Lucio Massafferri Salles
Colunistas 17/Mai/2024 às 09:35 COMENTÁRIOS
Colunistas

Obra-prima de Marcelo, resiliência e disposição copeira põem o Fluminense nas oitavas da Libertadores

Lucio Massafferri Salles Lucio Massafferri Salles
Publicado em 17 Mai, 2024 às 09h35

Uma obra-prima de Marcelo, resiliência e disposição copeira, põe o Fluminense nas oitavas da Libertadores, com uma rodada de antecedência. E não foi nada fácil.

Marcelo chutando para marcar gol em Fluminense x Cerro Porteño — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Marcelo chutando para marcar gol em Fluminense x Cerro Porteño — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Lucio Massafferri Salles*, Pragmatismo Político

Obra-prima de Marcelo, resiliência e disposição copeira, põem o Fluminense nas oitavas da Libertadores, com uma rodada de antecedência. E não foi nada fácil.
A face do Fluminense de Fernando Diniz, versão 2024, ainda é a da superação, jogo após jogo, sustentada por muito trabalho diário. É assim que o atual campeão da América vem superando os diversos desfalques no elenco, a perda do capitão Nino (Thiago Silva está chegando), a pré-temporada com um mês de atraso e a demora na adaptação de alguns reforços a um estilo peculiar de jogo que habituou sua torcida a grandes exibições, ao longo de 2023.

Fluminense x Cerro Portẽno/Melhores Momentos/Conmebol Libertadores 2024

A vitória de ontem, por 2 a 1, sobre o Cerro Porteño, mostrou um time que vem se tornando cada vez mais cascudo em disputas copeiras, do tipo mata-mata. Com os zagueiros Manoel (lesionado), Felipe Melo (suspenso) e Thiago Santos (transição) indisponíveis, Diniz contou com Martinelli para formar a linha de defesa com Antônio Carlos, Guga e Marcelo. O lateral Samuel Xavier, peça chave na campanha de 2023, também está se recuperando de uma lesão.

Leia aqui todos os artigos de Lucio Massafferri Salles

A destacar, também, o gol providencial de Ganso em uma bela cabeçada; o gol da vitória aos 27 do segundo tempo saindo dos pés de um cruzamento de Guga. Por esse lado direito do campo, que de última hora perdeu Marquinhos, por lesão, viu-se Árias voltar a jogar solto, criando diversas situações de perigo para um Cerro trancado na defesa (até sofrer o segundo gol, feito por Ganso).
Destaque total para Marcelo, autor de um golaço com um chute preciso de perna direita, uma pintura em uma noite de exibição de gala.
Como joga bola, esse Marcelo!
Virada essa chave, tendo ainda um jogo a fazer contra o Alianza de Lima, no Maracanã (29/05), o Fluminense deve trabalhar para consolidar um equilíbrio em 2024; seguindo com o espírito de vitória, também, no Campeonato Brasileiro.

Leia também:

Uma noite do Leão para entrar para a história
Redes Sociais expõem sintomas de adoecimento da sociedade
Etarismo, clubismo e futebol
Uma noite épica tricolor em Porto Alegre
Fluminense dá mais um passo para a sonhada final no Maracanã

*Lucio Massafferri Salles é jornalista, psicólogo e professor da rede pública de ensino/RJ. Doutor e mestre em filosofia pela UFRJ, especialista em psicanálise pela USU, realizou o seu estágio de Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea na UERJ. É criador do Portal Fio do Tempo (YouTube).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS