Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 20/Mar/2012 às 22:43
7
Comentários

Jovens sexualmente abusados tiveram testículos removidos pela Igreja Católica

Caso gerou comoção na Europa. Pelo menos dez rapazes foram submetidos ao procedimento. Membros do parlamento holandês irão defender inquérito sobre os acontecimentos

igreja templo abusos sexuaisResultados de uma investigação sobre casos de castração de adolescentes pela Igreja Católica publicados pelo jornal NRC causaram comoção na Holanda. Os documentos mostraram que, na década de 1950, pelo menos dez jovens vítimas de abuso sexual teriam sido submetidos à retirada de seus testículos como forma de “extirpar-lhes” a homossexualidade e puni-los por suas denúncias de abusos sexuais.

Membros do parlamento holandês disseram no sábado (17/03) que vão defender a abertura de um inquérito sobre as alegações. A apuração foi conduzida por Joep Dohmen, jornalista estudioso do caso de Henk Heithuis, holandês castrado por padres em 1956 depois de revelar à polícia os abusos que sofrera ao lado de membros do clero.

Dois padres seriam condenados por esse abuso, mas pouco tempo depois a polícia enviaria Heithuis para um hospital psiquiátrico católico, onde registros alegam que a castração foi conduzida atendendo seu próprio desejo. Não há, contudo, nenhum documento no qual o paciente de 20 anos de idade expressa essa vontade.

Leia mais

Segundo Dohmen, algumas de suas fontes contam que “a remoção cirúrgica dos testículos era considerada um tratamento para a homossexualidade e, também, uma punição para aqueles que acusassem membros do clero de abuso sexual”.

Embora ainda existam vários casos, Dohmen explica que a maioria deles “é anônima e não pode ser mais investigada”. Tudo depende do desejo “desses rapazes, hoje homens mais velhos, em querer compartilhar suas histórias”.

Uma investigação oficial conduzida pelo ex-ministro da Educação holandês Wim Deetman recebeu no último mês de dezembro cerca de 1,8 mil relatos de abusos cometidos por dioceses católicas desde 1945.

Surgiram evidências na última segunda-feira (19/03) de que, na época, oficiais do governo estavam cientes da castração de jovens em instituições psiquiátricas mantidas pela Igreja Católica.

Relatórios de reuniões da década de 1950 revelam que inspetores do Estado holandês estavam presentes durante os debates sobre a castração e que membros do clero defendiam que os pais das vítimas não fossem envolvidos no processo.

Há também alegações de que Vic Marijnen, ex-primeiro ministro holandês morto em 1975, esteve vinculado ao caso. Em 1956, ele foi o diretor do Internato de Gelderland, onde Heithuis e outras crianças sofreram abusos.

Opera Mundi

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Gregório Postado em 24/Mar/2012 às 14:54

    a "igreja" romana é cada vez mais nojenta ao passar dos tempos

  2. jorge melim Postado em 09/Jun/2012 às 11:18

    Os genocídios e o roubo dos povos das Américas foram feitos por esta instituição.O que isto tem a ver com o cristianismo?Morte, opressão, exploração... será que foi isto que Cristo pregou?

    • Belchior Messias Postado em 07/Jun/2015 às 17:29

      Os católicos não tem nada a ver com Cristo. Eles criaram um jesus de barro, de gesso ou madeira, pregado numa cruz e adoram uma "nossa senhora" que dizem ser mãe do deus deles. Estão mais para o diabo que qualquer outra coisa...

  3. Helena Postado em 18/Aug/2012 às 15:58

    Lembrem-se de não misturar as coisas de Deus com aberrações humanas. O homem decepciona, Jeus Cristo jamais...

  4. Clovis Bertoncini Postado em 03/Apr/2013 às 01:34

    Se fôssemos nos deixar guiar pelo testemunho de Judas,Jesus não teria o nossa fé como Mestre e Senhor;se Ele doutrinou os "Doze" da mesma maneira...por que "Um" deveria dar o mau testemunho?Assim é a Igreja..milhões dão bom testemunho e centenas dão mau testemunho..por que devo estar do lado dos traidores da Palavra?Por que devo rejeitar os que buscam, fielmente, seguir a mesma Palavra que animou e santificou os milhões que já vivem na eternidade na presença do Eterno, e, outros tantos que ainda testemunham com caridade e amor verdadeiro,animados pela mesma Palavra pregada e vivida por esta Igreja que ainda suporta em seu seio estes" pobres judas" de nossos dias?Como cristão católico,creio que devo orar por mim e por todos,buscando a misericórdia de Deus..somos todos muito fracos e passíveis de miséria.Apontar o dedo..jamais.Aprovar ou justificar o erro ..também jamais..nem o meu,nem o do próximo.Deus se apiede de todos nós e busquemos a nossa própria conversão a cada novo dia.Que cada um escolha seu próprio caminho.A paz para todos.

