Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 08/Dez/2023 às 08:43 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Por que o clima está mudando?

Publicado em 08 Dez, 2023 às 08h43

Descubra as principais causas das mudanças climáticas, associadas tanto à ação do Homem, como às causas naturais

As causas das alterações climáticas

O mundo, como hoje o conhecemos, está em constante mudança. Mudanças de várias ordens, incluindo as alterações associadas ao clima.

Porque clima está mudando meio ambiente

Clima

Se é verdade que conseguimos prever, com bastante exatidão, qual o clima para hoje, não menos verdade são as alterações climáticas no mundo e as suas causas. Vejamos, com mais detalhe, o que está provocando essas mudanças climatéricas.

Os Gases de Efeito Estufa

A emissão de Gases de Efeito Estufa é a principal causa das alterações climáticas. Os combustíveis fósseis, o desmatamento, a indústria e a libertação de outros gases nocivos estão aumentando a temperatura do planeta.

Os Combustíveis fósseis

Provavelmente uma das causas mais impactantes das alterações climáticas. A utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão ou o gás natural produzem gases de efeito estufa. O ser humano continua recorrendo em demasia a esse tipo de combustível, ignorando as alternativas e as fontes de energia renováveis que vão surgindo. A retenção dos gases na atmosfera influencia diretamente o clima tempo sp, por exemplo.

A indústria

Os processos industriais continuam a assentar na produção através de combustíveis. É incrível como os processos industriais, cada vez mais modernos, continuam a recorrer a energia tão poluente e à emissão de vários gases nocivos ao meio ambiente.

A desflorestação

No processo de desmatamento devemos considerar duas causas poluentes: as árvores deixam de absorver o CO2 e os gases voltam para a atmosfera. Assim, com a desflorestação, em especial nas florestas tropicais, o problema de gases de efeito estufa é em dobro.

A agricultura

A produção agrícola, principalmente a de larga escala, causa mudanças no clima, que começam pelas alterações dos solos, com uma monocultura que vai empobrecendo as características dos solos, e passam pelo uso de fertilizantes, poluidores de solos e da atmosfera.

A urbanização

O número de habitantes no mundo está a aumentar. Muito por conta do aumento da esperança média de vida – o que resulta em uma população mais envelhecida (não que isso afete, diretamente, o clima). De qualquer modo, as áreas urbanas são cada vez mais necessárias. O que leva ao desmatamento, à construção industrial, à libertação de gases, num ciclo poluidor interminável.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS