Redação Pragmatismo
Arte 04/Mar/2021 às 16:33 COMENTÁRIOS
Arte

Vídeo mostra como Bansky fez grafite em muro de prisão

Publicado em 04 Mar, 2021 às 16h33

Muro de prisão na Inglaterra rapidamente virou atração turística após grafite de Bansky. O vídeo ainda ironiza os policiais que chegaram no dia seguinte ao local onde foi feito o desenho

grafite bansky prisão inglaterra
The Create Escape, obra de Banksy em prisão a Inglaterra Steve Parsons/PA Images/Getty Images

Em um vídeo no seu perfil no Instagram (ver abaixo), o artista de rua Banksy, que mantém até hoje sua identidade em segredo, assumiu a autoria de um grafite visto pela primeira vez no dia 1º de março no muro do presídio HM Reading, no sul da Inglaterra.

A obra, que recebeu o nome de Create Escape, retrata um prisioneiro que usa uma corda de lençóis amarrados para pular o muro da prisão.

Ao final da corda, os lençóis desembocam em uma máquina de escrever – instrumento que pode ser uma referência ao escritor irlandês Oscar Wilde, preso no local em 1895 por ser homossexual.

Antes mesmo de Banksy reivindicar a autoria, o local virou ponto turístico pela suspeita de que esta seria a mais nova pintura do artista misterioso.

No vídeo comentado pelo americano Bob Ross – que faz sucesso na televisão britânica com tutoriais criativos, – Banksy aparece escondido nas sombras enquanto pinta o grafite durante a madrugada.

Ao final, é possível ver a reação dos policiais que encontram o desenho no muro, e a narração do artista – que assiste a tudo escondido do outro lado da rua.

VÍDEO:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy)

Bansky

Bansky conquistou o mundo com obras satíricas, críticas e repletas de significados — e mesmo sem saberem seu nome verdadeiro, ele não deixa de ser uma figura de destaque na arte internacional.

Com recusas de entrevistas e identidade em anonimato, Banksy dá o devido foco às obras de arte dele – que, além de revolucionárias, podem ser consideradas controversas. Espalhados pelas ruas, nas paredes e murais de Bristol, Londres e outras cidades do mundo, os grafites do artista pretendem transmitir uma ideia, criticar, propor reflexões e, inclusive, chocar.

Muitos acreditam que o artista é o músico Robert Del Naja, da banda de trip hop Massive Attack. Contudo, a identidade dele ainda não foi confirmada. O que se sabe é que ele nasceu em Bristol, é um pintor de grafites, telas, ativista político e diretor de cinema britânico.

Além disso, Banksy usa a técnica do estêncil nas obras dele — o que seria a aplicação do desenho por meio de um corte no papel por onde passa a tinta, como uma moldura.

Tal técnica garante rapidez no seu trabalho, preservando a identidade do artista — e para não ser descoberto, o grafiteiro também aparece sempre de capuz e conta com diversos colaboradores que o ajudam a não ser identificado.

As obras de Banksy fazem sucesso pelo conteúdo crítico. Tanto em murais quanto telas, o artista critica conceitos de autoridade, poder e provoca os observadores, debochando também do próprio mercado das artes. Para isso, muitas vezes, ele recorre a obras agressivas e sarcásticas.

Essa agressividade e sinceridade nas obras de Banksy fizeram dele um artista muito famoso. Além disso, o estilo peculiar das obras faz com que, independente do local onde você esteja, seja possível identificar as peças icônicas.

Seja com críticas ao capitalismo, guerras, às figuras policiais ou deboches à fama, o artista incomoda – e esse é o objetivo. Afinal, se não causasse desconforto, ele não seria tão popular assim.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS