Redação Pragmatismo
Justiça 23/Jan/2018 às 15:47 COMENTÁRIOS
Justiça

Janaina Paschoal é processada por professores da USP após acusações falsas

Publicado em 23 Jan, 2018 às 15h47

Após ficar em último lugar em concurso para professor titular da USP, Janaina Paschoal fez falsas acusações contra candidato vencedor e também disparou contra outro docente

Janaína Paschoal processada professores usp

Os professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Sérgio Salomão Shecaira e Alamiro Velludo Netto ajuizaram nesta terça-feira ações pedindo indenização de 38.000 reais cada um contra a também docente da universidade Janaina Paschoal.

Eles alegam que Janaína ofendeu a honra de ambos quando usou o Twitter para afirmar que Velludo Netto havia plagiado a tese apresentada no concurso para o cargo de professor titular de Direito Penal da instituição e que Shecaira havia sido conivente com o fato. Eles também querem que a professora retire os tuítes do ar e seja obrigada a fazer uma retratação.

Janaina também participou do concurso, que teve quatro candidatos para duas vagas de professor titular, e ficou em último lugar. Velludo Netto foi o primeiro.

Nos tuítes, feitos em setembro, Janaina alegou que Velludo Netto havia copiado a tese de um aluno, já que seu trabalho “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”, teria exatamente as mesmas ideias centrais apresentadas por Leandro Sarcedo no livro “Compliance e Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”.

Também na rede social, ela alegou que Shecaira, que é chefe de departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da instituição, havia sido conivente com o fato, já que fez parte da banca que avaliou o concurso para professor titular e também havia sido orientador de mestrado e doutorado de Leandro Sarcedo. Dessa forma, segundo Janaina, ou Shecaira aprovou duas teses sem ler ou foi conivente com o fato de que o candidato à titularidade apresentou ideias de outra pessoa e deu a ele uma nota alta mesmo assim.

Para os professores, que já estão processando criminalmente Janaina e agora querem a indenização, ela publicou acusações graves e inverídicas para desqualificar tanto Alamiro, aprovado em primeiro lugar, quanto a banca e especialmente Shecaira, que é chefe de departamento.

Janaina Paschoal ganhou notoriedade quando assinou como uma das autoras o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Uma das vagas abertas no concurso era a do também professor Miguel Reale Junior, co-autor do pedido.

Gian Kojikovski, Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS