Redação Pragmatismo
Notícias 23/Dez/2023 às 16:05 COMENTÁRIOS
Notícias

Estudante é encontrada morta após fake news sobre affair com Whindersson Nunes

Publicado em 23 Dez, 2023 às 16h05

Prints falsos foram espalhados por páginas de notícias de celebridades nas redes. Whindersson Nunes se manifestou e lamentou a morte da jovem: "Estou muito triste; voltei ao dia em que perdi meu filho". Página 'Choquei' trancou o perfil após a repercussão do caso e advogados divulgaram nota

whindersson nunes jessica

Nesta sexta-feira, 22, Jéssica Vitória Canedo, jovem de Minas Gerais vítima de fake news sobre um affair com Whindersson Nunes tirou a própria vida aos 22 anos.

A informação foi divulgada por amigos e familiares dela nas redes sociais, que lamentaram o ocorrido. Jéssica e o humorista foram vítimas de fake news e ela vinha recebendo ataques por conta disso.

“Infelizmente perdi uma amiga, por conta de mentiras, por conta de ataques na rede social. Amiga, que Deus te dê um bom lugar. Descanse em paz”, publicou Vitória Santos, amiga de Jéssica.

“Esse universo sem lei chamado internet ainda vai matar muita gente. Me pergunto até onde vai à maldade humana, e me revolto em pensar que pessoas são capazes de tudo! Inclusive de atacar uma pessoa na internet, infernizando e piorando todo seu estado clínico”, lamentou Gabriela Maia, outra amiga da jovem. “Infelizmente minha revolta não traz a vida novamente. Deveriam pôr a mão na consciência, e um pouco mais de amor no coração”, continuou.

No perfil do Instagram de Ines Oliveira, a mãe de Jéssica, foi publicada uma nota de falecimento. Em seguida, as pessoas que estão cuidando das redes sociais de Ines informaram que ela  não está em condições de responder nenhuma mensagem.

Durante a semana, Ines já havia publicado um vídeo pedindo para que parassem com os ataques à filha, pois ela estava passando por depressão. Ines ainda contou que Jéssica havia tentado tirar sua vida algumas vezes.

Whindersson Nunes se manifesta

Whindersson Nunes, por meio de comunicado da produtora Non Stop, lamentou a morte da estudante mineira Jéssica Canedo. Tanto Jéssica como o humorista já tinham dito que se tratava de fake news. Segundo o humorista, eles não se conheciam.

O print falso era de uma troca de mensagens no Instagram em que duas pessoas flertavam entre si. Uma pessoa se dizia reservada e “low profile” e a outra contou que se interessava por gente deste tipo. No final, havia o pedido de que pudessem se encontrar pessoalmente.

“Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, disse o humorista, por meio de sua assessoria. Segundo a família de Jéssica, ela “não resistiu à depressão e a tanto ódio”.

O conteúdo com prints falsos sobre Whindersson e Jéssica ganhou mais repercussão depois que foi publicado pelo ‘Choquei’, perfil dedicado a celebridades e a notícias em geral.

Após a morte da estudante, o Choquei publicou uma nota assinada pela advogada do perfil, Adélia de Jesus. Os responsáveis pelo perfil disseram lamentar o ocorrido.

Eles afirmaram que “não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações”. “Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.”

ENTENDA O CASO

Contextualizando, Jéssica era uma mulher anônima até ter sua identidade “roubada” nas redes sociais. Isso porque, o nome e a imagem da moça foram usados em prints falsos de uma conversa com o humorista Whindersson Nunes que nunca existiu. Para quem não sabe, no início da semana, começou a viralizar nas redes sociais prints onde o youtuber aparecia cortejando uma jovem chamada Jéssica.

Na conversa, a mulher parecia temerosa de ceder as cantadas do famoso devido a sua origem humilde. Os posts começaram a ser propagados nas redes sociais por perfis de celebridades como “O Garoto do Blog” e “Choquei”, que possuem milhões de seguidores nas redes sociais e Jéssica começou a ser acusada de vazar a conversa com o influenciador famoso para se “tornar famosa”.

Não demorou muito para que o youtuber Whindersson Nunes viesse à público afirmar que se quer conhecia a mulher que aparecia nos prints da conversa, explicando que tudo não passava de uma montagem. Depois disso, Jéssica Vitória – que estava fora das redes sociais – criou um perfil no Instagram só para explicar que também tinha sido vítima daquela fake news.

A jovem explicou, por meio de um desabafo, que estava passando por momentos delicados em sua saúde e deixou evidente que não teria sido ela a responsável, nem por criar as conversas falsas com Whindersson e muito menos disseminá-las em perfis de celebridades – como estava sendo acusada. Seu pronunciamento foi publicado em seu perfil no Instagram, cerca de três dias antes de sua morte.

Após a enorme repercussão em torno do falecimento de Jéssica, internautas revoltados começaram a cobrar os donos dos perfis de celebridades nas redes sociais que espalharam a notícia falsa. Foi aí que descobriram que Raphael Sousa, criador do perfil “Choquei”, teria ironizado o texto explicativo da jovem.

Por meio de um comentário feito em perfis de celebridades que expuseram a pronunciamento de Jéssica, o empresário zombou: “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”, o comentário foi resgatado e tem sido fortemente debatido nos comentários do perfil das redes sociais da “Choquei”.

Recomendações

COMENTÁRIOS