  5. walter borges Postado em 27/Jul/2013 às 12:23

    EU SINTO MUITA TRISTEZA EM VER QUE O POVO AINDA TEM SEUS OLHOS TAMPADOS PARA A REALIDADE , SERIA MUITO BOM SE ELES COMEÇASSEM A ABRIR OS OLHOS COM AS COISAS QUE ACONTECEM NAS IGREJAS CATOLICAS, NAO DIGO ISSO SO PQ SOU EVANGELICO, ATE PQ ATE OUTRO DIA EU AINDA ERA CATOLICO DEVOTO, MAS DIGO ISSO PQ O TEMPO PASSA E CADA VEZ MAIS SE NOTA QUE A IGREJA CATOLICA TEM MASCARADO A VERDADE SOBRE A PALAVRA DE DEUS,A IGREJA CATOLICA TEM SE TORNADO UMA CORTINA IMENSA NEGRA QUE TEM IMPEDIDO MUITAS PESSOAS A TER ACESSO A VEDADEIRA PALAVRA DE DEUS, E TRISTE E LAMENTAVEL SABER QUE MESMO SABENDO QUE DEUS NAO PERDOA BLASFEMIAS CONTRA O ESPIRITO SANTO,INFELISMNTE ELA TEM ESCRAVIZADO FIEIS A SE MERGULHAREM NESTE MAR DE LAMAS, POR ISTO CARO AMIGOS LEITORES, EM NOME DE JESUS NAO FIQUEM DISCUTINDO OU SE POSICIONANDO EM TORNO DE OPNIOES DE HOMENS ( LIDERES RELIGIOSOS ) BUSQUEM A VERDADE DIRETAMENTE DA BOCA DE DEUS A (BIBLIA) EU CERTO DIA ABRI MEUS OLHOS E VI QUE TUDO QUE EU ESTAVA APRENDENDO NO CATOLICISMO ERA NADA MENOS QUE A PREPARACAO PARA MINHA DESGRAÇA ETERNA POIS CREIO QUE TUDO QUE FOI ESCRITO NA BIBLIA FOI ESCRITO PARA NOS INTRUIRMOS DE TAIS COISAS QUE VIRIAM ACONTECER NESTES DIAS ATUAIS ex; A BLIBLIA DIZ CLARAMENTE QUE NAO SE DEVE ADORAR IDOLOS, MAS NO ENTANTO A IGREJA CATOLICA INSISTE EM ENSINAR E ESCRAVIZAR SEUS FIEIS A ADORAR IMAGENS COLOCANDO AS NA MESMA POSICAO OU ATE MAIS PODEROSAS QUE O UNICO E VERDADEIRO SANTO QUE E SEU FILHO JESUS CRISTO, HOJE ME PREOCUPO AO VER ESSA MULTIDAO SEGUINDO CEGAMENTE ESTES LIDERES CATOLICOS;, ex O PAPA E O PIOR DELES POIS ELE E UM HOMEM QUE O POVO VENERA, COMO SE ELE FOSSE O PROPRIO DEUS ,ELE TEM POR OBRIGACAO DE FREIAR OS FIEIS A PARAR DE O IDOLATRAREM E MUDAR ESSA ADORACAO A IMAGENS JA QUE E A PROPRIA PALAVRA DE DEUS CONDENA,ESPERO SINCERAMENTE QUE AINDA POSSA HAVER ESPERANÇAS PARA MUITA GENTE E QUE ESTE COMENTARIO POSSA ABRIR OS TEUS OLHOS PORTANTO NAO ESQUECAM POR FAVOR EM NOME DE JESUS EXAMINEM AS ESCRITURAS LEIAM A BIBLIA SO ELA PODERA MOSTRAR TODA VERDADE

  6. Religião poderá sumir em 9 países Postado em 19/Jan/2016 às 12:59

    […] mais: Bispo justifica pedofilia: ‘tem criança que provoca’ Jovens sexualmente abusados tiveram testículos removidos pela Igreja Católica Padre humilha mulher lésbica ao negá-la comunhão no funeral de sua própria mãe O estudo […]