Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 13/Mar/2012 às 17:30
29
Comentários

Bispo afirma que a PUC não deveria ter professor gay ou comunista; docentes respondem

Dom Bergonzini se notabilizou nas últimas campanhas presidenciais ao distribuir cerca de dois milhões de folhetos contra a candidatura de Dilma Rousseff por ela ser defensora da legalização do aborto

Luiz Gonzaga Bispo PUC AbortoDom Luiz Gonzaga Bergonzini, 75, bispo emérito de Guarulhos, na Grande São Paulo, escreveu em seu blog que a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo só deveria ter professores que comungam com a fé cristã.

Disse que os docentes que defendem a descriminalização do aborto, “ideologia homossexual”, eutanásia, maconha e comunismo deveriam sair da universidade.

“Se a PUC é da Igreja Católica, [o professor] deve seguir o Evangelho e a moral cristã”, escreveu. “[A universidade] não pode ter em seu corpo docente professores que contrariem os ensinamentos da Igreja.”

Leia mais

Bergonzini citou o jornalista Leonardo Sakamato, que defende a liberação do aborto, como exemplo de professor que não poderia ter sido contratado pela universidade católica.

Sakamato afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo que quem defende os direitos humanos, como ele, acaba sempre criticado pelos setores mais conservadores da sociedade. “Eu defendo que o bispo continue com o direito de defender sua opinião, mas essa posição mostra que ele quer evitar que o outro continue falando.”

Maria Beatriz Costa Abramides, representante dos docentes da universidade, disse que a PUC se dedica ao conhecimento do interesse da população, e não do da religião. “Sempre lutamos por uma universidade laica e plural.”

Essa é também a opinião de Guilherme Bertoldi, vice-presidente do Centro Acadêmico de Economia.

Dom Bergonzini se notabilizou nas últimas campanhas presidenciais ao distribuir cerca de dois milhões de folhetos contra a candidatura da petista Dilma Rousseff por ela ser defensora da legalização do aborto.

Mais recentemente, o bispo afirmou em uma entrevista que há casos de estupro em que a culpa é da mulher.

Estadão & Paulopes

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Franklin Smith Postado em 14/Mar/2012 às 13:41

    Comunismo? Onde é que isso existiu na História da Humanidade? O Estado brasileiro não deve se ajoelhar à Igreja. Será que não passa na cabeça desse Sr. que nem todo mundo é cristão? Isso não seria uma ditadura? Uma nova Inquisição? Ele querer mandar na sua digníssima universidade é uma coisa, no Brasil é outra. Vá lavar roupa!

  2. Carlos Postado em 14/Mar/2012 às 17:38

    Mais um farsante que usa da batina pra pregar o obscurantismo e se locupletar dele.

  3. Gervasio Postado em 15/Mar/2012 às 23:54

    Se os comunas querem acabar com a igreja, como diz o manifesto comunista, nada mais lógico que a Igreja abominar qualquer mané destes!

  4. marilda Postado em 17/Mar/2012 às 15:50

    e na igreja não deveria ter velhos safasos que abusam de crianças

  5. Diogo Monteiro Postado em 18/Mar/2012 às 16:39

    O bispo não quer professores homossexuais nas universidades católicas. Melhor fosse que não quisesse homossexual algum em qualquer instituição católica. Não teria alunos homossexuais e seu dinheiro homossexual que pagassem a ungida universidade privada católica. Nem seminaristas homossexuais, noviças homossexuais, coroinhas homossexuais, freiras e padre e fiéis homossexuais com sua força de trabalho voluntária e homossexual. Melhor não, né, bispo? Afinal o problema é com os professores homossexuais. Enquanto houver quem lhe seja obediente não há problemas. Afinal, homossexuais não tem nada a ensinar, só a aprender. É isso mesmo???

    • Javier Postado em 04/Feb/2014 às 15:39

      Boa tua observação. A diferença deve ser porque o aluno, homossexual ou não, paga; enquanto isso ao professor ainda tem que lhe pagar.

  6. Adam Henry Postado em 19/Mar/2012 às 17:18

    Quem acredita nele é quem não sabe o que acontece nos seminários!

  7. claudio vieira Postado em 20/Mar/2012 às 19:45

    Daqui uns dias eles escrevem uma nova bíblia e ai de quem não seguir, caso contrario fogueira... as religiões estão acabando com o mundo e deixando o povo cada vez mais confuso... e o ESTADO é LAICO!

  8. Eduardo Postado em 20/Mar/2012 às 22:28

    Comunista eu concordo. Comunista não tem que viver entre nós, que vá pra Cuba, China, Coreia.... Ainda veremos o comunismo ser banido e tratado como o Nazismo.

  9. Nicolau da Romênia Postado em 21/Mar/2012 às 13:36

    Comunista e Pederasta ao mesmo tempo só tem no Ocidente podre moralmente! No comunismo os Pederastas homosexuais foram exterminados como cachorros ainda no tempo do judeu Lênin em 1918!

  10. Pereirinha Postado em 25/Mar/2012 às 20:55

    Sua Excelência Reverendíssimo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo emérito de Guarulhos Quanto à " ideologia homossexual", penso que a Igreja deveria rever os seus conceitos quando manifesta apoio a candidatos homossexuais que se dizem cristãos, a cargos eletivos. Seja em qualquer lugar do mundo, Guarulhos, São Paulo, seja onde for. Quanto a eutanásia, discriminalização do aborto, maconha e outras discriminalizações, sou totalmente favorável, até ai concordo em tese, mesmo assim dando o direito de defesa aos acusados para que mostrem o seu ponto de vista, abra a discussão, sejam ao menos ouvidos e posteriormente convidados a se retirarem. Tem que haver transparência de ambas as partes. Agora dizer que comunista vai acabar com a Igreja é balela, ele são ateus graças a Deus. Conheço vários que não professam a fé cristã, mas quando o sapato aperta e a solução chega na hora "H", com as mãos justapostas dizem "Graças a Deus". Padres que cometeram ou cometem pedofilia deveriam sair da Igreja, é contra a fé cristã, é contra os ensinamentos da Igreja. A violência sexual contra menores, sejam meninos ou meninas é crime que deveria ser punido com cadeia a quem o comete, deveria apodrecer e mofar na cadeia e rezar atrás das grades para ver se Deus o perdoa; e não continuar com duas personalidades e enganando os fieis. O que tem que acontecer é acabar a hipocrisia.

  11. Pereirinha Postado em 25/Mar/2012 às 21:05

    No comentário acima, quando falo da discriminalização, onde se lê concordo, leia-se discordo da discriminalização. Sou contrário.

  12. Pereirinha Postado em 25/Mar/2012 às 21:12

    Quanto aos comentários que me antecederam, saibam que não são os comunistas que comem criancinhas!!!

  13. Reginaldo Fernandes de Melo Postado em 26/Mar/2012 às 19:27

    Olha a cara do vagabundo, isso com certeza deve curitir um garotinho kkkkkkkk...se todos os gays da Igreja Católica fossem obrigados a sair acabaria o catolicismo!

  14. Mauricio Postado em 28/Mar/2012 às 13:27

    Sou fã incondicional do Bispo Bergonzini, aqui da minha cidade. Desmascarando sempre os lobos vestidos em pele de cordeiro.

  15. Alexandre Gobbi Postado em 21/Apr/2012 às 12:09

    Concordaria com o Bispo, SE E SOMENTE SE ele dissesse que na igreja, também não poderiam existir padres pedófilos e adúlteros. A igreja posa de santinha, mas o ato de varrer a sujeira para baixo do tapete está perdendo a efetividade. Sei lá... Acho que a ICAR está necessitando de propaganda. Os cofres do Papa devem estar com níveis de dinheiro reduzidos. O bispo deveria cuidar de assuntos pertinentes ao seu escopo. Dízimo mais bem utilizado e de forma transparente e PUNIÇÃO EXEMPLAR AOS PEDÓFILOS DE BATINA fariam mais efeito. Abraços

  16. SENCLY Postado em 15/May/2012 às 22:43

    huahua! Esse bispo de bosta não sabe o que tá falando. A maior concentração de homossexuais esta na própria igreja católica.

  17. Carlos Mello Postado em 03/Jun/2012 às 13:06

    Acho que tirar os comuna e enviar para Cuba, Coréia e outros Paraísos terrestres seria bom. Quanto aos gays, nada contra, o que eles fazem não interfere na vida dos outros. Os religiosos também deveriam NUNCA serem donos de instituições de ensino, assim como os comunistas, só servem para prometerem um Paraíso celestial que não existe.

  18. Rud Postado em 15/Jun/2012 às 23:28

    Bispo, vai dar...

  19. Juan Postado em 16/Jun/2012 às 09:11

    Lixo humano. Sem mais

  20. tlmota Postado em 22/Jun/2012 às 16:30

    Na Alemanha da década de 40, esse "rapaz" aí certamente teria apoiado as ações de um certo führer...

  21. Diogo Postado em 04/Jul/2012 às 19:12

    Enquanto há séculos a Igreja permanece, quase que a mesma em termos de dogmas, princípios e escandalos, as universidades avançam em termos de pesquisas e trabalhos que, de varias formas, tem sua importância resguardadas na sociedade. Bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, até hoje, na história da PUC, não se sabe de um professor que tenha sido condenado por pedofilia, muito menos, conhece-se uma tese ou dissertação que tenha sido feita pela orientação escolástica.

  22. Alexandre Postado em 13/Dec/2012 às 16:52

    Será que o dinheiro vindo dessas pessoas ele dispensa?

  23. Paula Postado em 17/Dec/2012 às 10:34

    Acho repugnante esses "SERVOS DE DEUS" terem a HIPOCRISIA de falar mal de quem mais lhe gera sustento. Desde quando uma pessoa homossexual ou comunista tem menos capacidade que os cristãos? Quem são eles para julgar? Acredito que eles por defenderem a "PALAVRA" de Deus, deveriam ler mais seus ensinamentos, que apontam que NENHUM ser humano tem direito de julgar ou "crucificar" o próximo. Ao invés de se preocuparem em resolver seus problemas internos, preferem criticar os problemas dos quais não lhe devem respeito.

  24. JAQUELINE Postado em 18/Feb/2013 às 08:56

    Raça repugnante todo mundo sabe da historia da igreja, guerra assassinato estupro roubo hipócritas perversos querem fazer de deus o que eles são e é o próprio deus que esta cansado dessa deturpação ideológicas deles espero que isto acabe promover discórdia violência em nome dele pedofilia esta aberração maligna o mal esta instaurado dentro da igreja e isto precisa acabar li uma noticia no jornal que fiquei apavorada o cardeal que vai fazer parte do conclave para escolha do papa é protetor de pedófilo porque na época do holocausto esses santificados e puros homens religiosos não interviram nesse massacre eles precisam se preocupar em horar e pedir a deus que acabe com o reinado das forças trevosas é não compactuar com elas quem são eles para absolver e condenar quero que eles monstrem o documento divino que intitulam eles deuses.

  25. RuiPM Postado em 14/Mar/2013 às 05:41

    É normal que um católico não queira comunistas como professores em universidades católicas. Na URSS também não havia padres professores nas universidades, em Cuba também não. Quem professa uma doutrina, jamais vai querer quem professe uma doutrina antagônica como professor numa universidade sua.

  26. Grampola Postado em 07/Apr/2013 às 21:44

    E padre pedófilo pode né bispinho?

  27. Marcos Postado em 27/Apr/2013 às 23:09

    Professor comunista é uma merda, em toda minha vida tive esse tipo de "professor" que doutrina a sala em vez de dar aula, graças a deus sempre gostei de politica, quem de fato entende o marxismo passa longe dele.

  28. eu daqui Postado em 09/Mar/2015 às 13:03

    Entendi errado ou o cara quer fechar a puc?