Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 08/Nov/2023 às 09:33 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Imagens de satélite mostram profundidade da invasão de Israel em Gaza e tamanho da destruição

Publicado em 08 Nov, 2023 às 09h33

As imagens, feitas pela Planet Labs, empresa de satélites comerciais, exibem uma força invasora gigantesca, na qual grupos de centenas de blindados atravessam campos abertos e se reúnem em espaços urbanos

Imagens dsatélite mostram profundidade da invasão Israel em Gaza tamanho destruição
Imagem de satélite Planet Lab

Josh Holder, Weiyi Cai e Eleanor Lutz, NYT

Imagens de satélite tiradas na manhã de 30 de outubro mostram a escala substancial de um dos principais avanços do Exército israelense sobre a Faixa de Gaza.

Na data —cerca de três semanas após a incursão do Hamas a Israel de 7 de outubro que deixou quase 1.400 mortos e levou o Estado judeu a declarar guerra contra o grupo terrorista—, centenas de veículos blindados militares de Tel Aviv avançaram quilômetros além da fronteira para áreas urbanas nos arredores da Cidade de Gaza.

Imagens de satélite detalham destruição em Gaza causada por Israel

Imagens dsatélite mostram profundidade da invasão Israel em Gaza tamanho destruição
Imagem de satélite Planet Lab

As imagens, feitas pela Planet Labs, empresa de satélites comerciais, exibem uma força invasora significativa, na qual grupos de dezenas de blindados atravessam campos abertos e se reúnem em espaços urbanos.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Elas fornecem o retrato mais claro, até o momento, de até onde uma das principais linhas de invasão de Israel avançou em Gaza, além da destruição que ela causou. Vídeos divulgados anteriormente pelas IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) mostraram fileiras de tanques operando perto da área da fronteira.

Em Al Karama, campos e construções foram arrasados em 10 dias de ataques

21 de outubro vs 30 de outubro

Imagens dsatélite mostram profundidade da invasão Israel em Gaza tamanho destruição

Já nas fotografias, veículos israelenses são vistos até o bairro de Al Karama, ao norte da Cidade de Gaza. Prédios próximos às áreas registradas parecem ter sido gravemente danificados ou destruídos por ataques aéreos. Centenas de crateras deixadas por bombardeios também são visíveis.

A área fotografada pelos satélites é uma das três pelas quais os tanques israelenses passaram ao seguir em direção à Cidade de Gaza, a maior cidade do território. Fileiras de blindados foram vistas na estrada principal que atravessa Gaza de norte a sul, assim como no canto nordeste da faixa, em Beit Hanoun.

As terras agrícolas destruídas foram usadas para reunir os blindados. Marcas de tanques dão uma indicação de como os veículos se movem pela região. Mais ao sul, as imagens mostram uma série de prédios destruídos, crateras e veículos militares.

Fazendas destruídas serviram como ponto de concentração de veículos blindados

Extensão das marcas deixadas pelos tanques indica como eles se movimentaram pela área

21 de outubro vs 30 de outubro

Imagens dsatélite mostram profundidade da invasão Israel em Gaza tamanho destruição

Desde que os registros foram feitos, Israel vem intensificando sua ação terrestre sobre o território palestino. Na quinta-feira (2), as IDF afirmaram que haviam completado o cerco sobre a Faixa de Gaza, e no último domingo (5), o Exército disse que a incursão terrestre havia conseguido dividir o território em dois, em meio a bombardeios “significativos”.

Desde o início da guerra, há um mês, cerca de 10 mil pessoas foram mortas em Gaza de acordo com o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Mais ao sul, imagens mostram diversos imóveis que foram destruídos, ao lado de crateras e veículos militares

21 de outubro vs 30 de outubro

Imagens dsatélite mostram profundidade da invasão Israel em Gaza tamanho destruição

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS