Redação Pragmatismo
Saúde 08/Mar/2024 às 17:51 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem toma 217 doses de vacinas contra a Covid e relata o que aconteceu

Publicado em 08 Mar, 2024 às 17h51

Homem de 62 anos tomou 217 doses de 8 vacinas diferentes contra a Covid. Ainda em 2022, os pesquisadores perceberam que ele já havia se vacinado 90 vezes

Homem toma doses vacinas contra Covid relata que aconteceu
Alemão conta se teve reação pós vacinas

RFI

Um homem de 62 anos, morador da cidade de Magdeburgo, na Alemanha, afirma ter recebido 217 doses de oito vacinas anticovid diferentes, durante 29 meses. Ele não teve nenhum efeito colateral.

O estudo do caso foi publicado na revista científica The Lancet Infectious Diseases.

As primeiras notícias sobre o paciente surgiram em 2022, quando os pesquisadores perceberam que ele já havia se vacinado 90 vezes. Mas o alemão afirma ter recebido 217 doses.

Houve suspeitas de que o homem poderia estar envolvido em um esquema de tráfico ilegal de certificados de vacinação, mas a investigação feita pelo Ministério Público não encontrou provas e o inquérito foi arquivado.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Durante o processo, a Justiça comprovou que o homem havia sido vacinado 130 vezes em nove meses, segundo o estudo.

O paciente estaria ” interessado” em se submeter a todo tipo de teste para comprovar os efeitos de tantas vacinações, explicou em um comunicado Kilian Schober, virologista da universidade alemã de Erlangen-Nuremberg e coautor do estudo.

Células imunológicas

Alguns cientistas acreditam que, depois de receber tantas vacinas, as células imunológicas de um corpo se tornam menos eficazes, porque se acostumam com os antígenos. Mas esse não foi o caso desse homem, segundo os pesquisadores.

Ele tinha “concentrações consideravelmente mais altas” de células imunológicas e anticorpos contra o vírus da covid, mas que não eram muito diferentes em relação ao grupo de controle de 29 pessoas que receberam as três doses recomendadas, disse o estudo.

A hipervacinação, dessa forma, não influenciou a “qualidade” da resposta imunológica. O homem forneceu sangue e saliva voluntariamente para a pesquisa, destaca o texto.

O paciente também não mostrou sinais de cansaço, após tantas imunizações, segundo os pesquisadores. O homem afirma que não notou nenhum efeito colateral e também não testou positivo nenhuma vez. Aparentemente, ele nunca contraiu a doença, o que é obviamente difícil de comprovar.

Para Schober, é impossível estabelecer uma relação de “causa e efeito” entre as centenas de vacinas e o fato de que ele nunca apresentou sintomas da doença ou testes positivos.

‘Mais vacinada até agora’

“Evidentemente que não apoiamos a hipervacinação”, escreveu Schober, um dos pesquisadores, na rede X.

É “relativamente improvável” que alguém tenha recebido tantas doses na história, assegurou à AFP Caitjan Gainty, especialista na história das vacinas do King’s College de Londres, e que não está envolvida no estudo.

Para Spyros Lytras, virologista da Universidade de Tóquio, “se ele é a pessoa mais vacinada da história, não posso saber, mas sem dúvidas é a pessoa mais vacinada já reportada até agora”, disse à AFP.

“E duvido que vejamos outro relatório similar em um futuro próximo”, acrescentou.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS