Redação Pragmatismo
Saúde 22/Nov/2023 às 15:32 COMENTÁRIOS
Saúde

Como o consumo de sushis contribui para o aumento de bactérias multirresistentes

Publicado em 22 Nov, 2023 às 15h32

Estudo publicado na Noruega mostra que os riscos inerentes à ingestão de alimentos crus, especialmente os peixes, vão além de intoxicação alimentar

Como consumo sushis contribui aumento bactérias multirresistentes
Imagem: reprodução

Janaína Silva, VivaBem

Os riscos inerentes à ingestão de alimentos crus, especialmente os peixes, vão além de intoxicação alimentar.

Estudo publicado na Noruega em junho deste ano detectou a presença de bactérias do gênero Aeromonas em produtos pesqueiros disponíveis no mercado norueguês. Além de isso mostrar que o processamento de sushi, sashimi e peixe defumado a frio é ineficaz na prevenção do crescimento bacteriano, algumas cepas de Aeromonas podem espalhar a resistência aos antibióticos, pela troca de material genético com outras bactérias.

De acordo com uma das autoras da pesquisa, Hyejeong Lee, comer frutos do mar infectados por bactérias resistentes é uma maneira provável de elas se propagarem de animais e ambientes marinhos aos humanos, com maior potencial patogênico.

“A emergência de resistência a antimicrobianos é crescente em todo o mundo. O uso indiscriminado dessas medicações é constante no tratamento de humanos e animais, o que leva à seleção de bactérias resistentes em nosso organismo e no meio ambiente”, afirma Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira, infectologista da Saúde Digital do Grupo Fleury.

Marcella Garcez, nutróloga, pesquisadora, diretora e professora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), lista as razões pelas quais a resistência a antibióticos associada a bactérias como Aeromonas é preocupante:

↗ dificuldade no tratamento de infecções;

↗ transmissão de resistência a antibióticos entre os hospedeiros, que leva a limitações na escolha desses medicamentos;

↗ aumento de custos de saúde.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

“Na verdade, o problema de bactérias multirresistentes já existe há algum tempo e é uma questão de saúde pública, no qual medidas precisam ser implantadas não apenas em ambiente hospitalar, mas fora dele também, afinal o uso de forma indiscriminada de antibióticos na agropecuária, bem como falta de saneamento básico e tratamento de esgoto, descarte inadequado de antibióticos em rios e mar induzem a resistência bacteriana”, indica Ana Carina Serfaty, Infectologista do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”).

Outros micro-organismos causam infecção alimentar

Além das Aeromonas, que podem causar infecções gastrointestinais, de pele e respiratórias, várias outras provocam intoxicação alimentar, como:

↗ Vibrio parahaemolyticus é comum em águas salgadas e contamina moluscos, camarões e peixes.

↗ Salmonela é capaz de infectar vários tipos de alimentos, incluindo peixes crus ou mal cozidos.

↗ Variedades de Escherichia coli, patógenos que podem causar doenças gastrointestinais, incluindo diarreia sanguinolenta e cólicas abdominais.

↗ Listeria monocytogenes, encontrada em peixes defumados e perigosa para mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

A nutróloga da Abran cita ainda o risco do botulismo alimentar, que ocorre se peixes crus ou mal preservados estiverem contaminados pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, levando à doença grave que afeta o sistema nervoso.

Além de bactérias, vírus, parasitas e toxinas naturais, como as que causam envenenamento por mariscos, provocam intoxicações e infecções.

Procedência e manuseio

O consumo de peixe traz inúmeros benefícios à saúde, sendo uma excelente fonte de proteína, ômega 3 e outros nutrientes, por isso o consumo de sushis e sashimis não está proibido. Mas é bom tomar cuidado com a procedência, o preparo requer manuseio cuidadoso para evitar a contaminação cruzada com superfícies e utensílios que podem abrigar bactérias patogênicas, e a refrigeração deve ser adequada para evitar a multiplicação e aumentar o risco de intoxicações.

Entre as precauções para minimizar riscos ao consumir alimentos crus, as especialistas elencam:

↗ Comprar peixes de alta qualidade de fontes confiáveis, de preferência em estabelecimentos que apresentem o selo da vigilância sanitária.

↗ Observar a refrigeração e armazenamento em temperaturas adequadas, antes da preparação.

↗ Higienizar muito bem as mãos e utensílios de cozinha ao manusear alimentos crus.

↗ Escolher restaurantes de boa reputação e instalações, com chefs que sigam procedimentos de segurança alimentar.

↗ Evitar o consumo de peixes de água doce crus, que têm um maior risco de contaminação parasitária.

↗ Consumir peixes de água salgada, como atum, linguado e salmão de boa procedência, que são frequentemente congelados antes de serem servidos crus, o que ajuda a matar possíveis parasitas.

↗ Verificar o frescor do peixe, sem sinais de odor forte ou textura viscosa.

↗ Evitar ingredientes como moluscos e ovas crus ou pouco cozidos.

↗ Evitar levar sobras de sushi ou sashimi para consumo posterior, pois os alimentos devem ser consumidos imediatamente.

↗ Se possível, optar por peixes bem cozidos, pois cozinhar os alimentos destrói microrganismos causadores de doenças e quebra possíveis toxinas presentes em alimentos, neutralizando-as.

Atenção redobrada

Existem pessoas que são mais sensíveis a terem intoxicações alimentares e infecções gastrointestinais do que outras, devido a condições de saúde, idade e imunidade, como:

↗ crianças pequenas;
↗ idosos;
↗ gestantes;
↗ quem tem doenças como diabetes, insuficiência renal e hepática;
↗ quem tem doenças inflamatórias intestinais;
↗ quem tem HIV/Aids;
↗ quem sofre de cânceres;
↗ pessoas imunossuprimidas e alérgicas.

Ainda em relação às bactérias resistentes, as especialistas indicam medidas como:

↗ Educação alimentar: informar a população sobre os riscos e como evitar contaminações.

↗ Campanhas para a população sobre os perigos da automedicação e de se compartilhar remédios desse tipo com outras pessoas, sobre o uso de antibióticos prescritos por médicos e o ciclo de tratamento indicado.

↗ Conscientização sobre resistência a antibióticos: com esclarecimentos para o uso responsável na medicina e na agricultura.

↗ Vigilância epidemiológica, que monitore surtos de doenças transmitidas por alimentos e investigue suas causas e efeitos potenciais relacionados às Aeromonas e outros patógenos.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS