Redação Pragmatismo
Notícias 10/Nov/2023 às 07:58 COMENTÁRIOS
Notícias

Governo Lula disponibiliza abrigo, alimentação, documentos e médicos para brasileiros que vão deixar Gaza

Publicado em 10 Nov, 2023 às 07h58

Após intensas negociações, brasileiros entram em lista de estrangeiros que deixarão Gaza hoje. Governo Lula anuncia abrigo, documentação e alimentação, além de disponibilizar médicos, psicólogos e posto de imunização para fazer o atendimento imediato. Governo subiu o tom nas últimas horas por conta da postura desonesta do embaixador de Israel

Brasileiros em Gaza
Brasileiros em Gaza

Os 34 brasileiros e familiares palestinos que estão na Faixa de Gaza receberam finalmente a autorização para deixar a região de conflito. Após intensas negociações, o Brasil entrou na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos. Integrantes da embaixada do Brasil no Egito já se deslocaram de Cairo, capital do Egito, para Rafah – por onde ocorre a saída do grupo de brasileiros.

Ao mesmo tempo, a Força Aérea Brasileira (FAB) também recebeu autorização do Egito para pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km da Faixa de Gaza. Trata-se de mais um indicativo da liberação iminente dos brasileiros que necessitam sair da região. Há mais de 20 dias, o avião VC-2 da Presidência da República está no Cairo aguardando a liberação dos brasileiros.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, ligou nesta quinta-feira para o chanceler israelense Eli Cohen para pressionar pela saída dos brasileiros. Esse foi o quarto contato entre os dois ministros sobre a questão.

Ele ouviu do israelense que não foi possível retirar o grupo ontem, conforme acordado anteriormente, por conta de “fechamentos inesperados na fronteira”. E assegurou que os brasileiros estariam na próxima lista de estrangeiros com autorização para cruzar a fronteira.

A expectativa é que, após a saída de Gaza, o grupo embarque para o Brasil no sábado (11). O grupo está dividido entre duas cidades palestinas: 18 estão na cidade fronteiriça de Rafah, enquanto outros 16 estão em Khan Yunis, a 10 km da passagem.

O Itamaraty, no entanto, ainda não confirma o momento exato de saída dos brasileiros. O Egito reabriu a fronteira no posto de Rafah no último dia 1º. De lá para cá, seis listas com estrangeiros foram divulgadas, sem a presença dos brasileiros.

Em um vídeo divulgado nas redes, o comerciante brasileiro Hasan Rabee, que está em Gaza, chegou a afirmar que Israel estava propositalmente impedindo brasileiros de deixarem o local. “Só pessoas aliadas de Israel que estão saindo. Estados Unidos, Alemanha, países europeus. É tudo uma grande farsa, uma grande mentira […] Estamos todos morrendo aqui em Gaza. Os que não morrem pelas bombas, estão morrendo de fome, de sede, de doenças…”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá receber os brasileiros no aeroporto. Na capital federal, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares.

O governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros em Gaza quando forem repatriados. Haverá ainda a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

Recomendações

COMENTÁRIOS