Redação Pragmatismo
América Latina 21/Fev/2024 às 12:15 COMENTÁRIOS
América Latina

Chile reabre inquérito sobre morte de Pablo Neruda em 1973

Publicado em 21 Fev, 2024 às 12h15

Neruda era membro do Comitê Central do Partido Comunista Chileno

Chile reabre inquérito sobre morte de Pablo Neruda
Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mais conhecido pelo seu pseudónimo e, mais tarde, nome legal, Pablo Neruda

Fabián Andrés Camber, Reuters

Um tribunal de recursos do Chile determinou nesta terça-feira (20) a reabertura da investigação da morte do poeta de esquerda e vencedor do Prêmio Nobel Pablo Neruda, em 1973, pouco depois dos militares assumirem o poder em um golpe.

Em um comunicado, o tribunal disse que atendeu a um pedido da família de Neruda e do pequeno Partido Comunista do Chile, acrescentando que o inquérito da morte não foi “exaustivo” e ainda há medidas a serem tomadas que ajudarão a “esclarecer os fatos”.

Leia também: A inexplicada morte do poeta Pablo Neruda

Ano passado, um painel de especialistas internacionais entregou um relatório esperado há muito tempo sobre a morte do autor de 20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada ao Tribunal de Apelações de Santiago.

O painel entregou documentos que incluíam relatórios laboratoriais do Canadá e da Dinamarca, bem como relatórios de peritos revisores. Os pormenores específicos do relatório dos peritos não foram tornados públicos.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Em seu comunicado, o tribunal de recursos afirmou que tinha também ordenado testes de caligrafia, análises de testes efetuados por peritos das universidades de McMaster e Copenhague, e uma revisão do processo e das declarações dos peritos.

Em 2017, um grupo de especialistas forenses estrangeiros sugeriu que Neruda não morreu apenas de câncer, como foi oficialmente declarado, e não descartou que “terceiros” estivessem envolvidos em sua morte nos primeiros dias da ditadura de 17 anos de Augusto Pinochet.

Quando ele morreu em 23 de setembro de 1973, Neruda era membro do Comitê Central do Partido Comunista Chileno e considerado o poeta nacional do Chile e seu mais importante intelectual.

Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1971, dois anos antes de o presidente socialista Salvador Allende, do qual Neruda era próximo, ter sido deposto pelos militares sob o comando de Pinochet.

Manuel Araya, o motorista do poeta, afirmou que Neruda recebeu uma injeção mortal de agentes da junta de Pinochet que se infiltraram na Clínica Santa Maria, onde estava sendo tratado. O tribunal de recursos não fez qualquer referência à acusação de Araya.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS