Redação Pragmatismo
Turismo 15/Nov/2023 às 12:03 COMENTÁRIOS
Turismo

Visite estas cinco praias do Nordeste no verão 2023/2024

Publicado em 15 Nov, 2023 às 12h03
Visite estas cinco praias Nordeste verão 2023
Pedra Furada (Imagem: Pixabay)

O Nordeste do Brasil oferece uma costa deslumbrante banhada pelo Atlântico, que abriga praias magníficas. Cada uma dessas praias tem personalidade própria e charme único para oferecer aos viajantes. Quer você procure extensões de areia macia ladeadas por coqueirais, águas cristalinas ideais para mergulho ou um ambiente tranquilo propício ao relaxamento, o Nordeste brasileiro tem de tudo.

Além da beleza natural, a região também conta uma história rica e diversificada. Alguns destinos de praia estão localizados perto de cidades históricas, permitindo aos viajantes combinar aventuras à beira-mar com um mergulho na cultura local. Outras praias mais isoladas oferecem um retiro tranquilo para quem busca calma e contemplação.

Quer você seja um adepto de esportes náuticos à procura de adrenalina, um amante da natureza à procura de tranquilidade, ou simplesmente está em busca do local perfeito para relaxar ao sol, estas praias irão satisfazer todas as suas expectativas. Então, faça suas malas e prepare-se para explorar os tesouros costeiros do Nordeste, um verdadeiro paraíso tropical que espera por você.

1. Jericoacoara, Ceará

Quando se trata de quilômetros de areias douradas, as praias do Ceará são as que mais entregam. Na verdade, nesta parte do litoral você terá muitas opções de escolha com uma longa lista de praias deslumbrantes. Mas há um lugar que se destaca entre todos os outros: Jericoacoara.

Jeri, como é popularmente chamada, oferece aos viajantes passeios para explorar as praias e lagoas cercadas por dunas, famosas por terem redes dentro d’água, como a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso. O dia muitas vezes termina na Praia do Centro, onde os turistas aguardam o pôr do sol. O lugar conta com ótima infraestrutura com hotéis boutique, vida noturna agitada e muitos restaurantes. Para os esportistas e aventureiros, os ventos perfeitos atraem praticantes do kitesurfe de diversos países.

2. Pipa, Rio Grande do Norte

Digna de cartão postal, com um ecossistema preservado e paisagens magníficas, Pipa é um dos destinos de praia mais bonitos do Brasil. Embora esteja a apenas 1 hora de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e de seu aeroporto internacional, a localização oferece muitas oportunidades para atividades de lazer em meio à natureza.

Pipa é o lugar pra aproveitar o dia como você desejar – seja praticando atividades como passar o dia na praia com um bom livro, fazer caminhadas à beira-mar, praticar mergulho com máscara e snorkel nas enseadas formadas na maré baixa, ou o mais clássico passeio na floresta para descobrir as maravilhas dos diferentes ecossistemas do litoral da região.

Vale muito a pena também acordar bem cedinho para assistir ao espetáculo dos golfinhos saltando da água a algumas dezenas de metros da costa. E para os adeptos de esportes aquáticos mais ativos e experientes, a pedida é embarcar em sessões de surfe ou kitesurfe neste cenário magnífico.

3. Baía do Sancho, Pernambuco

A Baía do Sancho, localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, foi eleita várias vezes a praia mais bonita do mundo. A ilha é um local privilegiado para mergulho, abrigando uma vida marinha diversificada e outras praias incríveis.

Sancho é uma praia remota e só pode ser alcançada através de escadas estreitas escavadas nas rochas, mas o esforço vale a pena. Suas águas transparentes apresentam tons de azul e verde esmeralda, que se completam por areia branca, majestosas falésias e vegetação exuberante. Este é o combo perfeito para a prática de esportes aquáticos, como o mergulho.

4. Coqueirinho, Paraíba

Os viajantes podem facilmente passar alguns dias explorando o litoral sul da Paraíba, que abriga praias paradisíacas. Coqueirinho, no município do Conde, vizinho à capital João Pessoa, tem fama de ser a praia mais bonita da região e faz jus ao título.

O local é repleto de palmeiras e falésias vermelhas, contrastando com suas águas azul-turquesa. Você pode caminhar até Tabatinga, outra praia incrível, quando a maré estiver baixa. Coqueirinho costuma ficar lotada durante o verão e conta com uma ótima estrutura turística. Não deixe de fazer um passeio de quadriciclo ou buggy. Obrigatório também é a caminhada no Canyon de Coqueirinho.

5. Taipu de Fora, Bahia

Você não vai errar a sua escolha ao decidir passar alguns dias na Bahia, que abriga um litoral extenso e fabuloso. Taipu de Fora é um excelente exemplo do que esperar ao visitar a região. Esta praia de cerca de sete quilômetros possui altas palmeiras, recifes de coral e piscinas naturais que aparecem na maré baixa e ficam repleta de peixes coloridos.

Taipu de Fora é um excelente local para praticar mergulho com snorkel, sendo que o melhor período quando a maré está mais baixa. Depois de um longo dia de praia, aproveite para ir até a Lagoa Azul e desfrutar de sua água doce e cristalina. Faça também uma caminhada para explorar um pouco mais e descobrir o que faz essa praia verdadeiramente especial. Você terá somente a companhia do som do vento, das ondas e das palmeiras sussurrando ao seu lado.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS