Redação Pragmatismo
Turismo 15/Nov/2023 às 07:49 COMENTÁRIOS
Turismo

Os melhores destinos para viajar em 2024, segundo a Lonely Planet

Publicado em 15 Nov, 2023 às 07h49
melhores destinos viajar 2024 segundo Lonely Planet
Torres del Paine, no Chile (Imagem: Pixabay)

Para celebrar seu aniversário de 50 anos, a editora de viagem Lonely Planet comemora recomendando os 50 melhores destinos do mundo para descobrir em 2024. Como exemplo dos novos lugares incluídos na sua já famosa lista Best in Travel, que é atualizada anualmente, está a Mongólia, cujos grandes espaços abertos se apresentam como a opção número um para quem deseja embarcar em viagens de aventura, além de possuir uma cultura única.

O país asiático seria o destino mais bem avaliado na seção de países, uma das cinco categorias em que se divide a classificação, juntamente com regiões, cidades, destinos com melhor relação qualidade-preço e destinos sustentáveis ​​de todo o mundo.

A lista inclui mais locais inusitados como os Balcãs Ocidentais, Nairobi e o Centro-Oeste dos Estados Unidos. Sem esquecer a Espanha e outros enclaves como a Índia, os percursos pedestres do País de Gales, a Paris Olímpica, a Ilha Kangaroo da Austrália, o País Basco ou a Escócia e a Irlanda mais selvagem.

Com primeira versão impressa desde o reinício do turismo global, Best in Travel 2024 é apresentado em uma edição especial completamente redesenhado, desde a capa até os capítulos coloridos que cobrem o Top 50.

Nitya Chambers, vice-presidente sênior de conteúdo e editora executiva da Lonely Planet, está orgulhosa desta nova edição comemorativa. “É uma proposta para inspirar os viajantes e responde ao seu entusiasmo urgente em explorar o mundo de forma autêntica e seguindo os conselhos locais, priorizando sempre os valores da sustentabilidade”.

Best in Travel 2024 também oferece novas visões de destinos populares como a Toscana, na Itália, e o México, enquanto descobre joias menos conhecidas como Uzbequistão, Donegal (Irlanda) ou Izmir (Turquia).

O turismo lento (Slow Tourism), estilo de viagem que tem um ritmo mais lento e preza pela sustentabilidade e o consumo consciente, um dos temas preferidos dos leitores, está presente com o Caminho Português de Santiago e com a crescente ascensão dos comboios noturnos na Europa. Recuperando-se fortemente dos incêndios de 2020, a Ilha Kangaroo continua sendo um dos grandes destinos de ecoturismo da Austrália Meridional.

Alguns destaques do Best in Travel 2024, segundo Lonely Planet

Mongólia, Ásia

Encabeçando a seção de países está a Mongólia, destino que tem muito a oferecer pra quem procura aventuras ao ar livre e cultura diferenciada. Situado entre a Rússia e a China, o país parece difícil de alcançar, dados os recentes acontecimentos geopolíticos nos seus dois grandes vizinhos. Mas as portas da Mongólia estão abertas e uma campanha de turismo aliviou as restrições de vistos até 2025.

Chile, América do Sul

Na seção “Países”, o Chile também aparece como destaque. Com seus parques ampliados, um novo governo e planos para uma nova constituição orientada para a equidade, a mudança permeia o ar em todo o Chile – um país de salinas, florestas tropicais, vulcões, glaciares e fiordes. Os chefs de Santiago estão aproveitando o potencial dos ingredientes endêmicos, enquanto os vinicultores estão encontrando maneiras naturais de fazer vinho. Rapa Nui (Ilha de Páscoa) está a imaginar um futuro sustentável, enquanto os esforços de reflorestamento na Patagônia pretendem restaurar a biodiversidade.

Donegal, Irlanda

A categoria “Regiões”, por sua vez, elogia Donegal, com a costa mais longa da Irlanda e mais de uma centena de praias puramente selvagens. Na região encontram-se as falésias marítimas mais altas da Europa e quilômetros de trilhas costeiras intocadas ao longo do Wild Atlantic Way. Fortes antigos, tradições musicais e rica herança da língua irlandesa também tornam o destino perfeito para visitantes curiosos.

Rota de ciclismo Trans Dinarica, Balcãs Ocidentais

Ainda em “Regiões”, a ciclovia Trans Dinarica de 3.364 km, nos Balcãs Ocidentais, serpenteia a Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Kosovo e Sérvia e destaca cadeias de montanhas, o Mar Adriático e uma imensidão de lagos e rios. Ao mesmo tempo, prioriza o desenvolvimento sustentável, a descoberta de sítios da Unesco, parques nacionais e aldeias.

Nairobi, Kenya

Em “Cidades”, a capital do Kenya, Nairobi, afirma-se como um centro global de cultura, repleta de experiências de viagem imperdíveis. A cidade se liberta do olhar colonial com uma impressionante oferta de restaurantes inspirados na culinária local e a presença constante de centros de arte e cultura. Para uma viagem inesquecível, adiciona-se aos atrativos o parque nacional homônimo repleto de vida selvagem, com fácil acesso ao centro da capital.

Espanha, Europa

Um dos destinos mais populares do mundo, a ensolarada Espanha está fazendo enormes progressos para promover o turismo fora de época, expandir as energias renováveis, distribuir visitantes ao longo do ano e levar o turismo a recantos que antes eram esquecidos. É por isso que o país europeu encabeça a seção da editora sobre “Destinos Sustentáveis”. Novas ciclovias, ônibus elétricos e rotas de trem oferecem maneiras de conhecer a Espanha sem voos.

Meio-Oeste, Estados Unidos

Por fim, a Lonely Planet elogia o Meio-Oeste, uma das regiões mais subestimadas dos Estados Unidos, conquistando o primeiro prêmio na categoria de “Melhor Relação Qualidade-Preço” com as suas cidades vibrantes e um cenário gastronômico notável. Na última década, chefs, artistas e designers foram atraídos para cidades como Chicago, Milwaukee e Detroit, oferecendo mais espaço e custos mais baixos. Agora é possível encontrar antigos armazéns transformados em estúdios de arte, novos hotéis de design ecológico e muitos restaurantes com estrelas Michelin.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS