Redação Pragmatismo
Notícias 08/Dez/2023 às 09:52 COMENTÁRIOS
Notícias

“Com mim”: Sergio Moro amplia sua coleção de erros notáveis de português

Publicado em 08 Dez, 2023 às 09h52

Sergio Moro amplia sua série de lapsos linguísticos bizarros, desta vez em pleno depoimento ao TRE. Fala repercutiu nas redes: "Alguém precisa investigar como esse sujeito passou no concurso público para juiz"

Sergio Moro com mim
Sergio Moro

Yurick Luz, DCM

O senador Sergio Moro (União-PR) virou piada nas redes sociais após cometer, mais uma vez, erros notáveis na língua portuguesa, ampliando sua série de lapsos linguísticos curiosos.

Durante seu depoimento ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na última quinta-feira (7), em meio a um processo que pode levar à cassação de seu mandato, Moro fez referência a gastos “com mim” em vez de “comigo”. Em seguida, novamente descuidou do português ao afirmar “não só mim” em vez de “não só eu”.

Vale destacar que, no último mês, ao tentar criticar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ex-juiz também passou vergonha ao mencionar o nome do exame. A sigla correta é “Enem”, com “m” no final, indicando Ensino Médio. Ao expressar que a prova estava “mal redigida”, ele escreveu “Enen”, com “n” ao final.

“Tenho pena dos estudantes brasileiros. A prova do ENEN, além de abusar da doutrinação ideológica, é confusa e mal redigida. Qual é o problema em formular questões e respostas de forma clara, direta e objetiva?”, comentou o ex-juiz na ocasião.

Após a repercussão da nova declaração, o nome do parlamentar se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. No X, antigo Twitter, “Moro” foi parar nos Trending Topics.

O senador já usou, por exemplo, a palavra “conje” no lugar de “cônjuge” e se referiu à consagrada cantora francesa Édith Piaf como “Edith Piá”, entre outras gafes que soam absurdas para alguém que já foi um magistrado federal.

Recomendações

COMENTÁRIOS