Redação Pragmatismo
Saúde 08/Nov/2023 às 07:13 COMENTÁRIOS
Saúde

Lu Andrade: Obsessão por "corpo perfeito" faz mais uma vítima fatal no Brasil

Publicado em 08 Nov, 2023 às 07h13

Assistente do SBT faleceu aos 29 anos. Parece cada vez mais difícil não se incomodar com o próprio corpo em um tempo que a comparação com corpos impossíveis de se alcançar chega o dia todo, pelo feed das redes. A publicidade vende um padrão que nem todo mundo tem (nem pode alcançar) e qualquer manequim diferente pode parecer 'errado'. Nos comentários das últimas postagens de Lu Andrade, internautas lamentam a perda com mais estereótipos: "Ela já era magra", "Fez plástica por que se tinha esse corpo perfeito?"

Lu Andrade Obsessão corpo perfeito mais vítima fatal Brasil
Luana Andrade

Luciana Bugni, Splash

A última foto que a assistente de palco do SBT Lu Andrade postou estampa a academia que ela frequentava. A legenda afirma que ali é seu lugar favorito em São Paulo. O post foi feito 24 horas antes de seu falecimento em decorrência de um procedimento cirúrgico estético no hospital São Luís. O boletim informa que ela não resistiu a uma das paradas cardíacas antes da operação.

É difícil não se incomodar com o próprio corpo em um tempo que a comparação com tais shapes impossíveis de se alcançar chega o dia todo, pelas redes sociais. Lu Andrade queria mais. Ser mais magra, mais bonita, mais forte, mais gostosa? Não se sabe. Nos comentários de suas últimas postagens, os fãs lamentam a perda com mais estereótipos: “Ela já era magra”, “Fez plástica por que se tinha esse corpo perfeito?”, dizem.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Luana Andrade (@luandradel)

Ué, se ela fosse gorda, tudo bem morrer para ter um corpo diferente? Se ela tivesse mais de 40 anos, seria plausível morrer para retirar rugas?

A publicidade vende um padrão que nem todo mundo tem e qualquer manequim diferente pode parecer “errado”. Lu Andrade estava incomodada, apesar de ter as curvas e a magreza que muita gente almeja. Não é a primeira — há muitas histórias de mulheres que passam por procedimentos violentos para conquistarem corpos inalcançáveis. Na televisão, então, a obsessão triplica. Não há dançarinas ou assistentes de palco gordas, ou velhas.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

E mesmo que o conceito plus size esteja sendo difundido há mais de dez anos, ainda se nota um certo padrão ali: até o corpo da modelo americana Ashley Graham tem o formato violão, o rosto é fino, sem papada… É diferente das mulheres magérrimas, sim. Mas nem por isso fácil de se conquistar.

Ashley se diz satisfeita em ser fora do padrão, mas ostenta uma cinturinha de pilão espremida num espartilho em uma revista de moda brasileira. Fora de que padrão? Da Barbie que não é, parece muito a cintura da boneca, inclusive.

Não dá para dizer que as Lus que passam horas na academia estão erradas — esporte e musculação são, inclusive, a chave para uma vida mais feliz e saúde mental em dia. Mas cada vez que alguém morre por querer ter uma aparência diferente, vem uma tristeza coletiva de pensar para onde estamos indo.

Leia também: Mulher sai de cirurgia plástica com lesões típicas de briga com armas: “Carnificina”

A ex-modelo Claudia Liz entrou em coma em 1996 após uma lipo. No meio da febre das plásticas dos anos 1990, foi um choque ver que a vaidade oferecia risco de morte. Ela sobreviveu, hoje é artista plástica e diz que vive de maneira saudável para seu bem-estar. Mudar o corpo? Nem pensar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Claudia Liz (@claudializoficial)

Na mesma época, Xuxa passou por operação para colocar silicone e “ganhou” várias plásticas durante o período anestesiada. Ela só falou sobre isso mais de 20 anos depois e até hoje lida com um corpo que não é o dela porque foi transformado. Até onde o estereótipo pode ir?

Nota do hospital

“O Hospital São Luiz do Itaim informa que a paciente Luana Andrade foi internada, acompanhada por seus familiares, na tarde desta segunda-feira (6/11) na unidade para procedimento de lipoaspiração, realizado por cirurgião e anestesista particulares contratados pela família. Transcorridas aproximadamente duas horas e meia de cirurgia, a paciente apresentou intercorrência abrupta respiratória e teve uma parada cardíaca, sendo imediatamente reanimada pela equipe”,  iniciou a nota.

“A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico.

Mesmo com todos os esforços da equipe do hospital, ela evoluiu desfavoravelmente e morreu por volta de 5h30 de hoje. A causa da morte foi embolia pulmonar maciça”, finalizou.

 

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS