Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 27/Dez/2023 às 15:07 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

"O turista brasileiro é bravo com o garçom, com a recepcionista, mas quando chega alguma autoridade param"

Publicado em 27 Dez, 2023 às 15h07

Gerente do maior centro de esqui do Chile fala sobre os hábitos "polêmicos" dos turistas brasileiros: "O brasileiro parece com um poodle, é muito bravo, mas nem tanto. São bravos com o garçom, com a recepcionista. Mas quando chega alguma autoridade, acaba a valentia"

turista brasileiro bravo garçom recepcionista quando chega autoridade param
Imagem: panrotas

Valmir Moratelli, Veja

Rodrigo Côrtes , gerente de operações hoteleiras dos três hotéis que formam o Valle Nevado Ski Resort , além de nove bares e restaurantes, trabalha há 15 anos no ponto de inverno dos brasileiros no Chile. Amante da montanha, já viveu na Espanha, em Portugal e na Itália. Esta temporada marca o fim do processo de recuperação judicial do complexo de esqui, agora administrado pela americana Mountain Capital Partners (MCP), a mesma que cuida das melhores pistas de neve no Colorado e em Utah, nos Estados Unidos. Em conversa com a coluna , Côrtes relata os choques culturais que há entre os turistas que invadem as montanhas de neve em busca de diversão nesta época do ano.

Como vê esse movimento de invasão de brasileiros no Valle Nevado?

Acredito que o Valle tenha se tornado no centro do Brasil no Chile. Para a gente é um mercado muito importante, ainda mais na parte hoteleira. O mercado brasileiro representa aproximadamente 60% de nossas reservas. Claro que durante a pandemia isso mudou muito, ninguém podia viajar. Mas este ano houve uma invasão de brasileiros.

Leia também: Jornal publica lista de nove destinos que “odeiam turistas”

Qual é o perfil do turista brasileiro?

É como um segundo Brasil aqui. Nos restaurantes só se escuta falar português. E fala alto. A cultura brasileira é muito mais alegre, como a dos italianos, dá para notar a presença. Nós, chilenos, somos mais calmos e recatados.

O que os brasileiros procuram no Valle Nevado?

Muitos vêm para a neve, depois aproveitar o hotel. Os brasileiros desfrutam muito do hotel, da piscina, da cerveja, do vinho, e da nossa gastronomia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Por muito tempo o destino turístico dos brasileiros no inverno foi Bariloche, na Argentina. Mas, nos últimos anos, Valle Nevado tomou a dianteira nessa preferência. Porque? Concordo, antigamente o brasileiro é ao sul da Argentina. Descobriram o Valle Nevado. Aqui primeiro temos a condição de neve, por altitude, por altura, isso faz com que seja muito mais seco. É uma neve que os esquiadores procuram por todo o mundo. Essa faz condição com que tenhamos a melhor neve. E Valle Nevado oferece uma experiência completa. Alimentação, esqui, mercado, alojamento, serviço e comida. Aqui o turista pode esquiar, tomar algo no bar, depois ir para a piscina.

O pão de queijo é uma adaptação para receber o turista?

Totalmente. Estamos adaptando nossos serviços ao nosso mercado mais importante. Temos pão de queijo e às vezes até feijoada. Para reservar o restaurante, temos uma pessoa que fala português. Em cada recepção, temos alguém que fala português. Em cada restaurante, também. Além disso, os funcionários estão se acostumando com o portunhol.

Como os brasileiros se comportam no dia a dia?

Bom, por exemplo no café da manhã, que começa às 7h, o turista americano já está na porta às 6h45. Encerramos o café às 10h. O brasileiro costuma chegar às 10h15, batendo na porta, gritando para abrirmos. Não gosto de normas para nada! A gente diz: ‘Senhor, sua reserva é às 19h’, eles chegam às 21h30. Esse comportamento é bem brasileiro. É uma cultura diferente, alegre, menos quadrada. Mas quer desfrutar de tudo sem horários.

E como lida com isso?

O brasileiro parece com um poodle, é muito bravo, mas nem tanto. Isso acontece com vocês. Ficam bravos, falam, mas, se conversamos que vamos chamar a polícia, aí param, acaba a valentia. São bravos com o garçom, com a recepcionista. Mas quando chega alguma autoridade param.

Quais são as expectativas com a entrada do grupo americano que passou a administrar o Valle Nevado?

Há muita expectativa com a entrada do MCP, eles são uma família que opera vários centros de esqui. Esse primeiro momento vai estar muito relacionado às (mudanças na) montanha, como o sistema de fabricação de neve, tanques de água etc. Dado o clima de hoje em dia, necessitamos de maior produção de neve e acumulação de água. E depois talvez venham outros projetos de hotelaria e mobiliário.

Como tem acompanhado o impacto das mudanças climáticas?

Vemos na região, nos últimos 30 anos, caindo uma quantidade de neve. Quando chegamos aqui tínhamos temporadas de neve de 6,7 metros. E agora não superamos 3 metros e meio. El Niño, que é uma previsão climática natural, não é de mudanças climáticas. O El Nino aumenta a temperatura dos oceanos e isso muda a diferença entre a água de encomenda e neve. Ainda não houve nevasca nesta temporada.

Isso é uma preocupação?

Sim, por isso os projetos do novo sócio são destinados à fabricação de neve e acumulação de água. É um ciclo que acontece e temos que o constatamos. O Centro dos Estados Unidos tem 100% de neve fabricado. Eles têm água do lago e podem produzir sem limite. Aqui temos capacidade limitada para fabricar.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Fora dos hotéis, quais casas há no Valle?

São onze condomínios, aproximadamente 300 apartamentos. Um pouco mais de 2.000 moradores. Essas propriedades são somente para quem tem dinheiro. Há ainda turistas que não dormem no Valle Nevado, preferem algo mais econômico, como ficar em Santiago e subir durante o dia.

Qual é a capacidade dos hotéis?

Temos 258 habitações, com 570 camas. Quando estamos 100% chegamos a ter 650 pessoas, colocamos camas adicionais. Valle Nevado é um centro 100% seguro, aqui não vai ter assalto, nada. Temos força policial de 100 policiais permanentes. Todos se sentem seguros. As portas ficam abertas.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS