Danilo Espindola Catalano
América Latina 18/Dez/2023 às 19:23 COMENTÁRIOS
América Latina

Volta da União latino-americana

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 18 Dez, 2023 às 19h23
Volta União latino-americana
Portal Vermelho (Imagem)

Quando falamos da União latino-americana, podemos pensar que a região ainda está muito longe de conseguir realizar o que Simón Bolívar sonhou, pois, a história nos mostra que o sonho do Grande Libertador, se tornou apenas um apêndice norte-americano, para cuidar do seu quintal, isso, porque a ideia do que hoje é a OEA – Organização dos Estados Americanos, se consolida na prática de uma forma totalmente distinta do imaginário de quando ele assinou e realizou a reunião do Panamá.

Por mais que alguns políticos, principalmente os ex-presidentes da Argentina, Colômbia, Chile e até o do Brasil, a UNASUL – União de Nações Sul-americanas, tem um viés político e ideológico, que não corresponde aos interesses do continente e por isso ela ficou por praticamente cinco anos sem funcionar. O mesmo discurso, se concretizou com os novos presidentes.

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

Mas isso ocorre, porque muitos presidentes acham que por essa União, ter nascido por presidentes de esquerda, durante a chamada, Onda Vermelha, da América do Sul, ela só seria uma ideia para unificar as decisões ministeriais dos países da região, para aproximar ainda mais as suas políticas, decisões e população, em um âmbito muito além do econômico. Fica a indagação, do motivo de sempre a direita achar que medidas que fortificam os regionalismos e a Pátria Grande, sempre são vistos como “comunistas”? Sendo que obviamente a direita neoliberal e liberal, poderia muito se beneficiar dessas medidas.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Reativar a UNASUL ou ser a favor dela, não é ser de direita ou de esquerda, é apoiar a união regional e a sua população, para um crescimento e uma valorização em comum de forma regional, é de algum modo, ser decolonial e mostrar que não é como na OEA, os Estados Unidos ou os europeus, que conseguem nos organizar, mas é mostrar, que conseguimos realizar esta organização por nós mesmos e isso é importante para a independência e a divisão de forças dos países sul-americanos.

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, Especialista em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil e formado em licenciatura em Letras Português/Espanhol. 

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS