não somos dignos disso. Seja fiel a ele e ele vira a vooc, caso contrário meu querido ele continuará sendo um conto de fadas para vooc e os demais que não acreditam nele...

  57. Abdo Souza Postado em 25/Fev/2013 às 15:41

    Blá blá blá, crença em Deus é muleta, blá blá blá, conto de fadas, blá blá blá... Sempre a mesma coisa, dá um tempo! Se você não crê na existencia de um ser que tem TODO o poder, no mínimo deve respeitar quem acredita. Só debater com as pessoas que seguem a fé pela simplicidade e dedicação, é moleza! Quero ver argumentar com Anselmo, Tomaz de Aquino, Agostinho de Hipona, G.K Chesterton, C.S Lewis, etc... e tal.

  58. Renata Postado em 11/Mar/2013 às 07:47

    Li todos os comentários e acho que a ciência está no caminho certo pra provar a existência divina. Contudo, nossa vã filosofia e a nossa ciência ainda obsoleta deverão levar séculos para tanto. Observo nos comentários até daqueles que criticam a crença em um Deus criador que eles demosntram uma certa inquietude e talvez um desciontentamento com suas pr´prias existências a ponto de serem críticos ao extremo sobre Deus. A ordem Deus criou o homem ou o homem criou Deus é como o ovo criou a galinha e a galinha criou o ovo. Vamos estudar para achar as respostas que Ele quer sabiamente que achemos, mas, contudio, vamos ser menos hi´pócritas e descrentes porque aquilio que não se prova a existência existe tanto aquilo que se pode provar. Senão, como explicaríamos que a própria ciência se desmente ao longo dos séculos sobre suas próprias descobertas? Antes a Terra era quadrada, hoje é redonda. Antes não havia teoria da evolução, antes o fogo era sagrado, tudo que não se explica precisa de explicação, portanto, continuem a busca pela explicação d existência de Deus até que consigam o encontrar, seja pela ciência ou seja pelos seus próprios corações.

  59. anderson Postado em 31/Mar/2013 às 01:45

    Para deus a ciencia do pobre e miseravel homem barro e loucura

  60. oneida Postado em 09/Jun/2013 às 22:35

    ´a ignorância espiritual leva a pessoa a esse tipo de discussão. Aqueles que creem em Deus não precisam convencer ninguém de sua existência .

  61. jason Postado em 31/Jul/2013 às 00:34

    seja por deus ou pela ciência, descobrir o que gerou o universo é completamente inútil, pretendem fazer o que com isso? criar um novo?

    • MaiconO Postado em 29/Jul/2014 às 17:40

      Responder perguntas, que ainda não tem respostas.

  62. Lucas Postado em 04/Jul/2014 às 09:36

    Se perguntar quem criou todo o universo, so tem uma explicaçao. Que Deus fez todas as coisas e (.) Quem criou Deus? Bom se (vc que esta lendo) nao percebeu esse Deus nao tem um nome, ele simplesmente é (Deus o Todo Poderoso), e tao poderoso que sempre existiu, o que te faz duvidar de seu poder? lembra o passado sabe o futuro e pode estar em qualquer tempo no inicio no fim na eternidade.. duvidem ou nao, um dia todo o verá, grandes e pequenos.. "aguardem"

    • Mateus Postado em 10/Fev/2016 às 00:21

      Bom, se você aceita que Deus criou o universo, então pode aceitar também que o universo se criou. Ou que o universo não precisou ser criado, que ele sempre existiu.

  63. Renan Postado em 21/Jul/2014 às 19:05

    Pessoal?Como pode um homem "culto" falar que é preguiça mental afirmar que Deus criou tudo?? vejamos: O maior estudioso e cientista físico que realmente usava e muito o "cérebro" para pensar e que descobriu a lei da relatividade e a existência dos átomos, o Maior de todos Albert Einstein sempre se referiu que diante das suas descobertas creditava a "existência de um Criador" isto registrado em todas as suas literaturas. Este "Imbecil" acha que é mais sábio que seu "mestre" por isto que não podemos acreditar em tudo que se lê antes temos que criar um "filtro" baseado nos quê realmente "usavam o cérebro" Faz favor!! abraço Renan do Sul

  64. MarcinhoD Postado em 04/Ago/2014 às 07:06

    Eu acredito que todos os traços ocultos não notáveis atualmente, tendem a se manifestar a respeito de uma nova forma de convivência na sociedade a curto prazo, traços que não são perceptíveis a olho nu graças a ignorância da população existente num mundo paralelo ao que seria o formato de um mundo correto propriamente dito, manisfestando-se no intuito de adicionar uma implantação de novas doutrinas e também novas formas de convivência entre seres voltados as leis não éticas de cumprimento do cidadão comum.

  65. Leandro Baraldi Postado em 06/Set/2014 às 13:18

    A preguiça não está em acreditar que Deus criou tudo, mas sim acomodar-se com essa ideia e não estudar: isso sim é preguiça. Então a crença no Criador não atrapalha, mas é preciso ter bom senso e estudar a Sua criação, conhecê-la estudando-a.

  66. cleber Postado em 11/Jan/2016 às 23:11

    mas quem é deus?

  67. Juvenal F Neto Postado em 12/Jan/2016 às 11:55

    Respeitamos outras culturas mas não queremos respeitar a cultura do nosso povo. Alguns aqui no Brasil dizem que Cultura e Tradição vale mais do que uma vida humana, a mentira que pregam para ocultar a verdadeira história do infanticídio indígena, onde a disputa por terras, a passagem das terras para o índio e depois para o primeiro mundo, faz com que alguns já ganhem muita grana alugando terras dos índios (empresa holandesa por exemplo, pagou milhões em aluguel de terras indígenas), e para que os índios continuem índios eles ignoram os assassinatos dos pequenos índios. Não somos livres, disso sabemos bem, razão de nenhum político falar do Nióbio, cujo preso e controlado pelos EUA e países do primeiro mundo. Somos ricos e não sabemos, estamos em guerra (50 mil assassinatos registrados em cartório, todos os anos no Brasil), não temos controle urbano, estamos na lista dos quatro primeiros colocados em violência, tráfico de drogas, AIV, e tudo mais que é ruim. Destruímos nossas praias, poluímos, achamos maravilhoso a cultura japonesa mas não fazemos nada para mudar a nossa. Não reconhecemos nossa cultura. Se não gostamos de andar nus, teríamos que respeitar, mas ninguém respeita ninguém, minorias gostam de confrontar e afrontar a maioria numa disputa insana que só leva a violência. Um absurdo. Num mundo que somente agora descobriram que o universo surgiu do nada, que o universo não existia, surgiu do nada, coisa que o cristianismo e judaísmo já sabiam, pois esta escrito no livro de Gênesis. Por puro preconceito não aceitamos a Teoria de Deus, mas aceitamos sem prova alguma a teoria da evolução, cujo último teste do DNA humano constatou sermos mais próximo primeiro do porco, depois do rato e em terceiro de um tipo de símeo. Ninguém sabe nada, tudo é teoria, mas queremos ficar livres de Deus. Eu também não sei de nada, mas só acho que deveríamos respeitar mais. Acho até bonito o naturismo, apesar de saber que nem tudo é puro como dizem nos acampamentos nudistas, apesar de uma grande maioria viver realmente o naturismo puro, sem maldade nenhuma, onde a pessoa se apresenta a outra sem elemento físico algum que esconda sua pessoa, somente sua personalidade é oculta. Como os índios, que vivem da natureza, talvez até ainda existam como prova que Deus criou tudo e a todos realmente e que nos deixou a prova viva que viver livre e na natureza é possível. Mas respeitar é preciso...

  68. Luiz Fusco Postado em 01/Fev/2016 às 12:31

    Então, o "ilustríssimo" sr. Krauss acha que Deus teria que SER criado, para que pudesse criar tudo? Ora imaginemos então um "criador" de Deus: Vamos aqui chamá-lo de X (poderia ser qualquer outro nome). Se assim fosse, a questão seria: "QUEM CRIOU X?" Bem, vamos supor então que X tenha sido criado por Y (ou outro qualquer). Aí, se questionaria a origem de Y. E assim, ficaríamos numa busca interminável, sem chegarmos a lugar algum. Sendo assim, se houve um criador (como de fato houve), esse deve ser alguém eterno, para que, a partir dEle surgisse todo o universo. Mas esse mesmo criador eterno disse: "...a ciência se multiplicará." (Daniel 12:4b). E a multiplicação da ciência tem sido tanto, que chegou ao ponto de deixar que milhares cressem mais nela, do que no próprio Deus. E com isso, cumpre-se mais uma Palavra Sua, que diz: "DISSE O NÉSCIO NO SEU CORAÇÃO: NÃO HÁ DEUS." (Salmo 14:1) Que cada um possa refletir melhor sobre tudo (criação, morte, juízo, salvação, condenação) e tudo o que a Bíblia diz e está se cumprindo dia após dia. Leia: ISAÍAS 55:6 - 9

  69. Franke Barth Postado em 04/Fev/2016 às 11:17

    A hora que conseguirem provar que Deus não existe ai venham falar comigo. kkkkkkkkkkkkkkk

  70. silvia Postado em 04/Fev/2016 às 22:31

    O ser humano por mas inteligente que seja não à logrado criar uma célula viva,a ciência pode explicar o funcionamento de quase tudo no universo,mas e idiota ao duvidar de um criador,observar o nosso corpo,desde a pele,os cabelos,a capacidade do nosso cérebro,os músculos,os ossos,nos seres humanos em si somos provas que existe sim um criador inteligentissimo,somos maquinas com funcionalidade sorprendente capaz de pensar i sentir,como ousamos sequer duvidar que não existe um Deus?todo o planeta e a prova!!!!

  71. celso Postado em 04/Fev/2016 às 23:22

    Este é apenas um astrofísico. Michael Keller, ganhou prêmio Nobel exatamente provando a existência de Deus em 2008. Veja matéria: http://noticias.gospelmais.com.br/cientista-prova-a-existencia-de-deus-e-ganha-premio.html

  72. Wilson Alves Postado em 05/Fev/2016 às 07:50

    O cara não acredita em Deus, para ele o Mundo foi criado a partir de uma explosão. E o que teria explodido? Por que teria explodido? Como teria explodido? Ainda que houvesse explicações físicas para todos os fenômenos, ainda assim estariam faltando as explicações sobre os fenômenos espirituais.

  73. gabriel Postado em 05/Fev/2016 às 23:17

    homens e a ciência sempre querendo dar uma explicação para tudo, não sou cosmologista mas te digo Krauss quem criou tudo foi DEUS, preguiça mental e achar que você tem a explicação para a existência da humanidade, quer saber de onde viemos e para onde vamos? quem criou o céu e a terra? vai ler a Biblia Sagrada........... os sinais da vinda de cristo estão ai, não pensem que são fenômenos da natureza porque isto é a volta de cristo. Agora krauss você acha que uma explosão teria criado tudo que temos no universo e recursos tanto nos alimentos como na quimica te digo IMPOSSIVEL DE ACONTERCER isto de achar que o mundo foi criado de uma explosão cosmica só uma criança para ter ideias malucas porque você Krauss esta bem fora do que é a realidade. irmãos em cristo vos digo cuidado com o mal que o arrodeias porque ele vira e nao vai demora

  74. Mauro Darcy Spinato Postado em 06/Fev/2016 às 09:30

    Para os que não conhecem, recomendo a Teoria Apofática. Essa teoria diz, em resumo, que Deus não existe. Não existe como um ser material, mas como algo tão incomensurável que uma mente humana jamais irá compreendê-lo, pois se um dia o fizer, Deus será reduzido a apenas um ser superior a nós. Acho pura arrogância tentarmos explicar algo que tem a capacidade de criar universos e outras coisas que ainda nem imaginamos existir.

  75. Leonardo Postado em 06/Fev/2016 às 15:33

    O meu maior problema com a opinião dos religiosos é a seguinte: A crença no Deus cristão. Ponto. Isso é argumento suficiente para que todos os evangélicos, católicos e cristãos calem-se, caso sejam conscientes. Por quê? Eu reconheço que o pensamento cristão trouxe benefícios para a humanidade e sociedade, mas vejam bem... Existem muitos outros povos, religiões, culturas e crenças em nosso mundinho. Por que certas culturas são ignoradas, julgadas e mal faladas em detrimento de todo poderoso Deus e Cristo? Só a sua religião é que pode, né? Mas vá argumentar isso com alguém que foi criado dentro dos laços católicos/cristãos/evangélicos... Muito antes de tudo isso os gregos tinham uma visão bem diferente do Cosmos, deuses e Universo. E veja só o que eles deixaram de legado com muito MENOS conhecimento do que nós temos hoje. Mero exemplo de uma das culturas antigas, há outras que deixaram vários legados para nós. Me parece muito mais convincente ter deuses para cada aspecto da vida deste Mundo como são aqueles do Olimpo do que crer que há uma forma cósmica de onipotente, onisciente e que lhe julgará por todos os pecados cometidos. É muita lavagem cerebral ao longo de muitos, muitos anos... E é conveniente também. Religião como forma de tornar-se uma pessoa melhor é uma coisa. A mensagem de amor ao próximo e de fazer o bem pelos seus semelhantes é muito, muito diferente do que se vê por aí...

  76. Fabián Luis Postado em 06/Fev/2016 às 18:32

    É preguiça? Pode ser ou não, mas nós, seres humanos, achamos de sabemos pra caramba de tudo sendo que nem há provas contra ou a favor da existência de Deus.Deus existe? A resposta não é nem "sim" nem "não", é "tanto faz".Porque se ele existe, ele não dá a mínima pra nós e e se não existe vai dar na mesma, porque o mundo tá f*dido de qualquer jeito e ele não vai consertar nada.

  77. lucilene Postado em 08/Fev/2016 às 15:11

    Haha ... Será mesmo preguiçosa a mente daquele que acredita no Criacionismo ? Não é o que parece.

  78. Marcelo Postado em 09/Fev/2016 às 12:40

    Preguiça mental é crer mesmo que tudo surgiu do nada... Não precisamos rotular Deus agregado as religiões e mitologias! Fácil mesmo é criar conceitos baseados em uma ciência que ainda não conhece nem as mutações do próprio corpo. Estes cientistas polêmicos são sempre os mesmos que se baseiam em descobertas dos colegas para aparecer na foto com suposições, visto que eles mesmos ainda não descobriram nada de concreto... Ateu é sinônimo de alma infantil. Quer ser o dono da bola, se não jogar, não tem jogo...Egocêntricos por natureza!!!

  79. Antonio Postado em 09/Fev/2016 às 15:31

    Estou esperando até agora por estas explicações que a cosmologia tem para a origem e evolução do universo. Sinceramente, tudo o que a ciência tem a nos apresentar nessa área é tão convincente quanto a historinha de Adão e Eva. A ciência e os cientistas contempirâneos precisam se livrar dessas presunções. Um dia, quem sabe, esse amontoado de teses que a ciencia já defende com verdade venha a se confirmar por meio de modelos científicos que testem as teses. Do contrário, o que esses cientistas possuem não ê nada diferente da fé religiosa, estãos certos de que o que acreditam é cerdade, e isto lhes basta. Mas a ciência é mais que isso.

  80. André Postado em 09/Fev/2016 às 18:00

    Para mim Ciência e Fé em Deus podem coexistir tranquilamente, pois um complementa o outro, afinal não existe verdade absoluta, mas fatos. Tanto que o mundo se divide em a.c e d.c , quanto mais perguntas forem feitas mais provas de Fé a ciência encontra. Agora me digam se em um leito de morte de algum hospital existe Ateu ?

  81. Hiram Motta Postado em 10/Fev/2016 às 00:14

    Simples.Para mim a ciência é a dinâmica de Deus,sobre tudo que existe nesse complexo universo.Não podemos descrever,nem explicar Deus.Mas estamos submissos a sua dinâmica,ou seja, a ciência sob todas as formas e fenômenos.Se somos capazes de perceber e explicar tais fenômenos,então estamos justificando a existência de Deus.A religião que nega a ciência ou a desvincula de Deus,estará negando a sua crença.Mas infelizmente,a religião se tornou um instrumento de dominação da humanidade,para mante la sob seu domínio. A religião sempre vai extorquir,manipular ,escravizar a humanidade,aproveitando suas fragilidades .

  82. Mateus Postado em 10/Fev/2016 às 00:17

    A questão sobre quem criou Deus é a mesma sobre quem criou o universo. Se o universo criou a si mesmo, Deus poderia criar a si mesmo também. Se o universo existe desde sempre, Deus também pode existir desde sempre. Esse argumento de querer a resposta sobre quem criou Deus não passa de uma birrinha dos não crentes. A grande diferença entre as explicações religiosas e científicas é que uma delas é mais elaborada, e costuma atrair mais as mentes mais científicas, enquanto a outra é bem simples, e puramente dogmática, o que realmente atrai mais quem tem preguiça de pensar. Mas no fundo mesmo, nem a ciência, e nem nenhuma das religiões principais responde as perguntas fundamentais, no momento tudo não passa de especulação, umas mais elaboradas, outras nem tanto, mas apenas especulações.

  83. Mateus Postado em 10/Fev/2016 às 02:17

    A questão é que existencia de deus, ou deuses, não explica coisa alguma, porque ninguém é capaz de explicar o que deus é, qual sua origem, como funciona. Se alguém tentar explicar, estará inventando mitologia, não descobrindo fatos. E os ditos profetas, líderes espriituais, livros sagrados, que chance eles teriam de explicar a origem de deus, se nem explicar o universo eles conseguiram?

  84. Daniel Mendes Postado em 10/Fev/2016 às 18:12

    A Ciência e a religião tentam contar a mesma historia , mas em línguas diferentes ...

  85. Jeremias Postado em 10/Fev/2016 às 20:17

    Vamos imaginar um jogo em 3d, que tem um jogador e um personagem , sao duas dimessoes diferentes. O personagem nao pode ver o jogador porque ele é apenas calculos matematicos que estao aparecendo na tela entao nao vale dizer que o personagem esta frente a frente com o jogador porque o jogador esta na frente de uma tela e o personagen tambem nao esta no processador porque ele é apenas o calculo matematico ,ou seja, o personagem nao pode ser puchado pela gravidade do mundo do jogador nem o jogador pode ser puchado pela gravidade do mundo do personagem pois sao universos diferentes. entao o personagem nao pode provar a existencia nem a inexistencia. agoa o conceito de eternidade é interessante pois se o tempo é uma coisa como gravidade e o dois estao relacionados. entao Desus fez o tempo. se Ele esta em uma dimesao diferenterlr nao pode sofrer ação do tempo e pode atravessaro tempo indo do futuro para o passa como voce rebubinasse uma fita de videocassete e pode e isso explica as professias . enta pra sert eterno é só estar fora do universo que nao sofre acção do tempo. podendo nao ter fim nem começo como um circulom entao Deus nao precisaria de um poder para ser invisivel pois a luz é algo deste universo e que nao interage com o que nao é deste universo . OK

  86. Lázaro Pacheco Postado em 11/Fev/2016 às 16:27

    Além de querer se exibir como "ateu cheio de certezas", quando na verdade tudo que ele diz não são mais que crenças (ou crendices... dizer que a ciência fornece evidências contra a existência de Deus é a pior delas), o astrofísico se esqueceu que bem antes de Newton houve um carinha quase "imperceptível" chamado RENÉ DESCARTES que deu explicações mecânicas a muitos fenômenos e abriu caminhos novos para a ciência! Santa ignorância, Batman :-D

  87. Douglas Cardoso Postado em 12/Fev/2016 às 00:06

    E se não houve um bigbang? E se o Universo sempre existiu e sempre existirá? (Universo eterno)

  88. Mateus Monteiro Postado em 13/Fev/2016 às 23:37

    Nossa... Preguiça mental... Essa é nova...Os religiosos não precisam explicar a Existência de Deus. Ou você acredita ou não. E muito menos precisam explicar se Deus foi criado ou não. Está além da compreensão de qualquer ser humano. Eu só fico pasmo como religião e ciência se confrontam tanto. Para que isso? Para ver quem é mais influente? Não há necessidade disso. Eu sendo religioso não fico tentando provar a existência de Deus para outras pessoas, acreditam se quiser. Infelizmente muitos estão insistindo para que outras pessoas acreditem. Não é assim que deveria ser. Pelo menos na minha opinião não deveria ser. Mas também acho que o Mundo está fadado a isso. Não vai haver trégua até que aconteça algo tão inacreditável que ambos (religião e ciência) ficarão sem explicação.

  89. [email protected] Postado em 14/Fev/2016 às 14:30

    O homen criou "Deus" e depois se deixou escravizar pela propria criaçao

  90. Danilo ateufim Postado em 23/Mar/2016 às 19:39

    Um matemático disse uma vez: Se escolher o mundo você não terá o amor e se você escolher o amor você não terá o mundo. Moral da historia: Amar é bom mais amar so quem existi. E eu sou ateu ate o fim e o mundo é minha mãe e todos vocês são filhos dela meus irmãos. Tente...seja...ateu?

  91. NADA Postado em 11/Mai/2016 às 19:55

    DEUS NÃO EXISTE ,ELE É AS PARTES EXISTEM ,SÓ O TODO É YAM EU SOU O NADA O SER OU NÃO O SER EIS A QUESTÃO

  92. Lisandro Hubris Postado em 08/Jun/2016 às 08:37

    07 argumentos ateus mostrando que o Deus bíblico não existe 1-Embora na mitologia bíblica o Demiurgo “Deus do impossível” sempre tenha “existido”, e possa violar todas as Leis da Natureza... Isso nunca aconteceu, pois o “Deus do Impossível” NÃO CONSEGUE acabar com as DESIGUALDADES, é INCAPAZ de fazer com que o tempo ANDE PARA TRÁS, NÃO TEM capacidade de trazer algo do FUTURO, NÃO CONSEGUE reverter às transformações onde ocorrem mudanças na composição química das substâncias, NÃO CONSEGUE fazer com que as partes amputadas REGENEREM, NÃO CONSEGUE transformar idiotas em SUPERDOTADOS, NÃO CONSEGUE fazer com que idosos volte a ser JOVEM, e NEM MESMO consegue APARECER... Como o Universo funciona sem a necessidade dos Deuses inventados pelas diversas religiões... A Fórmula da Não existência de Deus seria: CA+MA-M= Deus não existe Ou seja, o Conhecimento Atual (+) a Mente aberta (–) o Medo (=) Deus não existe... 2-Já que para existir tudo tem que ter um “INICIO”... Se o Deus bíblico não teve um inicio, então quer dizer que o Deus das Lacunas não existe... Até porque é absurdo o "Efeito" agir antes da "causa", ou agir ANTES de já ter surgido... 3-Já que os religiosos afirmam que o seu Deus é Onipresente; que tanto o Tempo como o Espaço não são barreiras para Deus; e que Deus estaria em TODOS OS LUGARES... Para provar que o tal Arquiteto do universo NÃO EXISTE bastaria apenas não encontrá-lo em um ÚNICO lugar; e nem seria necessário vasculhar todos os locais do universo... Pois caso o Deus dos bíblicos existisse ele deveria se encontrar em TODOS os lugares... Sendo que o absurdo de que o Deus X estaria em todos os lugares equivale afirmar que o Deus em questão não estaria em lugar algum... 4-Não adiantaria fingir que o atual Deus bíblico seria o PRINCIPIO e o FIM de tudo... Ou querer “provar” a existência de algum suposto Deus usando apenas PALAVRAS, “LIVROS SAGRADOS”, “PROFECIAS” mirabolantes, algum CONCEITO ABSTRATO, alguma fé desprovida de lógica... Ou apenas letras do Abecedário, como as letras gregas “Alpha” e “Ômega”, que apenas representam fonemas, ou idéias... Assim como, não adiantaria usar números (que são apenas um conceito abstrato da Matemática), usados para descrever quantidade, ordem ou medidas... Pois comparar o ATUAL Deus bíblico com NÚMEROS também seria uma fraude... O simples fato do fundamentalista não conseguir provar que o seu mitológico Deus existe, já invalida os causos, e argumentos religiosos referentes á existência deste seu imaginário Deus... Até porque, ninguém duvida da existência do que não vemos, mas que pode ser comprovado, pode ser medido, ou pode ser justificado... 5-Tanto os FÓSSEIS, como o PARENTESCO humano com os macacos, os MAMILOS, os ÓRGÃOS VESTIGIAIS, e o cérebro humano ter passado de 350 para 1200 CM3, provam que somos frutos de uma lenta evolução biológica; e não de uma mitológica criação divina; onde todos os seres teriam sidos fabricados já adultos, e com a aparência atual... E isso vale para a mitológica existência de todas as divindades inventadas pelos contadores de causos religiosos, pois ao dizer que alguma entidade existe já estaríamos atribuindo alguma informação sem provas ao que dela nada conhecemos... 7- Se não bastasse que a “Aposta de Pascal” seja uma cilada a favor do fundamentalismo, onde se usa o medo, o fanatismo, e o autoritarismo para forçar os que obedecem sem raciocinar, aceitar os argumentos absurdos de uma mitologia ultrapassada e risível...

  93. Jayron Silva Postado em 10/Jun/2016 às 16:23

    O homem não tem a mínima condição de auto explicar-se dentro deste contexto. Necessariamente faz-se uma introspectiva externa para que possa sim ter um conceito sobre sua própria existência. Na parte Bio o ser humano é comparável aos animais, mas existe algo maior, uma essência que transcende estudos, pesquisas práticas e segundo a ciência a destinação que não podem explicar tais coisas somente pode ser explicáveis à conceito teórico.

  94. robson Postado em 30/Jun/2016 às 11:06

    isaac newton viveu em uma epoca transitoria onde misticismo e ciencia eram confundido, astronomia e astrologia eram a mesma coisa, entao isso explica o fato de ele ser religioso e sua mente abrir em buscas de descobertas sobre o universo.

  95. Haoni Postado em 14/Jul/2016 às 08:40

    Boa dia pessoal. Não sou de religiao, nao confio na Bíblia. Mas posso garantir que Deus, Alá, Jeova existe, pois já tive com ele e nao sou maluco, nunca usei drogas. Acho que a ciencia é proposital para Deus porque se ele confirmasse sua existência todos seriam anjos e esse mundo nós virmos para uma aprovação. Abraço a todos

  96. article Postado em 18/Jul/2016 às 19:18

    I simply want to mention I am all new to weblog and certainly savored you're page. Almost certainly I’m want to bookmark your blog . You absolutely have incredible writings. Thanks a lot for sharing your web site.

  97. Cristovan Postado em 22/Jul/2016 às 18:31

    Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ " Isaias 45:23... seja você do Sim, seja você do Não... é só aguardar, crente ou ateu, pela morte passarão: Cada um para sua grande revelação.

  98. [email protected] Postado em 23/Jul/2016 às 09:24

    Devo lembrar que o próprio Deus nos alerta que a ciência é enganosa. Para quem não acredita na existência de Deus, eu informo que nada vai mudar, nem mesmo o amor que Ele sente por vcs. O princípio da sabedoria, é o temor à Deus. Todo conhecimento do homem, é permitido por Deus, e só vai até onde Ele permite. O homem é formado por corpo, alma e espirito. Se usamos só o cérebro, somos a mais inferior das criaturas. Deus fala: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.

  99. jesus te ama: Postado em 01/Out/2016 às 22:59

    resumindo: Se Deus não criou o mundo, então a bíblia é uma mentira???? sendo assim porque esta acontecendo no mundo tudo aquilo que a bíblia disse que iria acontecer?????

  100. Rui Fernandes Postado em 12/Out/2016 às 10:59

    É muito fácil derrubar especulações e duvidar daquilo que não se pode explicar. Poucos procuram Deus quando não precisam; se voltam a ciência, às pesquisas concretas e tudo o que se pode ser provado. Mas aí inesperadamente vem a doença, a pobreza, a perda de um filho. E aí, a quem vai recorrer?? Ao Stephen Hawking??? Hipocrisia do caralho...

  101. Ivani Medina Postado em 12/Out/2016 às 20:36

    A crença nos deuses levou à crença em deus. Não se falava em deus como se fala hoje nessa crença filosofada. Vou deixar um link meu para não me estender demais. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus