Redação Pragmatismo
Notícias 15/Nov/2023 às 14:10 COMENTÁRIOS
Notícias

"Conduta omissa grave", diz ouvidor sobre PM que não fez nada ao ver homem apontando arma para adolescente

Publicado em 15 Nov, 2023 às 14h10

Ouvidor das polícias de São Paulo se disse chocado com a postura da policial militar em relação a homem flagrado ameaçando adolescente negro com uma arma. A policial foi identificada e vai responder criminal e disciplinarmente; imagens causaram revolta nas redes

policial adolescente negro

Claudio Silva, ouvidor das polícias de São Paulo, se disse chocado com a postura da policial militar em relação a um homem que ameaçava adolescente negro com uma arma no último domingo (12) em frente à estação Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. O vídeo foi publicado pelo ‘Pragmatismo’ nesta terça-feira (ver abaixo).

Para o ouvidor, a policial prevaricou porque viu uma cena de crime e não tomou nenhuma atitude. Ele afirma que, independentemente do crime que possa ter cometido pelo jovem, o rapaz também foi vítima de lesão corporal e ameaça grave por arma de fogo.

“Fiquei muito chocado. Vou questionar a Corregedoria para saber se isso é comum para a corporação, se podemos naturalizar o fato de uma policial militar ver uma pessoa correndo risco de vida e não fazer nada”.

A PM de folga, ainda de acordo com o ouvidor, falhou ao não verificar se o homem armado tinha documentação para usar a arma. Ele explica ainda que, mesmo de folga, como foi alegado no vídeo, a PM poderia ter pedido apoio a outra equipe e transferido a ocorrência para que fosse dado andamento ao caso.

“E se ela não tinha celular, como respondeu à pessoa que gravava, ela poderia ter solicitado o celular para algum popular. Isso se ela estivesse realmente disposta a colaborar para que o desdobramento não fosse o pior, o que poderia ter sido. Houve um risco iminente de vida àquele jovem”.

O ouvidor também quer saber se a polícia investiga o homem que aparece armado nas imagens – chamado de Paulo no vídeo – e o adolescente que, supostamente, estaria cometendo roubos na região naquele domingo (12).

A Polícia Militar afirmou que a policial já foi identificada e vai responder ao caso de forma criminal e disciplinarmente, segundo a Secretaria da Segurança Pública (veja vídeo acima).

De acordo com a SSP, houve uma conduta omissa considerada grave “uma vez que não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública”.

Recomendações

COMENTÁRIOS