Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Religião 11/Aug/2012 às 17:49
8
Comentários

Globo sofre pressão religiosa por quadro sobre fantasmas no Fantástico

Pressão religiosa faz Globo rever quadro sobre fantasmas do “Fantástico”

phantasmagoria fantástico

Phantasmagoria no Fantástico investiga mistérios do Castelo Eldorado no Paraná. Imagem: reprodução

A série “Phantasmagoria” mal estreou no “Fantástico” no último domingo e a Globo já está pisando em ovos com entidades religiosas.

Segundo profissionais da atração, o quadro, que se propõe a investigar lugares mal-assombrados e a caçar fantasmas, sofre pressão de grupos ligados ao espiritismo e ao candomblé.

Esse grupos estariam fazendo um forte lobby para que o programa deixe claro que fantasmas não existem, sem questionar a existência de espíritos.

Com isso, alguns episódios estão tendo seus textos revistos, para não provocar protestos maiores. O foco do quadro deve ser as emoções humanas diante do medo.

Na internet é possível encontrar sites e blogs espíritas questionando o conteúdo da atração, que estreou no último dia 5. Há também uma legião de críticos, que dizem que “Phantasmagoria” afasta o “Fantástico” do jornalismo de qualidade.

Leia mais

Apresentado por Tadeu Schmidt e pelo mágico Kronnus, o quadro elevou em três pontos a média do programa, que está em torno de 20 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

Procurada, a Globo diz, via assessoria, que desconhece protestos de entidades religiosas com relação ao novo quadro.

Agências

Recomendados para você

Comentários

  1. Patrik Postado em 11/Aug/2012 às 18:42

    "Há também uma legião de críticos, que dizem que “Phantasmagoria” afasta o “Fantástico” do jornalismo de qualidade." Piada, né? Como o programa pode se afastar de uma coisa da qual nunca passou nem perto?

  2. Alana Postado em 11/Aug/2012 às 21:04

    Boa Patrik, boa mesmo

  3. Lillian Postado em 12/Aug/2012 às 01:19

    Tá mal explicada essa história, ou então não entendi direito. Grupos de espiritismo e candomblé dizendo que fantasmas não existem??? E espíritos obsessores/exus são o quê, então? Na prática, fantasmas. Faria mais sentido se fossem evangélicos fazendo esse lobby, já que eles realmente não acreditam em reencarnação, espíritos e afins.

  4. Lyndy Luca Postado em 12/Aug/2012 às 12:18

    Eu ainda estou aprendendo muito sobre o assunto, Lillian, mas espíritos obsessores e exus são espíritos completamente diferentes uns dos outros. Exus são grandes trabalhadores que, em contato com as energias mais densas (as nossas, nós), trabalham essas energias em favor da Luz. Mas é preciso conhecimento mais abrangente para conseguir compreender plenamente o assunto. Mas, definitivamente, tratam-se de espíritos (existências, consciências, como nós somos, com a diferença de que nós possuímos um corpo físico, grosseiro, materialmente falando, e eles, corpo etério, matéria mais sutil) diferentes. Considerando-se o nível de evolução de cada ser, jamais poderíamos colocar ao mesmo nível em uma "balança". O termo "fantasma" refere-se ao que muitos chamam "espíritos", para aqueles que possuem pouquíssimos ou conhecimentos nulos a respeito da continuidade da vida, após a morte do corpo. Talvez o que os espíritas e os membros do candomblé desejem, seja um pequeno esclarecimento sobre os referidos fantasmas, ou que quaisquer idéias que não estejam em suas crenças, não sejam associadas a eles, algo justificável, a partir do momento em que busquem por elucidações, e não censuras.

  5. Luiz Postado em 03/Sep/2012 às 09:30

    Olha, sou espírita...e nunca vi notícia de que a FEB ou qualquer outra instituição espírita fizesse pressão para qualquer matéria sobre o assunto...não é do "estilo" espírita ficar provocando polêmicas..eu como espírita até acho de certa valia o assunto, desde que sem mistificação e sensacionalismo barato.

  6. GILVAN RIBEIRO Postado em 25/Oct/2012 às 00:18

    SÁBIAS PALAVRAS Lyndy Luca! EM CASA FIZEMOS O MESMO QUESTIONAMENTO,DE QUE FORMA O FANTASTICO IA EXPLICAR O QUE É FANTASMA SEM ESBARRAR NA RELIGIÃO DE TAL SEGMENTO!

  7. João Santana Postado em 07/Nov/2012 às 13:52

    Fossem católicos ou protestantes a dizer isso, essa matéria estaria recheada de mimimi

  8. thuany Postado em 01/Dec/2013 às 11:38

    eu acho que devia voltar poque era legal as pessoas sabe que não existe eugosto da quele quadro e legal mas as pessoas acham isso mas nãp tem nada a ver